.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

1º DOMINGO DA QUARESMA-AS TENTAÇÕES NOS FORTALECEM-José Salviano

 

PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA

 

21  de Fevereiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 1,12-15

 

-AS TENTAÇÕES NOS FORTALECEM-José Salviano

 

PRIMEIRA LEITURA - Prezados irmãos. O arco íris que é a luz branca do sol (que contém as cores primárias separadas) refletida e refratada nas gotas de água suspensas no ar atmosférico, é o sinal da ALIANÇA entre Deus e a humanidade. Temos dificuldade de entender o arco íris, porque trata-se de uma ilusão ótica que só é vista de um certo ângulo, ou posição do lugar em que estamos. Em outras palavras, na realidade ele não existe, porém, ele é visto.

Os cientistas não admitem que o arco da velha, (como é popularmente conhecido) possa ser o Arco da Aliança entre Deus e os homens e as mulheres, e portanto, mais um dos muitos mistérios do poder divino.

SALMO - Todo aquele que vive para Deus, com Deus e por Deus, tem os seus passos orientados diariamente pelo Espírito Santo, que em detalhes o vai conduzindo pela mão, pelos caminhos seguros, e acima de tudo, os caminhos nos quais ele pode e deve fazer a vontade do Pai.

SEGUNDA LEITURA - Jesus em sua existência humana,  morreu. Porém, Jesus, existência divina, levantou-se no terceiro dia com seu corpo humano glorificado, subiu aos Céus mais o seu espírito está no meio de nós para sempre. Ele foi o cordeiro de Deus que se ofereceu ao Pai pelos nossos pecados. Mas não significa que depois disso, ficamos purificados para sempre. Entenda-se que a morte pelos nossos pecados, significa a sua entrega total e irrestrita ao Plano de Deus, e também pelo fato de denunciar os pecados daqueles que haviam deturpado a palavra de Deus que foi entregue a Moisés, e ainda por Ele ter anunciado uma NOVA ALIANÇA, um novo plano para a nossa salvação, o que desagradou muito os líderes judaicos. E nesse plano de salvação, está contida ou inclusa a remissão periódica dos nossos pecados, pois somos assim: Na nossa caminhada, caímos e levantamos com frequência. Portanto, Cristo morreu pelos nossos pecados, Cristo morreu pela causa salvadora, morreu por ter criado a Igreja com os  sacramentos inclusive o perdão das nossas frequentes quedas  durante a nossa existência terrena passageira.

E por falar nisso, como vai a sua santidade, a inocência? Como vai a sua vida espiritual? Há quanto tempo você não se confessa? Ou você é daqueles ou daquelas que se confessa diretamente para Deus? Saiba que isso é errado. Quem disse? Jesus. Ao ordenar os primeiros padres, os apóstolos, Jesus disse a eles: "Aqueles que vocês perdoarem serão perdoados. E aqueles a quem vocês não perdoar, não serão perdoados!".  Então, meu caro,  minha cara. Pare com essa mania de dizer que se confessar diretamente a Deus é o procedimento certo, por que não  o é!

 

Evangelho

E logo o Espírito o impeliu para o deserto.
E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.
E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,
E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.

Reflexão

 

E eis que o tentador  apareceu lá no deserto para experimentar  Jesus.  Satanás lhe fez várias propostas, porém, Jesus não caiu em nenhuma delas.

Constantemente nós também somos tentados.  Quantas propostas o capeta nos tem feito!  Com referência ao dinheiro que não é nosso,  referente a mulher do próximo,  e por aí se vai.  As tentações podem nos derrubar,  pois o maligno pode conseguir  o que bem quer de nós. Porém, as tentações podem também nos fortificar, semelhante a uma vacina  que contém o vírus da própria doença, para  provocar uma reação de  defesa mais forte em nosso organismo.  A tentação é uma oportunidade que temos de mostrar o quanto estamos engajados no projeto de Deus,  o quanto  queremos prosseguir seguindo a Jesus.

A oração é o segredo para nos livrar das tentações. Quem não reza ou reza pouco, com certeza cairá com facilidade nas tentações mais banais.

Na oração do Pai Nosso, o próprio Jesus já introduziu um pedido de força  ao Pai, com relação  as tentações. Isto quer dizer que  elas, as tentações, fazem parte da nossa vida.   E assim, qualquer um de nós poder  ser tentado a qualquer momento da nossa existência.  Ninguém está  completamente livre dela. Porém, uns mais, outros menos, podem se livrar dela, com a ajuda e a graça de Deus. 

O maior remédio para nos fortalecer das tentações é a Eucaristia.  Pois se Deus está em nós, quem poderá contra nós?  Por meio da comunhão, Jesus Cristo vem habitar em nosso corpo, na nossa alma. E assim,  estaremos revestidos do maior poder que existe. O poder do Alto, o poder do Altíssimo presente dentro de nós.  Esta é a maior força que temos contra as investidas  de Satanás. Não existe outra força maior que esta.

Estudar e meditar a palavra de Deus, rezar  constantemente, e receber  a Eucaristia de preferência diariamente, é a maior proteção contra  o diabo e suas tentações. Façamos isso, e seremos salvos.

Porém, é preciso ficar de olhos abertos, pois sem menos esperar, pode pintar um tentação, assim, no meio do deserto da nossa caminhada, assim do meio do nada,  de repente ela aparece  disfarçada  de  normalidade, disfarçada de  momento alegre,  de  descontração, ou coisa deste tipo... e é nos momentos  em que estamos  atravessando um deserto,  como a solidão,  a fome, a sede, e principalmente nos momentos de carência afetiva, é que a tentação aparece, e pode nos DERRUBAR!  Cuidado! Seja firme, se apegue ao Todo Poderoso, pois tudo podemos naquele que nos dá força!

Vigiai, e orai, pois o espírito é forte mais a carne é fraca, disse o nosso Mestre!

Sejamos, pois vigilantes,  e recorremos constantemente  ao auxílio de Deus.  E assim, conseguiremos vencer  a todo tio de tentação.

O Espírito de Deus levou Jesus ao deserto e ali Ele foi tentado por Satanás. Também nós temos de conviver, e de nos defender de tantas tentações que se nos apresentam no nosso dia a dia.  As tentações da carne parecem ser a piores! Pelo menos é a impressão que temos. Elas nos arrastam para a satisfação do prazer sempre de forma incorreta, do modo errado, com a pessoa errada. Porém, tentações outras também existem: A tentação de pegar o dinheiro do caixa, de eliminar alguém que nos atrapalha, de desviar o dinheiro dos cofres públicos para a nossa conta bancária na Suíssa, de prejudicar um rival ou uma rival, etc... Em fim, são tantas as tentações que temos de enfrentar todo dia, e nem sempre estamos preparados para nos desviar delas. Muitas vezes, somos pressionados pelos amigos e pelos colegas de trabalho, principalmente do emprego público, a entrar na deles, a participar das suas "fraucatuas"  mesmo sendo nós pessoas trabalhadoras, corretas e  honestas.

Meu irmão, minha irmã. Se você está passando por coisa parecida, a solução é se apegar cada dia mais a Jesus Cristo. Pois podemos tudo naquele que nos fortalece.  Mas sem Ele nada poderemos fazer!

É isso aí, meus irmãos! Contamos com o poder de Deus que nos perdoa e que nos levanta. Temos a sua força que nos ajuda a vencer as tentações, e de cabeça erguida caminhamos nos caminhos do Senhor, passando entre os corruptos e desfrutando da  graça de Deus, e de sua luz e inspiração  para anunciar sua palavra ao mundo.

Somente através da amizade com Deus é que conseguimos sobreviver às tentações. Muita oração, eucaristia, caridade, esperança e muita fé. É o que precisamos para enfrentar o dilúvio de propostas indecentes do maligno, o qual não desiste de suas pretensões de nos afastar definitivamente dos caminhos da casa do Pai.

 

Um bom e santo domingo!

 

 José Salviano.

  

(Vídeo)1ºDOMINGO DA QUARESMA-AS TENTAÇÕES NOS FORTALECEM-Vera Lúcia

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário