.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Jesus, testemunha do reino de Deus-Helena Serpa



25 DE NOVEMBRO DE 2018

DOMINGO – SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

 

REI DO UNIVERSO

 Cor Branco


1ª. Leitura – Dn 7,13-14

Leitura da Profecia de Daniel 7,13-14
13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado,
e seu reino, um reino que não se dissolverá. Palavra do Senhor.

Reflexão – “glória, honra e poder”
O tempo presente em que vivemos é propício para comemorarmos a primeira vinda de Jesus como Messias, mas também um momento oportuno para desejarmos a sua segunda vinda, com glória, honra e poder!  Os profetas anunciaram a vinda do Messias uma primeira vez, como um servo humilde e como cordeiro a ser imolado. Da mesma forma eles também prenunciaram a sua segunda vinda, com poder, glória e realeza. Jesus Cristo já foi proclamado Rei das nações e virá, uma segunda vez à terra, a fim de instaurar definitivamente o Seu Reino glorioso no meio dos homens, criando novos céus e uma nova terra.   Isto fará toda a diferença na vivência do nosso Natal: a alegria pelo menino Jesus que já veio e o desejo de que o Rei Jesus venha definitivamente. – Você espera Jesus, pela segunda vez? – Ele já aconteceu na sua vida pela Sua primeira vinda? – Para você qual é o significado do tempo de espera em que vivemos? – O que significa para você poder e glória e novos céus e nova terra?

Salmo 92, 1ab.1c-2.5 (R.1a)

R. Deus é Rei e se vestiu de majestade,

R.glória ao Senhor!

1aDeus é Rei e se vestiu de majestade,*
1brevestiu-se de poder e de esplendor!R.

1cVós firmastes o universo inabalável,
2vós firmastes vosso trono desde a origem,*
desde sempre, ó Senhor, vós existis!R.

5Verdadeiros são os vossos testemunhos,
refulge a santidade em vossa casa,*
pelos séculos dos séculos, Senhor!R.

Reflexão - Deus firmou o Seu trono no meio de nós. Quando temos Jesus Cristo como Rei e Senhor da nossa vida, nós percebemos a sua presença vitoriosa em todas as nossas conquistas. O reino de Deus deu-se a conhecer ao homem por meio da morte e ressurreição de Jesus que se tornou Rei do Universo e é sob o Seu reinado de amor que nós precisamos viver como súditos das Suas graças e bênçãos. JESUS CRISTO É O SENHOR!

2ª. Leitura – Ap 1, 5-8


Leitura do Livro do Apocalipse de São João 1,5-8
A vós graça e paz 5da parte de Jesus Cristo, a testemunha fiel,
o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. A Jesus, que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos nossos pecados 6e que fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder, em eternidade. Amém.
7Olhai! Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão
- também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém!
8'Eu sou o Alfa e o ômega', diz o Senhor Deus, 'aquele que é, que era e que vem, o Todo-poderoso'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “O Alfa e o Ômega”
“Jesus Cristo é a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra.”  Com estas palavras São João é bem claro e não nos deixa mais dúvidas. “Olhai”, diz ele: “Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão!”  Olhar é prestar atenção, é estar atento (a) é esperar com confiança. Jesus fez de nós um reino de sacerdotes para servirmos a Deus. Ele é o começo e o fim de tudo, o Alfa e o Ômega, isto é, a nossa origem e o nosso destino; “aquele que é, que era e que vem”, portanto é Nele que colocamos toda a nossa expectativa de felicidade. Precisamos permanecer firmes, caminhando na verdade de Cristo, esperando a sua volta, hoje, já! Não podemos deixar para o amanhã o que precisamos assumir, hoje! A nossa caminhada deve ter um alvo definitivo: encontrar Jesus seja aqui na terra ou no céu quando partirmos. Não sabemos quando será, mas podemos, desde já, vislumbrar a glória desse momento. - Você sabe de onde veio e para onde irá? – Qual tem sido o sentido da sua vida? - O que você tem esperado? – Você pensa na 2ª. Vinda de Jesus?

Evangelho – Jo 18, 33b-37


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 18,33b-37
Naquele tempo: 33bPilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: 'Tu és o rei dos judeus?' 34Jesus respondeu: 'Estás dizendo isto por ti mesmo, ou outros te disseram isto de mim?' 35Pilatos falou: 'Por acaso, sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?'. 36Jesus respondeu: 'O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui'. 37Pilatos disse a Jesus: 'Então tu és rei?'
Jesus respondeu: 'Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz'. Palavra da Salvação

Reflexão – “Jesus, testemunha do reino de Deus”
Jesus com muita propriedade replicava às insinuações de Pilatos, dando-lhe ciência de que estava ali para dar testemunho do reino de Deus, portanto estava cumprindo com a Sua missão. Diante da ironia de Pilatos, Jesus não procurava justificar-se nem tampouco apelar para que fosse abreviada a sua pena. Pelo contrário, deixava-se humilhar e flagelar para mostrar a todos nós que o reino de Deus vai mais além do que a nossa humanidade pode apreender.  Assim Ele embaraçava os sábios e as autoridades ao proclamar-se Rei com uma postura totalmente inversa da que têm os reis da terra, pois estava seguro do Seu encargo: “eu nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade”. Dizendo isto, Ele também nos conclama a sermos aqui na terra, reis diferentes dos que o mundo possui e nos propõe a seguir a verdade que é Ele mesmo, escutando a Sua voz. “Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”, disse Jesus. A voz de Jesus nos ajuda a  assumir a nossa missão saindo também pelo mundo proclamando que Ele é o  Caminho, a Verdade e a Vida, sem medo e sem temor.  – Você tem escutado a voz do Senhor? – Você sabe o que é a verdade? – Em sua opinião, como deve portar-se um rei? – Você tem sido testemunha da verdade perante o mundo?

Um comentário: