.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

SEDE SANTOS, COMO MEU PAI DO CÉU É SANTO - Maria de Lourdes Cury Macedo



Domingo, 4 de novembro de 2018.
Evangelho de Mt 5, 1-12.

Nesse dia em que a Igreja celebra a solenidade de todos os Santos, deve crescer em nossos corações o desejo de alcançarmos tão grande graça, a Santidade. Deus é misericordioso, conhece a nossa fraqueza, mas está sempre pronto a nos perdoar, a fechar os seus olhos para as nossas fragilidades, nos conceder o perdão e nos ajudar a caminhar para a santidade.
Todos nós pelo Batismo fomos chamados a ser santos, portanto a Igreja ao celebrar “Todos os Santos e Santas”, nos leva a refletir como estamos vivendo essa vocação a que fomos chamados. Neste ano dedicado ao leigo, laicato, tem um significado muito importante celebrar a solenidade de Todos os Santos e Santas, porque o caminho da santidade está enraizado na graça do nosso Batismo, por ele somos introduzidos no mistério pascal de Cristo.  Pelo Batismo somos marcados com o sinal de Deus, somos de Deus, pertencemos a Ele. O Batismo nos consagra à missão de sermos santos como nosso Pai celeste é Santo.
O Evangelho de hoje fala das bem-aventuranças que é o caminho para a santidade e felicidade e como devemos fazer para atingi-las. Esse caminho que Jesus nos mostra é de acordo com o Reino de Deus, que é bem diferente das propostas do mundo.
 As bem-aventuranças faz parte do grande sermão da montanha. Certo dia, vendo a multidão, Jesus sobe a montanha, que simbolicamente é o lugar de Deus. O monte é o lugar da revelação e é o local onde Jesus ensina com autoridade. Ele recorda o Monte Sinai, onde Deus deu a Moisés os 10 mandamentos e onde foi selada a Aliança com o povo  hebreu que saiu da escravidão egípcia. Subindo ao monte, Jesus nos parece um novo Moisés, promulgador da nova lei, no novo Sinai. É a nova constituição do povo de Deus.  Jesus deixa bem claro que não veio modificar a lei, mas sim aperfeiçoá-la.
O Sermão da Montanha é um sermão revolucionário. É uma inversão dos valores tradicionais. Os hebreus cultivavam a convicção de que prosperidade material, o sucesso eram sinais de bênçãos de Deus; a pobreza, a doença, a esterilidade eram sinais de maldição.
Jesus constata a realidade do povo que o segue: pobres, aflitos, mansos, famintos, necessitados inclusive de santidade, Ele percebe os esforços que fazem para mudar a situação, conhece as dificuldades e as perseguições que enfrentam para criar a nova sociedade, e os proclama felizes, depositários do Projeto de Deus. É preciso um mundo melhor, e esse mundo só será melhor se as pessoas forem melhores.
A sociedade em que vivemos é baseada na riqueza que explora e no poder que oprime. A presença de tantos pobres, aflitos e perseguidos nos mostra que a sociedade ainda não incorporou os valores do Reino de Deus. Nessa sociedade as palavras: honestidade, moral, verdade, respeito, justiça e amor, perderam o seu sentido original. O Ter tem mais valor, que o Ser. Tudo isso nos traz angústia, porque estamos lutando na contra mão. À vista disso, somos tentados a desanimar e, às vezes, até deixar tudo. Mas, vale a pena continuar. A sociedade é um grande desafio para nós, cristãos amantes da justiça e do amor. Devemos ler, reler e meditar as Bem-aventuranças para não deixar morrer em nós o desejo de sermos santos, de evangelizar e transformar a sociedade...
As Bem-aventuranças são propostas de santidade e é o melhor caminho. Jesus chama de bem-aventurados os pobres e humildes. Agora os bem-aventurados não são mais os ricos deste mundo, os saciados, os favorecidos, mas os que têm fome e choram, os pobres e perseguidos. As bem-aventuranças são caminhos que todos os santos e santas trilharam, os que conhecemos seus nomes e daqueles os quais não conhecemos, pois todos que estão no céu junto de Deus são santos. Santos não são só aqueles que foram canonizados pelo Papa, mas todos que morreram na graça de Deus. Dentre eles, podem estar nossos avós, pais, filhos, netos, parentes, conhecidos, amigos..., que amaram Cristo e viveram uma vida de muito amor, como nos ensina Jesus. Os santos são na realidade, irmãos nossos na fé, são exemplos de vida cristã e são nossos intercessores junto de Jesus a quem glorificam. É isso que a Igreja Católica nos ensina. Ela afirma que o único mediador entre os homens e Deus é Jesus.
Ser santo é deixar o Espírito Santo agir em nós, conduzir a nossa vida. Muitos se tornaram santos porque se abriram à ação do Espírito Santo e viveram para agradar a Deus e ao próximo. Experimentaram Jesus vivo em suas vidas, deixaram Jesus tocar nos seus corações e viveram intensamente o amor por Ele, praticaram a Palavra de Jesus. E para viver assim é preciso construir, lutar contra nossos próprios defeitos e comodismo. É preciso muita renúncia, amor, disponibilidade em servir de acordo com os dons que Deus nos dá. 
Ninguém é santo de braços cruzados, ou já nasce santo, a santidade é conquistada, é construída com a ajuda do Espírito Santo, na medida que nos abrimos a Ele e permitimos que Ele aja na nossa vida. E quando Deus vai à nossa frente caminhando conosco crescemos no amor, na perfeição, na santidade. Na medida que guardamos o Evangelho no coração e vivemos o Amor a todos sem distinção, sem interesse..., sem esperar nada em troca. Construir a nossa santidade é algo humano e divino. É divino porque Deus nos ajuda, nos guia, nos indica o caminho a seguir. Com a ajuda de Deus ficamos encharcados do seu amor e transformamos a nossa vida e das pessoas que estão ao nosso redor.
Quando nos enchemos de Deus vamos modificando nosso modo de pensar, de falar, de agir, de tratar os outros e, até mesmo de relacionarmos com a gente mesma. Passamos a ser outro Cristo para os nossos irmãos. Passamos a lutar contra nossos defeitos, imperfeições, contra nossos erros, pecados... Não mais queremos pecar. Queremos viver a vida da graça cada vez mais. Enfim, ser santo é lutar para ser melhor, para amar mais e sempre, é lutar para ser fiel ao Evangelho que é a Palavra de Jesus.
O papa Francisco fala da santidade na exortação apostólica: “Alegrai-vos e Exultai”. Ele diz que santidade é isto: “ser pobre no coração”; “reagir com humildade, mansidão”; “saber chorar com os outros”; “buscar a justiça com fome e sede”; “olhar e agir com misericórdia”; “manter o coração limpo de tudo o que mancha o amor”; “semear a paz ao nosso redor”; “abraçar diariamente o caminho do evangelho, mesmo que nos acarrete problemas”.
Santidade consiste em fazermos, com a maior perfeição possível, as coisas comuns, todos os dias.  Tudo o que fazemos ou o que somos temos que fazer com amor, buscando o melhor, a perfeição. No trabalho, em casa, na educação dos filhos, como esposa (o), como filho (a), como pai ou como mãe, como genro, nora, como amiga (o), como patrão (ao), na comunidade, enfim na nossa vida comum do dia-a-dia fazer tudo com o AMOR que Cristo nos ensinou.
Pequenos gestos com amor são de grande valor. “Nada é pequeno onde o amor é grande”, dizia Santa Terezinha que é exemplo de amor, oração e humildade. Santa Terezinha passou a vida amando o próximo e rezando, oferecendo sacrifícios pela conversão dos pecadores.
Meus irmãos e irmãs, peçamos a intercessão de todas as pessoas que durante a sua vida viveram na graça, no amor, na solidariedade e na paz do Senhor e hoje estão no céu glorificando a Deus.
A proposta de Jesus é a santidade. Não é fácil, mas é possível com a graça de Deus, ela exige uma luta diária e uma perseverança na fé em Cristo. Resta nos esforçarmos para sermos santos, como nos pede Jesus: “Sede santos, como meu Pai do Céu é santo!”

Todos os santos e santas, intercedei por nós.

Abraços em Cristo!
Maria de Lourdes


Nenhum comentário:

Postar um comentário