.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

-33º DOMINGO TEMPO COMUM-Ano B-José Salviano


33º DOMINGO TEMPO COMUM

 

18 de Novembro de 2018

 

Evangelho Mc 13,24-32

 

-SINAIS DO FIM DOS TEMPOS-José Salviano

 

PRIMEIRA LEITURA.
         A primeira leitura nos conforta com a notícia de que o nosso trabalho não será em vão. Estamos falando do trabalho de ensinar ao mundo a palavra de Deus. Teremos a nossa recompensa, desde que permaneçamos fiéis, e façamos a vontade do Pai. Veja aqui as palavras do autor sagrado e inspirado pelo Espírito de Deus:
Mas os que tiverem sido sábios, brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade.

SALMO
         A confiança em Deus nos faz mais seguros, e confiantes para trilhar o caminho certo, rumo ao desconhecido de todos, porém, para nós, não se trata de um futuro incerto, mas sim, um futuro prometido pelo Pai, àqueles que fizerem a sua vontade durante esta caminhada.

EVANGELHO 

O Evangelho nos fala dos FINS DOS TEMPOS. Jesus disse que Ele enviará os anjos para reunir os seus eleitos dos quatros cantos da Terra... ...os anjos vão reunir os filhos de Deus de um lado...
Bom saber que Deus está de olho em nós, se é que podemos crer que estaremos nesse grupo dos escolhidos naquele dia. Quem dera! Vamos nos esforça para que no dia do Juízo final, estejamos à direita de Jesus. E o nosso esforço começa pela oração. Precisamos estar com o pensamento elevado ao Pai 24 horas por dia. Precisamos pensar em Deus mais do que respiramos.
Peçamos a Deus que nos preserve firmes na fé, e na prática dela. Mais peçamos com fé e fervor. Pois só assim seremos atendidos. Não rezemos apenas com os lábios, mas com toda a nossa alma.
Jesus faz uma previsão do que acontecerá nos fim do mundo, Ele nos mostra a transformação que ocorrerá na mente do ser humano, o qual não seguirá mais os dez mandamentos, e por isso a sua vida vira de cabeça para baixo. Em outra ocasião, Jesus disse: Aquele que permanecerá firme até o fim, será salvo. Seja você um desses. Mantenha-se firme na fé, não se desvie dos caminhos da salvação, dos caminhos da casa do Pai, e você será salvo. Mas não se esqueça de que ninguém se salvará sozinho. Você precisa salvar outras pessoas. Precisa levar a salvação ao seu irmão também.
 Será que os sinais do fim dos tempos já estão acontecendo? Parece que a Terra está se tornando um lugar inabitável! Não temos mais segurança em nossas próprias casas, muito menos quando estamos andando na rua.  A fome, e principalmente a guerra entre os homens, os quais vivem a lei do mais forte, expulsam famílias para outros países. Parabéns ao países que acolhem os imigrantes expulsos pelas circunstâncias políticas e econômicas de seus próprios países de origem.
Caríssimos, como sabemos, a fartura, tende a levar o ser humano a pensar que ele não precisa de Deus. A riqueza nos dá a impressão de que podemos traçar o nosso próprio destino livre de orientação religiosa, livre de leis morais, livres ou independentes de Deus.
Dizem que alguém nos Estados Unidos já dizia: O corpo é seu... E essa mentalidade está exposta nos filmes. Onde a sexualidade é tratada como uma coisa natural como espirrar, como tossir, sem nenhuma consequência moral.
O meio faz o homem e o homem faz o meio. Se você tivesse nascido e criado na Índia, na Turquia, ou na China, também pensaria como eles. Por que o meio tanto físico como social, faz o homem e a mulher também. Os índios norte-americanos encontrados pelos colonizadores, eram muito mais fortes e evoluídos que os nossos tupis, tupiniquins, tupinambás, tamoios... Lá, os índios aprenderam a usar a arma de fogo com a maior facilidade. Enquanto os nossos índios eram de vagar, para não dizer, preguiçosos...
O meio faz o homem e o homem faz o meio. O sacerdote tem como objetivo a catequese de conversão dos povos. Tem o objetivo de converter, e construir um mundo novo, um meio ambiente social novo, baseado nos ensinamentos de Jesus Cristo. Porém, quando esse meio ambiente social já está fortemente mudado, já está pervertido de tal forma que representa uma força perigosa para os valores do missionário, o resultado é o que vemos: Padres pedófilos, que em vez de converter o meio em que se encontra, foi desconvertido por ele.
Alguém, cuja fé é morna, poderia nos perguntar: Onde foi parar a força de Deus que deveria estar com os padres?  A força de Deus desce sobre nós, mas quando somos corrompidos pelos valores contrários do meio ambiente, a força de Deus bate em nós e volta. Porque as forças do mal agem sobre nós construindo uma barreira que impede a graça de Deus penetrar. Ficamos cegos,  surdos e mudos, Não vemos mais a presença de Deus,  não ouvimos mais o seus chamados e também não conseguimos mais anunciar a sua palavra.
As forças do Céu serão abaladas o mundo velho cairá. O mundo de desespero constante, o mundo de lágrimas, o mundo de sofrimento, de medos, de violência. E no seu lugar, um mundo novo surgirá. Um mundo de felicidade sem fim para aqueles que buscaram o Reino de Deus em primeiro lugar em suas vidas. Para aqueles que rezaram sem cessar, que meditaram a palavra, que seguiram o caminho traçado por Deus por meio de Jesus, o caminho mantido pela Trindade Santa, e acima de tudo, aqueles que se empenharam em levar ao irmão a palavra de Deus. Esses brilharão como estrelas...
E é bom acreditarmos nessas palavras de Jesus, pois elas não passarão batidas. Jesus promete que o que Ele está dizendo vai acontecer mesmo de verdade, e por isso é bom que estejamos preparados, pois o dia e a hora não serão avisados com antecedência. Pode ser hoje, amanhã, ou a qualquer hora.
Que nós  não sejamos pegos desprevenidos. Amém.



Bom domingo. José Salviano.



Um comentário: