.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

-Aceitar a nossa cruz-José Salviano

 

18  de Fevereiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Lc 9,22-25

 

Evangelho

Dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado pelos anciãos e  escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia.
E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Porque, qualquer um que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer  um que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.
Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?

Reflexão

Na mentalidade dos judeus, o Messias seria um vencedor imbatível,  que os livraria da tirania do poder romano implacável. O próprio Pedro o reconheceu como o Messias, o Cristo de Deus. No entanto, o próprio Jesus anunciou que Ele iria ser humilhado e morto, porém, ressuscitaria no terceiro dia.  Para mostrar que quem  oferece a sua vida pelo Reino de Deus, a ganhará em dobro.

Deste modo, a concepção messiânica daqueles tempos, sofreu um grande desengano, uma grande frustração.  Pois o Messias, disse que Ele veio para servir e não para ser servido!

Assim, os apóstolos tiveram de mudar  a sua maneira de pensar, e entender que eles tinham de aceitar a cruz, para poder seguir o Mestre.  Pois afinal, não importa o sofrimento, desde que  em seguida, sejamos premiados com a ressurreição.

Jesus  inverteu os valores até então conhecidos, pois nos anuncia  a necessidade de perder para depois ganhar. Ganhar   a vida futura, pois esta é que mais importa.  A vida eterna é a muito mais importante do que esta vida passageira, e cheia de sofrimentos. Mas infelizmente, por mais que estejamos sofrendo, não queremos nem pensar em partir.  A morte nos assombra, nos assusta, nos entristece, nos amedronta. E isto por que mesmo com toda fé que possamos ter, sempre paira em nossas mentes, o medo do desconhecido.

Queridas irmãs, e irmãos. Neste tempo de quaresma, precisamos assumir a nossa postura de cristãos autênticos, a nossa postura de seguidores de Jesus. Aceitando a nossa cruz, os nossos sofrimentos  todos, e oferecendo-os ao Pai, e  continuar firmes no caminho, na verdade e na vida anunciada pelo Filho de Deus vivo.

Peçamos ao Pai as forças necessárias para poder ser os menores, os últimos, os mais modestos e humildes.  E também  para que tenhamos a humildade de escolher o último lugar, e de buscar servir em vez de sermos servidos.

Tudo isso não é nada fácil, principalmente para aquelas e aqueles que  são naturalmente orgulhosos, e arrogantes, os que  se julgam melhores que todos.

Mas com a ajuda do Mestre, nós conseguimos levar uma vida de  grande tranquilidade,  uma vida  de imitadores  do Filho de Deus.

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário