.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

o Amor de Deus é a fonte de felicidade!-Helena Serpa


1º DE DEZEMBRO DE 2018

Sábado da 34ª Semana do Tempo Comum

Cor: Verde


1ª Leitura - Ap 22,1-7

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 22,1-7
A mim, João, 1o anjo do Senhor mostrou-me um rio de água viva,
o qual brilhava como cristal.  O rio brotava do trono de Deus e do Cordeiro.  2No meio da praça, de cada lado do rio, estão plantadas árvores da vida; elas dão frutos doze vezes por ano; em cada mês elas dão fruto; suas folhas servem para curar as nações.  3Já não haverá maldição alguma.  Na cidade estará o trono de Deus e do Cordeiro  e seus servos poderão prestar-lhe culto.  4Verão a sua face  e o seu nome estará sobre suas frontes. 5Não haverá mais noite:  não se precisará mais da luz da lâmpada,  nem da luz do sol,  porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles  e eles reinarão para toda a eternidade.  6Então o anjo disse-me:  Estas palavras são dignas de fé e verdadeiras, pois o Senhor, o Deus que inspira os profetas, enviou o seu Anjo, para mostrar aos seus servos o que deve acontecer muito em breve.
7Eis que eu venho em breve.  Feliz aquele que observa as palavras da profecia deste livro'.  Palavra do Senhor. 

Reflexão – “promessas de uma vida nova”
 “não haverá mais noite; não se precisará mais da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles...” As palavras de profecia de São João na Revelação do Apocalipse, fortalecem a nossa esperança de uma vida plena quando o Senhor voltar. A visão do rio, das árvores e dos frutos, nos sugere uma realidade promissora do nosso futuro perto de Deus. Podemos entender, porém, que essa expectativa é valiosa para todos os dias da nossa vida e não somente para daqui a algum tempo. O anjo é claro quando adverte: “Feliz aquele que observa as palavras da profecia deste livro.” Observar é viver, é acreditar, é confiar. Seremos felizes na medida da nossa fidelidade e confiança nas promessas de Deus. Todo dia é o dia, toda hora é a hora de Jesus voltar para realizar em nós a promessa de uma vida nova. – Você se alegra com as palavras do anjo? – Qual é a luz que ilumina a sua vida atualmente? – Como você encara essa perspectiva de viver em um novo céu e uma nova terra? – Para você o que seria isso?

Salmo - Sl 94 (95),1-2. 3-5. 6-7 (R. 1Cor 16,22b. Ap 22,20c)

R. Amém! Vem, ó Senhor Jesus! Amém!

1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
aclamemos o Rochedo que nos salva!
2Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
e com cantos de alegria o celebremos!R.

3Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
4Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
e as alturas das montanhas lhe pertencem;
5o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
e a terra firme suas mãos a modelaram.R.

6Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
7Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, +
e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
as ovelhas que conduz com sua mão.R. 

Reflexão - O salmo é um apelo para que saiamos da nossa apatia e renunciemos a nós mesmos  (as) para aclamar a Jesus que é o rochedo que nos salva, o Rei que virá! Precisamos dar um passo, e colocar o nosso coração e os nossos lábios à disposição do louvor. O salmista nos convoca para três coisas:  para a alegria do louvor, para o reconhecimento da majestade de Deus e para a adoração. E é isto que nós temos que fazer. Vinde, cantemos, exultemos, louvemos e adoremos o Senhor que vem para nos salvar!

Evangelho - Lc 21,34-36

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21,34-36
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha  sobre todos os habitantes de toda a terra.  36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força
para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem.'  Palavra da Salvação. 

Reflexão – “o Amor de Deus é a fonte de felicidade!”
A todo momento da nossa vida precisamos tomar cuidado, pois, a nossa humanidade é traidora e poderá nos deixar cair na armadilha a que Jesus se refere. Todos nós sabemos o quanto o nosso coração se envolve com as coisas “boas” desta vida! A gula, a embriaguez e as preocupações da vida, representam aqui tudo o que nos desvia do caminho para encontrar o Senhor que virá. Sabemos que estas obras nos tornam insensíveis diante das coisas de Deus. “Tomai cuidado”, são palavras de Jesus para nós nos dias de hoje. Muitas vezes estamos tão “ocupados” com os nossos sucessos ou fracassos, com tudo o que nos dá prazer e nem percebemos que tudo isso são realidades que nos envolvem numa felicidade passageira. O essencial para a nossa vida é saborear o Amor de Deus que é fonte de felicidade e não muda, pois, foi plantado em nós como uma semente que cresce e torna-se uma grande árvore. Quando nos ocupamos somente com os prazeres e afazeres do mundo o nosso coração se torna insensível e o amor de Deus em nós é sufocado. O comer, o beber, o trabalhar, o divertir-se, o comprar, o gozar a vida são até certo ponto coisas lícitas, porém, podem tornar-se armadilhas quando nos deixamos aprisionar por elas. De repente, as coisas acontecem e nós perdemos o rumo, deixamos a graça de Deus passar e nos sentimos arruinados (as). Jesus veio nos ensinar: “ficai atentos e orai a todo momento”! Somente por meio da oração podemos adquirir força para ficarmos de pé, livres diante de Deus. – Os prazeres que você vivencia têm se tornado armadilhas para a sua vida? – O que pode estar lhe afastando do amor de Deus? - Você é uma pessoa livre de si mesmo (a)? – Você tem saboreado o amor de Deus?


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir