.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

-O Jejum-José Salviano

 

19  de Fevereiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mt 9,14-15

 

 

Evangelho

Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam?
E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.

Reflexão

Ao contrário do que muitos pensam,  a saúde não está em comer muito, mas sim, em comer pouco.  Está provado que quem como demais, morre cedo, e os que comem apenas o necessário, vivem mais.

Uns pensam:  vou comer bastante para ficar forte. E é exatamente aí que se enganam. Acabam  pois ficando fracos, pois o comer além das necessidades do nosso corpo, nos causam grandes danos para a nossa saúde. 

Há quem pensa que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Será que isso é mesmo uma grande verdade, ou uma questão de valores culturais?  Por que a experiência tem nos mostrado que o jejum é muito importante não só para a purificação da nossa alma,  como também para a saúde do nosso corpo.

Por vezes é importante fazermos um jejum intermitente, deixando de tomar o costumeiro café da manhã.  E ao fazer isso, passamos a sentir um bem estar bem acentuado.

O jejum não é somente nos privar da comida, mas sim, ele pode ser  uma privação  de muitas coisas as quais habitualmente fazemos, e que nem sempre são  saudáveis  para a nossa espiritualidade.  Podemos citar como exemplo, o hábito  ou a mania de falar mal do próximo,  de fofocar, a péssima mania de não ouvir,  e sim de querer sempre falar.  Tem pessoa que nem termina de ouvir o que o irmão ou irmã está dizendo, interrompe e começa a dar opiniões  a respeito do que elas acham que o outro  queria dizer...

Outros, por absoluta falta de caridade, nunca ouvem o que  as pessoas carentes têm a dizer, e logo lhes impõe o seu modo de pensar, a sua escala de valores.

Queridas irmãs, e irmãos. Somos cristãos seguidores de Jesus, e por tanto, precisamos imitá-lo. Precisamos OUVIR. Nós temos dois ouvidos e apenas uma boca. Isso significa que devemos ouvir o dobro do que nós falamos.  Assim, além de praticar a caridade, nós estaremos aprendendo mais, estaremos sendo prudentes.

Ouvir em vez de nos impor, em vez de  só nós falarmos,  é uma forma de renunciar a nós mesmo, é uma forma de jejuar.

Então vamos também  jejuar  de forma a nos recusar de sermos egoístas,  fazer jejum de  falar mal dos outros, de mentir, de  querer ser os melhores, os mais inteligentes, os mais importantes do que os demais.   Jejuar é dar a vez ao outro, a outra, que também quer expressar as suas idéias, o seu modo de pensar. Pessoas que querem apenas desabafar, pessoas que vivem sozinhas  e não têm para quem dizer nenhuma palavra o dia inteiro. Vamos ouvi-las! Vamos ser caridosos, vamos jejuar, vamos abrir mão de querer  fazer valer sempre a nossa vez de falar, a nossa opinião, o nosso ponto de vista.

Os fariseus e os discípulos de João Batista, ao fazer aquela pergunta a Jesus, estavam mesmo era criticando pelo fato deles não jejuar. Como se o jejum fosse a última palavra em prática se santidade. O jejum é importante, sim, e Jesus o enalteceu. Porém, como disse o Mestre, não tem cabimento a gente fazer jejum em uma festa, ou em um banquete.

Por isso, os seus discípulos estavam em festa pelo fato de ter a sua  companhia. Porém, depois que Ele fosse, então o jejum teria cabimento.

Irmãos, e irmãs. Vamos jejuar, a medida das nossas possibilidades, de acordo com a nossa saúde. Mais não nos esqueçamos que o jejum espiritual ou comportamental, é possível a qualquer idade.

Tenha um bom dia. José Salviano.

  

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário