.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

“O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO.” – Olivia Coutinho


DOMINGO: SOLENIDADE DE CRISTO REI.

Dia 25 de Novembro de 2018 

Evangelho de Jo18,33b-37

Com muita alegria, celebramos hoje, a Festa de Cristo Rei!
Iluminada pelo o Espírito Santo, a Igreja sabiamente escolheu em fechar o ano litúrgico, com a Festa de Cristo Rei, como querendo nos dizer, que é ao nosso Rei, que devemos ofertar a nossa caminhada de fé realizada ao longo do ano litúrgico!
O evangelho que a liturgia desta solenidade nos convida a refletir, está inserido no processo final contra Jesus, um processo que teve como desfecho, a sua condenação.  Porém, a  estas alturas, os alicerces do Reino, já estavam estabelecidos, quando Jesus recebe sua sentença, Ele já havia preparado aqueles que dariam continuidade a construção deste Reino. implantado por Ele aqui na terra. 
O evangelista concentra o tema da realeza de Jesus  nesta passagem  de sua vida, para nos mostrar que tipo de Rei era Jesus! 
Em toda história, Jesus é o único Rei que teve como trono a cruz, que se apresentou aos homens sem nenhum aparato. No Reino que Jesus  veio implantar aqui na terra, a arma mais poderosa é o amor, a autoridade é o serviço, o maior é aquele que serve, o perdão é a ponte que une os irmãos! Neste Reino, não há espaço para a violência, as operações de guerra se concentram no serviço ao próximo, e uma dessas operações, o próprio Jesus realizou nas vésperas de sua morte, lavando os pés dos apóstolos, inclusive, os pés do seu traidor.
Ao apresentar o seu Reino à Pilatos, Jesus esclarece: “O meu Reino não é deste mundo.” Esta afirmativa, não significa que o reinado de Jesus, começaria nos limiares Celestiais, o que Jesus quis dizer, é que os valores do seu Reino, não são aceitos nos reinos do mundo! 
Embora o Reino de Deus não seja deste mundo, o reinar de Jesus não está fora do mundo, em outras passagens do evangelho, o próprio Jesus diz: “O Reino de Deus já está entre vós”.(Lc17,21) Estas palavras de Jesus, nos asseguram de que mesmo em meio  as turbulências dos reinos do mundo, podemos vivenciar no aqui e no agora, as alegrias do Reino dos céus!
O modelo de rei visto pelos os homens, em nada assemelha a condição de Rei aplicada a Jesus, pois o seu reinar independe dos esquemas deste mundo, o reinar de Jesus, só depende do querer do Pai!
Juntamente com a festa de Cristo Rei, celebramos também o dia Nacional do Cristão Leigo, vocação imprescindível na vida da Igreja, mas que às vezes é pouco reconhecida, devido a nossa tendência em acreditar que vocacionados, são somente os ministros ordenados.
A caminhada do leigo no mundo de hoje, chega a ser um grande desafio, pois não é fácil dar testemunho de Jesus, vivendo no mundo sem pertencer ao mundo, mas é dentro desta realidade, que o leigo é chamado a atuar. 
“É importante tomarmos consciência de que os Leigos ocupam importantes ministérios na Igreja, entre tantos, assumem a vocação particular de constituir família, o compromisso cristão de atuar profissionalmente com ética, dedicação e diferencial positivo no sentido de ser uma pessoa diferente no meio de tantas”.
Os leigos (as) assumem o grande desafio de serem pedras vivas da Igreja terrestre, seguindo os passos de Jesus, rumo a Igreja celeste.
Como povo de Deus, que peregrina aqui na terra, rumo a Pátria definitiva, somos convidados a vivenciar a realeza de Jesus, fazendo o que Ele fazia, ciente de que: assim como Ele, não estamos isentos da cruz.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário