.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Jesus é a Palavra de Deus-Helena Serpa



4 DE DEZEMBRO DE 2018

3ª FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA

DO ADVENTO

Cor: Roxo
1ª Leitura - Is 11,1-10

Leitura do Livro do Profeta Isaías 11,1-10
Naqueles dias: 1Nascerá uma haste do tronco de Jessé  e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 2sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento,
espírito de conselho e fortaleza,  espírito de ciência e temor de Deus; 3no temor do Senhor encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes  e uma ordem justa para os homens pacíficos;  fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos
e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas;
o leão comerá palha como o boi; 8a criança de peito vai brincar
em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado
não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto as águas que cobrem o mar.
10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.
Palavra do Senhor.

Reflexão - O reino que o profeta Isaías prenuncia é o reino de Deus que vem sob as bênçãos do Espírito Santo, as quais foram derramadas sobre toda a humanidade, pela morte e ressurreição de Jesus. No momento atual da nossa vida todos nós, sob a ação do Espírito Santo, já podemos vivenciar o reino dos céus, onde “o lobo e o cordeiro vivem juntos”; “o leopardo deita-se ao lado do cabrito” e “a criança brinca com a cobra”.  Em outras palavras, significa que todos nós podemos conviver em paz uns com os outros pela ação poderosa do Espírito de Deus que distribui os dons de santificação ou dons infusos, os quais contribuem para o nosso aperfeiçoamento. Os dons infusos do Espírito Santo são um presente de Deus para nós e nos motivam a participar da essência de Jesus Cristo que é santidade e perfeição no amor, a saber: sabedoria, discernimento, conselho, fortaleza, ciência, temor de Deus e piedade que é a justiça. Estes dons nos ajudam na nossa santificação assim como também contribuem para que todos nós possamos viver em harmonia uns com os outros. Apesar das nossas diferenças, sob a ação do Espírito podemos pôr em prática ações de concórdia e entendimento, cultivando bons relacionamentos, cultivando a paz. Jesus é o sinal entre os povos que se ergueu na Cruz para gerar entendimento entre todas as nações e trazer a salvação para toda a humanidade. – Você tem consciência dos dons que possui? – Você tem usado bem esses dons, presentes do Espírito Santo? - Você sabe que os dons infusos ajudam na nossa santificação? – Você sabia por meio dos dons infusos nós poderemos viver relacionamentos saudáveis e ter uma família harmoniosa? - Qual o dom que você precisa se apossar para viver relacionamentos de paz?

Salmo - Sl 71 (72), 1-2. 7-8. 12-13. 17 (R.cf 7)

R. Nos seus dias a justiça florirá
e paz em abundância, para sempre.

1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,*
vossa justiça ao descendente da realeza!
2Com justiça ele governe o vosso povo,*
com eqüidade ele julgue os vossos pobres. R.

7Nos seus dias a justiça florirá*
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
8De mar a mar estenderá o seu domínio,*
e desde o rio até os confins de toda a terra!R.

12Libertará o indigente que suplica,*
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
13Terá pena do indigente e do infeliz,*
e a vida dos humildes salvará.R.

17Seja bendito o seu nome para sempre!*
E que dure como o sol sua memória!
Todos os povos serão nele abençoados,*
todas as gentes cantarão o seu louvor!R. 

Reflexão - O salmista canta os poderes do Rei que vem para governar a terra com justiça e equidade. A justiça de Deus é o amor e o fruto da justiça é a paz. Jesus já veio inserir na terra o Seu reino de amor e revelar ao homem a misericórdia de Deus e um dia retornará para julgar as nações e, definitivamente, aqui instalar-se para cumprir a promessa de novo céu e de uma nova terra.

Evangelho - Lc 10,21-24

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,21-24
21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: 'Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.
Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai;
e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.' 23Jesus voltou-se para os discípulos
e disse-lhes em particular: 'Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver
o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir.' Palavra da Salvação.



Reflexão – “o mistério das coisas do alto!”
Do mesmo modo como exultou no Espírito, quando percebeu que os Seus discípulos, agora, enxergavam claramente a missão a que haviam sido chamados, hoje, também, Jesus se alegra quando conseguimos entender a ação do Espírito Santo, para compreender as coisas do alto de uma maneira espiritual e não com a nossa humanidade.  Somente os pequeninos, isto é, os que abrem o coração e não colocam a razão em primeiro lugar, poderão distinguir os prodígios e milagres que acontecem quando o reino de Deus se manifesta pela ação do Espírito Santo. Nós também só conseguiremos propagar eficazmente o reino dos céus aqui na terra, quando ele já estiver acontecendo na nossa vida e experimentamos a ação do Espírito Santo. À medida que abrimos mais e mais o nosso coração vamos também sentindo a alegria, a paz e a felicidade que Jesus nos propõe. Jesus é a própria revelação de Deus e todos os que O aceitam e nele creem, são os pequeninos que veem, ouvem e sentem a felicidade e a paz do Senhor. Hoje também Jesus nos alerta: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes!” Somos felizes porque os nossos olhos veem mais além das aparências e, na reflexão da Palavra de Deus, descobrimos os Seus segredos e os Seus planos para nós e para a humanidade.  O Pai se dá a conhecer por meio da revelação do Filho e quanto mais conhecermos a Jesus, mais teremos comunhão com o Pai e poderemos viver a felicidade tão almejada.  Somos chamados (as) no tempo atual da nossa vida a ver e ouvir o que o Senhor tem para nos revelar.   Não percamos tempo: o Senhor tem muito a nos mostrar e a nos confidenciar. – Como você se percebe: pequenino (a) ou sábio (a) e inteligente? - Você consegue distinguir os mistérios de Deus? – Você tem enxergado a presença de Deus na sua vida? – Quando medita na Palavra de Deus você consegue ver nas entrelinhas uma mensagem para a sua vida?

5 DE DEZEMBRO DE 2018

4ª. FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA

DO ADVENTO
 Cor Roxo

1ª. Leitura – Is 25, 6-10a

Leitura do Livro do Profeta Isaías 25,6-10a
Naquele dia: 6O Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos.
7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações.  8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra, o Senhor o disse. 9Naquele dia, se dirá: 'Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo'.
10aE a mão do Senhor repousará sobre este monte. Palavra do Senhor.

Reflexão – “a alegria do Banquete da vida”
Nesta profecia de Isaías o Senhor promete que dará um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro e removerá a teia em que estavam envolvidas todas as nações e a cadeia que prendia todos os povos; a morte será eliminada, as lágrimas serão enxugadas e o povo não sofrerá mais desonra no dia em que o Senhor se manifestar na Sua glória. É o Banquete da vida! A imagem do Banquete descrita por Isaias nos leva a refletir sobre a Salvação que Jesus oferece a todos os povos e representa a comunhão universal de todos os homens entre si e com Deus. Esta profecia, desde já está se realiza para todos nós que abraçamos a Salvação de Jesus e sentimos a manifestação da Sua Presença por meio da ação do Espírito Santo. Quando nos alimentamos da Palavra e comungamos o Corpo e o Sangue de Jesus, provamos o poder de Deus que nos assegura uma comunhão eterna com Ele. Sentir a presença de Jesus no nosso coração faz-nos experimentar, desde já a alegria do Banquete no céu. Um dia, definitivamente, nós também diremos: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou!” Para isto, precisamos ser fiéis e confiantes   caminhando na certeza do nosso Encontro definitivo com Jesus!  - Para você como será o Banquete no céu? – O que significaria para você as palavras: ricas iguarias, pratos deliciosos, vinho puro, as quais se refere o profeta? – Qual o alimento que a sua alma necessita neste momento da sua vida?

Salmo 22 (23), 1-3a. 3b-4. 5. 6 (R. 6cd)

R. Na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

1O Senhor é o pastor que me conduz;* não me falta coisa alguma.
2Pelos prados e campinas verdejantes* ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha,*
3ae restaura as minhas forças. R. 

3bEle me guia no caminho mais seguro,* pela honra do seu nome.
4Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,* nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado,* eles me dão a segurança! R. 

5Preparais à minha frente uma mesa,* bem à vista do inimigo;com óleo vós ungis minha cabeça,* e o meu cálice transborda. R.
6Felicidade e todo bem hão de seguir-me,* por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei* pelos tempos infinitos. R.

Reflexão - O salmo nos coloca numa perspectiva de ovelhas conduzidas pelo pastor. O pastor é Jesus e não faltará coisa alguma àquele (a) que se deixar governar por Ele. O Senhor sabe o que nos fará descansar, Ele sabe aonde se encontra o alimento para as nossas carências, Ele conhece o caminho mais seguro para nós, portanto, se nos deixamos guiar por Ele, nada haveremos de temer. O Senhor já providenciou tudo de que precisamos, assim sendo, a felicidade e todo o bem haverão de seguir-nos até que habitemos na casa do Senhor que é o nosso destino final.

Evangelho Mt 15, 29-37

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 15,29-37
Naquele tempo: 29Jesus foi para as margens do mar da Galiléia,
subiu a montanha, e sentou-se. 30Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes. Então os colocaram aos pés de Jesus. E ele os curou. 31O povo ficou admirado, quando viu os mudos falando, os aleijados sendo curados, os coxos andando e os cegos enxergando. E glorificaram o Deus de Israel. 32Jesus chamou seus discípulos e disse: 'Tenho compaixão da multidão,
porque já faz três dias que está comigo, e nada tem para comer.
Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho.' 33Os discípulos disseram: 'Onde vamos buscar, neste deserto, tantos pães para saciar tão grande multidão?'
34Jesus perguntou: 'Quantos pães tendes?' Eles responderam: 'Sete, e alguns peixinhos'. 35E Jesus mandou que a multidão se sentasse pelo chão. 36Depois pegou os sete pães e os peixes,
deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões. 37Todos comeram, e ficaram satisfeitos. e encheram sete cestos com os pedaços que sobraram. Palavra da Salvação.

Reflexão - o que já temos nas mãos”
Assim como estava atento a todas às necessidades das multidões que O acompanhavam, Jesus hoje também está vigilante para perceber as nossas carências. Todos nós temos necessidades de curas físicas e de conforto para os nossos males, porém, estejamos certos de que Jesus percebe muito mais do que nós mesmos conseguimos transparecer. Além de curar as nossas enfermidades físicas e espirituais Ele se compadece pelas nossas deficiências materiais e providencia também o alimento material de que precisamos. Quando buscamos a Jesus e procuramos ficar sempre perto Dele, podemos ter a certeza de que as coisas materiais das quais necessitamos, assim como também o sustento da nossa alma nos será providenciado por Ele. Ele sabe precisamente qual a nossa fome e o que poderá saciá-la. No entanto, assim como fez aos apóstolos, Jesus nos conscientiza do que já temos nas nossas mãos para alimentar àqueles que estão com fome perto de nós. Por isso, Ele pergunta: “Quantos pães tendes?” Jesus nos sacia para que possamos também alimentar as multidões famintas e tem conhecimento da nossa capacidade.  Não podemos esconder de Jesus os “sete pães e alguns peixinhos” que temos conosco. Às vezes queremos receber tudo de Deus sem esforço nenhum, mas para que os milagres aconteçam na nossa vida, será necessária nossa participação e adesão. O pouco que temos, quando é colocado nas mãos do Senhor, será multiplicado na medida certa para que possamos nos sentar e partilhar com as pessoas ao longo do caminho e nos sobrar muito mais para a caminhada.
– O que você tem feito com os pães e os peixes que Deus colocou nas suas mãos?   – Você tem se assentado com alguém para partilhar e ajudar a melhorar a sua vida? – Você costuma sentar-se para dialogar, conversar, entender-se com as pessoas? – Você pede a ajuda de alguém quando está necessitando? 

6 DE DEZEMBRO DE 2018

5ª. FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA

DO ADVENTO
Cor Roxo
1ª Leitura - Is 26,1-6

Leitura do Livro do Profeta Isaías 26,1-6
1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: 'Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo,
cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito;
e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão.
6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes. Palavra do Senhor.

Reflexão - “a cidade acalentada por nós
Quando fala em cidade fortificada o profeta Isaías se refere ao reino de Deus que acontece no coração de todo homem e de toda mulher que se ajusta ao plano de Deus. A cidade fortificada é a cidade sonhada e projetada por Deus para nós, portanto, a nossa confiança em Deus e nas Suas promessas nos manterão de pé em qualquer situação, mesmo nos momentos que estamos correndo perigo. Todos nós desejamos viver numa “cidade fortificada” e segura, no entanto, na medida em que o mundo se arma e se isola para se proteger, também crescem o desamor, a miséria e a violência. Quanto mais o mundo se moderniza e avança por causa da inteligência humana mais também ele fica refém do próprio homem. No entanto, a partir das nossas ações, mesmo dentro deste contexto, ainda podemos acalentar a esperança de um mundo melhor. Enquanto aqui estivermos podemos ser colaboradores na construção de uma cidade que seja consequência do que acalentamos no coração e das nossas ações e reações de justiça. Todas as nossas motivações partem originariamente dos nossos pensamentos, maquinações, boas intenções e bons propósitos. Portanto, lá no mais profundo do nosso íntimo, advém a cidade acalentada por nós: lugar de entendimento e de concórdia, de amor, de paz e de justiça. O povo justo que entrará nesta cidade é o povo que vive desde hoje os ensinamentos do Evangelho e tem consciência de que o perdão supera o ódio, de que aquele que se humilha será exaltado e de que quem se exalta será humilhado. A cidade santa é o próprio Deus que já veio morar no meio de nós e se faz presente no nosso coração por meio da Palavra e da  Eucaristia. Ele é como uma cidade fortificada e cercada de muros e antemuro para a nossa segurança.  É o Coração de Jesus Cristo, nosso Senhor que já habita no íntimo do nosso ser e faz parte do nosso corpo, pelo poder do Espírito Santo. – Você se sente seguro aqui na terra? – De quem você espera proteção? – Você confia nos homens sábios e inteligentes à moda do mundo? – Você tem vivido dentro dos ensinamentos evangélicos? – Você é perseguido por causa da justiça de Deus?



Salmo - Sl 117 (118) 1.8-9. 19-21. 25-27a (R. 26a)

R. Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!
Ou:Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *
'Eterna é a sua misericórdia!'
8É melhor buscar refúgio no Senhor, *
do que pôr no ser humano a esperança;
9é melhor buscar refúgio no Senhor, *
do que contar com os poderosos deste mundo!' R. 

19Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *
quero entrar para dar graças ao Senhor!
20'Sim, esta é a porta do Senhor, *
por ela só os justos entrarão!'
21Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *
e vos tornastes para mim o Salvador!R. 

25Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *
ó Senhor, dai-nos também prosperidade!'
26Bendito seja, em nome do Senhor, *
aquele que em seus átrios vai entrando!
Desta casa do Senhor vos bendizemos. *
27aQue o Senhor e nosso Deus nos ilumine!R

Reflexão - A misericórdia do Senhor é eterna por isso somente Ele nos compreende e nos dá abrigo, perdoa as nossas faltas e nos ama do jeitinho que somos. Ninguém, por melhor ou mais poderoso (a) que seja, pode nos oferecer a salvação e com ela a prosperidade, a paz e a segurança que o Senhor pode nos dar.  É justo aquele (a) que confia no amor e na misericórdia de Deus que estão de portas abertas para acolher a todos os que quiserem entrar. Ser justo (a) é acreditar nas promessas de Deus e acolher a Sua vontade.

Evangelho - Mt 7,21.24-27

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,21.24-27
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 2lNem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática,
é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!' Palavra da Salvação.

Reflexão – “construindo a nossa história”
Ao soprar sobre nós o Seu Espírito, Deus nos animou e deu liberdade para construir a casa onde nos abrigaríamos durante o tempo em que aqui estivéssemos. Portanto, a casa é a nossa vida. Perante as Palavras de Jesus nós percebemos que existem dois alicerces para construirmos a nossa casa, sobre a rocha ou sobre a areia.  A Rocha é a Palavra de Deus com todos os ensinamentos e direcionamentos. A areia é a ilusão dos ensinamentos do mundo. Assim sendo, podemos já observar sobre quais fundamentos nós estamos passando os nossos dias. Muitas vezes pensamos que estamos construindo um futuro promissor, porque estamos estudando, trabalhando, ganhando dinheiro, enfim, aproveitando a vida e isto tudo é muito válido. No entanto, precisamos verificar se tudo isso está dando sentido a nossa existência ou se estamos vivendo apenas uma utopia e na realidade, a nossa vida está cheia de senões.  Não precisamos ir muito longe, mas apenas perceber quais as decisões que teríamos de tomar e estamos deixando para depois; o perdão que precisamos dar e não damos o primeiro passo; a oração que deixamos de fazer; a caridade que deixamos de realizar por comodismo; e muitas outras coisinhas que nos vão deixando vulneráveis e fracos na fé.  A Palavra de Deus nos direciona e nos dá subsídios para termos uma base firme. Somente permanecendo firmes na vivência da Palavra de Jesus, concretizando com as nossas ações o que proferimos com os nossos lábios, é que estaremos construindo a nossa história sobre a Rocha e a nossa casa não se abalará na hora das tempestades. Do contrário quando construímos a nossa história sobre os falsos fundamentos do mundo quando vier a hora da tempestade a nossa vida ruirá e nós experimentaremos o fracasso. Deus é a Rocha e o Seu Amor nos ajudará a viver a vida com confiança e firmeza, por isso, as tempestades, os terremotos e os ventos não nos abalarão. As dificuldades pelas quais passamos, tornam-se momentos preciosos que nos provam se estamos, realmente, firmados sobre a R0CHA.  – Como você está construindo a sua casa: na Rocha ou na areia? – Em quem você põe a sua confiança? – Você já enfrentou alguma tempestade? Com quem você contou? – Você tem fé?

7 DE DEZEMBRO DE 2018

SEXTA-FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA

DO ADVENTO
Cor roxo
1ª. Leitura – Is 29, 17-24

Leitura do Livro do Profeta Isaías 29,17-24
Assim fala o Senhor Deus: 17Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro
e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras.
19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 20fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, 21os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. 22Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: 'Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá que enrubescer; 23quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; 24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria
e os maldizentes concordarão em aprender'. Palavra do Senhor.


Reflexão – “o tempo novo que Deus preparou para nós”
Continuando a profetizar sobre o que iria acontecer dentro de um tempo previsto o profeta Isaías prenunciou o que hoje também já ocorre conosco, isto é, a conversão do nosso interior.  A obra da nossa conversão é uma decorrência da nossa experiência com a salvação de Jesus vivo e ressuscitado. A transformação do nosso coração, o reconhecimento das maravilhas de Deus, a fraternidade nos nossos relacionamentos humanos, a alegria e o louvor são características desse tempo novo que Deus preparou para cada um de nós. Por isso, a expressão, “dentro de pouco tempo”, nos faz ter uma expectativa promissora em relação à condição da nossa vida pessoal depois que temos um encontro com Jesus.  Por isso, a esperança é a nossa maior arma e até “os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”. Isto tudo acontece quando nos rendemos ao chamado de Deus para reconhecer Jesus como nosso único Salvador e encarnar a Sua Palavra como uma fonte que nos alimenta perenemente e nos leva à conversão. A conversão do nosso coração é uma obra que Deus, pessoalmente, realiza, quando vivenciamos os Seus ensinamentos. O Senhor espera pelas nossas resoluções e pelo dia em que honraremos o Seu nome no meio do povo. No dia em que não mais seremos pessoas de espírito inconstante, mas concordarmos em aprender tudo o que Ele tem para nos ensinar. - Este dia já chegou para você, ou você ainda espera? O Senhor já começou a realizar em você uma obra de conversão? - Qual a sua expectativa desse dia chegar para as pessoas a quem você ama? Continue esperando. Ele virá, não tardará!

Salmo 26 (27), 1. 4. 13-14 (R.1a)

R. O Senhor é minha luz e salvação.

1O Senhor é minha luz e salvação;* de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?R. 

4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,* e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor* por toda a minha vida;saborear a suavidade do Senhor* e contemplá-lo no seu templo. R. 

13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver* na terra dos viventes.
14Espera no Senhor e tem coragem,* espera no Senhor! R.

Reflexão - Enquanto esperamos o Senhor chegar, nós precisamos nos sentir seguros e conscientes de que Ele já é a nossa luz e salvação. Não podemos temer os homens nem as circunstâncias que nos são adversas. Deus vem em nosso auxílio para atender ao desejo do nosso coração de habitar no Seu santuário por toda a nossa vida. E a morada de Deus conosco, enquanto aqui estamos, é o nosso coração que pulsa no ritmo do Seu coração e nos encoraja para assumir os encargos que Ele nos confiar.  

Evangelho – Mt 9, 27-31

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,27-31
Naquele tempo: 27Partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: 'Tem piedade de nós, filho de Davi!' 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: 'Vós acreditais que eu posso fazer isso?'  Eles responderam: 'Sim, Senhor.' 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: 'Faça-se conforme a vossa fé.' 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: 'Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo.' 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região. Palavra da Salvação.

Reflexão – “pedimos a Deus o que realmente estamos precisando?”
Assim como os cegos que seguiam Jesus nós também clamamos pela sua piedade, suplicamos e imploramos pela Sua assistência e pelo Seu socorro. Porém, ao contrário deles, muitas vezes não temos certeza do que pedimos e, nem mesmo acreditamos que Jesus seja capaz de realizar o milagre que buscamos. Os cegos tinham consciência de sua cegueira e tinham plena confiança de que Jesus poderia realizar aquele milagre, e foi isso que aconteceu. Nós também precisamos ter consciência de que os “milagres” que precisam acontecer na nossa vida estão condicionados à nossa convicção de que eles constituem para nós uma necessidade vital. Somente quando conscientemente nos damos conta das nossas carências, da nossa cegueira e da necessidade de “enxergar” as coisas, é que precisamos ir à procura d’Aquele que é capaz de realizar em nós muito mais do que esperamos. Precisamos ter convicção das nossas reais necessidades. A partir da nossa fidelidade e da nossa perseverança, da nossa firmeza de propósitos, Deus vai abrindo os nossos olhos e nos conscientizando de que tudo acontece a partir do desejo do nosso coração. Muitas vezes   perseguimos cura e libertação para nossas “cegueiras emocionais e espirituais” sem ter convicção de que realmente queremos nos desvencilhar dos nossos traumas de estimação. Vivemos fazendo testes nos momentos de oração diante do Santíssimo, no entanto, Jesus conhece de perto as nossas incoerências e a qualidade da nossa fé. Por isso, Ele também   pergunta a cada um de nós: “Vós acreditais que eu posso fazer isso,” que você deseja”?  Tudo poderá acontecer de acordo com a nossa fé e da necessidade real das coisas que pedimos ao Pai. – Você tem perseverado nos pedidos que faz a Jesus? - Como está a sua fé em relação às coisas que tem clamado ao Senhor? - Você sabe do que está precisando? Isto que você pede lhe é necessário? - Você precisa abrir os olhos para enxergar alguma coisa que não está vendo?
– Há sinceridade no seu coração?

8 DE DEZEMBRO DE 2018

IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA

SOLENIDADE
Cor  Branco

1ª. Leitura – Gn 3, 9-15.20

Leitura do Livro do Gênesis 3,9-15.20
Depois que Adão comeu do fruto da árvore, 9o Senhor Deus o chamou, dizendo: "Onde estás?"  10E ele respondeu: "Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi".
11Disse-lhe o Senhor Deus: "E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?"  12Adão disse: "A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi".  13Disse o Senhor Deus à mulher: "Por que fizeste isso?" E a mulher respondeu: "A serpente enganou-me e eu comi".  14Então o Senhor Deus disse à serpente: "Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida!  15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar". 20E Adão chamou à sua mulher "Eva", porque ela é a mãe de todos os viventes. Palavra do Senhor.

Reflexão - “As consequências da desobediência de Adão e Eva”
Neste texto da Escritura está contido o centro da Promessa de Deus para a Salvação da humanidade. Adão e Eva representam toda a espécie humana atingida pelo pecado original, em virtude da sua desobediência às ordens de Deus. Levados pelas sugestões do demônio, eles comeram do fruto proibido caindo na armadilha e na astúcia da serpente que lhes garantira ficarem iguais a Deus. O Senhor amaldiçoou a serpente e infligiu duros castigos ao homem e à mulher e as consequências da sua desobediência foram terríveis para a humanidade. Ao mesmo tempo em que os submeteu a duras penas e os expulsou do paraíso, o Senhor decretou também a inimizade entre satanás e a descendência da mulher que pisaria a cabeça da serpente e seria também fustigada e tentada por ela. As palavras de Deus se cumpriram com a vinda de Jesus, descendente de Maria que  venceu a satanás e livrou o homem da morte eterna a que estava destinado. Da mesma forma percebemos, que apesar de Jesus já nos ter salvo da escravidão ao inimigo, este continua nos fustigando e nos tentando para cairmos nas suas armadilhas. Se tivermos consciência disso, porém, não nos deixaremos apanhar, pois a Promessa do Pai já se cumpriu.  Eva é a mãe dos viventes, Maria, é a Mãe de Jesus, portanto, Mãe do Salvador que veio para destruir o demônio, nos salvar e nos adotar como irmãos. Maria é a nova Eva, mãe da nova humanidade, escolhida para ser Mãe do Salvador e nossa Mãe. – Você tem consciência da sua história de salvação?  - Você entende que o pecado de Adão e Eva lhe trouxe consequências? – Você reconhece o seu estado de pecador? – Você acredita na promessa de Deus? – Você acredita no perdão de Deus para você? – Você se considera filho (a) de Maria?


Salmo 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 1a)

R. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! 

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, * porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo * alcançaram-lhe a vitória. R. 

2O Senhor fez conhecer a salvação, * e às nações, sua justiça;
3arecordou o seu amor sempre fiel *
3bpela casa de Israel. R. 

3cOs confins do universo contemplaram *
3da salvação do nosso Deus.
4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, * alegrai-vos e exultai! R.

Reflexão - Desde sempre o Senhor anunciou a Sua Salvação e os confins do universo a contemplaram. Por isso a terra inteira se alegra cantando as maravilhas e os prodígios do Senhor. Todo aquele ou aquela que admira a Salvação que vem de Deus canta um canto de vida nova. A vida nova foi nos concedida por Jesus Cristo.

2ª. Leitura – Ef 1, 3-6.11-12

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 1,3-6.11-12
3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo. Palavra do Senhor.

Reflexão - “O nosso destino é a santidade!”
A carta de São Paulo aos Efésios nos afirma que fomos escolhidos (as) antes da fundação do mundo para sermos irrepreensíveis aos olhos do Pai, no amor. O nosso destino é a santidade! O Pai é Santo e nos fez à Sua imagem e semelhança. Jesus nos adotou para que fôssemos filhos iguais a Ele em dignidade e justiça. Portanto, a nossa santidade consiste em amar e depende do grau da nossa Fé. Apesar de pecadores, todos nós que colocamos a nossa esperança em Cristo Jesus podemos ser santos, pois, alcançaremos a vitória nesta vida, pela vivência do amor de Deus que existe nos nossos corações. Esta é a nossa esperança e a nossa fé! As nossas faltas, os nossos pecados não nos poderão tirar do caminho da santidade. Eles são apenas obstáculos a serem superados por nós quando confiamos na misericórdia de Deus o qual deseja que sejamos santos e santas, cheios de alegria e esperança. – Você tem desejo de santidade? – O que você entende por ser santo no amor? – Como você tem vivenciado os seus relacionamentos: no amor ou na lei? – Você consegue perdoar quando as pessoas o ofendem?

Evangelho – Lc 1, 26-38

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38
Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a
pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho,
a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim'. 34Maria perguntou ao anjo:
'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?'
35O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês
daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “Maria, a cheia de graça”
Conforme prometera, Deus escolheu Maria, a nova Eva, de cuja descendência sairia o Salvador dos homens. Porque conhecia as Escrituras e confiava na promessa do Pai, Maria submeteu-se a ação do Espírito Santo e deu o seu sim para que a humanidade fosse redimida. Por isso, quanto mais meditamos sobre esta passagem do Evangelho, mais percebemos a grande participação de Maria no Projeto Salvífico do Pai. A ela o anjo anunciou a chegada daquele que reinaria eternamente segundo o plano de Deus, na vida da humanidade. Maria, a cheia de graça   disse SIM a Deus e por isso é corredentora e colaboradora do Senhor na Salvação da humanidade. O sim de Maria para nós é um grito que ecoa no nosso coração de homens e mulheres chamados a colaborar com o projeto de salvação que Deus designou para a humanidade. Nós, como Maria, mesmo sem entender muito bem o que poderá nos acontecer acolhemos a vontade de Deus e contribuímos na realização do Seu Projeto. Por isso, as palavras que o anjo dirigiu a Maria naquele tempo nos são dirigidas hoje também quando somos convocados a colaborar na edificação do reino de Deus: “Não tenhas medo,...porque encontraste graça diante de Deus”- Você também, como Maria tem colaborado para que o projeto de Deus se realize? - Você já deu o seu sim como cooperador do plano de Salvação de Deus para a humanidade? – Você tem medo de assumir compromissos no reino de Deus?  - Você confia nas promessas de Deus?


9 DE DEZEMBRO DE 2018

2º DOMINGO DO ADVENTO

Cor Roxo

1ª. Leitura – Bar 5, 1-9

Leitura do Livro do Profeta Baruc 5,1-9
1Despe ó Jerusalém, a veste de luto e de aflição, e reveste, para sempre, os adornos da glória vinda de Deus. 2Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus e põe na cabeça o diadema da glória do Eterno. 3Deus mostrará teu esplendor, ó Jerusalém,
a todos os que estão debaixo do céu. 4Receberás de Deus este nome para sempre: 'Paz-da-justiça e glória-da-piedade'.
5Levanta-te, Jerusalém, põe-te no alto e olha para o Oriente!
Vê teus filhos reunidos pela voz do Santo, desde o poente até o levante, jubilosos por Deus ter-se lembrado deles. 6Saíram de ti, caminhando a pé, levados pelos inimigos. Deus os devolve a ti, conduzidos com honras, como príncipes reais. 7Deus ordenou que se abaixassem todos os altos montes e as colinas eternas, e se enchessem os vales, para aplainar a terra, a fim de que Israel caminhe com segurança, sob a glória de Deus. 8As florestas e todas as árvores odoríferas, darão sombra a Israel, por ordem de Deus. 9Sim, Deus guiará Israel, com alegria, à luz de sua glória, manifestando a misericórdia e a justiça que dele procedem.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “Jesus é o Sol da nossa caminhada!”
Por intermédio do profeta Baruc Deus anuncia a Jerusalém o fim do luto e da aflição que lhe fora imposta pelos inimigos e o esplendor da vida nova que preparou para ela.  Jerusalém representa aqui cada um de nós que, abatidos (as) pelas tribulações da vida, nos vestimos de luto e de aflição e nos tornamos miseráveis. A nós também o Senhor promete a vida nova que é a salvação de Jesus que veio para fazer toda a diferença na nossa existência e mudar o rumo dos acontecimentos da nossa história. “Põe-te no alto e olha para o Oriente!” O sol nasce no oriente e Jesus é o Sol da nossa caminhada. Deus se lembrou do Seu povo e nos mandou Aquele que nos reveste com um manto novo, que despe os nossos trapos, que nos guia à luz da Sua glória. Ele virá uma segunda vez e, definitivamente, nos revestirá de glória. A Palavra do Senhor se cumpre na nossa vida, hoje e sempre. Jesus é misericórdia e justiça de Deus para nós.    – Você já se deixou despir os trapos do pecado e vestir-se com o manto da misericórdia de Deus? – Como você tem esperado a segunda vinda de Jesus? - Você acredita nas promessas de Deus?

Salmo 125,1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3)

R. Maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!

1Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,*
parecíamos sonhar;
2aencheu-se de sorriso nossa boca,*
2bnossos lábios, de canções.R.

2cEntre os gentios se dizia: 'Maravilhas*
2dfez com eles o Senhor!'
3Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,*
exultemos de alegria!R.

4Mudai a nossa sorte, ó Senhor,*
como torrentes no deserto.
5Os que lançam as sementes entre lágrimas,*
ceifarão com alegria.R.

6Chorando de tristeza sairão,*
espalhando suas sementes;
cantando de alegria voltarão,*
carregando os seus feixes!R.

Reflexão - Todos nós que confiamos no Senhor poderemos cantar este salmo com alegria. Por muitas tribulações nós já passamos, porém, as lágrimas que derramamos ontem, hoje se transformaram em sorriso, porque maravilhas fez conosco o Senhor! Esta é uma realidade na vida de todos nós: plantamos na tristeza mas colhemos na alegria!

2ª. Leitura – Fp 1, 4-6.8-11

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 1,4-6.8-11
Irmãos: 4Sempre em todas as minhas orações rezo por vós, com alegria,  5por causa da vossa comunhão conosco na divulgação do Evangelho, desde o primeiro dia até agora.  6Tenho a certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra, há de levá-la à perfeição até ao dia de Cristo Jesus. 8Deus é testemunha de que tenho saudade de todos vós, com a ternura de Cristo Jesus.
9E isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência, 10para discernirdes o que é o melhor. E assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo,
11cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Jesus Cristo é o modelo perfeito para nós”
São Paulo nos afirma que é o Senhor quem começa em nós a boa obra de perfeição. Quando ouvimos falar de perfeição imaginamos que Deus deseja de nós uma vida toda certinha, dentro do que o mundo sugere, sem contratempos e deslizes.  No entanto a perfeição que o Senhor quer de nós é a vivência do Seu amor.  “Que o vosso amor cresça sempre mais”, é a sugestão de São Paulo para que busquemos a perfeição. Buscamos a perfeição quando procuramos imitar a Jesus e caminhamos dentro de tudo que Ele nos sugere na Sua Palavra. Assim, pois, podemos chegar à conclusão de que, quanto mais nos parecermos com Jesus mais estaremos purificados e mais teremos comunhão com o Pai que é perfeito! Por esta razão Jesus Cristo é o modelo perfeito para nós! – Em que consiste o amor: em fazer tudo certo como manda a lei ou amar sempre e em toda a ocasião sem esperar recompensa?

Evangelho – Lc 3, 1-6


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 3,1-6
1No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia, Herodes administrava a Galiléia, seu irmão Filipe, as regiões da Ituréia e Traconítide,
e Lisânias a Abilene; 2quando Anás e Caifás eram sumos  sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto. 3E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, 4como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: 'Esta é a voz daquele que grita no deserto: 'preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. 5Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. 6E todas as pessoas verão a salvação de Deus''.
Palavra da Salvação.
Reflexão – “somos também precursores de Jesus”
O tempo do Advento nos motiva também a preparar o caminho para o Senhor que vem no Natal, do mesmo modo como João Batista foi enviado a aplainar as veredas para a vinda de Jesus. Somos também convocados, para anunciar a todos, a Salvação de Jesus Cristo. Dessa maneira, mesmo que às vezes tenhamos de “gritar no deserto” porque não nos escutam, nós poderemos abrir os caminhos para o Senhor com o nosso testemunho de vida na nossa casa, no trabalho, no mundo e na sociedade. Assim fazendo,  por nosso intermédio todos poderão “ver a salvação de Deus!” Fazemos isto quando damos depoimento de que Jesus nos transformou, por isso, não somos mais aquelas pessoas que tinham medo de tudo, que já aprendemos a perdoar, a partilhar, a consolar o irmão que sofre e muitas outras coisas. Não serão as nossas belas palavras que tocarão os corações, mas a nossa postura coerente com o que Jesus nos ensina no Evangelho. João Batista pregava o que vivia, por isso, arrastou multidões para que fossem batizados e se convertessem. Nós somos o João Batista dos dias atuais. Não podemos nos escusar!      - O que você tem feito para preparar o caminho da Salvação de Jesus para os da sua casa? – Em que consiste a Salvação de Jesus para você?

10 DE DEZEMBRO DE 2018

2ªFEIRA DA SEGUNDA SEMANA

DO ADVENTO

Cor Roxo



1ª. Leitura – Is 35, 1-10

 Leitura do Livro do Profeta Isaías 35,1-10
1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. 3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar'.
5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d'água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco. 8Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro; mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. 9Ali não existem leões, não andam por ela animais de predadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados, poderão percorrê-la, 10os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto. Palavra do Senhor.

Reflexão – “caminhar com passos firmes”
Isaías usa palavras de ânimo e esperança para apregoar a chegada de Deus que vem nos libertar da escravidão anunciando a redenção da humanidade, o caminho novo e a vereda santa que o Senhor abre para que todos nós ultrapassemos. É um caminho seguro, de alegria e de bonança, onde andarão todos os que forem libertados. Esse Caminho é Jesus e nós já podemos percorrê-lo assumindo a nova vida de cristãos que nos foi ofertada por Ele. ”Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados”, nos diz o profeta, portanto, precisamos nos apossar dessas palavras para prosseguirmos na nossa caminhada com passos firmes. O Senhor transformará a terra árida da nossa vida em lago, e a região sedenta do nosso coração em fontes de água. –  
- Você consegue vislumbrar o que Deus tem preparado para a sua vida? – A Palavra de Deus lhe dá ânimo para enfrentar a sua caminhada? – Você tem esperança de que a sua vida mude a partir do que a Palavra de Deus lhe mostrar? – O que poderá mudar dentro do seu coração?

Salmo 84 (85),9ab-10. 11-12. 13-14 (R. Is 35,4d)

R. Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

9aQuero ouvir o que o Senhor irá falar:* é a paz que ele vai anunciar;
9ba paz para o seu povo e seus amigos,* para os que voltam ao Senhor seu coração.
10Está perto a salvação dos que o temem,* e a glória habitará em nossa terra. R. 

11A verdade e o amor se encontrarão,* a justiça e a paz se abraçarão;
12da terra brotará a fidelidade,* e a justiça olhará dos altos céus. R. 

13O Senhor nos dará tudo o que é bom,* e a nossa terra nos dará suas colheitas;
14a justiça andará na sua frente* e a salvação há de seguir os passos seus. R.

Reflexão - Quando assumimos verdadeiramente a salvação que Jesus veio nos trazer nós podemos viver as palavras desse salmo: “a verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão”. A promessa para o futuro torna-se promessa cumprida no presente quando nós escutamos o Senhor que vem nos falar de paz.

Evangelho – Lc 5, 17-26

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,17-26
17Um dia Jesus estava ensinando. É sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: Homem, teus pecados estão perdoados. 21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus? 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: 'Por que murmurais em vossos corações?
23O que é mais fácil dizer: 'teus pecados estão perdoados',
ou dizer: 'levanta-te e anda'? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados - disse ao paralítico - eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa'.
25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: 'Hoje vimos coisas maravilhosas!' Palavra da Salvação.


Reflexão – “Deus está querendo resgatar as famílias”
Neste Evangelho, chama-nos a atenção o fato de que não foram os parentes que levaram o paralítico a Jesus, mas os seus amigos. No entanto, ao curá-lo, Jesus lhe enviou, primeiramente, à sua casa.  Levanta-te, pega o leito e vai para casa!”  Nestes tempos nós também percebemos que Deus está querendo resgatar as famílias e é na nossa casa, junto à nossa família, onde primeiro precisamos espalhar o amor que recebemos de Deus.  Hoje nós podemos ser os amigos que levam o paralítico para que Jesus o cure, como também o próprio paralítico que está preso e necessitado de libertação. O maior objetivo de Deus é curar a nós e aos nossos amigos, afim de que que tenhamos uma nova vida no seio das nossas famílias. O pecado paralisa o homem, por isso, os que estão paralíticos precisam conhecer Jesus para que sejam libertados   Somos, a todo o momento, curados por Jesus, para amar. Ele nos tira da paralisia que nos impede de expressar carinho e atenção para com aquelas pessoas que nos são mais preciosas e nos convida a pôr em prática um projeto novo de reconciliação e entendimento junto à nossa família. Pegar o leito significa assumir a vida, os encargos, o jeito de ser e enfrentar a família e o mundo com “outros olhos”. –  Você tem levado algum amigo para ser curado por Jesus ou é o paralítico que precisa ser curado? – Você reconhece a sua paralisia? – Você consegue pedir ajuda a alguém? – Como está a sua família? Como você tem colaborado para que Deus esteja presente na sua casa?

11 DE DEZEMBRO DE 2018

3ª. FEIRA DA SEGUNDA SEMANA

DO ADVENTO
Cor roxo
1ª. Leitura – Is 40, 1-11

Leitura do Livro do Profeta Isaías 40,1-11
1Consolai o meu povo, consolai-o! - diz o vosso Deus. 2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou
e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados. 3Grita uma voz:
'Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão
a estrada de nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales,
rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto
e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou'. 6Dizia uma voz: 'Grita!' E respondi: 'O que devo gritar?' A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; 7seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles.
Sim, o povo é feno. 8Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. 9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: 'Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista,
eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Isto é salvação!”
Cumprindo as ordens de Deus o profeta Isaías fala aos nossos corações e grita nos nossos ouvidos, que todos nós somos passageiros tal qual a flor do campo e a erva, mas as promessas do Senhor são eternas e não passarão, pois, a Sua Palavra permanecerá para sempre. E a Palavra do Senhor nos garante que a nossa servidão acabou, pois, o nosso Deus já veio com poder e conquistou para nós a vitória. Dessa forma Isaías continua a nos anunciar a Boa Nova nos acenando com a perspectiva de dias melhores.   O reconhecimento da nossa limitação e da nossa fraqueza fará com que o pastor nos leve pelo braço e nos conduza para um novo estado de espírito. Isto é salvação! Hoje, portanto, é tempo de reconhecer o nosso pecado, tempo de não olhar para trás, tempo de elevar também a nossa voz e anunciar, mais uma vez que o Senhor nosso Deus vem com poder para nos libertar. Somos convocados a dar a boa notícia a todos os povos gritando ao mundo que o tempo da salvação se aproxima e o tempo da penúria já passou. Nós todos somos uma conquista do Senhor e não podemos perder a graça deste novo tempo.  Se o mundo todo reconhecesse o tempo da graça em que vivemos, com certeza, todas as coisas estariam em conformidade com a vontade do Senhor e a Sua glória manifestar-se-ia no meio de nós, na nossa casa, na nossa família. Portanto, se fizermos a nossa parte, com certeza os que estão mais perto de nós poderão perceber a glória de Deus nos nossos gestos e expressões de alegria e terem um coração convertido. – Você acredita que Deus está investindo para mudar a sua vida? – Você tem demonstrado esta vida nova por onde anda? – Qual é a sua perspectiva para o Natal do Senhor? – Você já expressa diante das pessoas expectativa e alegria pelo dia do Senhor que se aproxima?  - Como você fala sobre o Natal para as pessoas?

Salmo 95 (96), 1-2. 3.10ac. 11-12. 13 (R.Is 40,9-10)

R. Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!
2Cantai e bendizei seu santo nome!* Dia após dia anunciai sua salvação. R. 

3manifestai a sua glória entre as nações, * e entre os povos do universo seus prodígios!
10aPublicai entre as nações: 'Reina o Senhor!' *
10ce os povos ele julga com justiça. R. 

11O céu se rejubile e exulte a terra, * aplauda o mar com o que vive em suas águas;
12os campos com seus frutos rejubilem * e exultem as florestas e as matas R. 

13na presença do Senhor, pois ele vem, * porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, * e os povos julgará com lealdade. R.

Reflexão - Manifestamos a glória de Deus entre as nações quando testemunhamos os seus prodígios na nossa vida. Para isto, nós precisamos tê-lo como o único Rei e juiz. Se andarmos e agirmos em consonância com os ensinamentos do Senhor, mesmo que o mundo nos julgue poderemos ter a certeza, de que sendo fiéis ao único Juiz do Universo seremos julgados com lealdade. Devemos, portanto, nos rejubilar juntamente com a terra, o mar, os campos, as florestas e as matas, pois somos um engenho de Deus e Ele vem para nos julgar como nosso Pai e Criador.

Evangelho – Mt 8, 12-14

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,12-14
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12Que vos parece?
Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam.
14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos. Palavra da Salvação.

Reflexão - “em algum momento, somos ovelhas desgarradas”
Tomando a figura da ovelha perdida como exemplo Jesus quer nos provar que o Pai não desiste de nós nem deseja que nenhum de nós se perca, pelo contrário, está sempre nos buscando e não descansa quando nos afastamos Dele, até que nos encontre. Desta forma ousamos até dizer que o reconhecimento do nosso pecado, da nossa fraqueza e das nossas transgressões é o meio que nos arrasta para Deus. Pode até ser incoerente, mas a nossa culpa, de certa forma, é necessária para que possamos usufruir da misericórdia do Senhor. Neste Evangelho, então, o próprio Jesus nos garante, que o Pai fica mais feliz ao nos resgatar quando estamos perdidos do que mesmo quando estamos sempre perto Dele. Na verdade, por causa do nosso pecado todos nós, em algum momento, somos ovelhas desgarradas, necessitadas de salvação e de abrigo. Portanto, por mais absurdo que possa parecer, apesar do nosso pecado, todos nós deveríamos sentirmo-nos felizes, pois, assim, temos a oportunidade para que Deus nos manifeste a Sua grande misericórdia. Somos essas ovelhas fugidas querendo voltar e o Senhor está sempre de braços abertos para nos acolher. O Pai não quer que nenhum de nós se perca, portanto, deixemo-nos encontrar pelo Pastor, que é Jesus. Não nos deixemos tomar por sentimento de culpa nem tampouco de comiseração ou nos fazer de vítimas diante dos atos que possam ter nos afastado de Deus, pois Ele nos olha com amor e misericórdia. Aproveitemos este tempo, para recomeçar uma vida nova, de endireitar o que está torto, enquanto estamos aqui na terra. - Você se sente como a ovelha fugida? Você quer voltar? – Jesus está esperando você:  Experimente fazer a experiência da volta para Deus! Ele ficará feliz!


12 DE DEZEMBRO DE 2018

4ª. FEIRA – NOSSA SENHORA DE

GUADALUPE – FESTA
Cor Branco
1ª. Leitura – Gal 4, 4-7

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 4,4-7
Irmãos: 4Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá - ó Pai! 7Assim já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro:
tudo isso, por graça de Deus. Palavra do Senhor.

Reflexão - Jesus já veio, por isso não somos mais escravos!
Jesus veio para nos fazer herdeiros (as) do Espírito Santo que nos faz chamar Deus de Pai, Abá. Com efeito, todos nós conhecemos se somos filhos e filhas quando o nosso coração, inspirado pelo Espírito Santo, também grita, Abá, que significa paizinho. Nesta leitura São Paulo nos mostra que Jesus veio ao mundo sujeito a toda a dificuldade a que um homem comum está subordinado. Tornou-se igual a nós, porém sem o pecado que nos manchou, a fim de que homens e mulheres tivessem acesso à filiação divina. E isto aconteceu no tempo previsto por Deus Pai, conforme Ele já o havia prometido.   O Pai dá tudo de que nós, os seus filhos, precisam e a nossa maior necessidade é, justamente, a de sermos plenos do Espírito Santo para que tenhamos uma vida nova libertos da condição de reféns do mundo. O tempo já completou! É hoje, não precisamos esperar por outro libertador, Jesus já veio, por isso não somos mais escravos! Nele, somos também filhos e filhas de Maria e legatários (as) das graças de Deus Pai. – Você entende que este tempo de graças já chegou? – Você se considera filho (a) de Deus, irmão (ã) de Jesus, portanto filho (a) de Maria? -  Você tem consciência de que é herdeiro de Deus? – O que você espera receber como herança? 

Salmo  95(96),1-2a.2b-3.10 (R. 3a)

R. Manifestai a sua glória entre as nações

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! *
2aCantai e bendizei seu santo nome!R.
2bDia após dia anunciai sua salvação,
3manifestai a sua glória entre as nações, *
e entre os povos do universo seus prodígios!R.

10Publicai entre as nações: "Reina o Senhor!
Ele firmou o universo inabalável, *
e os povos ele julga com justiça.R.

Reflexão - Desde já podemos cantar ao Senhor esse canto novo e anunciar a sua salvação ao mundo inteiro. O Senhor já reina nos nossos corações e é isto que nos leva a cantar as Suas maravilhas e prodígios entre os povos do universo. Quando temos realmente essa experiência com Deus somos capazes de cantar o novo da nossa vida.



Evangelho – Lc 1, 39-47

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,39-47
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa,
dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu". 46Então Maria disse:" A minha alma engrandece o Senhor, 47e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador". Palavra da Salvação.

Reflexão - “o júbilo do Espírito”
Cheia do Espírito Santo, plena da força e do poder de Deus Maria foi ao encontro de sua prima Izabel aquela de quem o anjo também lhe havia falado. Ao encontra-la Maria fez fluir o júbilo do Espírito Santo e Isabel, a mãe de João Batista, cheia de contentamento abriu os lábios para saudar a Mãe de Jesus. Hoje, portanto, podemos tirar deste Evangelho como mensagem, a alegria no Espírito. O Espírito Santo é Aquele que nos leva a louvar a Deus e a manifestar gratidão pelos Seus grandes feitos na nossa vida. Maria foi chamada a Bem-aventurada, feliz, porque o Espírito Santo a plenificou com a Sua graça.  Quando estamos cheios do Espírito Santo nós também ficamos como Maria, plenos da graça de Deus e somos bem-aventurados. Assim como foi a portadora do Espírito Santo para sua prima Isabel e o seu filho João Batista, Maria hoje, também nos visita e traz para nós o Seu Menino Jesus, cheio do Espírito Santo que nos ensina a abrir os lábios para cantar, louvar e bendizer a Deus com alegria.     – Reze com Maria, hoje: “Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador, porque olhou para a sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo

13 DE DEZEMBRO DE 2018
QUINTA-FEIRA DA SEGUNDA SEMANA
DO ADVENTO
Cor roxo
1ª. Leitura – Is 41, 13-20

Leitura do Livro do Profeta Isaías 41,13-20
13Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: 'Não temas; eu te ajudarei. 14Não tenhas medo, Jacó, pobre verme,
não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei', diz o Senhor
e Salvador, o Santo de Israel. 15Eis que te transformei num carro novo de triturar, guarnecido de dentes de serra. Hás de triturar e despedaçar os montes, e reduzirás as colinas a poeira. 16Ao expô-los ao vento, o vento os levará e o temporal os dispersará;
exultarás no Senhor e te alegrarás no Santo de Israel. 17Pobres e necessitados procuram água, mas não há, estão com a língua seca de sede. Eu, o Senhor, os atenderei, eu, Deus de Israel, não os abandonarei. 18Farei nascer rios nas colinas escalvadas e fontes no meio dos vales; transformarei o deserto em lagos e a terra seca em nascentes d'água. 19Plantarei no deserto o cedro, a acácia e a murta e a oliveira; crescerão no ermo o pinheiro, o olmo e o cipreste juntamente, 20para que os homens vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez essas coisas
e o Santo de Israel tudo criou. Palavra do Senhor.

Reflexão – “um tempo novo, de transformação”
Nesta leitura, Isaias nos anima e revela para nós as promessas de uma vida nova, repleta de graça e de felicidade. Promessas que todos nós podemos hoje nos apossar, pois, somos também como “Jacó, pobre verme”, temerosos e incapazes. Nós também não temos saída para as nossas limitações e necessitamos de Deus. A linguagem simbólica do verme e do carro novo de triturar é usada para identificar a nossa pequenez e limitação e mostrar o que a força de Deus pode realizar por meio de nós. Triturar e despedaçar os montes significa ultrapassar todas as barreiras que se apresentam diante de nós impedindo-nos de caminhar para a salvação e de ser feliz. Somos seres pobres e necessitados, à procura de água no deserto, mas com a ajuda de Deus teremos em nós rios que irrigam a terra seca do nosso coração. Pela boca do profeta o Senhor nos diz palavras de esperança e nos garante a vivência de um tempo novo, de transformação e de poder.  “Não tenha medo”!  ”Eu te tomo pela mão”! “Eu te ajudarei”! Este é o consolo do Senhor para nós! É tempo de nos apossarmos das promessas de Deus e experimentar todas as ações que Ele quiser manifestar na nossa vida. Entreguemos, pois, a terra do nosso coração que foi ferida pelos vaivéns da nossa história, fendida pelos sofrimentos existenciais e sulcada pelos ventos contrários. O Senhor fará nascer em nós rios de água viva e fará germinar na terra boa a semente do Seu Amor Eterno.  – Como está o seu coração? - Ele é terra seca ou já foi irrigado com o rio do amor de Deus? – Você já percebeu que a solução dos seus problemas está nas mãos de Deus? – Faça a experiência de entregar-se a Ele e sinta a paz dos pequeninos!

Salmo  144 (145), 1.9. 10-11. 12-13ab (R. 8)

R. Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão.

1Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei,* e bendizer o vosso nome pelos séculos.
9O Senhor é muito bom para com todos,* sua ternura abraça toda criatura. R.

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,* e os vossos santos com louvores vos bendigam!
11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino* e saibam proclamar vosso poder! R.

12Para espalhar vossos prodígios entre os homens* e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
13aO vosso reino é um reino para sempre,*
13bvosso poder, de geração em geração. R.

Reflexão – Existe alguém que compreende a nossa fraqueza! O Seu poder é misericórdia e somente Ele pode nos perdoar quando pecamos. Por isso, precisamos ter um coração contrito e agradecido. A nossa gratidão consiste em exaltar e bendizer o Nome do Senhor que é poderoso na nossa vida e cujas obras O glorificam.


                                                
Evangelho – Mt 11, 11-15

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,11-15
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça. Palavra da Salvação.

Reflexão – “precisamos ser os novos João Batistas”
João Batista foi o maior entre todos os homens que já nasceram, no entanto, Jesus nos revela que maior ainda do que ele é todo aquele (a) que possui o reino dos céus.  Apesar de sofrer a violência da mentalidade do mundo que lhe é contraditória, o reino dos céus é conquistado justamente por aqueles (as) que são violentos (as), isto é, se opõem ao modo de pensar e julgar pregado por ele. O mundo em que vivemos nos ensina a pensar e agir completamente diferente do que prega o Evangelho de Jesus. Todos nós podemos, então, fazer uma avaliação para saber se já conquistamos de verdade o reino dos céus, examinando os nossos pensamentos e ações para perceber se estamos ou não em conformidade com os valores evangélicos. Com efeito, se estivermos seguindo a cartilha do mundo e pondo em prática o que ele nos orienta, podemos nos considerar covardes e pusilânimes, porque ainda não assumimos o reino dos céus. Precisamos ser os novos João Batista, ter como ele um espírito desbravador. Ele foi o último profeta do Novo Testamento e veio com o mesmo espírito precursor de Elias abrir para o povo um caminho de conversão e preparar este povo para ser batizado e aceitar a Salvação de Jesus. Somos os profetas deste novo tempo e, como eles, somos, a cada momento convocados bradar ao mundo que a Salvação vem do Senhor.  – Você tem medo de enfrentar o contraditório? – Você defende os valores evangélicos? – Como é a sua reação diante de pessoas que negam a Palavra de Deus? – Você é Maria vai com as outras ou assume o seu papel de propagador do Evangelho? – Você já conquistou o reino de dos céus?

14 DE DEZEMBRO DE 2018

SEXTA-FEIRA DA SEGUNDA SEMANA

DO ADVENTO 

S. João da Cruz PresbDr, memória

Cor: Branco
1ª. Leitura ´Is 48, 17-19

Leitura do Livro do Profeta Isaías 48,17-19
17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos!
Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; 19tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença.
Palavra do Senhor.


Reflexão – “a graça de Deus é para todas as gerações”
Por meio da Sua Palavra o Senhor nos ensina coisas úteis, para nos alertar e advertir a não “deixar passar” as oportunidades que temos de aproveitar o momento da sua graça. Por isso, Ele está sempre pronto a nos instruir e nos conduzir no caminho do bem.  O profeta Isaías, então, falando em nome do Senhor lança o seu desabafo para a humanidade que, muitas vezes não aceita a Sua ajuda e a Sua proteção!  Mas como Ele é um Pai misericordioso e cheio de compaixão nos dá sempre outra chance. O Seu objetivo é que tenhamos paz como um rio que corre livre, e deseja que a nossa vida seja justa e plena de felicidade.  Apesar dos nossos erros e do que deixamos de cumprir Ele nos dá esperança de uma vida nova, firmada na vivência dos mandamentos. Quando não seguimos a sua orientação nos damos mal e “frustramos” os Seus projetos para a nossa felicidade. Por isso, Ele nos promete uma descendência numerosa como a areia do mar, que é a abundância de graças derramadas sobre nós e transmitidas por meio de nós para a nossa família, em todas as gerações. Precisamos, pois, neste tempo do Advento, estar com os ouvidos e os olhos atentos a tudo o quanto o Senhor quiser realizar para que tenhamos uma vida nova e promissora. - Você tem conseguido viver em conformidade com os ensinamentos de Deus para a sua felicidade? – Você consegue transmitir para a sua família o que aprende com a Palavra de Deus? - Você tem percebido as oportunidades que Deus tem lhe dado? – Você já conseguiu perceber as graças que recebeu neste ano que se finda? – Você aproveitou a oportunidade para ser feliz ou deixou passar em branco? Aproveite agora!

Salmo  1, 1-2. 3. 4.6 (R. CF.Jo 8,12)

R. Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.

1Feliz é todo aquele que não anda*
conforme os conselhos dos perversos;
que não entra no caminho dos malvados,*
nem junto aos zombadores vai sentar-se;
2mas encontra seu prazer na lei de Deus*
a medita, dia e noite, sem cessar.R.

3Eis que ele é semelhante a uma árvore,*
que à beira da torrente está plantada;
ela sempre dá seus frutos a seu tempo,
e jamais as suas folhas vão murchar.*
Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.R.

4Mas bem outra é a sorte dos perversos.
Ao contrário, são iguais à palha seca*
espalhada e dispersada pelo vento.
6Pois Deus vigia o caminho dos eleitos,*
mas a estrada dos malvados leva à morte.R.

Reflexão - Assim como a árvore plantada à beira do rio dá frutos e mantém suas folhas sempre verdes, assim também será com o homem e a mulher que encontram prazer na lei de Deus e não seguem a lei do mundo. Serão felizes e prosperarão, porque o Senhor mesmo é quem vigia os seus caminhos e prepara a estrada da suas vidas. Deus vigia o caminho dos eleitos e não os deixará cair no vale da sombra da morte.

Evangelho – Mt 11, 16-19

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,16-19
Naquele tempo, disse Jesus às multidões: l6Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças,
que gritam para os colegas, dizendo: 17'Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!'
18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: 'Ele está com um demônio'. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: 'É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores'. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “a sabedoria de Deus é reconhecida pelas nossas obras”
A sabedoria de Deus se revela e se espalha na terra por meio das obras dos homens. Na medida em que a sabedoria de Deus faz morada no nosso coração nós podemos dar ao mundo um testemunho coerente com o pensamento que vem do céu, isto é, do coração de Deus. A fé e a confiança de que Jesus é nosso Senhor e Salvador nos faz acolher a Sua Palavra em qualquer circunstância ou situação em que nos encontremos. Por isso, neste Evangelho Jesus compara a geração dos homens e das mulheres descrentes, com crianças que não distinguem as coisas e se lamentam diante dos acontecimentos da vida. Muitas vezes também, somos como estas crianças, pois, não sabemos o que queremos e lamentamos por tudo o que acontece na nossa vida.  Não queremos passar por provações, por testes, por sofrimentos e nem tampouco aproveitamos o tempo da bonança, o tempo da graça de Deus para glorifica-Lo. Somos eternos insatisfeitos, pois confundimos o nosso querer humano com o que Deus quer para nós e deixamos de lado o que o Espírito Santo nos revela. Deus tem Sua maneira de agir que é contrária à que o mundo usa, por esta razão, a humanidade está sempre a rejeitar os Seus ensinamentos. Somos também como “meninos amuados”, que não aderimos ao projeto de salvação do Pai por meio do Seu Filho Jesus Cristo. Jesus veio ao mundo e nos ensinou que vale muito mais o que somos do que aquilo que fazemos. Por essa razão não conseguimos alcançar os sinais de Deus e a obra que Ele quer realizar nas nossas vidas. Não acreditamos, não confiamos e por qualquer razão nos distanciamos do Seu amor nos confundimos nas nossas indagações: por que isso, por que aquilo? Procuramos sempre um culpado para os nossos fracassos e justificamos a nossa falta de fé no amor e na misericórdia de Deus olhando mais para o que fazem ou deixam de fazer as pessoas que se dedicam a servir ao Senhor. Quem tem a sabedoria de Deus é reconhecido (a) pelas obras que realiza e não se engana. O Senhor quer nos ensinar a viver a Sua graça e a participar do Seu reino para não ficarmos de fora, somente reclamando e murmurando. – Você é uma pessoa que reclama muito da vida e dos outros? – Você olha mais para as virtudes ou para os defeitos das pessoas? – Você tem conseguido distinguir os sinais de Deus nos acontecimentos da sua vida? -  Você também gosta de acusar as pessoas quando as coisas não dão certo? –  Faça hoje uma reflexão sobre a sua postura diante das pessoas que não lhe agradam?

15 DE DEZEMBRO DE 2018

SÁBADO DA SEGUNDA SEMANA

DO ADVENTO


Cor Roxo
1ª. Leitura – Eclo 48, 1-4.9-11

Leitura do Livro do Eclesiástico 48,1-4.9-11
Naqueles dias: 1O profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2Fez vir a fome sobre eles
e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes.  4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti? 9Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo,
num carro de cavalos também de fogo, 10tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para reconduzir o coração do pai ao filho,
e restabelecer as tribos de Jacó. 11Felizes os que te viram,
e os que adormeceram na tua amizade! Palavra do Senhor.


Reflexão – “obras de conversão e de reconciliação! 
Por meio dos profetas Deus foi realizando, de geração em geração, obras de conversão e de reconciliação no meio do povo que Ele escolheu. Esta leitura nos recorda que o profeta Elias manifestou o poder de Deus através de grandes e admiráveis prodígios servindo ao Senhor sendo obediente às Suas recomendações. O Livro do Eclesiástico, então, nos atesta que Elias foi designado para reconduzir o coração do pai ao filho e restabelecer as tribos de Jacó. Foi, portanto, convocado a promover a reconciliação da humanidade. Elias foi arrebatado aos céus no seu próprio corpo, conforme nos conta a Escritura e voltará um dia.  A Palavra de Deus proclamada pelas pessoas de Deus como Elias, ainda hoje      incendeia os corações dos homens. Isso também o Senhor quer fazer conosco: arrebatar-nos ao céu, mesmo que ainda estejamos aqui na terra, a fim de experimentar o poder do Seu amor. Felizes seremos se escutarmos e obedecermos à recomendação do Senhor e procurarmos restabelecer a nossa vida e a dos nossos irmãos seguindo a Lei do amor. Deus espera de nós atitudes de fé como aconteceu com Elias. Que sejamos também capazes pela Palavra de Deus e pela ação do Espírito Santo, fecharmos o céu e fazer cair fogo na terra a fim de que os corações se abrasem os corações daqueles que nos escutarem. – Você ouve com atenção as palavras dos profetas de hoje, ou ainda está à espera de alguém?   – Você sente firmeza e convicção quando fala em Nome de Jesus?  - Você crer no poder de Deus? – Como você tem testemunhado a manifestação do Espírito Santo?

Salmo 79 (80), 2ac.3b. 15-16. 18-19 (R.4)

R. Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

2aÓ Pastor de Israel, prestai ouvidos.*
2cVós que sobre os querubins vos assentais.
3bDespertai vosso poder, ó nosso Deus*
e vinde logo nos trazer a salvação!R.

15Voltai-vos para nós, Deus do universo!+
Olhai dos altos céus e observai.*
Visitai a vossa vinha e protegei-a!
16Foi a vossa mão direita que a plantou;*
protegei-a, e ao rebento que firmastes!R.

18Pousai a mão por sobre o vosso Protegido,*
o filho do homem que escolhestes para vós!
19E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!*
Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! R.

Reflexão - O salmista retrata o forte apelo do homem que sofre, para que venha logo Aquele que poderá salvá-lo. A nossa alma e o nosso coração anseiam por Deus porque somos plantas do Seu jardim e precisamos ser cuidados por quem nos semeou. O poder de Deus nos dá alento e proteção e só vivendo no Seu amor nós poderemos sentirmo-nos seguros.


Evangelho – Mt 17, 10-13

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17,10-13
Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus:
'Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?'
11Jesus respondeu: 'Elias vem e colocará tudo em ordem.
12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram.
Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles.' 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “nossa história de salvação”
Elias e João Batista, ambos, profetas, vieram ao mundo com a missão específica de colocar em ordem os corações para que acolhessem a Salvação que Deus preparou para toda a humanidade. Mesmo assim, o mundo não os acolheu! João Batista, o precursor, que veio ao mundo anunciar a vinda do Salvador, e conduzir o coração dos homens a Jesus, não foi aceito, nem reconhecido, mas decapitado e morto.  Ele foi rejeitado e maltratado da mesma forma como também Jesus o foi. Pelas Escrituras nós temos conhecimento de que “Elias ainda virá ao mundo para colocar tudo em ordem”, e no tempo previsto isto se cumprirá.  No entanto, assim como eles, cada um de nós hoje é enviado por Deus para exercer uma missão com o mesmo espírito de disposição, de fidelidade e zelo. O Senhor também nos exercita para o desempenho da nossa função e nos dá o Seu Espírito Santo, embora muitas vezes não sejamos reconhecidos (as), nem aceitos (as). Tudo isto faz parte da nossa história de salvação. Todos nós devemos ter consciência de que tudo isso também aconteceu com os profetas e com Jesus Por isso, não precisamos nos angustiar nem desanimar, mas continuar anunciando a Palavra e a Salvação de Jesus com a nossa vida e o nosso testemunho. – Você também já descobriu qual é a sua missão no reino de Deus? – Você traz em si a força e o poder do Espírito Santo assim como João Batista e Elias? – Você se sente capaz de realizar a obra que o Senhor lhe destinou? -  Você já refletiu que a sua capacidade é dada pelo Espírito Santo? – Pois então se aposse do poder de Deus e terá sucesso nas suas conquistas!


16 DE DEZEMBRO DE 2018

3º DOMINGO DO ADVENTO
 Cor Roxo
1ª. Leitura – Sof 3, 14-18a

Leitura da Profecia de Sofonias 3,14-18a
14Canta de alegria, cidade de Sião;  rejubila, povo de Israel!
Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém!
15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos;
o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: 'Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores,
18acomo nos dias de festa'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Deus já está no meio de nós!”
Jesus está chegando para nos libertar das trevas que por ventura, ainda tentam permanecer dentro de nós!  O espírito que deve nos animar nos tempos atuais, é o espírito de quem se prepara para uma grande festa. O profeta nos anima a perceber a presença de Deus que caminha conosco e nos convoca a cantarmos de alegria e a exultarmos de todo o coração como uma cidade em dia de festança. Por isso, hoje também todos nós cantamos de alegria como nos dias de festa e nos rejubilamos em vista do Natal que se aproxima e nos recorda que o Rei das Nações virá mais uma vez nos oferecer uma vida toda nova. Por isso, é tempo de espera, tempo de esperança! Esperar o Natal mais uma vez é tomar consciência de que a libertação do nosso coração está próxima e, mais uma vez, querer recomeçar. A primeira recomendação que Sofonias nos faz é a de que nos alegremos e exultemos; depois o profeta nos encoraja a não temermos o mal e a não nos deixarmos levar pelo desânimo. Em virtude da nossa humanidade vulnerável à ação do inimigo nós temos a tendência de desanimar e arrefecer o entusiasmo diante dos contratempos. No entanto, se realmente, tomarmos conta de que Deus já está no meio de nós e que é um valente guerreiro a nosso favor e um herói que veio nos salvar, nunca precisaremos ter medo de nada. – Você está com o espírito alegre no tempo atual? – Como está o seu coração? – O que lhe tem motivado a louvar o Senhor e a cantar de alegria? - Você tem percebido a presença de Deus na sua vida, apesar das suas dificuldades? – Alegre-se, portanto, e espere dias felizes vivendo o momento de agora com esperança!

Salmo - Is 12,2-3.4bcd.5-6 (R.6)

R. Exultai cantando alegres, habitantes de Sião porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

2Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo;* o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
3Com alegria bebereis no manancial da salvação. R. 

4e direis naquele dia: 'Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,* entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. R. 

5Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,* publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
6Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,* porque é grande
em vosso meio o Deus Santo de Israel!' R.

Reflexão - O que mais nos motiva a louvar a Deus e invocar o seu santo nome é o saber que Ele está presente na nossa vida, que está muito perto de nós e é quem nos dá forças para caminharmos com esperança. Fará toda a diferença na nossa vida o fato de tomarmos consciência dessa verdade: “é grande em nosso meio o nosso Deus santo!” Isso nos oferece motivação para o louvor e para a alegria, por isso, nunca poderemos ficar tristes nem abatidos (as).

2ª. Leitura – Fp 4, 4-7

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 4,4-7
Irmãos:  4Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos.
5Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! 6Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças.  7E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus. Palavra do Senhor.


Reflexão – “A alegria do Senhor é nossa força
O Senhor está muito próximo de nós e nos sustenta e esta é a razão maior para que vivamos cheios de alegria e de júbilo.  A proximidade do Natal, portanto, é para nós motivo de alegria, porque nos recorda que Jesus já veio e que o Seu reino já está no meio de nós. “Não vos inquieteis com coisa alguma”, nos diz São Paulo, “mas apresentai as vossas necessidades a Deus”. Nas nossas orações acompanhadas de ação de graças, todos nós temos a oportunidade de apresentar a Jesus as nossas necessidades assim como também pedir a Ele a graça de sermos homens e mulheres cheios de bondade. “Alegrai-vos sempre no Senhor”, nos recomenda São Paulo. A palavra sempre nos indica que é em todos os momentos da nossa vida e não somente nas ocasiões de festa e de brincadeira. A alegria no Senhor é algo que sentimos no coração, independentemente de quando estamos na bonança ou no sofrimento.  A alegria que experimentamos quando sofremos na certeza de que o Senhor está perto é muito maior do que a alegria experimentada por nós nos momentos de entusiasmo passageiro. Na hora da dificuldade do deserto o Senhor nos oferece a água da paz que nos lava e nos refrigera de toda a secura. A alegria do Senhor gera a bondade e a paz que precisamos para espalhar o Seu amor no mundo. – Você já experimentou da alegria do Senhor na hora do sofrimento? – Recorde como foi a sua experiência e você sentirá fluir novamente em si a mesma alegria. – Faça a experiência de sempre apresentar ao Senhor as suas necessidades, uma por uma e a colocar continuamente o seu pensamento em Jesus Cristo e você perceberá que os seus problemas terão solução.

Evangelho – Lc 3, 10-18

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 3,10-18
Naquele tempo: 10As multidões perguntavam a João: 'Que devemos fazer?' 11João respondia: 'Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!'
12Foram também para o batismo cobradores de impostos, e perguntaram a João: 'Mestre, que devemos fazer?' 13João respondeu: 'Não cobreis mais do que foi estabelecido.' 14Havia também soldados que perguntavam: 'E nós, que devemos fazer?'
João respondia: 'Não tomeis à força dinheiro de ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!'
15O povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: 'Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas
sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 17Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro;
mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga.' 18E ainda de muitos outros modos, João anunciava ao povo a Boa-Nova.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “atos concretos de conversão”
Na sua pregação João Batista chamava o povo à conversão dos seus corações a fim de que pudessem assumir a Salvação de Jesus. Por isso eles lhes propunha: “Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem e quem tiver comida faça o mesmo!” “Não cobreis mais do que foi estabelecido!” “Não tomeis a força dinheiro de ninguém nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!” João Batista lhes acenava com uma transformação de vida   interior e consequentemente uma mudança de atitudes, para que tivessem um encontro com o Salvador. Curiosas em saber o que lhes aconteceria quando Jesus chegasse e o que elas deveriam fazer, as pessoas arguiam João Batista. Ele então, lhes falava do poder do Batismo no Espírito Santo o qual Jesus viria ministrar. Hoje, todos nós que recebemos o Batismo da água, do fogo e do Espírito, temos em nós a capacidade de transformar o mundo com as ações propostas por João Batista. Somos chamados também a nos preparar para esperar o Natal do Senhor dando ao mundo um testemunho de verdadeira conversão, por isso, as atitudes que aprontam o nosso coração para acolher o menino Jesus no Natal identificam em nós o processo de conversão. Repartir o pão e a veste, não julgar, não cobrar, não viver com ambição, mas viver satisfeito com o que Deus nos concede, são atos concretos de conversão. Do contrário, o não repartir com os outros o que temos, o cobrar do outro mais do que precisamos e o tomar à força o dinheiro que não nos convém, é um sinal de que estamos longe de alcançar o que o Senhor quer para nós. Jesus já veio como menino para nos ensinar a humildade, e virá outra vez como Rei para recolher o trigo do nosso celeiro. Portanto, abracemos a Salvação de Jesus e pratiquemos ações de conversão. – O que você diz das três advertências de João Batista: “Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem e quem tiver comida faça o mesmo!” “Não cobreis mais do que foi estabelecido!” “Não tomeis a força dinheiro de ninguém nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário”? – Você tem praticado o que ele recomenda? – Quais outras atitudes que comprovam o seu processo de conversão?

17 DE DEZEMBRO DE 2018

2ª. FEIRA - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

ADVENTO
Cor Roxo
1ª. Leitura – Gn 49, 2.8-10

Leitura do Livro do Gênesis 49,2.8-10
Naqueles dias, Jacó chamou seus filhos e disse: 2Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai. 9Judá, filhote de leão:
subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? 10O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Leão da tribo de Judá
Neste tempo do Advento toda a liturgia nos fala da vinda do nosso Salvador Jesus Cristo e hoje, precisamente, as leituras nos comunicam a Sua origem. Jesus Cristo é da tribo de Judá, filho de Jacó, que é chamado com o nome de Israel. Assim, o autor sagrado preconiza a realeza e o senhorio de Jesus que virá com poder para governar os povos.  Jacó abençoa os seus filhos e presta uma homenagem especial a Judá, porque é dele que sairá aquele que salvará as nações.  É tempo de esperança e de certeza de que o mesmo Jesus que, concebido no seio de Maria, nasceu, morreu, ressuscitou e subiu aos céus, voltará em breve e todos os povos O obedecerão. Ele é o Leão da tribo de Judá e já é vitorioso, pois venceu a luta contra o pecado e aboliu a sentença de morte que pesava sobre nós. Assim, também, vitoriosos nós já o somos, com Ele. - Você já se considera vitorioso (a)? Em que se baseia este sentimento de vitória na sua vida?   Você tem confiado no Leão da Tribo de Judá? – Com quem você tem lutado? – O que você tem buscado na sua vida?


Salmo  71 (72), 1-2. 3-4ab. 7-8. 17 (R. Cf. 7)

R. Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, *
vossa justiça ao descendente da realeza!
2Com justiça ele governe o vosso povo, *
com equidade ele julgue os vossos pobres.R.

3Das montanhas venha a paz a todo o povo, *
e desça das colinas a justiça!
4aEste Rei defenderá os que são pobres, *
4bos filhos dos humildes salvará.R.

7Nos seus dias a justiça florirá *
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
8De mar a mar estenderá o seu domínio, *
e desde o rio até os confins de toda a terra!R.

17Seja bendito o seu nome para sempre! *
E que dure como o sol sua memória!
Todos os povos serão nele abençoados, *
todas as gentes cantarão o seu louvor!R.

Reflexão - Todos nós que cremos em Jesus Cristo e já O temos como Rei podemos cantar este salmo, pois, já experimentamos a Sua soberania e o Seu poder na nossa vida. Por isso, podemos bendizê-lo, adorá-Lo e glorificá-Lo e dar-Lhe graças pelos Seus grandes feitos no meio de nós.  Ele é o descendente da realeza e já recebeu de Deus o poder para nos governar com justiça. Temos, assim, um defensor diante do Pai e a paz já mora nos nossos corações. Somos povo abençoado e cantamos os Seus louvores!

Evangelho – Mt 1, 1-17

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 1,1-17
1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson Gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;
13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud;
15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó.
16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze. Palavra da Salvação.

Reflexão - “cada um com seu papel”
O evangelista Mateus nos fala da geração humana de Jesus, desde Abraão até José, o esposo de Maria, da qual nasceu o Filho de Deus. Esta leitura nos dá a conhecer toda a linhagem de Jesus e a sua genealogia prova a sua natureza humana. Jesus não veio diferentemente de nós outros. Podemos perceber, então, que a origem de Jesus não aconteceu diferentemente da nossa, por isso, podemos meditar que nós também temos uma genealogia e uma história como a de Jesus.   Deus quis vir ao mundo do mesmo jeito que cada um de nós nasceu. Assim Jesus pôde sentir na sua carne os mesmos sentimentos, aflições, alegrias e dores que nós mesmos sentimos. Ao longo das gerações há pessoas boas e pessoas más, há homens e mulheres santos e há também aqueles (as) que não procederam bem.  Cada um de nós faz a sua história e quando estamos ajustados ao Plano do Pai, como Maria e José, nós contribuímos para o soerguimento da humanidade. Nós, também podemos ser ou não colaboradores de Deus aqui na terra, dependendo da nossa experiência de vida e da nossa adesão à Sua proposta. Deus precisa de nós, hoje, assim como ontem precisou dos nossos ancestrais e futuramente precisará da nossa descendência. Cada um de nós tem seu papel na história da nossa família, assim também como na história da Salvação. – Você também como homem ou como mulher se sente responsável pelo projeto de Deus no mundo? – Você sabe qual é o objetivo de Deus para o homem? -  Procure descobrir nesta leitura coisas que você ainda não conhece: identifique os personagens de quem você já ouviu falar; perceba as coincidências. - O que você percebe quando o evangelista fala de Maria? 


18 DE DEZEMBRO DE 2018

3ª. FEIRA - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

ADVENTO

Cor Roxo

1ª. Leitura ´Jr 23, 5-8

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 23,5-8
5Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão:
'Senhor, nossa Justiça.' 7Eis que virão dias, diz o Senhor,
em que já não se usará jurar 'Pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito' 8- mas sim: 'Pela vida do Senhor
que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países`, para onde os expulsará;
eles então irão habitar em sua terra'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “tempo novo de justiça e retidão”
Ao longo dos tempos, de geração em geração e através dos profetas, Deus preparou o Seu povo para acolher a chegada do Messias o qual iniciaria um tempo novo de justiça e retidão. Em todas as profecias nós encontramos a promessa do Salvador que virá tirar o Seu povo da escravidão. Por isso, o Advento é um tempo forte de esperança, e as leituras nos sugerem vivermos a alegria da vinda de um tempo novo de libertação. A obra que Deus realiza em nós sempre nos oferece perspectivas de uma vida melhor, digna de justiça e de liberdade. O Senhor é a nossa justiça e é Nele que confiamos; o Senhor é o Rei da nossa história e da nossa existência. Jesus já veio para nos reconduzir à casa do Pai e mais uma vez este é o tempo em que Ele vem renovar em nós a certeza de que dias melhores virão. Precisamos viver este momento com muita consciência de que tudo o que nos acontece contribui para o nosso crescimento espiritual na caminhada para Deus. A tranquilidade, a justiça e a retidão habitam no coração de quem espera que as promessas do Senhor se cumpram. A alegria, a paz e o amor são inerentes à vida do cristão que espera o momento em que o Salvador virá para dá-lhe vida plena.  – Como você tem vivido este tempo de expectativa do Natal? – Você espera “dias melhores”? – Você cultiva a esperança ou se apega somente ao que tem visto e ouvido?  - Você confia que Jesus veio para nos ensinar a voltar para a casa do Pai?

Salmo 71, 1-2. 12-13. 18-19 (R. Cf. 7)

R. Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.

1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, *
vossa justiça ao descendente da realeza!
2Com justiça ele governe o vosso povo, *
com equidade ele julgue os vossos pobres.R.

12Libertará o indigente que suplica, *
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
13Terá pena do indigente e do infeliz, *
e a vida dos humildes salvará.R.

18Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque só ele realiza maravilhas!
19Bendito seja o seu nome glorioso! *
Bendito seja eternamente! Amém, amém!R.

Reflexão - Bendito seja o Senhor Deus de Israel porque só Ele realiza maravilhas em nossa vida! É lícito e necessário que assim nos expressemos como o salmista porque deste modo estamos fazendo justiça a Deus que é reto no nosso julgamento. O indigente, o pobre e o infeliz, assim como, o humilde, serão libertados e terão a vida salva, se confiarem no Senhor. Com a justiça de Deus, nós alcançamos a paz que é o seu fruto, portanto, tem paz no coração quem pratica a justiça segundo a vontade do Senhor. A justiça florirá pela paz que cultivarmos no nosso coração.

Evangelho – Mt 1, 18-24

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,18-24
18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos,
ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: 'José, Filho de Davi,
não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho,
e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados'. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23'Eis que a virgem conceberá
e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel,
que significa: Deus está conosco.' 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “O sim de José”
A história de José e Maria nos serve de reflexão para compreendermos a nossa história, segundo os desígnios de Deus. Deus nos convoca para sermos colaboradores na Sua obra de salvação e, assim como fez com Maria e José, nos dá sinais muito simples a fim de que alcancemos de um modo espiritual o Seu propósito a nosso respeito.  Assim, podemos perceber que Deus não age em nós sem o nosso consentimento. Primeiramente Ele mandou o anjo anunciar a Maria que ela era a escolhida para ser a Mãe do Salvador. O anjo esperou pela resposta de Maria e só se afastou depois que ela disse, SIM! Da mesma forma, o anjo apareceu a José, como para lhe dar satisfação sobre o acontecimento com a mulher que lhe era prometida em casamento.  José também deu o seu SIM e, mesmo contrariando os seus planos pessoais e mudando o rumo de sua vida, obedeceu, contribuindo com o Pai no Seu Projeto salvífico quando acatou as ordens do anjo, mensageiro de Deus. Podemos perceber na nossa vida quando os anjos vêm a nós nos momentos mais simples, na oração, às vezes até em sonhos, por meio dos “profetas de hoje” que têm intimidade com o Espírito Santo e nos revelam a vontade do Pai para a nossa vida. Precisamos apenas estar atentos a tudo que se passa à nossa volta, pois mesmo numa “pequena flor” o Senhor pode revelar os segredos que já existem no nosso coração e ainda não temos conhecimento. “Não tenhas medo”, ordenou o anjo  a José e ele confiou plenamente em tudo o que lhe foi revelado. As ordens de Deus também nos chegam de diversas maneiras, por meio de pessoas que nos orientam, da Palavra que nos instrui, dos pensamentos e de moções. Nunca poderemos nos justificar afirmando que ainda não entendemos qual é o Plano de Deus para nós. Tudo nos revela a face de Deus, deste modo, precisamos estar atentos, prestando muita atenção a fim de sondarmos os pensamentos que o Espírito Santo nos inspira para nos revelar e pôr em prática a vontade do Pai para a nossa vida.  – Você está atento às inspirações do Espírito Santo? – O Senhor já lhe pediu para mudar de plano? - Foi difícil ajustar-se a mudanças de plano? – Você tem confiança no Plano de Deus para a sua vida? – Em que você tem contribuído para que este plano se realize? 

19 DE DEZEMBRO DE 2018

4ª. FEIRA - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

ADVENTO

Cor Roxo

1ª. Leitura – Jz 13, 2-7.24-25a

Leitura do Livro dos Juízes 13,2-7.24-25a
Naqueles dias:2Havia um homem de Saraá, da tribo de Dã, chamado Manué, cuja mulher era estéril. 3O anjo do Senhor apareceu à mulher e disse-lhe: 'Tu és estéril e não tiveste filhos,
mas conceberás e darás à luz um filho. 4Toma cuidado de não beberes vinho nem licor, de não comeres coisa alguma impura,
5pois conceberás e darás à luz um filho. Sua cabeça não será tocada por navalha, porque ele será consagrado ao Senhor desde o ventre materno, e começará a libertar Israel das mãos dos filisteus'. 6A mulher foi dizer ao seu marido: 'Veio visitar-me um homem de Deus, cujo aspecto era terrível como o de um anjo do Senhor. Não lhe perguntei de onde vinha nem ele me revelou o seu nome. 7Ele disse-me: 'Conceberás e darás à luz um filho. De hoje em diante, toma cuidado para não beberes vinho nem licor, e não comeres nada de impuro, pois o menino será consagrado a Deus,
desde o ventre materno até ao dia da sua morte`'. 24Ela deu à luz um filho e deu-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu e o Senhor o abençoou. 25aO espírito do Senhor começou a agir nele
no Campo de Dã. Palavra do Senhor.

Reflexão – “a mãe de Sansão”
Mais uma história de uma mulher estéril na qual o Senhor fez maravilhas revelando o Seus desígnios e mostrando o Seu poder miraculoso. Mais uma vez o anjo do Senhor se apresenta e anuncia os planos de Deus para as pessoas escolhidas. A mulher estéril também acreditou nas palavras do anjo e tudo aconteceu como fora previsto! “Ela deu à luz um filho e deu-lhe o nome de Sansão! Nós também, hoje, precisamos da intervenção do Senhor em socorro às nossas esterilidades. Somos estéreis, porque não produzimos atos de amor, de fé e de esperança. Somos estéreis porque agimos inconsequentemente atropelando os desígnios de Deus para nós e colocando em nós mesmos (as) e na nossa capacidade humana, a confiança para realizarmos os nossos anseios. Assim como fez com a mãe de Sansão o Senhor poderá fazer também conosco a fim de que possamos dar frutos de vida nova e de santidade. Somos homens e mulheres consagrados (as) ao Senhor, por isso, o Seu Espírito age em nosso favor. Precisamos nos postar vigilantes, pois o anjo do Senhor acampa perto de nós e vem a nós para nos dar a boa notícia de que Jesus Cristo é UM conosco. Por isso, podemos levar ao mundo a luz da vida nova que foi concebida no nosso coração.  – Qual é a sua esterilidade? – A sua fé tem produzido frutos de justiça e de santidade? –  Você sente o Amor de Deus no seu coração e tem desejo de transmiti-lo ao mundo? – A esterilidade é a incapacidade de produzir frutos! - Você tem pedido ajuda do anjo do Senhor para ajuda-lo (a) vencer as suas esterilidades?

Salmo 70 (71), 3-4a. 5-6ab. 16-17 (R. Cf. 8a)

R. Minha boca se encha de louvor, para que eu cante vossa glória.

3Sede uma rocha protetora para mim, *
um abrigo bem seguro que me salve!
Porque sois a minha força e meu amparo,+
o meu refúgio, proteção e segurança!*
4aLibertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.R.

5Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, *
em vós confio desde a minha juventude!
6aSois meu apoio desde antes que eu nascesse,
6bdesde o seio maternal, o meu amparo.R.

16Cantarei vossos portentos, ó Senhor, *
lembrarei vossa justiça sem igual!
17Vós me ensinastes desde a minha juventude, *
e até hoje canto as vossas maravilhas.R.

Reflexão – Quando rezamos com este salmo nós proclamamos o poder protetor do Senhor que nos ampara em todos os tempos da nossa vida. Desde cedo devemos cantar nossa fé e a nossa esperança no auxílio divino, porque somente assim estaremos fazendo justiça ao Deus, nosso criador. Reze hoje com este salmo e compense o tempo da sua vida em que você não orava ao Senhor.

Evangelho – Lc 1, 5-25

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,5-25
5Nos dias de Herodes, rei da Judéia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6Ambos era justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor.
7Nóo tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. 8Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo
as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo.
9Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. 10Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido. 11Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado
e o temor apoderou-se dele. 13Mas o anjo disse: 'Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno,
ficará repleto do Espírito Santo. 16Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17E há de caminhar à frente deles,
com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto.' 18Então Zacarias perguntou ao anjo: 'Como terei certeza disto?
Sou velho e minha mulher é de idade avançada.' 19O anjo respondeu-lhe: 'Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus,
e fui enviado para dar-te esta boa notícia. 20Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até ao dia em que essas coisas acontecerem,
porque tu não acreditaste nas minhas palavras, que hão de se cumprir no tempo certo.' 21O povo estava esperando Zacarias,
e admirava-se com a sua demora no Santuário. 22Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava com sinais e continuava mudo.
23Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário,
Zacarias voltou para casa. 24Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses. 25Ela dizia: 'Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!' Palavra da Salvação.


Reflexão – “para Deus nada é impossível”
Nada é impossível e limitado para aqueles que confiam no Senhor! Tudo é largo, abundante e possível, para os que esperam no Senhor, portanto, a intervenção de Deus nas nossas impossibilidades mostra ao mundo o Seu poder soberano. De idade avançada, Zacarias e Isabel não podiam ter filhos, no entanto, não desistiam de esperar que a força de Deus se manifestasse neles e acreditavam que O Senhor tinha um plano muito importante para a sua vida. E, apesar de que, aparentemente, fossem incapazes de conceber um filho, o projeto de Deus se cumpriu fielmente com a concepção de João Batista.  Portanto, mais uma vez, por meio do Evangelho, nós podemos entender o modo como Deus se manifesta na nossa vida e nos chama para ser colaboradores da Sua obra de salvação, mesmo que tudo mostre o contrário. Cada um de nós é parte do projeto de Deus para a salvação da humanidade e, a partir da nossa vivência e da nossa experiência pessoal, todos nós somos convocados a ser protagonistas da Sua história.  Dessa forma também, Ele intervém na vida daqueles (as) que oram com confiança e nunca deixam de suplicar pela Sua providência e pelo Seu auxílio.  Nunca poderemos subestimar o poder e a ação do Espírito Santo em nós. Às vezes, precisamos, como Zacarias, silenciar para fazer que germinem no nosso coração os segredos de Deus e, assim, no devido tempo eles serão desnudados para o engrandecimento do Seu reino aqui na terra.
-Você tem pedido com fé coisas que aparentemente são impossíveis? – Você desiste com facilidade dos seus sonhos? – Para você Deus tem poder para realizar aquilo que você deseja ardentemente? – Peça, então, hoje, ao Espírito Santo, que lhe conceda uma coisa que você muito espera! –- Faça um ato de fé na providência e no amor de Deus e proclame a vitória da sua vida.

20 DE DEZEMBRO DE 2018
5ª. FEIRA - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

ADVENTO

Cor Roxo
 1ª. Leitura – Is 7, 10-14

Leitura do Livro do Profeta Isaías7,10-14
Naqueles dias: 10O Senhor falou com Acaz, dizendo: 11'Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu'. 12Mas Acaz respondeu: 'Não pedirei nem tentarei o Senhor'. 13Disse o profeta:
'Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel.
Palavra do Senhor

Reflexão – “Emanuel, Deus conosco”
Jesus
é o Emanuel, Deus conosco que age na nossa vida e na nossa história pelo poder do Espírito Santo. É Ele o grande sinal de Deus para a humanidade por meio de Maria, virgem que concebeu do Espírito Santo e trouxe para nós, o Salvador.   As promessas do Senhor para nós também se cumprem no tempo certo e que for concebido no nosso coração pelo poder do Espírito Santo nos é revelado e, um dia, acontecerá. A Palavra de Deus é viva e eficaz e acontece na vida de todos nós na medida das nossas necessidades e dentro da nossa realidade.  Assim sendo, podemos perceber por meio dos nossos desejos e sonhos o plano de Deus que aflora aos poucos no mais profundo do nosso coração. Assim como no seio de uma virgem foi concebido o Emanuel, Deus conosco, dentro de nós a Palavra de Deus é concebida para fazer nascer de nós os projetos do Senhor para o mundo. Dar à luz a um projeto do Pai é revelar ao mundo a Sua manifestação por meio da missão que nos é confiada. Todos nós fomos escolhidos (as) e dentro de nós o Senhor arquitetou um plano para ser concretizado. Nesse tempo que antecede mais uma vez o Natal todos nós devemos refletir e pensar a fim de perceber qual o projeto que Deus concebeu em nós e o que será preciso para que possamos realiza-lo.  Jesus é o Verbo de Deus, a Palavra que direciona a nossa caminhada. Ele vem para nos desinstalar, nos tirar da acomodação e nos motivar a assumir o nosso posto na construção do mundo idealizado por Deus.  – Qual é o maior desejo do seu coração? – O que você está esperando para assumir este desejo como projeto de Deus? – Você tem confirmado este sonho  na  Palavra de Deus? – Você se orienta por Ela? –  Qual o seu pensamento em relação à profecia de Isaías?

Salmo 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6 (R. 7c.10b)

R. O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,* o mundo inteiro com os seres que o povoam; 2porque ele a tornou firme sobre os mares,* e sobre as águas a mantém inabalável.R.

3'Quem subirá até o monte do Senhor,* quem ficará em sua santa habitação?'
4a'Quem tem mãos puras e inocente coração,* 4bquem não dirige sua mente para o crime.R.

5sobre este desce a bênção do Senhor*
e a recompensa de seu Deus e Salvador'. 6'É assim a geração dos que o procuram,* e do Deus de Israel buscam a face'.R.

Reflexão - Nós sabemos que a Palavra de Deus criou o mundo, portanto, Jesus, o Verbo de Deus é o Criador do Universo com os seres que o povoam. Ele é o Senhor e o Rei glorioso a quem pertence a terra e o que ela encerra. E é Ele quem ainda hoje torna firme a terra e a mantém inabalável, apesar de todas as catástrofes. Assim também, podemos considera-Lo como Senhor da nossa vida e da terra do nosso coração. É Ele quem nos purifica e nos prepara para subir até o monte do Senhor e habitar em Sua santa habitação. Sob a sua bênção nós caminhamos e buscamos a Sua face e é Dele que esperamos a recompensa da Salvação.  Pense nisso!

Evangelho – Lc 1, 26-38

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38

Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a
pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho,
a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim'. 34Maria perguntou ao anjo:
'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?'
35O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês
daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “o grande sinal já nos foi concedido
Continuamos hoje refletindo neste Evangelho com a mesma perspectiva de que Deus está no meio de nós e que o Seu grande sinal já nos foi concedido.  Maria ficou plena do Espírito Santo e concebeu Jesus no seu seio. É uma história que todos nós conhecemos! Porém, o mais importante agora é tomarmos consciência de que o Espírito Santo que também mora em nós, age dentro do nosso ser e a sua força concebe em nós o próprio Jesus com todos os seus atributos nos dando vida nova e capacidade para termos uma vida plena. Precisamos, pois, nos apossar de todos os elementos que fazem parte de Jesus e que foram concebidos dentro do nosso coração: “A  Sua natureza divina, a Sua natureza humana perfeita, a Sua vivência humana, a eficácia da Sua morte, o poder da Sua ressurreição, o poder transcendente da Sua ascensão e a Sua entronização”.  O poder do Altíssimo também já nos cobriu com a Sua sombra e o Cristo que mora em nós nos dá a Sua capacidade, divina, humana, espiritual, para que tenhamos em nós, como Maria, a coragem para dizer sim a Deus, confiando, não nas nossas forças naturais, mas na capacidade infinita do Pai. “Porque para Deus nada é impossível”, é que cada um (a) de nós pode  proclamar: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” - Você se sente na presença de Deus? Como você o vê? Como Jesus está dentro do seu coração? – Você sabia que dentro de você que foi batizado (a), existe a capacidade de Jesus, como um brilhante? – Você vive e age usando esses predicados de Jesus? - Pense nisso!


21 DE DEZEMBRO DE 2018

6ª. FEIRA - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

ADVENTO

Cor Roxo

1ª. Leitura – Ct 2, 8-14

Leitura do Cântico dos Cânticos 2,8-14
8É a voz do meu amado! Eis que ele vem saltando pelos montes,
pulando sobre as colinas. 9O meu amado parece uma gazela,
ou um cervo ainda novo. Eis que ele está de pé atrás de nossa parede, espiando pelas janelas, observando através das grades.
10O meu amado me fala dizendo: 'Levanta-te, minha amada,
minha rola, formosa minha, e vem! 11O inverno já passou,
as chuvas pararam e já se foram. 12No campo aparecem as flores,
chegou o tempo das canções, a rola já faz ouvir seu canto em nossa terra. 13Da figueira brotam os primeiros frutos, soltam perfume as vinhas em flor. Levanta-te, minha amada,
formosa minha, e vem! 14Minha rola, que moras nas fendas da rocha, no esconderijo escarpado, mostra-me teu rosto,
deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante'. Palavra do Senhor.
Reflexão – “o tempo das canções é agora
O poema do Livro dos Cânticos retrata a expectativa da alma que caminha numa vida de oração e busca a Deus incessantemente. As palavras usadas pelo autor do Livro expressam poeticamente o amor e a misericórdia de Jesus que veio ao mundo para encontrar a cada um de nós e ter conosco uma comunhão perfeita, corpo, alma e espírito. Quando buscamos a Deus na oração nós percebemos a sua presença nos trazendo a esperança de um tempo novo. Ouvimos, então, o próprio Jesus que nos fala: “levanta-te, minha amada... o inverno já passou, as chuvas pararam e já se foram”. Tudo isso significa para nós que, algo bom irá acontecer e, por isso, precisamos nos mover para desfrutá-lo. Passou o tempo do pecado, da murmuração, da rebeldia, da dúvida e da acomodação. A chegada de Jesus vem nos trazer o tempo das canções, dos frutos, das flores, da beleza da alma. Coloquemo-nos como protagonistas desta mensagem e deixemos que esse diálogo aconteça entre nós e o nosso Deus amado que vem como uma gazela, como um cervo (alce), isto é, vem em surdina, vem de mansinho, vem na simplicidade das coisas criadas.  Esta mensagem é espiritual, mas é preciso que ela se manifeste na nossa carne, na nossa vida e na nossa história. Precisamos obedecer ao chamado de Jesus, Ele anseia pela nossa companhia e quer apossar-se do nosso coração e da nossa vida. – Você consegue escutar a voz do seu amado? – Quando O Natal se aproxima você sente alegria ou melancolia? – Qual é a sua disposição para celebrar o Natal neste ano? -  Alguma coisa mudou em você do último Natal para este? – O que?

Salmo 32 (33), 2-3. 11-12. 20-21 (R. 1a.3a)

R. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!

2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, *
na lira de dez cordas celebrai-o!
3Cantai para o Senhor um canto novo, *
com arte sustentai a louvação!R.

11Mas os desígnios do Senhor são para sempre,
e os pensamentos que ele traz no coração, *
de geração em geração, vão perdurar.
12Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, *
e a nação que escolheu por sua herança! R.

20No Senhor nós esperamos confiantes, *
porque ele é nosso auxílio e proteção!
21Por isso o nosso coração se alegra nele, *
seu santo nome é nossa única esperança.R.

Reflexão - Quando experimentamos a presença do Senhor nós podemos cantar de alegria porque a justiça de Deus se realiza em nós. É justo que esperemos no Senhor porque é dele que vem o nosso auxílio e proteção. É por isso que o nosso coração se alegra e canta um canto novo: o Senhor é a nossa única esperança. A Ele confiamos a nossa vida e a nossa caminhada aqui na terra.

Evangelho Lc 1, 39-45

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,39-45
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa,
dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia.
40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.
41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: 'Bendita és tu entre as mulheres
e bendito é o fruto do teu ventre!' 43Como posso merecer
que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu.' Palavra da Salvação.

Reflexão - “Maria, modelo da serva solidária”
O amor que sentimos pelos nossos irmãos e irmãs e o desejo de servir a eles por amor a Deus é o grande sinal de que estamos cheios do Espírito Santo. Assim aconteceu com Maria que, cheia do amor de Deus, plena do Espírito Santo e de alegria, carregando no seu seio, Jesus, o Salvador e Redentor da humanidade, apressou-se em se solidarizar com a sua prima Izabel conforme o anjo lhe falara. A narrativa nos fala que Maria se dirigiu “apressadamente” a uma cidade da Judéia em busca da casa de Isabel, sua prima.  Assim, vemos como o Espírito Santo se manifestou vivamente naquele encontro entre as duas mães e o Amor do Senhor as plenificou naquele abraço fraterno. Assim também se manifesta em nós o amor de Deus, que pela ação do Seu Espírito no nosso coração nos motiva a também nos solidarizar com o próximo.   Quem concebe Jesus no seu coração sempre será motivado (a) a alegremente levar ao mundo a boa nova do Pai. O Espírito Santo nos enche de felicidade e nos motiva a ajudar as pessoas, a querer encontrá-las e falar para elas dos nossos sentimentos e da nossa vivência com a Palavra do Senhor. Jesus Cristo veio ao mundo para salvar a humanidade do pecado e da morte a fim de que tivéssemos também, uma qualidade de vida de acordo com o que o Pai sonhou para nós. Porque viveu em conformidade com O plano de Deus Maria é para nós o modelo da mulher perfeita, serva solidária, deixando-se guiar pelo Espírito, e aproveitando tempo e  oportunidade para ser solícita e fraternal com todos aqueles a quem encontrava. – Você fica feliz quando ajuda a alguém? – Você prefere viver sozinho ou tem necessidade de companhia para viver?  – Como você está neste momento: feliz ou triste? Deixe Maria entrar na sua casa, deixe-se abraçar por Ela e sinta a alegria do Senhor!

22 DE DEZEMBRO DE 2018

SÁBADO - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

ADVENTO  

Cor Roxo

1ª. Leitura – I Sm 1, 24-28

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 1,24-28
Naqueles dias: 24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor em Silo, e mais um novilho de três anos,
três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. 25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 26E Ana disse-lhe: 'Ouve, meu senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 27Eis o menino por quem eu pedi,
e o Senhor ouviu a minha  súplica 28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias da sua vida'. E adoraram o Senhor. Palavra do Senhor.

Reflexão – “hoje é tempo de louvar a Deus!”
Depois que Samuel foi desmamado, Ana como coração agradecido, reconhecendo o poder de Deus que se manifestou nela a partir da sua oração, foi até à casa do Senhor e ofereceu a Ele o pequeno Samuel, a dádiva que havia recebido das Suas mãos.  Antes, ela era estéril, mas milagrosamente o Senhor lhe concedeu a alegria da maternidade.  Ao longo de toda a nossa vida e de acordo com as diversas situações nós também temos feito pedidos ao Senhor, e Ele tem nos atendido. No entanto, recebemos os favores e, muitas vezes, esquecemos até de agradecer ou mesmo, de reconhecer a Sua providência para nós. Ana é então para nós um modelo de pessoa agradecida. Colocando-nos, hoje, diante do exemplo de Ana, também podemos refletir nas coisas impossíveis que pedimos ao Senhor, mesmo sem esperança, mas que finalmente, se cumpriram. Com o exemplo de Ana nós aprendemos a não somente agradecer ao Senhor, mas também ofertar a Ele o fruto das conquistas que obtivemos pelas Suas mãos prodigiosas. No final de mais um ano todos nós temos a oportunidade de louvar ao Senhor pela Sua providência, pela Sua proteção, pelo Seu consolo e, principalmente, pela Sua misericórdia. Portanto, é tempo de abrir o coração, quebrar as resistências do comodismo e louvar ao Senhor com gratidão.   – Você é uma pessoa agradecida a Deus pelas graças recebidas?   – Você já conseguiu alcançar uma graça que era quase impossível? -  O que você tem ofertado a Deus como prova da sua gratidão? – Faça uma reflexão da sua vida e reveja momentos em que você foi agraciado (a)?

Salmo - 1Sm 2, 1. 4-5. 6-7. 8abcd (R. 1a)
'Meu coração exulta de júbilo no Senhor,*
e minha fronte se eleva por meu Deus.
Minha boca desafia meus adversários,*
porque me alegro na vossa salvação.R.

4O arco dos fortes quebrou-se,*
enquanto os fracos são revigorados.
5Os saciados empregam-se pelo pão,*
enquanto aos famintos não falta alimento.
A mulher estéril dá à luz sete vezes*
enquanto a mãe fecunda fenece.R.

6O Senhor é quem dá a morte e a vida,*
faz descer à morada dos mortos e de lá voltar.
7É o Senhor que torna pobre ou rico,*
é ele que humilha e exalta.R.

8aLevanta do pó o necessitado*
8be do lixo ergue o indigente,
8ce o faz assentar entre os príncipes,*
8ddestinando-lhe um trono de glória.R.

Reflexão - O Cântico de Ana é para nós um modelo de oração e de reconhecimento ao Senhor que vem em nosso socorro e nos sacia na hora da necessidade. Ela nos ensina a exultar com o coração e elevar a Deus o nosso rosto alegre pela Sua intervenção. Reconhecer a nossa pequenez e aclamar a Deus pela Sua onipotência é uma necessidade da nossa alma. Quando assim fazemos, nós nos sentimos fortes e nos tornamos pessoas nobres que ocupam um lugar de honra e distinção no coração do Pai.

Evangelho – Lc 1, 46-56

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,46-56
Naquele tempo: 46Maria disse: 'A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo,
50e sua misericórdia se estende, de geração em geração,
a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço:
dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos,
e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo,
lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.' 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Palavra da Salvação.

Reflexão – “o cântico de Maria”
Ao visitar sua prima Izabel e inspirada no cântico de Ana, Maria exaltou a Deus pelos Seus grandes feitos na sua vida. Reconheceu a sua humildade e glorificou o poder do Deus Salvador. Assim, ela expressou a alegria da alma e do espírito, assumindo a Palavra de Deus por meio dos profetas, se denominando a Bem-Aventurada! A humildade é a expressão da verdade e quando reconhecemos o poderio do Senhor e a nossa limitação, nós estamos assumindo o ser verdadeiro e, também, podemos nos proclamar, humildes e bem-aventurados (as). “A misericórdia do Senhor se estende de geração em geração a todos os que o temem”! Portanto, todos (as) que temem o Senhor, isto é, que respeitam e obedecem à Sua Palavra, que têm horror ao pecado, que experimentam o Seu amor, confiam na sua misericórdia, apesar de muitas vezes estarem aparentemente subordinados ao “poder” dos homens. Que o Magnificat seja para nós, todos os dias, o hino que os nossos lábios cantem para que assim, nós também, possamos como Ana, como Maria, e tantos homens e mulheres da Bíblia exultar de alegria, no corpo, na alma e no espírito. – Faça hoje a oração do Magnificat assumindo o lugar de Maria e perceba a grande graça que pode acontecer na sua vida!




23 DE DEZEMBRO DE 2018


4º DOMINGO DO ADVENTO 

Cor Roxo
1ª. Leitura

Leitura da Profecia de Miquéias 5,1-4a
Assim diz o Senhor:  1Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel;
sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade.
2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor
e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, 4e ele mesmo será a Paz. Palavra do Senhor.

Reflexão – “a vinda do Príncipe da Paz
Uma cidade, pequeninha entre muitos povoados foi escolhida por Deus para acolher o Salvador da humanidade! Embora fosse diminuta, foi a Belém que Jesus elegeu para ser o Seu berço. Assim, nós constatamos como é a metodologia do Senhor e qual o critério usado por Ele quando faz a Suas escolhas! Miquéias profetiza a paz dos tempos vindouros com a vinda do Príncipe da Paz para governar a terra com a força do Senhor e com a majestade de Deus. Por isso, neste tempo de Advento, precisamos também aprender a nos tornar uma Belém, na simplicidade e insignificância para deixar que o Rei venha nos dirigir, nos administrar com Sua força e fazer com que a paz aconteça dentro dos nossos muros. Somos pequenos e insignificantes, mas quando deixamos com que Jesus viva em nós, nos tornamos fortes na paz e cheios do poder do Espírito Santo. Portanto, às vésperas de mais um Natal do Senhor deixemos que esta profecia se torne realidade na nossa vida! – Você aceita tornar-se pequenino (a) como Belém para acolher o Rei? – Você entende o que é ser pequenino e ou pequenina? – Qual é o seu relacionamento com o Menino Jesus? – Ele é pequenino e cabe dentro do seu coração, por isso reze com Ele, hoje.

 Salmo 79 2ac.3b.15-16.18-19

R. Iluminai a vossa face sobre nós,
convertei-nos para que sejamos salvos!

2aAo Pastor de Israel, prestai ouvidos.
2cVós que sobre os querubins vos assentais,*
aparecei cheio de glória e esplendor!
3bDespertai vosso poder, ó nosso Deus*
e vinde logo nos trazer a salvação! R.

15Voltai-vos para nós, Deus do universo!
Olhai dos altos céus e observai.*
Visitai a vossa vinha e protegei-a!
16Foi a vossa mão direita que a plantou;*
protegei-a, e ao rebento que firmastes! R.

18Pousai a mão por sobre o vosso Protegido,*
o filho do homem que escolhestes para vós!
19E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!*
Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! R.

Reflexão - Este salmo é uma verdadeira súplica para que venha logo o pastor de Israel. É este também o apelo que o nosso coração faz ao Pai que nos prometeu a Salvação. “Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação” diz o salmista. Quanto mais pedimos e desejamos a salvação mais teremos a certeza de que Jesus já nos salvou e renova a nossa vida a cada momento, a cada dia.

2ª. Leitura

Leitura da Carta aos Hebreus 10,5-10
Irmãos: 5Ao entrar no mundo, Cristo afirma: 'Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito:
Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade.' 8Depois de dizer:
'Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado' - coisas oferecidas segundo a Lei - 9ele acrescenta: 'Eu vim para fazer a tua vontade'. Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo.
10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “Jesus é a oferenda e o sacrifício
 Ao mesmo tempo em que cita o Antigo Testamento, quando escreve sobre coisas oferecidas segundo a lei, o autor da Carta aos Hebreus se reporta ao Novo Testamento se referindo a Jesus Cristo que veio ao mundo para fazer a vontade do Pai e se entregar por nós. O Pai desejava salvar o homem do pecado e da morte eterna a que estava condenado, e o Seu próprio Filho se ofereceu para vir cumprir esta missão.  Portanto, Jesus Cristo é o sacrifício perfeito que substitui definitivamente toda e qualquer oferenda que se fazia pelos pecados da humanidade. Jesus ofereceu o Seu próprio Corpo, formado por Deus pelo poder do Espírito Santo, no seio de Maria. Jesus é a oferenda que nos santifica. Jesus é a vontade do Pai que se realiza em nós. Não podemos desperdiçar a graça do tempo atual para nos voltar somente para o colorido das ruas, a beleza das praças e das vitrines. Precisamos, sim, ser uma nova Belém, enfeitada de amor para receber Jesus que é a vontade do Pai vivendo no meio dos homens. – Como está o seu coração hoje para acolher Jesus? – O que está enfeitando a sua cidade interior: a alegria, a esperança, a paz, a solidariedade, a misericórdia, ou o desamor, o egoísmo, o rancor, a indiferença? – Ainda há tempo para você se arrumar: JESUS ESTÁ CHEGANDO!

Evangelho – Lc 1, 39-45

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,39-45
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa,
dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou:
'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!'
43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos,
a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “Maria é a bem-aventurada.”
Nossa Senhora não é a bem-aventurada somente porque foi escolhida para ser Mãe do Salvador. Ela é proclamada assim, porque foi fiel ao chamado de Deus e não se acomodou no privilégio da sua eleição. Apressadamente, como diz o Evangelho, ela se dirigiu a uma região montanhosa e de difícil acesso, para visitar a prima que necessitava de ajuda. Ao visitar sua prima Santa Izabel Nossa Senhora teve um gesto de solidariedade e de amor, que nos leva a refletir e desejar ardentemente também, ter a força, a ousadia e a coragem de nos desinstalar, saindo da nossa “vidinha boa” do tudo querer receber, ganhar, usufruir para também partilhar, repartir e prestar solidariedade a quem está necessitado.  A solidariedade de Maria fez com que a alegria fosse levada à casa de Izabel quando João Batista estremeceu em seu ventre. A nossa solidariedade também fará com que a alegria entre na casa e no coração das pessoas a quem visitarmos e ajudarmos.  O mesmo Espírito Santo que impulsionou Maria e se manifestou no seio de Isabel nos unge e nos motiva para que sejamos diligentes na prática do amor ao próximo.     – Existe alguém precisando da sua visita neste tempo do Natal? – Quem sabe não terá alguém incapacitado (a) esperando a sua visita! – Peça o auxílio de Nossa Senhora e coloque o pé na estrada. A alegria do Senhor irá com você e se irradiará pelo mundo afora.


24 DE DEZEMBRO DE 2018

2ª. FEIRA - ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

ADVENTO

Cor Roxo

1ª. Leitura – II Sm 7, 1-5.8b-12.14ª.16

Leitura do Segundo Livro de Samuel 7,1-5.8b-12.14a.16
1Tendo-se o rei Davi instalado já em sua casa e tendo-lhe o Senhor dado a paz, livrando-o de todos os seus inimigos, 2ele disse ao profeta Natã: 'Vê: eu resido num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!'  3Natã respondeu ao rei: 'Vai e faze tudo o que diz o teu coração, pois o Senhor está contigo'.
4Mas, naquela mesma noite, a palavra do Senhor foi dirigida a Natã nestes termos:  5'Vai dizer ao meu servo Davi: 'Assim fala o Senhor: Porventura és tu que me construirás uma casa para eu habitar?  8bFui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel.  9Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre como o dos homens mais famosos da terra.  10Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado. Os homens violentos não tornarão a oprimi-lo como outrora, 11no tempo em que eu estabelecia juízes sobre o meu povo, Israel. Concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos. E o Senhor te anuncia que te fará uma casa. 12Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. 14aEu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. 16Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “A casa de Deus já foi edificada no nosso coração
Ao instalar-se no palácio de cedro onde passou a residir David começou a inquietar-se e questionar-se pelo fato de que a Arca de Deus (Arca da Aliança) estivesse alojada numa tenda e ele, em uma mansão.  Entretanto, o Senhor lhe fez entender que isto não era da sua competência e que teria poder para edificar, no tempo certo, uma casa para o Seu povo. Relembrando todos os prodígios que fizera na vida de David os O Senhor, então, disse:  concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos”. Nós também vivemos preocupados (as) e nos atarefamos, entendendo que só compete a nós tomarmos todas as providências para que as coisas que pertencem a Deus sejam perfeitas e de acordo com os nossos planos. O Senhor vem em nosso auxilio e nos conscientiza de que o Seu Plano para nós é completo e não precisamos nos antecipar, pois Ele mesmo providencia o necessário. Deus não precisa de casa feita por mãos humanas para morar, mas sim da entrega do nosso coração para que permaneça conosco. Assim como fez com David Ele deseja nos tranquilizar e dar a certeza de que a Sua casa já foi edificada no nosso coração e, por isso, não precisaremos mais nos inquietar. Ele estará conosco em toda a parte por onde andarmos e assim como a David Ele nos promete: “tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre”. O nosso reino é o reino do Amor, o reino dos céus que já experimentamos aqui na terra. O Senhor é o construtor da nossa casa. É Ele quem planeja e quem faz acontecer em nós o Seu plano de santidade que consiste na vivência do amor e da justiça nos nossos dias. Deus nos promete salvação, casa e o pão da tranquilidade durante todos os dias da nossa vida, inclusive na eternidade.  – Você tem consciência de que a casa de Deus foi erguida dentro do seu coração? – Você tem procurado fazer tudo conforme a sua vontade ou espera pela vontade do Senhor? 

Salmo 88 (89), 2-3. 4-5. 27.29 (R.2a)

R. Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

2Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor,*
de geração em geração eu cantarei vossa verdade!
3Porque dissestes: 'O amor é garantido para sempre!'*
E a vossa lealdade é tão firme como os céus.R.

4'Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito,*
e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor.
5Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem,*
de geração em geração garantirei o teu reinado!'R.

27Ele, então, me invocará: 'Ó Senhor,vós sois meu Pai, sois
meu Deus,* sois meu Rochedo onde encontro a salvação!`
29Guardarei eternamente para ele a minha graça*
e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel.R.

Reflexão - O amor de Deus é a nossa maior herança e é por isso, que precisamos nos apropriar deste bem precioso. A mesma aliança que Deus firmou com os homens da Bíblia, Ele o fez também conosco. Somos assim aliados (as) de Deus nos Seus projetos e nas Suas realizações. Somos Seus servidores (as) e somente seremos plenos de alegria se reconhecer isto com cânticos de louvor e exaltação. Cantar o amor de Deus é motivar o nosso coração e a nossa alma para viver a felicidade aqui na terra.

Evangelho – Lc 1, 67-79

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,67-79
Naquele tempo: 67Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: 68'Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 69Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, 70como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas,
71para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam. 72Ele usou de misericórdia para com nossos pais,
recordando-se de sua santa aliança 73e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, 74que, sem temor e libertos das mãos dos inimigos, nós o sirvamos, 75com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias. 76E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, 77anunciando ao seu povo a salvação,
pelo perdão dos seus pecados. 78Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará,
79para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte,
e dirigir nossos passos no caminho da paz.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “Jesus é o Sol que nasce do alto
Cheio do Espírito Santo, Zacarias, abriu os lábios e profetizou reconhecendo a grande obra que o Senhor realizaria para a salvação da humanidade por meio do seu filho João Batista.  
Ele seria o “profeta do Altíssimo, aquele que iria adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando a salvação pelo perdão dos pecados”.   Baseados na oração de Zacarias nós também podemos nos colocar no mesmo contexto que ele, para exaltar a Deus pela vinda do Salvador.  Também podemos assumir as promessas de salvação do Senhor para nós e para a nossa família, proferindo este louvor em nome de cada membro da nossa casa e nos apossando da força que vem do céu com o fim de nos livrar do mal e da ação dos inimigos. Somos da mesma forma, chamados a ser profetas anunciadores da chegada do Sol nascente que nos visita neste Natal. Jesus é o Sol que nasce do alto e vem para iluminar os nossos relacionamentos familiares e dirige os nossos passos no caminho da paz. A Sua Palavra é um mapa que nos direciona e nos motiva a darmos passos firmes para enfrentarmos todas as situações pelas quais passamos. Quando estamos cheios do Espírito Santo nós também, como Zacarias, somos movidos a louvar ao Senhor pelas nossas conquistas.    – Você tem louvado a Deus pela sua família? – Você tem pedido para ela a salvação de Jesus? – De que a sua família mais necessita? – Na sua família reina a paz? – Peça a Jesus hoje, paz para os seus relacionamentos familiares e comece você mesmo (a) a ser portador (a) desta graça. 

25 DE DEZEMBRO DE 2018

3ª. FEIRA - SOLENIDADE DO NATAL

 MISSA DO NATAL

Cor Verde

1ª. Leitura – Is 52, 7-10

Leitura do Livro do Profeta Isaías 52,7-10
7Como são belos, andando sobre os montes, os pés de quem anuncia e prega a paz, de quem anuncia o bem e prega a salvação,
e diz a Sião: 'Reina teu Deus!' 8Ouve-se a voz de teus vigias, eles levantam a voz, estão exultantes de alegria, sabem que verão com os próprios olhos o Senhor voltar a Sião. 9Alegrai-vos e exultai ao mesmo tempo, ó ruínas de Jerusalém, o Senhor consolou seu povo
e resgatou Jerusalém. 10O Senhor desnudou seu santo braço aos olhos de todas as nações; todos os confins da terra hão de ver
a salvação que vem do nosso Deus. Palavra do Senhor.

Reflexão – “como são belos os pés do mensageiro que anuncia a salvação”
Os mensageiros dos quais Isaías profetizou, somos hoje, todos nós com a missão de caminhar sobre os montes e anunciar a paz que veio do céu, o bem e a salvação de Jesus. Caminhar sobre os montes é andar pelo mundo vencendo as dificuldades vivenciando a Palavra de Deus que se fez carne e veio habitar entre nós. Somos chamados a anunciar a paz e o amor não apenas com palavras bonitas, mas vivendo de acordo com os ensinamentos do Evangelho de Jesus. A primeira manifestação de que a paz de Jesus mora no nosso coração e que podemos levantar a  voz da nossa consciência é a alegria que manifestamos por meio das nossas ações, das nossas atitudes e comportamento. Cada um de nós é um mensageiro da salvação de Jesus, chamado a ir por todas as nações, até os confins da terra anunciando o tempo da graça do Senhor. Os nossos pés também se tornam belos, quando espalhamos no mundo o perfume do amor de Deus que se tornou l para nós em Jesus Cristo nosso Salvador. – Você se considera um mensageiro do amor de Deus? -  Você tem usado palavras e ações para anunciar ao mundo a paz de Jesus? – Você é um instrumento da paz do Senhor? 

Salmo  97,1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R.3cd)

R. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo*
alcançaram-lhe a vitória. R.

2O Senhor fez conhecer a salvação,*
e às nações, sua justiça;
3Recordou o seu amor sempre fiel*
3bpela casa de Israel. R.

3cOs confins do universo contemplaram*
3da salvação do nosso Deus.
4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
alegrai-vos e exultai! R.

5Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa*
e da cítara suave!
6Aclamai, com os clarins e as trombetas,*
ao Senhor, o nosso Rei! R.

Reflexão - O salmista, expressa em versos, a alegria que existe no nosso coração diante da grande graça que vivemos no Natal. O nosso ser se alegra e os nossos lábios cantam louvores ao menino Deus que chega de mansinho. Neste tempo é muito bom que percebamos que ainda estamos aqui e podemos contemplar a salvação do Deus que vem até nós e temos a oportunidade de viver esta alegria juntamente com todos aqueles a quem nós amamos e com quem peregrinamos nesta terra. Portanto, cantemos salmos ao Senhor e aclamemos ao nosso rei, com pandeiros e guitarras.

2ª. Leitura – Hb 1, 1-6

Leitura da Carta aos Hebreus 1, 1-6
1Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas; 2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo. 3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas. 4Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles. 5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: 'Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei'?
Ou ainda: 'Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um filho'?
6Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: 'Todos os anjos devem adorá-lo!' Palavra do Senhor.

Reflexão – “os últimos dias”
Esta leitura nos leva a entender como durante muito tempo Deus falou ao Seu povo por meio dos profetas, homens escolhidos para, em Seu Nome transmitir humanidade os Seus recados. Nós sabemos que desde primeiro até João Batista, o último profeta do Antigo Testamento, Deus anunciava a chegada do Salvador que viria tirar o pecado do mundo.  Hoje já não precisamos mais de profetas nem mensageiros, porque o próprio Deus veio a nós encarnado no Seu Filho Jesus Cristo, herdeiro de todas as coisas e Criador do Universo. Jesus é o esplendor da glória do Pai e a expressão do Seu ser, por isso, Ele sustenta o universo com o poder da Sua Palavra. Por isso, é na Palavra de Deus que podemos fundamentar tudo o que os profetas anunciaram e hoje nós proclamamos. Jesus é o Nome mais alto, o Primogênito do Pai a quem todos devemos adorar e cultuar. Ele é o Profeta dos últimos dias e a Sua Palavra é poderosa para nos direcionar no caminho da salvação. Cada dia da nossa vida poderá ser o último dia. Não esperemos por falsos profetas, mas nos firmemos no Evangelho de Jesus que nos fala ao coração com misericórdia. – Você tem seguido a falsos profetas? – Você tem tomado o Evangelho de Jesus como bússola para o seu caminhar? – Você tem perdido o seu precioso tempo procurando adivinhos e curandeiros? – Você acredita que Jesus é o Filho de Deus feito homem?

Evangelho – Jo 1, 1-18

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1, 1-18
1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. 10A Palavra estava no mundo - e o mundo foi feito por meio dela - mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram.
12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus isto é, aos que acreditam em seu nome,
13pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne
nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. 14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória,
glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: 'Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim'. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.
Palavra da Salvação.

Reflexão - “A Palavra se fez carne”
A Palavra de Deus foi quem criou o mundo, o céu e a terra e tudo que neles há. Foi Ela quem nos fez filhos de Deus e nos trouxe a Sua graça. “Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito”!   E a Palavra de Deus está no meio de nós. É Jesus, é a Luz!  Ele é o personagem central da Bíblia. Todas as profecias, todas as orações, lamentações e súplicas das Escrituras foram inspiradas pelo Pai no Seu Filho Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo.  Neste tempo em que vivenciamos as alegrias do Natal todos nós temos a chance de refletir e meditar se estamos acolhendo a Palavra de Deus e se, realmente, ela está encarnada em nós para dirigir as nossas ações. Se o mundo foi criado por causa de Jesus Cristo, se a graça e a verdade nos chegaram por meio Dele e se Ele é a Palavra de Deus que veio habitar no meio de nós, é imperativo que tenhamos esta Palavra entranhada em nossas mãos e no nosso coração. Pela Palavra nós tomamos conhecimento do Amor de Deus que é eterno e temos a garantia de que as Suas promessas serão cumpridas. A Palavra de Deus nos tira das trevas, pois, é a Luz que nos arranca da ignorância e nos dá o entendimento de nós mesmos (as), de Deus e do nosso próximo. Assim como João Batista veio para dar testemunho desta Luz, nós também podemos irradiar o fulgor que se expressa por meio de nós quando anunciamos Jesus Cristo, a Palavra de Deus que veio nos transformar em novas criaturas. – Qual é a influência que a Palavra de Deus tem tido na sua vida? – Ela tem sido guia para o seu caminho? – A Luz de Cristo mora em você? – Como você tem refletido esta luz?

26 DE DEZEMBRO DE 2018

4ª. FEIRA – SANTO ESTEVÃO, O

PRIMEIRO MARTIR - FESTA
Cor Branco
1ª. Leitura – At 6, 8-10;7, 54-59

Leitura dos Atos dos Apóstolos 6,8-10;7,54-59
Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos,
e alguns da Cilícia e da Âsia, começaram a discutir com Estêvão.
10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 7,54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus
e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: "Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus". 57Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes
aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: "Senhor Jesus, acolhe o meu espírito".
Palavra do Senhor.

Reflexão - “Estevão o primeiro mártir cristão
Na narrativa dos Atos dos Apóstolos nós nos deparamos com Estevão, o primeiro mártir cristão. Cheio de graça e de poder ele realizava prodígios e grandes sinais entre o povo e, por essa razão,  foi perseguido por aqueles que não reconheciam a Jesus, mesmo depois da Sua ressurreição. Eles se enfureciam contra Estevão e não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Perseguido e apedrejado, mesmo assim, Estevão testemunhou a glória de Deus usando palavras firmes quando narrou que “viu o céu aberto e Jesus à direita do Pai.” Neste mesmo contexto ele foi arrastado para fora da cidade, apedrejado e morto na presença de testemunhas, inclusive, de Saulo de Tarso. Para nós, aparentemente, esse cenário se apresenta como o retrato de uma grande desgraça, contudo se nos colocarmos na perspectiva de Estevão, e da missão que ele tinha aqui na terra, iremos descobrir que o  poder e a glória de Deus se manifestam concretamente, por meio de cada um de nós que cumpre com fidelidade o papel que Deus nos destinou. E quando enfrentamos os desafios em nome de Jesus o céu também se abre e o próprio Jesus aparece para nos dar segurança, conforto manifestando assim a Sua glória por meio de nós. Assim sendo, não precisamos nos angustiar nem desesperar na hora em que estivermos sofrendo por causa do cumprimento do nosso dever em vista do reino de Deus. Mesmo que nos persigam e nos apedrejem com palavras e ações rebeldes, nós podemos ter a certeza de que a glória do Senhor se reflete no nosso semblante e alguém vai ser tocado por causa disso.    Alguma vez você já enfrentou os homens para defender a Deus? - Como você tem agido diante das heresias que os homens praticam contra Deus? – Você tem agido diferentemente da mentalidade do mundo? Você tem receio de ser chamado (a) de carola, beato (a), santinho (a)?

Salmo 30(31),3cd-4.6 e 8ab.16bc e 17 (R. 6a)

R. Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

3cSede uma rocha protetora para mim, *
3dum abrigo bem seguro que me salve!
4Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza;*
por vossa honra orientai-me e conduzi-me!R.

6Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, *
porque vós me salvareis, ó Deus fiel!
8aVosso amor me faz saltar de alegria, *
8bpois olhastes para as minhas aflições.R.

16bEu entrego em vossas mãos o meu destino;*
16clibertai-me do inimigo e do opressor!
17Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, *
e salvai-me pela vossa compaixão!R.

Reflexão - A cada momento da nossa vida precisamos cultivar o hábito de entregar a Deus o nosso espírito. Quando nos abandonamos nas mãos de Deus e nos entregamos a Ele de todo o coração, os nossos inimigos fogem e nós nos tornamos pessoas serenas. Deus tem compaixão de nós e sabe que nós necessitamos do Seu abrigo e da Sua proteção. Se acreditássemos, realmente, na misericórdia e na fidelidade do nosso Criador, nós nunca teríamos um espírito atribulado e aflito, mas conservaríamos sempre a alegria e a serenidade dentro de nós.

Evangelho – Mt 10, 17-

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10,17-22
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos 17"Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 8Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão.
22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome.
Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo".
Palavra da Salvação.

Reflexão – “precisamos nos deixar conduzir pelo Espírito de Deus
Neste Evangelho Jesus nos ensina a encarar os desafios da nossa missão com confiança na ação Espírito Santo que Ele nos deixou.
O Espírito Santo é o agente por meio do qual Deus se manifesta para realizar a Sua vontade em nós e por nosso intermédio. Por isso, Jesus instruía aos seus discípulos como fazer quando fossem arrastados diante dos homens e dos tribunais em defesa do reino de Deus. Já de antemão Ele os advertia e abria os olhos em relação às coisas que poderiam acontecer, porém Ele lhes mostrava  a chave principal para que o reino de Deus se manifestasse com força: ficar aberto ao poder do Espírito Santo! Este é  para nós também hoje um ensinamento precioso: não precisamos fazer cálculos, nem planos. Não precisamos nos atemorizar nem nos tornarmos subservientes às acusações e às apelações dos nossos carrascos.  Apenas, precisamos nos deixar  conduzir pelo Espírito de Deus e perseverar com firmeza e determinação. A perseverança é o único esforço que precisamos fazer e é a parte que nos compete. Não desistir, não perder a esperança nem a fé e deixar que o Espírito Santo no momento exato faça Deus reinar em nós e tudo será realizado conforme o seu querer. – Você tem perseverado na oração, na Palavra, nos Sacramentos e na vivência do Amor? – Você pede a ajuda do Espírito Santo quando vai falar e agir? – Com o Espírito Santo você fará prodígios e milagres acontecerem.


27 DE DEZEMBRO DE 2018

5ª. FEIRA – SÃO JOÃO, APÓSTOLO

E EVANGELISTA - FESTA
Cor Branco
 1ª. Leitura – I Jo 1, 1-4

Início da Primeira Carta de São João 1,1-4
Caríssimos: 1O que era desde o princípio, o que nós ouvimos,
o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida, 2- de fato, a Vida manifestou-se
e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós -;
3isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa. Palavra do Senhor.

Reflexão – “somos testemunhas do que vimos e ouvimos”
Nesta leitura São João dá testemunho das maravilhas que os seus próprios olhos contemplaram, os seus ouvidos ouviram e as suas mãos tocaram, da palavra da vida. O grande mistério da Encarnação e da Redenção de Jesus nos foi revelado por meio da Sua Palavra e nos garante a vida eterna que o Pai nos preparou desde sempre. Todas as revelações de São João precisam ser assimiladas por nós a fim de que estejamos em comunhão com todos os que já aderiram ao projeto de salvação do nosso Deus. Quando fazemos a experiência e nos inserimos como membro do Corpo de Cristo conscientes de que somos parte ativa do sonho de Deus para a humanidade, nós também conseguimos nos unir aos apóstolos e às testemunhas da Bíblia para manifestar ao mundo a alegria que é inerente àqueles (as) que vivem a verdadeira liberdade de filhos de Deus. Jesus Cristo é o que era desde o princípio e o que será eternamente. Somos também testemunhas do que vimos e ouvimos! Ele faz parte da nossa vida, por isso, precisamos declará-Lo também Senhor da nossa história e, como São João, contar a todos as maravilhas que os nossos olhos contemplam que os nossos ouvidos ouvem e que as nossas mãos tocam da palavra da vida agindo em nós. – Você já se considera como parte do mistério de Cristo? – Qual a sua identificação com os personagens da Bíblia? – Como você testemunha as maravilhas que você contempla em relação a Deus?     



Salmo 96(97),1-2.5-6.11-12 (R. 12a)

R. Â justos, alegrai-vos no Senhor!

1Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, *
e as ilhas numerosas rejubilem!
2Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, *
que se apóia na justiça e no direito.R.

5As montanhas se derretem como cera *
ante a face do Senhor de toda a terra;
6e assim proclama o céu sua justiça, *
todos os povos podem ver a sua glória.R.

11Uma luz já se levanta para os justos, *
e a alegria, para os retos corações.
12Homens justos, alegrai-vos no Senhor, *
celebrai e bendizei seu santo nome!R.

Reflexão - A luz que se levanta para os justos é a perspectiva de uma vida nova em Jesus Cristo. Todo prenúncio de esperança é para nós um sinal de luz e quando estamos mergulhados nas trevas, por isso, entendemos o significado da luz. Diante do Senhor que vem, todas as nossas dúvidas são esclarecidas, todas as nossas inquietações desaparecem e nós conseguimos manifestar a verdadeira alegria. Este é um tempo propício para que nos deixemos iluminar pela Luz da esperança de uma vida renovada, porque Jesus quer nascer novamente no nosso coração.

Evangelho – Jo 20, 2-28

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,2-28
No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram". 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo
correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo.
5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás,
e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão
7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo.
Ele viu, e acreditou. Palavra da Salvação.

Reflexão – “onde procurar Jesus?”
Hoje, podemos meditar na narrativa do Evangelho da ressurreição de Jesus que tem em São João um dos protagonistas deste acontecimento. Ao dar a notícia aos discípulos de que “tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram”, Maria Madalena fez com que os primeiros a correrem ao túmulo fossem Simão Pedro e João. Isto tem um significado muito profundo, pois, Pedro já se afigurava como líder de todos e João se considerava o mais amado por Jesus. Com certeza eles entenderam logo, pois, Jesus já lhes havia advertido e lhes anunciado o que iria lhe acontecer. No entanto, mesmo diante de tantas evidências, de tantos sinais os dois ainda não tinham tido o entendimento completo, pois, estavam agora em busca do corpo de Jesus procurando um morto, embora Jesus já estivesse vivo. Entretanto, o fato de terem ido rapidamente em busca do que “ouviam falar”, comprova para nós a fé que os movia. Por isso, João que já havia provado do amor de Deus, no final dá testemunho de que acreditou e a surpresa se transformou em alegria. Nós também precisamos assumir de vez a nossa condição de homens e mulheres salvos em Jesus Cristo e amados por Deus. Aonde temos procurado Jesus?  Enquanto permanecemos vivos nesta terra ainda podemos conseguir vê-Lo na hora da escuridão. Não podemos permanecer parados (as) e inertes esperando por algo que já aconteceu e ainda não percebemos. A fé e a esperança nos fazem mover, portanto, precisamos assumir que Jesus está vivo e ressuscitado e que não precisamos mais procura-lo entre os mortos.  – Na hora do desespero e da provação, aonde você tem procurado Jesus?  - Onde você tem encontrado forças para enfrentar a doença e a morte?   - O que você teria feito no lugar de Pedro e de João?


28 DE DEZEMBRO DE 2018

6ª. FEIRA – SANTOS INOCENTES,

MÁRTIRES, FESTA
Cor Vermelho

1ª. Leitura – I Jo 1, 5-2,2

Leitura da Primeira Carta de São João 1,5-2,2

Caríssimos: A mensagem, que ouvimos de Jesus Cristo e vos anunciamos, é esta: Deus é luz e nele não há trevas. 6Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. 7Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho Jesus nos purifica de todo pecado.8Se dissermos que não temos pecado,
estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós. 9Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. 10Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não está dentro de nós. 2,1Meus filhinhos,
escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar,
temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos,
mas também pelos pecados do mundo inteiro. Palavra do Senhor.

Reflexão – “a Luz de Deus”                                                                                
O Seu grande amor, misericordioso e cheio de ternura foi o maior presente que o Pai nos concedeu por meio do Seu Filho Jesus. O próprio Jesus veio ao mundo para nos revelar esse grande amor a fim de que possamos usufruir de tudo o quanto Ele deseja nos presentear. Deus é luz, e quanto mais nos aproximarmos da Sua luz mais perceberemos as coisas que acontecem à nossa volta assim como também o que há dentro de nós! Com efeito, quanto mais nos acercarmos de Deus mais enxergaremos o Seu plano de Amor, Sua bondade, Sua Majestade, e conseguiremos distinguir e refletir sobre as nossas fraquezas, nossos pecados, assim como também as nossas virtudes e as graças que a cada dia recebemos, Dele.   A Luz de Deus nos tira das trevas da ignorância, por isso, São João, hoje, nos conclama a aproximarmo-nos da Luz do Senhor. Quando estamos sob a Luz do Espírito Santo nós conseguimos reconhecer e nosso pecado e pedir a Jesus que interceda por nós junto do Pai. Jesus Cristo é o justo que se entregou como vítima de expiação pelos nossos pecados e pelos pecados do mundo inteiro. Somente Ele pode, diante de Deus, nos justificar e nos purificar. No entanto, a única maneira de nos purificarmos desse pecado é reconhecê-lo e confessá-lo. Este é um tempo propício para que todos nós confessemos o nosso pecado e nos preparemos espiritualmente para receber, juntamente com o  Menino Jesus, a vida nova que o Pai quer nos dar. - Você reconhece que é pecador (a)? – A Luz de Deus tem se refletido em você? – Você se sente justificado diante de Deus por Jesus?  Aproveite este tempo de renovação e peça a Jesus que o (a) justifique diante do Pai.

Salmo 123(124),2-3.4-5.7b-8 (R. 7a)

R. Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

2Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, *
quando os homens investiram contra nós,
3com certeza nos teriam devorado *
no furor de sua ira contra nós.R.

4Então as águas nos teriam submergido, *
a correnteza nos teria arrastado,
5e então, por sobre nós teriam passado *
essas águas sempre mais impetuosas.R.

7bO laço arrebentou-se de repente, *
e assim nós conseguimos libertar-nos.
8O nosso auxílio está no nome do Senhor, *
do Senhor que fez o céu e fez a terra!R.

Reflexão - Se fizermos uma avaliação da nossa vida em tudo o que nós vivenciamos, com certeza, nós também cantaríamos como o salmista: “Se o Senhor não estivesse ao nosso lado”...na hora do desespero e da aflição, o que teria sido de nós! Muitas vezes também, na hora da tribulação nós temos a sensação de que estamos submergindo e que a correnteza   tenta nos arrastar, porém nós sabemos que o nosso auxílio está no nome do Senhor que fez o céu e fez a terra!”.

Evangelho – Mt 2, 13-18

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 2,13-18
13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: "Levanta-te, pega o menino e sua mãe
e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo". 14José levantou-se de noite,
pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu Filho".  16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso.
Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18"Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada,
porque eles não existem mais". Palavra da Salvação.

Reflexão – “nunca poderemos esmorecer”
A onisciência e a onipotência de Deus superam as armadilhas do mal, pois Ele envia os Seus mensageiros para advertir àqueles que fazem a Sua vontade. Até o Filho de Deus foi vítima da articulação de satanás quando, por meio de Herodes, tentou desarticular o Plano de Deus para a humanidade. No entanto, o plano se cumpriu apesar dos percalços e entraves que o Seu inimigo tentou colocar. Por isso, o anjo do Senhor apareceu a José e mandou que este pegasse o menino e sua mãe para fugir da fúria do rei. José obedeceu e partiu para o Egito onde permaneceu até a morte de Herodes. Mesmo assim as crianças de Belém sofreram as consequências da cólera do rei que mandou matar todas as que tivessem de dois anos para baixo. Assim também acontece nos nossos dias. O demônio continua tramando e montando armadilhas para que os filhos de Deus caiam e se submetam às suas investidas, tentando-os e flagelando-os com o pecado.  Somente aqueles (as) que estão em sintonia com Deus, que obedecem à Sua Palavra e creem verdadeiramente em Jesus conseguem se livrar das garras do inimigo. Por isso, hoje, vemos tantos jovens com a vida destroçada, tantas famílias em desarmonia, guerra, fome, miséria. O pecado devasta o mundo e se não tivermos firmados nos ensinamentos evangélicos iremos também sucumbir com ele. Hoje também os inocentes pagam o preço da insanidade dos “reis” que procuram vítimas para suas frustrações. No entanto, nunca poderemos esmorecer, pois o anjo do Senhor está perto e na hora precisa, também ele nos dirá: “Levanta-te e vai para o Egito”. O Egito é lugar de penúria, de solidão, mas é também lugar de purificação, onde nos encontramos conosco mesmos e com Deus, e depois, retornamos para encontrar os irmãos. – Você conhece a voz do Senhor que o (a) chama ao deserto? – Você percebe em si e no mundo as consequências do pecado? – Você percebe quando é tentado pelo inimigo de Deus? – Onde você tem buscado refúgio?  

29 DE DEZEMBRO DE 2018

SÁBADO – 5º DIA NA OITAVA

DO NATAL
Cor Branco
1ª. Leitura – I Jo 2, 3-11

Leitura da Primeira Carta de São João 2,3-11

Caríssimos: 3Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos.  4Quem diz: 'Eu conheço a Deus', mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. O critério para saber se estamos com Jesus é este:  6quem diz que permanece nele, deve também proceder como ele procedeu.  7Caríssimos, não vos comunico um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que recebestes desde o início; este mandamento antigo é a palavra que ouvistes.
8No entanto, o que vos escrevo é um mandamento novo - que é verdadeiro nele e em vós -, pois que as trevas passam e já brilha a luz verdadeira. 9Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas. 10O que ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar.  11Mas o que odeia o seu irmão está nas trevas, caminha nas trevas, e não sabe aonde vai, porque as trevas ofuscaram os seus olhos. Palavra do Senhor.

Reflexão - “Os que são da luz brilham por causa das ações de amor que praticam”
A garantia que temos para que a luz verdadeira brilhe em nós e por nosso intermédio é a vivência do amor ao próximo. “Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas” nos diz São João nesta carta quando nos revela o critério para discernirmos se estamos com Jesus e se procedemos como ele procedeu. Precisamos, pois, estar atentos (as) às atitudes concretas do nosso dia a dia. Não podemos dizer que somos de Cristo e que vivenciamos os Seus ensinamentos e guardamos a Palavra de Deus, se estamos cultivando e trazendo dentro de nós, ressentimentos, mágoas, má querença e sentimento de vingança. Fomentar tudo isto dentro do nosso coração mostra que estamos vivendo nas trevas e escuridão. Os que são da luz brilham por causa das ações de amor que praticam e são chamados refletores da Luz de Cristo. Quando as nossas ações são de desamor nós estamos agindo contra o mandamento de Deus e, por isso, recebemos a paga pela nossa insensatez.  – Como você consegue identificar se as suas ações são guiadas pelo Espírito Santo? – A Palavra de Deus tem servido de luz para o seu caminho? – Você tem guardado mágoas e ressentimentos? – As suas palavras são sinal de Deus para o mundo?

Salmo 95 (96), 1-2a. 2b-3. 5b-6 (R. 11a)

R. O céu se rejubile e exulte a terra!

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! *
2aCantai e bendizei seu santo nome!R.

2bDia após dia anunciai sua salvação,
3manifestai a sua glória entre as nações, *
e entre os povos do universo seus prodígios!R.

5bFoi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus:+
6diante dele vão a glória e a majestade, *
e o seu templo, que beleza e esplendor!R.

Reflexão - O canto que sai dos nossos lábios é um “canto novo” quando ele brota de um coração renovado. A nossa boca propaga o que há dentro do nosso coração. Portanto, se exercitamos em nós pensamentos alegres e cheios de esperança, com certeza, o nosso cantar será de júbilo. Assim, nós podemos fazer com que a terra exulte de alegria e o céu se rejubile em louvor.

Evangelho – Lc 2, 22-35

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 2,22-35
22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: 'Todo primogênito do sexo masculino
deve ser consagrado ao Senhor.' 24Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele
26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29'Agora, Senhor, conforme a tua promessa,
podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos:
32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel.'
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: 'Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma.'
Palavra da Salvação.

Reflexão - “O Espírito Santo nos mostra Jesus”
Ao levarem Jesus ao templo para apresenta-lo ao Senhor, Maria e José encontraram Simeão, homem justo e piedoso. Simeão, iluminado pelo Espírito Santo, reconheceu o Salvador quando os seus olhos pousaram em Jesus. Assim, ele pôde dar graças a Deus pelo benefício que lhe fora concedido.  Da mesma forma acontece com cada um de nós quando voltamos o nosso olhar para Jesus e cheios do Espírito Santo esperamos as promessas de Deus. É o Espírito Santo quem nos faz ter uma experiência de salvação com Jesus. Quando isto acontece nada mais será importante na nossa vida, pois o processo de conversão começa a nos transformar. Podemos dizer que tivemos um encontro pessoal com Jesus quando sentimos a força do alto na hora do desamparo, e experimentamos a alegria no momento de tristeza, mantendo acesa a chama da fé nas horas de maior desespero. Simeão, homem velho, já quase no final da vida, poderia estar desiludido e desanimado, no entanto, frequentava o templo todos os dias, porque o Espírito Santo já lhe havia anunciado antes, que ele não morreria sem ver o Messias. Por isso, ele continuou firme e cheio de esperança. O Espírito Santo também hoje nos assegura que Jesus já veio mais uma vez no Natal e que, se mantivermos os nossos olhos voltados para Ele, com certeza, poderemos ter novamente uma experiência de salvação. Sentir a presença de Jesus dentro do nosso coração é o maior bem e o melhor presente de Natal que podemos receber.   - Você a experiência de sentir a força do alto na hora da provação? – Você pode dizer que já teve um encontro com Jesus? -  Procure mergulhar em si mesmo (a) e peça ao Espírito Santo que lhe revele o que o seu coração pensa.


30 DE DEZEMBRO DE 2018

DOMINGO DA SAGRADA FAMÍLIA DE

JESUS, MARIA E JOSÉ

 Cor Branco
1ª. Leitura – Eclo 3, 3-7.14-17ª (gr 2-6.12-14)

Leitura do Livro do Eclesiástico 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14)
3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. 4Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados;
evita cometê-los e será ouvido na oração quotidiana. 5Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros. 6Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. 7Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe. 14Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. 15Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez,
procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida, a caridade feita a teu pai não será esquecida, 16mas servirá para reparar os teus pecados 17ae, na justiça, será para tua edificação. Palavra do Senhor

Reflexão “uma família feliz e equilibrada”
O autor do Livro do Eclesiástico, nesta leitura, nos motiva a cultivar sentimentos de carinho e proteção para com as pessoas mais idosas e nos revela que Deus nunca esquecerá o bem que fizermos aos nossos pais. Assim sendo, ele exalta a honra e o respeito ao pai e à mãe como atributos que são agradáveis a Deus e imprescindíveis para que sejamos ouvidos nas nossas reivindicações. A leitura ressalta ainda a recompensa que o Senhor concede a todos os que reverenciam o seu pai e a sua mãe, os amparando na velhice. Na realidade, isto pode ser comprovado no nosso dia a dia nos relacionamentos entre pais, filhos, avós. Os filhos e as filhas que têm zelo e amor pelos seus genitores e os amparam nas suas necessidades têm uma vida repleta de graças e conseguem também manter uma família feliz e equilibrada. O aconchego de uma família unida e feliz vale muito mais do que muitos bens materiais acumulados.  Honrar pai e mãe é o quarto mandamento da lei de Deus e pais e filhos constituem assim a primeira preocupação de Deus para salvar a terra, e nós somos estes mensageiros da reconciliação.  A família é o berço da humanidade, é no berço que a criança é alimentada, cuidada e fortalecida. É a partir de cada família da Terra que o projeto de Deus para o futuro da humanidade se realiza. Por isso, São João Paulo II já afirmava que “a família é a esperança da humanidade”. A família é, portanto, uma Escola onde a humanidade é forjada e preparada para enfrentar os desafios da vida e do mundo. Por meio da Família toda existência humana é orientada para o futuro. E se a família for um lugar seguro onde Deus habita aí então ela terá, com certeza, um futuro abençoado.
– Você reconhece o valor da sua família? -  Você tem seguido o mandamento de honrar pai e mãe? – Como você tem se relacionado com os seus pais, ou com seus filhos? – Que valores você tem preservado na sua família? – Você tem orado por ela?

Salmo 127,1-2.3.4-5 (R. Cf 1)

R. Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!

1Feliz és tu se temes o Senhor* e trilhas seus caminhos! 2Do trabalho de tuas mãos hás de viver,* serás feliz, tudo irá bem! R.

3A tua esposa é uma videira bem fecunda* no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira* ao redor de tua mesa. R.

4Será assim abençoado todo homem* que teme o Senhor. 5O Senhor te abençoe de Sião,* cada dia de tua vida. R.

Reflexão - O salmista elogia os que têm amor pelo Senhor e seguem os caminhos por Ele traçados. Serão felizes, viverão do trabalho honesto, formarão uma família fecunda e serão abençoados. Todas estas coisas são necessidades básicas do nosso ser humano e se constituem no alicerce para que tenhamos uma vida cheia de paz. Portanto, se refletirmos bem, nós não precisaríamos lutar tanto por tantas conquistas que nunca obteremos, mas tão somente, “temer o Senhor e seguir os seus caminhos!”

2ª. Leitura – Col 3, 12-221

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 3,12-21
Irmãos: 12Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos.
Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro.
Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede  agradecidos. 16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza,
habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a
sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai. 18Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor.
19Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas.
20Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. 21Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem. Palavra do Senhor.

Reflexão – “”
A misericórdia, a bondade, a humildade, a mansidão e a paciência que cultivamos nos nossos relacionamentos, é o sinal que podemos dar ao mundo de que realmente vivemos de acordo com os conselhos evangélicos.  Todas essas virtudes têm como fundamento o amor ao próximo que é o mandamento maior da Lei de Deus. Quando perdoamos, nos suportamos uns aos outros, cultivamos a paz nos nossos relacionamentos, e compreendemos uns aos outros, mostramos ao mundo que todas essas virtudes são uma consequência da vivência do amor de Deus agindo em nós. Este amor, segundo São Paulo, deverá ser praticado de uma maneira responsável e isto implica também em ensinar e admoestar ao outro, com toda a sabedoria sem omitir-se nas horas da necessidade de correção. Demonstramos também que vivemos segundo os preceitos cristãos quando sabemos ser agradecidos e cantamos louvores ao Senhor pelos Seus benefícios. Finalmente, São Paulo dá conselhos úteis aos maridos e às mulheres, aos pais e filhos para que dentro da Lei divina do amor recíproco saibam compartilhar a vida dando espaço uns aos outros para a vivência da paz. – Você sabe perdoar? – Existe alguém na sua família a quem você precisa dar ou pedir perdão? – Você se sente responsável pelo bem-estar da sua família? – O que você tem feito para que isto aconteça?


Evangelho – Lc 2, 22-40

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,22-40
22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: 'Todo primogênito do sexo masculino
deve ser consagrado ao Senhor.' 24Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele
26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29'Agora, Senhor, conforme a tua promessa,
podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos:
32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel.'
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: 'Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma.'
36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações.
38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “no templo com Jesus”
 Conscientes da sua missão de pais, mesmo sabendo que Jesus era o Messias prometido, Maria e José cumpriram com o dever prescrito pela Lei de Moisés e levaram Jesus para ser apresentado no templo. 
Assim, então, eles ofereceram o Filho ao Pai colocando diante do altar a vida e a missão de Jesus.  Conhecedores da verdade de que Jesus já se apresentou ao Pai e se ofereceu e se entregou para nos salvar e que Ele hoje está com o Pai, nós também podemos entregar a Ele e oferecer a nossa vida como dom para ser abençoado e frutificado. Apresentamos a Ele os nossos filhos, que podem ser também nossos projetos, nossos sonhos, nossos anseios. Assim como Simeão, homem justo e piedoso esperava o dia em que iria ter um encontro com Jesus, nós também podemos viver na expectativa da Sua chegada abraçando, desde já a salvação que Ele nos prometeu. Os olhos de Simeão viram ainda aqui na terra a salvação de Jesus, tomou-O nos braços e bendisse a Deus pelo presente que recebeu. A profetisa Ana, que servia a Deus no templo, dia e noite, também louvou a Deus por ter visto O libertador de Israel e pôs-se a anunciá-lo a toda a gente. Diante da manifestação dos dois, Maria soube silenciar e acolher a profecia de Simeão quando prognosticou o que iria acontecer com ela por causa de Jesus: “quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.  Simeão e Ana foram agraciados porque estavam no templo!   O templo é o lugar em que recebemos as graças de Deus e somos formados para que, como Simeão e Ana, possamos dar testemunho a todos do grande mistério da encarnação de Deus Salvador.   -  Para você o que significa ir ao templo? -  Onde está o templo de Deus em você? – Você tem escutado a Palavra de Deus que fala dentro do seu coração? – Quando vai a Igreja você percebe os sinais de Deus por meio da Sua Palavra, da Homilia, das orações? – O que você tem oferecido ao Senhor, no templo?

31 DE DEZEMBRO DE 2018

2ª. FEIRA – 7º DIA NA OITAVA

DO NATAL

Cor Branco
1ª. Leitura -

Leitura da Primeira Carta de São João 2,18-21
18Filhinhos, esta é a última hora. Ouvistes dizer que o Anticristo virá. Com efeito, muitos anticristos já apareceram. Por isso, sabemos que chegou a última hora. 19Eles saíram do nosso meio,
mas não eram dos nossos, pois se fossem realmente dos nossos,
teriam permanecido conosco. Mas era necessário ficar claro
que nem todos são dos nossos. 20Vós já recebestes a unção do Santo, e todos tendes conhecimento. 21Se eu vos escrevi,
não é porque ignorais a verdade, mas porque a conheceis,
e porque nenhuma mentira provém da verdade.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “Estamos sempre vivendo o instante final da nossa vida”
Nesta leitura São João nos exorta a viver cada momento da nossa vida como se fosse a última hora, isto é, o instante final da nossa existência. A última hora é o dia de hoje, o agora da nossa vida, o tempo em que estamos vivendo e no qual podemos tomar decisões, voltar atrás nas nossas más inclinações e tentar caminhar conforme o desígnio que o Senhor nos reserva. Estamos sempre vivendo esta última hora! Precisamos também ter consciência de que muitas pessoas que hoje recebem conosco a mesma mensagem do Evangelho, não alcançaram ainda o entendimento e, amanhã, podem se afastar tornando-se, talvez, até um contratestemunho para o reino de Deus. Por isso, São João nos adverte sobre o anticristo e nos dá o entendimento de que todos os que fazem oposição ao projeto de amor de Deus são também considerados anticristos. Fazemos oposição ao projeto de amor de Deus quando vivemos desassociados (as) da Sua Palavra e seguimos as sugestões do nosso próprio querer. Temos o nosso “Deus particular” e, com as nossas ações, nos tornamos alguém completamente fora dos padrões de Jesus Cristo.  Nem todos são dos nossos”, diz São João.  Uns ficam, outros se afastam, mas os que permanecem recebem a unção de Deus e conhecem a Sua verdade. É fato que nós nos entristecemos com isto, mas a palavra é clara quando nos afirma que se fossem realmente dos nossos teriam permanecido conosco. Quando temos o entendimento da verdade, quando realmente experimentamos a unção do Santo, nós permanecemos firmes e nada nos afastará do nosso posto de espera. Portanto, aproveitemos o momento do agora para nos fortalecer na Palavra de Deus que nos garante a felicidade do céu, hoje. Esta é a última hora. Vivemos da esperança, o Senhor virá e não tardará!  - Você tem refletido sobre o seu momento presente? – Você pretende ficar firme no posto em que está hoje? – O que você espera do amanhã? – Você é a favor do projeto de amor de Deus ou às vezes lhe faz oposição?

Salmo  95 (96), 1-2. 11-12. 13 (R. 11a)

R. O céu se rejubile e exulte a terra!

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!
2Cantai e bendizei seu santo nome!*
Dia após dia anunciai sua salvação.R.

11O céu se rejubile e exulte a terra, *
aplauda o mar com o que vive em suas águas;
12os campos com seus frutos rejubilem *
e exultem as florestas e as matasR.

13na presença do Senhor, pois ele vem, *
porque vem para julgar a terra inteira.
Governará o mundo todo com justiça, *
e os povos julgará com lealdade.R.

Reflexão - Somos filhos de Deus e herdeiros do céu, portanto, temos em nós a semente da eternidade. Deus nos criou para que sejamos habitantes do céu e, desde já, Ele nos prepara para que possamos nos aclimatar na nossa futura morada. Cantamos o canto novo do amor que deixa o nosso coração expectante com a chegada do Senhor que vem. Ele sempre está vindo embora que às vezes não O reconheçamos. Mesmo assim, pela Fé, nós podemos anunciar já a salvação que Ele nos trouxe e cantar hinos de louvor.


Evangelho – Jo 1, 1-18

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,1-18
1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus;
e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus.
3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito.
4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade,
que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. 10A Palavra estava no mundo - e o mundo foi feito por meio dela - mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu,
e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos que a receberam,
deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue
nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. 14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: 'Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim'. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça
e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “Jesus é a Palavra de Deus”
A mesma Palavra que criou o céu e a terra veio ao mundo e se fez carne para nos trazer a salvação. Jesus é a Palavra de Deus, o Verbo que se encarnou no seio de uma virgem para dar vida ao mundo. Foi ele quem nos fez filhos de Deus e nos trouxe a Sua graça. Portanto, a Palavra de Deus já está no meio de nós. A Palavra de Deus é a Luz e Jesus é a Palavra, portanto, Jesus é a Luz!  Ele é o personagem central da Bíblia. Todas as profecias, todas as orações, lamentações e súplicas das Escrituras foram inspiradas pelo Pai no Seu Filho Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo. “Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito”!  Por isso, neste tempo em que ainda vivenciamos as alegrias do Natal todos nós podemos refletir e meditar se estamos acolhendo a Palavra e se, realmente, nós a temos encarnada em nós de maneira que Ela dirija as nossas ações. Se o mundo foi criado por causa de Jesus Cristo, se a graça e a verdade nos chegaram através Dele e se Ele é a Palavra de Deus que veio habitar no meio de nós, é imprescindível que tenhamos esta Palavra entranhada em nossas mãos e no nosso coração. Pela Palavra nós tomamos conhecimento do Amor de Deus que é eterno e nos dá a garantia das Suas promessas para nós. Ela é a Luz que nos tira das trevas da ignorância e nos dá o entendimento de nós mesmos (as), de Deus e do nosso próximo. Assim como João Batista veio para dar testemunho desta Luz, nós também podemos   irradiar o fulgor que se expressa por meio de nós quando anunciamos Jesus Cristo, a Palavra de Deus que veio nos transformar em novas criaturas. – Você já acolheu o Verbo de Deus que se fez carne e veio habitar entre nós? – A Palavra de Deus tem influenciado as suas ações? – Você tem sabido ouvi-La e vivê-La? – Você tem dado ao mundo testemunho da Luz de Cristo?  - Qual é o testemunho que você pode dar ao mundo da presença de Cristo na sua vida?

















Nenhum comentário:

Postar um comentário