.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

XXI Domingo do tempo comum-Helena Serpa


23/08/2015 - XXI  Domingo do tempo comum  – 1ª. leitura Josué 24, 1-2.15-18 – “ em qualquer estágio da vida nós podemos servir ao Senhor
Assim como Josué abriu os olhos das tribos de Israel para que fizessem uma opção de vida e deu como exemplo ele e a sua família que estavam dispostos a servir ao único Deus, nós também somos convidados a fazer uma opção de vida.  Com efeito, a liturgia de hoje nos leva a meditar mais uma vez a propósito das nossas escolhas e nos questiona sobre a quem iremos servir durante os dias da nossa vida. Às vezes, pensamos que estar a serviço de Deus é somente trabalhar dentro da Igreja, em alguma comunidade ou mesmo assumir um encargo nos diversos apostolados que existem. No entanto, precisamos ter consciência de que o nosso modo de viver, de agir, de pensar é uma oportunidade para que permaneçamos a serviço do Senhor. Mesmo que estejamos no trabalho, na sociedade, no lazer, em casa ou nos estudos, nós podemos estar servindo a Deus por meio da nossa vivência que dá testemunho de que Ele é o condutor da nossa vida. Servir a Deus é também a Ele prestar culto e com Ele ter sintonia. Servir a Deus é estar à disposição do próximo para ajudá-lo, suportá-lo, consolá-lo, em Nome do Senhor. Por isso, nós também podemos dizer como Josué: “Eu e minha família servimos ao Senhor”!  A família que está a serviço de Deus mantém a unidade no amor, na oração, no diálogo, na provação e está firme na Palavra de Deus que a orienta e a ajuda a vencer os desafios da sua vida. Todos nós devíamos ter como lema e como objetivo esta afirmação, eu e minha casa serviremos ao Senhor! Esse deveria ser para nós um projeto de vida. Servir ao Senhor é também estar disposto a fazer a Sua vontade em qualquer circunstância, a qualquer hora, e em qualquer situação. – Você e a sua família têm o coração disponível para Deus? – Você também pode afirmar que você e sua casa servem ao Senhor? – Você tem dado testemunho de que é um servo de Deus em casa e no mundo? – Você está a serviço de quem?

Salmo 33  - “Provai e vede quão suave é o Senhor”!
Estar à disposição de Deus é também conservar-se  permanentemente em sintonia com Ele no louvor, na oração e na escuta. É ter a alma constantemente envolvida pela glória do Senhor que está atento a todas as nossas disposições. O homem justo mantém a harmonia com Deus, por isso, é atendido no seu clamor e libertado das angústias. O homem justo não está isento de tribulações, porém o Senhor está sempre perto para confortá-lo e protegê-lo.

2ª. Leitura -  Efésios 5, 21-32 – “ missão recíproca”
Os conselhos que São Paulo dá às mulheres e aos seus maridos  demostram uma verdadeira coerência na reciprocidade da missão de cada um. A mulher deve ser submissa, isto é, dócil, obediente, flexível à missão do seu marido que é a de amá-la e cuidar dela como Cristo amou a Sua Igreja e se entregou por ela. Se, diante de Deus, o encargo do homem é cuidar da sua mulher como do seu próprio corpo a fim de torná-la santa, para que ela seja apresentada a Deus sem defeito, sem ruga, é lógico que toda mulher deve estar submissa à sua ação para colaborar que seu marido seja santo.  É uma via de mão dupla e a solicitude é bilateral, isto é, da parte de um e do outro. No entanto, para que esse movimento seja eficaz, marido e mulher precisam ter  consciência daquilo que compete a cada um. São Paulo não está sugerindo que a mulher seja subserviente aos maus tratos, às grosserias e aos instintos do seu marido nem tampouco que ela queira comandar a vida dele, mas que o marido ame a sua mulher e que ela seja submissa ao seu amor.  Se todos nós pensássemos assim e entendêssemos a profundidade dessas palavras, com certeza o matrimônio seria vivenciado com muito mais legitimidade e as famílias estariam prontas para construírem um mundo mais justo. O matrimônio, como diz São Paulo é um grande mistério de amor e é comparável a união que existe entre Jesus Cristo e a Sua Igreja.    Por isso, todo homem que deixa a sua casa, seu pai e sua mãe para unir-se a uma mulher deveria ter consciência de que a sua maior missão será amá-la e a mulher, que a sua parte é deixar-se ser amada. A mulher, portanto, está sob a missão do seu marido. “Aquele que ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”!  - Você ainda tem dúvidas e preconceitos em relação aos conselhos de São Paulo? – Você é uma pessoa solícita com os outros? – você entende qual é o papel do homem e da mulher no matrimônio?

Evangelho – João 6, 60-69 –  “só Jesus tem as palavras de vida eterna”
A ideia de que teriam de comer a carne e beber o sangue de Jesus escandalizava a muitos dos discípulos, justamente porque estes procuravam entender com a mente aquilo que só o Espírito poderia fazê-lo. Por isso, Jesus foi firme diante dos questionamentos sobre as “palavras duras de comer o seu corpo e o seu sangue.” Nós também nos escandalizamos com os mistérios de Deus porque a nossa fé é muito pequena e não compreendemos que as palavras de Jesus são espírito e verdade. Entendendo com a razão e dentro da lógica humana seria impossível acontecer o que Jesus afirmara, porém o “Espírito é que dá vida” e “as palavras de Jesus são espírito e vida!” E o Espírito é dado em abundância a quem reconhece que só Jesus tem as palavras de vida eterna! Desse modo, Jesus nos ensina a não racionalizar as coisas sobrenaturais. Diante da evasão de alguns, Jesus deu um ultimato aos Seus seguidores: “Vós também vos quereis ir embora?” Pedro respondeu em nome dos outros discípulos: “a quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus.” Alguns discípulos se afastaram de Jesus, ficaram aqueles que creram e reconheceram que “Ele era o santo de Deus”  Hoje também são muitos os que se afastam, os que não querem entender, os que duvidam, até os que zombam de Cristo, pois não alcançaram ainda os mistérios divinos e não se renderam ao que o Espírito revela! Que possamos diante das palavras de vida eterna nos submeter ao reino do Amor de Deus. - Como você se sente em relação àquelas pessoas que não creem? – Como você tem demonstrado diante delas a sua fé em Jesus presente na Eucaristia? Quais serão as palavras de vida eterna que Jesus hoje quer lhe revelar? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário