.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Coração agradecido-Helena Serpa




14 DE NOVEMBRO DE 2018

 

QUARTA-FEIRA DA TRIGÉSIMA SEGUNDA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 


Cor Verde

1ª. Leitura – Tt 3, 1-7


Leitura da Carta de São Paulo a Tito 3,1-7
Caríssimo: 1Admoesta a todos que vivam submissos aos príncipes e às autoridades, que lhes obedeçam e estejam prontos para qualquer boa obra. 2Não injuriem a ninguém, sejam pacíficos, afáveis e dêem provas de mansidão para com todos os homens.
3Porque nós outrora éramos insensatos, rebeldes, extraviados,
escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo na maldade e na inveja, dignos de ódio e odiando uns aos outros. 4Mas um dia manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens: 5Ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça
que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia; quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo,
6que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso Salvador Jesus Cristo. 7Justificados, assim, pela sua graça,
nos tornamos na esperança herdeiros da vida eterna.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “vida plena e abundante, desde já”
 A bondade de Deus se manifestou aos homens e o Seu amor se concretizou em nós quando Jesus Cristo veio nos redimir e nos salvar de toda perversão a que estávamos sujeitos por causa do pecado dos nossos primeiros pais. Portanto, foi por graça e misericórdia do Pai que fomos justificados, em virtude da entrega de Jesus Cristo na Cruz. O nosso homem velho, escravo de toda sorte de paixões e prazeres foi pregado na Cruz com Jesus e diante de filhos de Deus e herdeiros da vida eterna.    No entanto, precisamos ter consciência de que não foi apenas para depois da nossa morte que Jesus nos salvou, mas para que tivéssemos uma vida plena e abundante, desde já. É o Espírito Santo quem nos dá condições para isso. Assim sendo, todos aqueles (as), que conscientemente se apossam do Espírito Santo que lhes foi derramado no Batismo, são homens e mulheres novos e a rebeldia, insensatez e toda espécie de paixão desordenada tornam-se coisas do passado. É o Espírito Santo quem nos dá a capacidade para que, apesar de pecadores, não caiamos na teia que nos arrasta para a desobediência e a insolência.    Por isso, São Paulo nos exorta a que vivamos “prontos para qualquer boa obra”, visto que é o Espírito Santo quem nos concede meios para realizar em nós e por nosso intermédio os atos de santidade para os quais somos chamados. Todos nós temos a quem obedecer e a quem nos submeter e Deus constituiu autoridades que têm a missão de nos guiar no caminho do bem.  Por meio da nossa obediência aos nossos superiores aqui da terra, nós nos tornamos aptos a fazer as coisas boas que Deus nos preparou como missão.      Você é uma pessoa rebelde, zangado (a), revoltado (a)? – Você acha que o Espírito Santo já está conseguindo fazer obra nova em você? – Você tem dificuldade em obedecer aos seus (as) superiores (as)? Você se considera uma pessoa livre?

Salmo  22 (23),1-3a. 3b-4. 5. 6 (R. 1)

R. O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

1O Senhor é o pastor que me conduz;*
não me falta coisa alguma.
2Pelos prados e campinas verdejantes*
ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha,*
3ae restaura as minhas forças.R.

3bEle me guia no caminho mais seguro,*
pela honra do seu nome.
4Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,*
nenhum mal eu temerei.
Estais comigo com bastão e com cajado,*
eles me dão a segurança!R.

5Preparais à minha frente uma mesa,*
bem à vista do inimigo;
com óleo vós ungis minha cabeça,*
e o meu cálice transborda.R.

6Felicidade e todo bem hão de seguir-me,*
por toda a minha vida;
e, na casa do Senhor, habitarei*
pelos tempos infinitos.R.

Reflexão - Assim como o pastor cuida das suas ovelhas e as conduz pelo melhor caminho, também o Senhor nos toma pela mão e providencia tudo de que precisamos para a nossa caminhada. Somos como um rebanho conduzido pelo Seu Pastor. Jesus é o Bom Pastor e sabe por onde nos conduzir e para onde nos levar. Por isso podemos afirmar: “felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida.”

Evangelho – Lc 17, 11-19


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17,11-19
11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: 'Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!'
14Ao vê-los, Jesus disse: 'Ide apresentar-vos aos sacerdotes.'
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra,
e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: 'Não foram dez os curados? E os outro nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?' 19E disse-lhe: 'Levanta-te e vai! Tua fé te salvou.' Palavra da Salvação.
Reflexão – “coração agradecido”
O leproso agradecido era um estrangeiro, isto é, não fazia parte do povo de Israel, mas mesmo assim foi mais autêntico do que os outros e voltou, glorificando a Deus em voz alta a fim de agradecer pela sua cura. Atirou-se aos pés de Jesus com o rosto por terra e prostrou-se diante do Senhor numa atitude concreta de profunda humildade e reverência reconhecendo NELE o Deus Poderoso, por isso, O glorificou.  Desta forma, Jesus elogiou o seu gesto e o exaltou, admirando-se dos outros nove leprosos que não haviam feito o mesmo.    No quadro exposto nós observamos que os 10 leprosos, reconheceram a sua miséria, tiveram coragem de aproximar-se de Jesus para suplicarem compaixão, obedeceram à Sua ordem quando lhes mandou “apresentar-se aos sacerdotes”. No entanto, somente um deles foi humilde a ponto de voltar para agradecer a Jesus pela sua cura. Assim, neste Evangelho Jesus nos ensina a sermos gratos e ao mesmo tempo humildes quando recebemos benesses de qualquer pessoa, principalmente de Deus. A gratidão é um exercício salutar e ao mesmo tempo um testemunho de justiça e de humildade.   Diante de tudo isso, nós precisamos entender que para nós não bastam somente o reconhecimento da nossa miséria e o ter consciência de que somos pecadores (as) necessitados (as) do perdão e da misericórdia de Deus nem tampouco suplicar e confessar ao Senhor as nossas faltas e o nosso desejo de conversão.  Também não é suficiente estar de prontidão para obedecer ao que o Senhor nos propõe. É imperioso que também expressemos a nossa gratidão com gestos e atitudes concretas e não somente com palavras ou intenções.  Um coração agradecido é reconhecido por Deus.     Se você fosse algum dos leprosos qual teria sido a sua atitude? – Você teria seguido para apresentar-se ao sacerdote? – Você teria depois voltado para dar glória a Deus, com gratidão? – Como você costuma agir no seu dia a dia? Você é uma pessoa agradecida?

3 comentários:

  1. José Maria Nascimento14 de novembro de 2018 às 04:00

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Senhor, por ter homens de Deus, que incansavelmente, todos os dias, publicam pregações lindas como essa. Que Deus os recompense em tudo .

    ResponderExcluir