.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

LEVANTA-TE E VAI, A TUA FÉ TE SALVOU-Adélio


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 14/11/2018
-Lucas 17,11-19
"LEVANTA-TE E VAI, A TUA FÉ TE SALVOU ."
Você já pensou nos inúmeros bens que    continuamente  Deus lhe faz? Que linguagem poderia exprimir dignamente a nossa gratidão a Ele? Deus nada pede em troca. Ele apenas nos ama. 
   No texto do Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vemos que Jesus estava a caminho de Jerusalém e entanto numa aldeia, vieram 10 leprosos ao seu encontro. No tempo de Jesus, as doenças eram consideradas um  castigo de Deus. Os leprosos, por exemplo, eram pessoas excluídas da sociedade e nem sequer poderiam aproximar-se dos lugares habitados, pois contaminariam o ambiente. A lepra era símbolo de  pecado. Ser curado da lepra era milagre   comparável a ressuscitar os mortos. Somente Deus podia fazer tal milagre. 
      O número 10 representa a totalidade de um povo: Israel ou a humanidade. A lepra representa o estado de pecado, de miséria humana, da separação de Deus dos irmãos. Um outro detalhe, a doença coloca juntos judeus e samaritanos, inimigos constantes em tempo de saúde. 
    A má sorte e a dor os colocam juntos, transformando-os em grandes amigos. Além de mostrarmos a gratidão do homem diante dos dons de   Deus,  essa narrativa nos ilustra sobre a fé, e veja meus irmãos e irmãs: a fé é o ponto fundamental do texto do Evangelho de hoje. É a resposta confiada ao homem diante da graça de Deus.  Somente a fé em Jesus manifesta pelo samaritano traz-lhe a salvação. 
   Os  Dez leprosos ficaram curados, eles  sabiam que isso não era natural. Não sabemos como interpretaram a cura. Um,  porém, o samaritano meio estrangeiro no fato da manifestação do poder e da misericórdia de Deus. Que não apenas o curava, mas lhe oferecia salvação e paz. Continuamente Deus se manifesta em nossa vida. Precisamos reconhecer em tudo seu poder e sua bondade. 
     Meus irmãos e irmãs: vimos que dentre os que foram curados por Jesus somente um agradeceu. Muitas das vezes nós pedimos muito e agradecemos pouco. Deveríamos, pois, agradecer mais e pedir menos. 
 Será que nós  agradecemos a Deus pelo dom da vida, pelo ar que respiramos, pela água que tomamos,  que regramos, que faz um bem enorme na nossa vida, a água é vida, agradecemos pela família que temos? 
Vamos fazer um propósito para o dia de hoje : no final do dia, vamos agradecer a Deus por tudo que semeamos e colhemos de bom.  

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS 
-Adélio Francisco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário