.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Senhor, eu não sou digno-Helena Serpa




3 DE DEZEMBRO DE 2018

2ª. FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA – SÃO FRANCISCO XAVIER

DO ADVENTO
 Cor Roxo
1ª. Leitura – Is 4, 2-6

Leitura do Livro do Profeta Isaías 4,2-6
2Naquele dia, o povo do Senhor terá esplendor e glória, e o fruto da terra será de grande alegria para os sobreviventes de Israel.
3Então, os que forem deixados em Sião, os sobreviventes de Jerusalém, serão chamados santos, a saber, todos os destinados à vida em Jerusalém. 4Quando o Senhor tiver lavado as imundícies das filhas de Sião, e limpado as manchas de sangue dentro de Jerusalém, com espírito de justiça e de purificação,  5ele criará em todo lugar do monte Sião e em suas assembleias uma nuvem durante o dia, e fumaça e clarão de chamas durante a noite: e será proteção para toda a sua glória,
6uma tenda para dar sombra contra o calor do dia, abrigo e refúgio contra a ventania e a chuva. Palavra do Senhor.

Reflexão – “purificação e glória”
O esplendor e a glória futura estão reservados a todos os que, confiando nas promessas do Senhor por meio dos profetas, cultivarem a fé e mantiverem firme a esperança, mesmo no meio das dificuldades. A espera de um tempo de glória e fulgor é também a confirmação de há também um período antecedente de purificação e de aperfeiçoamento.  A justiça de Deus também se revela nos tempos de tribulações e dificuldades, por isso, é necessário que estejamos sempre com o coração aberto e acessível a toda obra que o Senhor deseja realizar em nós. É justo para nós que o Senhor possa  lavar a “imundície” e limpar as “manchas de sangue” que o pecado deixou marcado em nós. O futuro tornar-se-á presente, hoje mesmo, se nos deixarmos entregues ao Senhor para que Ele realize em nós essa limpeza nos deixando livres de tudo o que nos impede de sentir o amor que o Pai tem por cada um de nós.   Diante desse fato nós estamos certos de que, também teremos um lugar seguro para morar e faremos parte da assembleia daqueles que são guiados, de dia, por uma nuvem e, de noite, pelo clarão das chamas. Teremos em Deus, uma tenda que nos dará sombra contra o calor do dia e abrigo e refúgio contra as tempestades da nossa vida.  - Você já experimentou oferecer o seu coração para ser purificado pelo Senhor? – Você acha que precisa de purificação? – Quando passa por dificuldades e tribulações você sente o coração mais humilde e sereno? – Qual é a obra que Deus tem realizado em você quando passa por momentos de sofrimento? - Você espera a glória futura?


Salmo 121 (122), 1-2. 3-4a. (4b-5. 6-7) 8-9 (R. 1)

R. Que alegria, quando me disseram: 'Vamos à casa Senhor!

1Que alegria, quando ouvi que me disseram:* 'Vamos à casa do Senhor!'
2E agora nossos pés já se detêm,* Jerusalém, em tuas portas. R. 

3Jerusalém,cidade bem edificada * num conjunto harmonioso;
4apara lá sobem as tribos de Israel,* as tribos do Senhor. R. 

4bPara louvar, segundo a lei de Israel,* o nome do Senhor.
5A sede da justiça lá está * e o trono de Davi.R. 

6Rogai que viva em paz Jerusalém,* e em segurança os que te amam! 7Que a paz habite dentro de teus muros,* tranquilidade em teus palácios! R. 

8Por amor a meus irmãos e meus amigos,* peço: 'A paz esteja em ti!' 9Pelo amor que tenho à casa do Senhor,* eu te desejo todo bem! R.

Reflexão - A pátria que nós esperamos e para lá caminhamos é a Jerusalém celeste. Jerusalém é a morada de Deus com os homens e, aqui na terra, nós estamos, desde já, edificando esta morada dentro do nosso coração. Portanto, vamos à casa do Senhor, quando entramos em nós mesmos e mantemos intimidade com o Senhor que está dentro do nosso coração. Isto nos faz alegres e esperançosos.




Evangelho – Mt 8, 5-11

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,5-11
Naquele tempo: 5Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6'Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia.' 7Jesus respondeu: 'Vou curá-lo.' 8O oficial disse: 'Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um : 'Vai!', e ele vai; e a outro: 'Vem!', e ele vem; e digo ao meu escravo: 'Faze isto!', e ele faz.' 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: 'Em verdade, vos digo:
nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó.
Palavra da Salvação


Reflexão -  
A autoridade de Jesus lhe foi conferida pelo Pai, por isso, assim como atendeu ao oficial romano, Ele poderá também atender ao nosso pedido, na medida do que seja necessário para nós. Para Jesus não há diferença entre povos, e a Sua misericórdia não depende da nossa situação geográfica, pois, do oriente ou do ocidente, todos seremos perdoados (as) e acolhidos (as) por Aquele que veio com a missão de Redentor da humanidade. A vida eterna nos é garantida mediante a fé em Jesus Cristo e a certeza de que Ele é o único que poderá nos salvar. Jesus nos acolhe e nos salva, independentemente de quem somos, do que fazemos ou de onde viemos. Somente quando reconhecemos a nossa incapacidade, e a nossa limitação é que estamos aptos a acolher a salvação que Jesus veio nos trazer. Aí, então, Ele nos tira da paralisia que o sofrimento nos impõe, pela doença, pela morte, ou por qualquer outro motivo. O oficial romano Mesmo não sendo judeu humilhou-se diante de Jesus e expôs, em presença de todos a sua confiança na Sua autoridade de Filho de Deus. “Senhor eu não sou digno (a), mas dize uma palavra…e tudo acontecerá conforme a Tua vontade!” Assim também nós precisamos reconhecer a nossa indignidade e a autoridade da Palavra de Jesus que nos promete perdão, vida e libertação. Jesus quer nos salvar, libertar e curar as nossas paralisias. – Você reconhece a autoridade de Jesus sobre a sua vida, suas necessidades e enfermidades? – Como você tem se dirigido a Ele para pedir alguma coisa? – Com humildade e confiança ou entendendo que Ele não poderá atende-lo? Você ou alguém de sua casa precisa de cura e libertação? Peça a Jesus, com confiança, pois Ele quer curá-lo (a)! 


2 comentários:

  1. José Maria Nascimento3 de dezembro de 2018 às 01:47

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir