.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O noivo está chegando. Ide ao seu encontro.-Igreja Matriz de Dracena

28- Sexta - Evangelho - Mt 25,1-13


Jesus serviu-se de um fato da cultura da época para alertar os seus discípulos a se manterem vigilantes à espera da vinda definitiva do Cristo. O atraso do noivo – símbolo da indefinição da chegada do Messias – cria uma situação que revela o caráter de cada uma das dez moças que vieram participar da festa de núpcias. 
As cinco prudentes, que providenciaram azeite de reserva para reabastecer suas lamparinas, apontam para os discípulos, cuja vivência intensa e sincera dos valores do Reino, especialmente a exigência do amor, reforça sua capacidade de esperar o Messias, embora este possa demorar. Eles têm suficiente fôlego espiritual para não esmorecer, enquanto esperam. A prudência leva-os a perseverar no amor. 
As cinco insensatas, cujas lâmpadas se apagaram enquanto esperavam e não tinham como reabastecê-las, aludem àqueles discípulos que, cansados com a demora do Senhor, vêem esvair-se suas reservas espirituais. Faltam-lhes os meios para recarregá-las, pois, há muito se afastaram da misericórdia e da justiça. A chegada do Senhor pega-os despreparados para participarem com ele das alegrias do Reino. 
Diante destes dois modelos, os discípulos são instados a tomar uma decisão. Jesus deseja que imitem as moças prudentes. Esta é a única maneira de não esperar em vão.
Oração
Espírito de sensata prudência, faze-me perseverar no amor, de modo a ser continuamente preparado para a longa espera da chegada do Senhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário