.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

FESTA DE SÃO MATEUS...-Adélio


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 21/09/2018
-Mateus 9,9-13
 "FESTA DE SÃO MATEUS, APÓSTOLO E EVANGELISTA".
Hoje é dia de São Mateus Apóstolo. Ele foi chamado por Jesus enquanto exercia a tarefa de cobrador de impostos, uma das profissões mais odiadas pelo povo, porque gerava lucros desonestos e volumosos. Deixou tudo e seguiu a Jesus, que disse: "Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores". O chamado de Jesus para a conversão dos pecadores ressoa alto na história cristã. Deus mostra seu poder de amor e de perdão, acolhendo todos os pecadores arrependidos.
    No  episódio do Evangelho que a liturgia nos propõe para hoje, mostra-nos que a justiça provoca uma grande festa na casa de Mateus, o pecador. Os fariseus, que se consideravam perfeito, ficam escandalizados. Jesus explica: "Não são os sãos que precisam de médico, mas sim os pecadores".
     Essa narrativa do chamado de Mateus quer nos mostrar quem são os escolhidos de Deus. Esse chamado escandaliza os fariseus por se tratar de um pecador público, um publicano, isto é arrecadador de impostos.
      O gesto de Jesus de chamar Mateus é extremamente revolucionário. Os rabinos não só não aceitavam entre os próprios discípulos pessoas de mau conceito como pecadores, pobres, leprosos, como também não falavam com eles. Jesus não aceita essa discriminação.
      O seguimento não tem  como objetivo nenhum status, pretende apenas a preparação para o serviço, a doação de si, a disponibilidade em favor do irmão. O chamado exige decisão firme.
   Jesus não veio para ajudar os que têm saúde, nem os justos ou os fiéis. Ele veio para os pecadores, doentes, os corruptos e para aqueles abandonados por todos.
   Essa diretriz deveria estar sempre diante de nós, de modo que pudéssemos discernir entre a autenticidade do apostolado e a missão da Igreja. 
   Uma Igreja que não é orientada a atuar além de seus limites e do mundo de seus fiéis não é uma Igreja missionária. 
   Uma comunidade que não treina seus membros para procurar aqueles que estão distantes da Igreja não está preparada e corre o risco de tornar-se inativa. 

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS-AdélioFrancisco.

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão do facebook:


Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir