.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

"CUIDADO PRA NÃO SEREM ENGANADOS...- Olívia Coutinho


Dia 27 de Novembro de 2018

Evangelho de Lc21,5-11

Jesus, na sua pedagogia, aproveitava todas as oportunidades para nos passar importantes ensinamentos, tomando por base, o que Ele via e o que Ele ouvia no seu dia a dia. É o que podemos constatar no evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta. Ao ver e ouvir, algumas pessoas manifestando o seu encantamento pelas as pedras que enfeitavam o templo, Jesus aproveita aquela oportunidade, para alertá-las sobre o perigo de elas ficarem somente no visual, na beleza externa! Jesus não entra na conversa daquelas pessoas com a intensão de desmanchar prazer, afinal, Ele não condena ninguém por admirar o que é belo, até porque, em toda arte humana, no caso, a construção do templo, tem sempre o dedo de Deus, pois é Deus quem dá inteligência ao homem!
A intensão de Jesus, ao interpelar aquelas pessoas, era no sentido de conscientizá-las de que nenhuma estrutura é mais sólida do que aquela que é construída  sobre os valores irrenunciáveis do evangelho! As estruturas terrenas são facilmente destruídas, como aquele templo de pedra, que seria destruído, enquanto que o templo vivo de Deus, que é o coração humano, esse, jamais será destruído, se preenchido de Deus! Este templo, aparentemente frágil, sobreviverá a todos os terremotos, a todas as guerras...
“Não ficará pedra sobre pedra.” Ao ouvir esta afirmação de Jesus, as pessoas pensaram que Jesus estava referindo ao fim do mundo, o que não era verdade, pois Jesus falava da destruição de Jerusalém, inclusive daquele templo que eles tanto admiravam, o que aconteceu nos anos 70dC
“Mestre quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” Jesus, sabendo que o povo estava dando crédito às muitas previsões a respeito do fim do mundo, muda o seu discurso, passa a tranquilizar as pessoas e ao mesmo tempo alerta-las quanto ao perigo delas se deixarem enganar pelos os falsos profetas.
Todas as descrições presentes no texto podem parecer negativas, mas a sua finalidade é nos tranquilizar, nos mostrar que Deus é maior que tudo, e que o mundo velho, que às vezes insistimos em alimentar dentro de nós, vai desaparecer dando lugar a um mundo novo alicerçado nos valores do Reino!
Ao falar de guerras, de revoluções, não é intenção de Jesus, nos amedrontar, e sim, nos deixar uma mensagem de esperança, assegurando-nos, de que nada de mal nos acontecerá, se nos mantivermos perseverantes na fé.
Não fiquemos somente no encantamento do que é externo, cuidemos do nosso interior, que é o nosso coração, o templo vivo onde Jesus quer fazer sua morada! Os templos de pedras serão facilmente destruídos, já, este templo sagrado, que é o nosso coração, quando habitado por Deus, jamais será destruído!
Quem confia verdadeiramente em Jesus, não fica dando ouvido às previsões infundadas do fim do mundo, e nem prenunciando algo de ruim, pelo o contrário, quem deposita a sua confiança em Deus, se faz agente de vida, portador e anunciador de uma Boa notícia!
Que a nossa preocupação, não seja com o fim do mundo, e sim, com o fim de uma vida em pecado.
É importante conscientizarmos: o nosso fim, não é o final da nossa passagem terrena, e sim, as consequências do nosso afastamento de Deus, isso sim, será a nossa ruína.
Tudo o que é da terra, tem começo e fim, tudo que é do céu, tem começo, mas não tem fim, como o amor de Deus!
Um seguidor de Jesus, não deve apegar-se às coisas do mundo, dando valor absoluto ao que é relativo ou considerando definitivo o que é provisório. Não podemos Esquecer: nesta vida, tudo é passageiro, nada fica, nada vai conosco, a não ser o bem que fazemos.

FIQUE NA PAZ DE JESUS!  – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir