.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

“FICAI ATENTOS...” – Olivia Coutinho




1º DOMINGO DO ADVENTO

Dia 02 de Dezembro de 2018

Evangelho de Lc21,25-28.34-36

Neste primeiro Domingo do mês de Dezembro, iniciamos o tempo do advento, um tempo de profunda espiritualidade que deve ser marcado pelo o nosso desejo de conversão, algo fundamental para que possamos viver o verdadeiro sentido do Natal. Sem um retorno a Jesus, não tem como viver as alegrias do Natal, pois longe de Jesus, não existe Natal, apenas uma festa de troca de presentes.
O tempo do advento, não se limita na preparação para o Natal, enquanto nos preparamos para esta grande festa do encontro do Divino com o humano, estamos também, nos preparando para a segunda vinda de Jesus, o que pode acontecer a qualquer momento.
A liturgia deste tempo nos insere na história da salvação, levando-nos a reviver a mesma expectativa da vinda do Messias, vivida pelo o povo de Israel no início da história, com uma única diferença: o Messias já veio, Ele já está entre nós!
Neste tempo de espera, de nascimento e renascimento, o nosso coração se rejubila, torna maleável, aberto para acolher Jesus que já está no meio de nós, mas que às vezes, não nos damos conta desta grande maravilha!
Jesus vem reacender em nossos corações, a chama da esperança, uma esperança que transcende nossos desejos individuais, porque incluí uma visão de mundo, o mundo que Deus criou para nós, que deve ser o lugar da paz, do amor e da justiça...
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, chega até a nós, numa linguagem simbólica, o que a principio, pode nos assustar, afinal, são revelações aparentemente aterrorizantes. Porém, se aprofundarmos mais no texto, vamos perceber que Jesus fala de sofrimento, mas ao mesmo tempo enfatiza a vitória, que é a nossa libertação, mostrando-nos que todo sofrimento um dia terá fim. “Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.” A mensagem que Jesus quer nos passar neste evangelho, não é ameaçadora, pelo contrário, é uma mensagem confortadora, um alerta para todos nós.
O texto vem nos acordar para algo que não gostamos de lembrar: a transitoriedade da vida terrena, a vida que passa! Precisamos estar sempre atentos, não podemos "cochilar," o nosso tempo presente, é o único espaço sagrado que Deus nos concede, para buscarmos em Jesus, o nosso encontro definitivo com Ele. Jesus nos alerta, sobre a importância de estarmos o tempo todo vigilantes, o que não significa ficarmos tristes, parados, esperando pelo o nosso fim.
A nossa preparação para o encontro com o Senhor, deve ser movimentada no espírito de alegria, afinal, não caminhamos para o fim, e sim, para o começo de uma nova vida!
Estar vigilantes é acolher a graça de Deus, é estar fazendo o bem, atento às necessidades dos nossos irmãos, é estar a serviço da vida! Quem tem o coração aberto para acolher Jesus, na pessoa do irmão, faz da sua vida um constante Natal, e assim sendo, já está preparado para o encontro com o Senhor, que acontecerá na sua segunda vinda.
O fim do nosso tempo aqui na terra pode acontecer a qualquer momento, para quem parte deste mundo, o sol escurece, mas para quem viveu uma vida em Deus, a vinda gloriosa de Jesus é mais clara que a luz do dia, pois Jesus é o sol da eternidade!
A liturgia deste tempo nos convida a uma reflexão mais profunda sobre o verdadeiro sentido do nosso existir, sobre a nossa origem e o nosso destino. Viemos do Pai e para o Pai retornaremos. Esta verdade deve nos confortar nos dar certeza, de que a nossa vida não termina com a nossa morte na condição humana, e que o nosso destino é o céu junto do Pai.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

Nenhum comentário:

Postar um comentário