.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 13 de novembro de 2018

"JESUS, MESTRE, TEM COMPAIXÃO DE NÓS!" – Olivia Coutinho



Dia 14 de Novembro de 2018

Evangelho de Lc17,11-19


Muitas vezes, o que aflige mais o nosso irmão, não são os problemas em si, mas falta de motivação para enfrentá-los.  Muitos,  não conseguem superar  suas dificuldades, por falta de estímulo, de alguém que lhes mostre o Deus da vida, aquele que é maior do que qualquer problemas.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, fala-nos da cura de dez leprosos que  já haviam perdido a esperança no humano e  que viram em Jesus,  a única chance deles  serem  libertados do mal que lhes afligia; uma doença terrível, que além de provocar  feridas  no corpo, provocava profundas feridas na alma, a ferida do abandono e da exclusão.
Condenados pela sociedade, a viverem isolados, excluídos do convívio social e familiar, estes dez homens, sobreviviam nas periferias, num total abandono, e é nesta condição, que Jesus, caminhando para Jerusalém, os encontra.
Certamente, esses homens  já tinham ouvido falar do poder de Jesus e  da sua compaixão para com os sofredores, o que os levou a recorrer a Ele. Cientes de suas limitações, eles  nem ousaram em chegar perto  de Jesus, gritaram-no de  longe: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!”. Jesus aproxima-se deles, o encontro  foi  breve, o suficiente para ordená-los a irem até os sacerdotes, pois só estes, poderiam  constatar a sua cura e os liberá-los para retomarem o convívio  social. (A lepra, hoje conhecida com hanseníase, era uma doença incurável, quem a contraia,  era considerado impuro, condenado ao isolamento, a viver fora do convívio social, religioso e familiar. Quando alguém se livrava deste mal, a sua cura era considerada como obra exclusiva de Deus, o que só poderia ser comprovado pelos os sacerdote.)
Em obediência a Jesus, estes leprosos, tomam o caminho indicado por Ele, e, durante o percurso, percebem que estavam curados, um deles, logo que se viu livre da lepra, retorna à Jesus,  prostra-se  à seus pés, e  recebe também, a cura interior, a sua Salvação. Este, era um samaritano, inimigo dos judeus, o único, que ao sentir tocado pela intervenção Divina em seu corpo, quis também experimentá-la no seu interior, atitude, que podemos constatar, com o seu retorno à Jesus!
Antes de receber a cura, este samaritano, gritou Jesus de longe, curado, ele toca em Jesus, numa atitude de agradecimento e de reconhecimento da sua Divindade, de  que Jesus era de fato, o Filho de Deus! É este reconhecimento, que o levou a ficar totalmente livre de tudo que o impedia de viver dignamente, tudo o que lhe escravizava: doença, preconceito, abandono e principalmente o pecado.
 Mesmo vindo de um povo, que não honrava a Deus, aquele samaritano se mostrou  agradecido à  Jesus, enquanto que os outros nove, que eram judeus, se contentaram somente com a cura física, indo viver a vida deles, longe de  Jesus.
Jesus questiona: “e os outros nove, onde estão?” Este questionamento, Jesus, não significa que Deus quisesse ouvir um agradecimento da boca deles, o que entristeceu Jesus, foi o fato deles não se interessarem pela a cura total, a salvação deles,  ficando somente com  a cura do corpo.  
Quando Jesus curava alguém, Ele sempre dizia: " A tua fé te salvou." A esses nove homens, que receberam a cura do corpo, Jesus não pode dizer o mesmo, pois eles não interessaram pela a cura interior, não voltaram para buscar esta cura em Jesus.
Ainda hoje, Jesus continua se entristecendo com os muitos, que viram as costas para a graça de Deus, recusando a salvação! A salvação é um presente que Deus concede a todo aquele que crê em Jesus e que se dispõe a segui-lo.
E nós, com quem identificamos: com o Samaritano? Ou com os nove leprosos que se contentaram somente com a cura física?


FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir