.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

"QUEM É MINHA MÃE E QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?”-Olivia Coutinho

 

Dia 21 de Novembro 2018

Evangelho de Mt12,46-50 

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, começa dizendo, que enquanto  Jesus estava falando às multidões, a mãe de Jesus e os seus irmãos, ficaram do lado de fora, procurando  falar com Ele. “ Tua mãe e teus irmãos estão lá fora a tua procura.” Jesus não afasta das multidões, não  interrompe a  sua missão  junto aqueles que o Pai lhe confiara, para atender a sua família de sangue, demonstrando assim, uma atenção igualitária para com todos.
É compreensível, que os familiares de Jesus, se assustassem, ao vê-lo  cercado por grandes  multidões, se misturando com prostitutas, cobradores de impostos etc. Esse comportamento de Jesus, certamente os deixava   confusos, afinal, seus familiares  eram acostumados  com um Jesus mais caseiro, num pacato ambiente familiar. 
Nas primeiras vezes, que os parentes de Jesus, depararam com Ele,  cercado pela a multidão,  eles chegaram a pensar, que Jesus estivesse  fora de si. Mc3.21. O que não deixa  de ser uma  verdade, pois Jesus, estava mesmo fora de si, Ele havia saído de si para entrar no Pai.
Para que tenhamos um entendimento melhor deste  evangelho,  é importante nos inteirarmos da postura da Mãe de Jesus, diante o projeto de Deus, que ela abraçou por inteiro, colocando-o como prioridade na sua vida!
Maria nunca quis reter Jesus para si, ela sempre soube, que mesmo tendo nascido de suas entranhas, Jesus não lhe pertencia, que Ele pertencia a todos os que o Pai lhe confiara! Mesmo sendo a escolhida para gerar o Filho de Deus, Maria sempre se postou com  humildade diante de Jesus, nunca reivindicou tratamento preferencial por parte Dele, pelo o contrário, ela  sempre se colocou como sua discípula, sua aprendiz.
A nossa procura por Jesus, deve ser sempre na condição de discípulo, de quem quer aprender com o Mestre, como fazia Maria!
Jesus era verdadeiramente humano, e verdadeiramente Divino, mas a partir do momento em que Ele assume o seu ministério, foi o seu lado divino que prevaleceu.  Naquele momento, Jesus  sinalizava um desligamento presencial, de sua família de sangue, para abraçar a missão que o Pai lhe confiara. Um comportamento semelhante ao de um jovem que sai de casa para  abraçar o matrimônio, ou o sacerdócio. E Maria, no seu silencio, compreendia todas as atitudes do Filho, ela sabia que mais cedo ou mais tarde, seu Filho sairia de casa, para se entregar à missão, além do Anjo, na anunciação, como também, o profeta Simeão, lhe revelara tudo sobre o futuro de Jesus.
Para muitos, a atitude de Jesus, descrita neste evangelho, soa como um desprezo Dele para com a sua mãe, o que não é verdade, pois ao acolher o povo como membros de sua família, Jesus demonstrou um amor grandioso pelo o Pai! Gesto, que certamente alegrou Maria, pois assim como Jesus, ela só queria agradar a Deus, fazer a sua vontade! 
"Todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe"! Com estas palavras, Jesus não desconsiderou sua Mãe, pelo o contrário, a elevou, pois ninguém mais do que Maria, fazia a vontade de Deus! Ela se colocou como serva de Deus, desde o anuncio de que ela seria a mãe de Jesus! "Eis aqui a serva do Senhor, faça em mim, segundo a Sua vontade"!
Sempre que deparamos com este evangelho, ficamos centrados na referencia que Jesus faz de quem é a sua família, ou questionando se Maria teve ou não teve outros filhos e com isso, deixamos de meditar a mensagem principal do evangelho, que é um convite a fazermos à vontade do Pai! 
Fazer a vontade do Pai é o único requisito que Jesus nos apresenta para fazermos parte da Sua família.
FIQUE NA PAZ DE JESUS  - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir