.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

“VAI A TUA FÉ TE SALVOU!” - Olívia Coutinho



Dia 19 de Novembro de 2018

Evangelho de Lc18,35-43

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo, que enquanto caminhava para Jerusalém, Jesus, ao passar pela  a cidade de Jericó, sente ecoar nos seus ouvidos, um pedido de socorro, um grito que partia de um cego, cuja cegueira era apenas a privação de um dos seus sentidos, ou seja, era uma cegueira física e não espiritual.
Sentado à beira do caminho, o cego, chamado Bartimeu, percebe o que muitos de nós, ainda hoje não percebemos: a passagem de Jesus pela nossa vida!
Ainda que imperfeita, a fé do cego de Jericó, era muito mais luminosa do que  a  visão daqueles e de muitos de nós que enxergamos fisicamente!
Mesmo sem enxergar fisicamente, Bartimeu  sente a presença de Jesus e o  seu poder transformador, um poder que liberta os excluídos pela  a sociedade, uma sociedade  que tenta abafar o grito dos oprimidos, o seu pedido de socorro, empurrando-os ainda mais para o fundo do posso. 
O grito de Batimeu,  incomodou aqueles que queriam reter Jesus  para si, estes, não queriam que Jesus socorresse aquele homem, visto por eles, como um impuro, um ninguém! Mas quanto mais eles tentavam abafar o grito daquele cego, mais alto ele gritava! : “Filho de Davi tende piedade de mim”! Este grito de fé chegou ao coração de Jesus, que tomado de compaixão,  disse aos que o cercava: “Chamai-o”! Os  mesmos, que tentaram abafar o grito daquele homem,, agora, mediante a uma ordem de Jesus, o encorajam: “Coragem, levante-te, porque Jesus está chamando você".
Movido pela fé, Bartimeu larga tudo, isto é, o único bem que  possuía, um manto, e vai ao encontro de Jesus. Dirigindo-lhe a palavra, Jesus pergunta: “O que você quer que eu te faça”?” - “ Mestre, que eu veja”! A resposta de Jesus, como sempre, uma resposta de amor, transforma a vida de Bartimeu: "Vai a tua fé te salvou. " No mesmo instante aquele que era cego, passou a enxergar, curado, ele faz do caminho de Jesus, o seu caminho, tornando assim, um dos seus seguidores, um verdadeiro modelo para todos nós que queremos seguir Jesus mas a nosso modo.
Jesus, ao atender o pedido do cego de Jericó, cura-o por inteiro, coloca-o de pé, inserindo-o na sociedade. E este, curado, sente ampliar também, a sua visão espiritual, ele não fora embora para viver a vida à sua maneira, passou a seguir Jesus,  não ficando mais sentado à beira do caminho, mas à caminho!
Por onde Jesus passava, Ele atraia multidões, as pessoas gostavam de ouvi-Lo, de buscar Nele, a cura dos seus males, mas nem todos ficavam curados, muitos, ainda não tinham uma fé consistente, madura, que tocasse o coração de Jesus como a fé de Bartimeu: “Vai, a tua fé te curou”.
A presença de Jesus, acalenta, inspira confiança aos que sofrem. E mesmo em meio ao barulho ensurdecedor deste mundo, Jesus, diferente desta sociedade excludente, escuta o grito dos excluídos e nos convoca a sermos presença vivificadora Dele na vida destes irmãos.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/
    

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Que alegria poder ter acesso a essa reflexão,será de grande valia para minha caminha.

    ResponderExcluir