.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

-JESUS REI DO UNIVERSO, Jo 18,33b-37, Ano B-José Salviano


25 de Novembro de 2018

Solenidade de

JESUS REI DO UNIVERSO

Ano B

 

Evangelho Jo 18,33b-37

 

        

PRIMEIRA LEITURA 

FILHO DE HOMEM - O significado dessa expressão por vezes nos deixa atrapalhados quando tentamos explicá-la. Primeiro nos dá a impressão que se trata de um problema de tradução, considerando que Jesus não foi filho de homem nenhum, mas sim, obra do Espírito Santo, segundo o Plano de Deus Pai. José foi apenas o seu pai adotivo como sabemos muito bem.  Porém se considerarmos a natureza humana de Jesus, aí sim, a frase O Filho do Homem, faz sentido. Aí então faz sentido dizer: O Filho do homem, aquele a quem foi dado todo o poder, glória e realeza, e que será reconhecido por todas as nações. E o seu poder e glória nunca será tirado! Veio ao mundo para nos libertar do pecado.

EVANGELHO


         Hoje com a Igreja comemora a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Rei do Universo. A comemoração de Jesus Cristo Rei do Universo, encerra o  Ano Litúrgico
         Jesus Cristo é o começo e o fim da História humana, que Deus transformou em História da Salvação.
         Também comemoramos hoje no Brasil o dia dos leigas e leigos engajados na construção do Reino de Deus aqui na Terra.
         Pelo batismo somos todos convidados a nos dedicarmos a vida da Igreja como leigos atuantes. Porém, somente uma parte da população mundial aceita esse convite para se integrar ao grande rebanho de missionários convidados a reinar com Cristo pelo serviço e pelo perdão, pela reconciliação, pela evangelização, pelo enfrentamento do desafio da cruz, para que todos tenham vida em abundância, dignidade e paz em Cristo Jesus.
          O motivo pelo qual Jesus foi condenado pelo poder romano, foi o fato d’Ele ter se declarado Rei. Até então, parece que  os romanos só observavam aquele que eles talvez considerassem apenas mais um profeta sem maior importância. A elite judaica por sua vez, passou o tempo todo buscando um motivo para condenar Jesus, o concorrente, o impostor, mas não o conseguiam. Até que enfim, conseguiram jogá-Lo contra o poder romano, sob a acusação de que Ele pretendia assumir o poder político, anunciando-se Rei, e com isso incomodando o domínio romano. 
            Quando Jesus foi interrogado se Ele era rei, Jesus não negou. Pelo contrário, confirmou sua realeza. Porém, Ele deixou bem claro que não se tratava de uma realeza igual às realezas da época. “Meu reino não é desse mundo”.  Jesus não veio para ser servido, mas sim para servir. Um rei que serve é o mesmo que andar na contramão da história, mas é assim, a lógica de Jesus:
Quem quiser ser o maior, deve agir como o menor de todos”.
“Os primeiros serão os últimos”.
“Não vos preocupais com o dia de amanhã”.
“Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la. Mas quem perder a sua vida por mim, vai salvá-la”.
“Não leve dinheiro na cinta, nem duas túnicas...”
         Os valores do reinado de Jesus não são os mesmo valores dos impérios humanos, nos quais, impera o egoísmo, a devassidão moral, a corrupção, o desmando, a lei do mais forte que cria leis em benefício próprio, etc.
         Mas sim, no Reino de Deus impera o AMOR, O PERDÃO, A ACOLHIDA DOS ARREPENDIDOS, A PROMESSA DE VIDA ETERNA, OS RECURSOS NECESSÁRIOS À SALVAÇÃO ATRAVÉS DA IGREJA. São valores que nos preparam para um novo mundo, para uma nova vida, onde tudo será eterno e sublime.
         Essa é a lógica de Jesus. Lógica às vezes difícil de ser entendida. Segundo a nossa ótica, temos de sermos os melhores, temos de guardar provisões para o dia de amanhã, temos de nos defender, e só por último, quando algo dá erado, é que pensamos em nos entregar nas mãos de Deus.
Felizes daqueles que aceitam ser governados pelo Rei Jesus. Aqueles que se deixam  ser guiados pela luz divina, pela inspiração do Espírito Santo.
         Feliz daquele ou daquela que no meio de tanta competição, e de tanta tempestade, entrega a sua vida nas mãos de Deus, sem preocupações exageradas com o dia de amanhã, e sem muito medo dos perigos… Pois sabem que Deus não nos decepciona jamais, desde que o seguimos, desde que façamos a vontade do Pai.
         Felizes são aqueles e aquelas que não se entregam a outros reis do mundo. Reis do poder, do dinheiro, do prazer, e tantos outros reis virtuais modernos. E até usam estes brinquedos, para estar atualizados, e não serem chamados homens da caverna. Porém não se deixam ser escravizados por eles.
Jesus veio ao mundo para instalar uma nova ordem mundial, na qual os pobres, os injustiçados tivessem vez.  
Roma pertence a uma região geográfica pobre.  Porém o famoso Império Romano, só foi possível, graças ao domínio e à exploração de outras nações fracas.
Hoje, a História se repete. Os poderosos mantêm o seu poder, o seu império, explorando os indefesos.
 Caríssimos.  Quando Jesus voltar para julgar os vivos e os mortos que Ele nos encontre de pé,  que estejamos firmes na fé, inocentes por ter ouvido a sua voz, e praticado as suas  palavras de verdade e de vida eterna. Que estejamos prontos, dignos de receber o prêmio prometido por Ele na pessoa de seu Filho Jesus, que estejamos preparados para receber Jesus como o nosso Rei.
'Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: 
para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz'.
O mundo velho de mentiras, de sofrimentos e de tentações que nos desvia do caminho certo será destruído e um mundo novo, um mundo de verdade irá acontecer para aqueles que estiverem preparados para a segunda vinda do Senhor.
Então vamos nos preparar. Vamos preencher o vazio da nossa alma com a graça de Deus, com a Eucaristia que segue a conversão. Vamos perdoar, vamos parar de nos inquietar, e viver sem medos como uma criança segurando a mão do pai, sem sentimentos de vingança e sem ódio. Tomemos cuidado com a vaidade, vamos eliminar o orgulho, a frieza, a hipocrisia, a falsidade, o mau humor, e no lugar de tudo isso, colocar o AMOR FRATERNO, a compaixão, a solidariedade, a caridade, o fortalecimento da fé pela leitura meditada, e pela oração constante...
Vivendo assim, estaremos preparados. E é bom que façamos  isso, pois não sabemos o dia nem a hora em que virá o Senhor.
É final de ano litúrgico, é hora de fazermos um balanço da nossa vida religiosa durante o ano que se passou. Dos nossos tropeços, das nossas conquistas diante dos nossos vícios e demais pecados, da nossa aproximação com Deus e com o irmão. Como foi tudo isso? O que precisamos eliminar ou cortar, o que precisamos melhorar o que precisamos acrescentar? Será que fomos cristãos autênticos durante este ano, ou será que não passamos de pinceladas de cristãos, agindo com atitudes maquinais, atitudes de quem está apenas fazendo o que se deve fazer por obrigação, numa rotina sem concentração, sem interiorização, como quem está REZANDO APENAS COM OS LÁBIOS COMO DISSE JESUS?
Cuidado! Nem todo aquele que diz: Senhor! Senhor! Entrará no Reino dos Céus!  Ser  Cristão significa aquele que imita a Cristo. Estamos fazendo isso? 
  Seja cristã, seja cristão 24 horas por dia, fazendo cada devoção cada entrega, cada ato, cada ação como se fosse a primeira, como se fosse a última de sua vida, com toda dedicação, e concentração que sua mente permitir. Sejamos autênticos, verdadeiros, perfeitos como o Pai é perfeito.

Um bom domingo. José Salviano.



2 comentários:

  1. Você é muito ungido! Obrigada por contribuir para minha formação e conversão.
    Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir