.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

A espera do noivo-Helena Serpa

28/08/2015 – 6ª. feira XXI semana comum  - 1ª. Leitura – 1 Tessalonicenses 4,1-8 – “rejeitar a impureza e abraçar a santidade!”
Nesta carta São Paulo nos exorta a viver na santidade para a qual Deus nos criou. E viver na santidade é fazer o que é justo aos olhos de Deus que nos deu os mandamentos como luzeiros que indicam um caminho seguro para que sejamos felizes e irrepreensíveis aos Seus olhos. No entanto, mesmo que saibamos o que é reto, nós muitas vezes nos afastamos da justiça e seguimos a cobiça da nossa concupiscência e perdemos o rumo. Somos levados pelas paixões e agimos como se fôssemos pagãos, isto é, como se ignorássemos a Deus. Agindo assim nós damos prova de que também desprezamos o sacrifício de Jesus que deu Seu sangue para nos libertar da escravidão da carne.     Com efeito São Paulo  nos orienta a uma vida pura em pensamentos, palavras e ações transparentes diante de Deus e dos homens. A impureza nasce no coração e o mau pensamento é o pontapé  inicial  para uma vida impura. O homem é corpo e  espírito e a harmonia entre estas partes depende muito de uma vida equilibrada com Deus e com os homens. O mal que se faz ao homem é mal que se faz a Deus. O Espírito Santo é o nosso auxiliador nesse processo e é com a sua ajuda que  podemos lutar para rejeitar a impureza e abraçar a santidade. – Você tem os mandamentos da Lei de Deus como faróis para as suas ações? – Você tem se comportado como pagão (ã) ou como filho (a) de Deus? – Você vive para agradar a Deus? - Marque nesta leitura o versículo que fala mais claro para você.  - Em que você tem pensado ultimamente?

Salmo 96 – “Ó justos, alegrai-vos no Senhor!”
Mesmo que sejamos pecadores, não precisamos viver submersos no pecado. O salmo nos lembra de que o Senhor ama os que detestam a maldade, isto é, os que odeiam o pecado. O pecado é o grande mal, ele é como um câncer, doença mortal que nos faz perecer. No entanto, o Senhor protege àqueles que aborrecem o pecado e faz com que a sua luz oriente a caminhada dos justos. Portanto, se perseguimos a justiça de Deus, podemos alegrar-nos no Senhor, celebrando e bendizendo o Seu santo nome. 

Evangelho – Mateus 25, 1-13 – “à espera do noivo”

Adaptando  a história das dez virgens à nossa existência fazer uma reflexão acerca da nossa trajetória aqui na terra enquanto estamos nos preparando para um dia ir ao encontro do “noivo”. Vivemos aqui à espera do noivo que um dia virá nos buscar.   O noivo é Jesus e a noiva é a nossa alma que tem sede de encontrá-Lo. Todos nós sabemos que a vida é breve e que um dia faremos a viagem em busca do reino que nos foi prometido por Deus. A parábola nos fala das cinco virgens previdentes e cinco imprevidentes. Umas tiveram o cuidado e aproveitaram o tempo para abastecer a lâmpada da vida, outras se descuidaram e não conseguiram óleo para suas lâmpadas. O tempo em que vivemos aqui na terra é a oportunidade que temos para, também como as jovens previdentes, providenciarmos o “óleo” que mantém a lâmpada da nossa alma acesa.  E o óleo que conserva acesa a chama do amor de Deus no nosso coração, é  a fé que provêm da oração, é   o consolo que nos dá o Espírito Santo, é a alegria de uma vida voltada para Deus é o serviço desinteressado e o amor partilhado.  Quando vivemos entregues somente às coisas que o mundo nos acena e temos o coração ligado às coisas passageiras, nos esquecemos de alimentar a nossa alma e, com certeza, nos faltará luz para  atravessar o vale escuro no caminho que nos levará para outro estágio da nossa vida. As jovens imprudentes, talvez vivessem uma vida despreocupada de Deus, entendendo  que na hora da necessidade, Deus traria o óleo para suas lâmpadas. Muitas vezes nós também ficamos como que meio adormecidos (as), anestesiados (as) pelas preocupações com trabalho, com sobrevivência, amealhando dinheiro, confiantes de que ainda temos muito tempo de vida para só depois pensarmos nas coisas de Deus. Jesus, porém nos diz: “ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora”. O caminho que  precisamos atravessar é escuro e haverá um momento em que a porta se fechará. Por isso, precisamos nos preparar!  Enquanto é tempo toda hora é hora para adquirirmos o que manterá a nossa lâmpada acesa. É na intimidade com a Palavra de Deus que podemos vigiar à espera do noivo que virá um dia nos levar para a morada que Ele mesmo nos preparou. - Onde você está buscando o óleo para conservar a sua lâmpada acesa? – Qual será o óleo que está faltando para que você esteja com a sua lâmpada acesa? -  Você vive fraternalmente com as pessoas? – Como você tem tratado as pessoas na sua casa? – O que você faz quando não simpatiza com alguém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário