Dia 25 de Agosto de 2015
Evangelho de Mt23,23-26
Numa sociedade onde impera o individualismo, a competitividade, o povo vai se distanciando cada vez mais de Deus, deixando de lado os valores do evangelho, da ética, da moral... Se não ficarmos atentos quanto as nossas escolhas, corremos o risco de nos contaminar por esta mentalidade egoística, tornando-nos pessoas frias, automáticas, voltadas para nós mesmos.
Quantos de nós, perdemos a oportunidade de viver uma vida intensa, alegre, por nos ocupar com coisas insignificantes que nada acrescentam em nossa vida. São estes pormenores, que nos distancia do principal, que nos impede de vivenciar o que é fundamental para a nossa felicidade: uma relação amorosa com Deus!
No evangelho de hoje, Jesus faz duras críticas aos mestres da lei e fariseus, que mesmo tendo o conhecimento da palavra de Deus, viviam um contraste do que ensinavam. Fariseus e mestres da lei, haviam vindo de Jerusalém com um único objetivo: confrontar Jesus, descobrir que tipo de ensinamento Ele estava passando para os seus discípulos, se Jesus estava incitando o povo à não-observância das Leis! Para eles os ensinamentos de Jesus, não enquadravam com os padrões religiosos já estabelecidos por eles que tinham como objetivo, manipular o povo. Esses “líderes” obrigavam o povo a cumprir preceitos, normas, rituais estéreis, que aos olhos de Deus não acrescentavam nada. E assim, eles acabavam desviando a atenção do povo quanto aos seus direitos!
Atrás de uma falsa pureza, eles escondiam a dureza dos seus corações. Fechados numa mentalidade egoística, eles eram incapazes de cultivar o amor e a misericórdia em seus corações!
Para impressionar o povo, os mestres da lei e os fariseus, pagavam o dízimo da hortelã, da erva- doce, do cominho, ervas que os judeus cultivavam como aromatizantes e condimentos que nem entravam no preceito mosaico do pagamento do dízimo. Eles pagavam o dízimo sobre essas ervas, com a finalidade de ostentar um acatamento rigoroso com as leis. Uma grande falsidade, pois a lei principal eles não cumpriam, que é a lei do amor! O principal, eles deixavam de lado como a misericórdia, a justiça e a fidelidade.
A hipocrisia tão criticada por Jesus, é um mal que infelizmente ainda atinge muitas das nossas comunidades cristãs! São muitos os que estão dentro da Igreja, que se escondem no manto da bondade isto é, vivem numa adoração constante a Deus, mas que não traduz em atos concretos, em compromisso de abraçar a causa de Jesus no cuidado com o que lhe é de mais precioso: a vida humana!
O texto nos leva a um questionamento a respeito da nossa fé e da nossa vivencia religiosa: existe coerência entre o que falamos e o que vivemos?
Precisamos retirar a trave dos nossos olhos, para reconhecer as nossas imperfeições e procurar corrigi-las, antes que Jesus nos diga: ai de ti...
Precisamos retirar a trave dos nossos olhos, para reconhecer as nossas imperfeições e procurar corrigi-las, antes que Jesus nos diga: ai de ti...
Deus não nos olha externamente, para Ele, não importa a nossa cor, a nossa posição social e nem mesmo a nossa religião, para Deus, o que importa é o que somos interiormente, o que cultivamos de bom no nosso coração!
De nada adianta nossos atos externos, se eles não retratam o que na verdade somos interiormente. Aos olhos de Deus, a prática exterior, só encontra o seu verdadeiro sentido, quando é uma expressão do que realmente se crê e se vive, do contrário, não passa de práticas vazias que nada significam, pois mostram o que na verdade não se é, e não se vive.
Deixemos que o nosso coração se encha do amor que liberta que nos torna sinal vivo da presença de Jesus no mundo.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo no Facebook:
DESCULPE MINHA CARA VC FOI MUITO INFELIZ AO DIZER QUE PARA DEUS NÃO IMPORTA A RELIGÃO, VC AGIU COM O PENSAMENTO DOS ERETICOS DAS SEITAS PROTESTANTES. SANTO AGOSTINHO DOUTOR DA SANTA IGREJA CATOLICA JÁ DIZIA ' FORA DA IGREJA CRIADA POR NOSSO SENHOR, NÃO HÁ SALVAÇÃO'
ResponderExcluirTodos nós católicos sabemos que fora da Santa Igreja não há salvação.
ResponderExcluir“Não se imponha a verdade sem caridade, mas não se sacrifique a verdade em nome da caridade”. Palavras também de Santo Agostinho.
Acredito que o texto dessa irmã deve ser entendido a partir disso.
Para uns anunciar a Verdade com caridade, para outros não sacrificar a Verdade em nome da caridade, até “que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade”.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo plenamente com a irmã Olivia,a Igreja não nos garante a salvação sem praticarmos a lei principal que é o amor e a caridade ao nosso próximo.Pensar diferente é agir como os prostestantes que pregam que só a fé basta para garantir um lugar no céu.
ResponderExcluirNENHUMA IGREJA GARANTE A SALVAÇÃO. RELIGIOES SÃO CAMINHOS. NINGUEM SE SALVA POR SER CATÓLICO OU EVANGELICO...EM JO 3,8 VEMOS JESUS DIZENDO ISSO CLARAMENTE "O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito." CONCORDO ABSOLUTAMENTE COM OLIVIA. SOU UM ADMIRADOR DE SUAS REFLEXOES. HERESIA É NÃO SER CAPAZ DE VER JESUS COMO FONTE DE AMOR, DE PERDÃO E DE VIDA. HIPOCRISIA ESTA EM TODOS OS LUGARES E EM MUITOS CORAÇÕES QUE SE DIZEM AMAR A DEUS E NÃO AMAM NOS GESTOS E ATITUDES. PARABENS OLIVIA...CONCORDO COM VC!
ResponderExcluirO AMIGO DO COMENTARIO ACIMA, DEVIA LER MAIS SE PREPARAR MELHOR PARA NÃO FALAR BOBAGENS LHE ACONSELHO A LER AS CARTAS DE SÃO PAULO COMECE EM ORDEM CRONOLOGICA POR TESSALONICENSES UM E DOIS, GALATAS E ASSIM POR DIANTE O PROPRIO SÃO PAULO JÁ NOS DIZ QUE SÓ EXISTE UM SÓ EVANGELHO,TODOS SABEM QUE AS SEITAS PROTESTANTES QUE PRATICAM TODO DE TIPO DE HERESIA ,MENTIRAS ELAS DESVIRTUAM TOTALMENTE A PALAVRA DE DEUS, SEGUINDO AS TESES CRIADAS -PELO P-ROFANO LUTERO . TRISTE DA PESSOA QUE SE DIZ CATOLICO E FALA UMA BESTEIRA DESSAS,ESTUDE MAIS A UNICA IGREJA FUNDADA POR UM SER DIVINO QUE É A SANTA MÃE IGREJA CATOLICA UM ABRAÇO.
ResponderExcluirCOITADO DO PAPA FRANCISCO NA OPINIAÕ DO INFELIZ ACIMA...PAPA FRANCISCO ESTA NO RUMO ERRADO POIS ELE MOSTRA NAS ATITUDES O SIGNIFICA AMAR... TEM BUSCADO PROXIMIDADE COM TODOS QUE PROFESSAM OUTRAS DOUTRINAS. PARECE QUE VC NÃO SABE ISSO...VAI ESTUDAR VC...FUNDAMENTALISTA RADICAL E CEGO! AVE COITADA DA IGREJA QUE TEM UMA CABEÇA VAZIA COMO A SUA.
ResponderExcluirBELA, PROFUNDA, E INSPIRADA REFLEXÃO. DEMONSTRA O QUANDO ESSA MARAVILHOSA OLÍVIA COUTINHO TEM ESTUDADO A PALAVRA E SUA INTERPRETAÇÃO. QUEM NÃO GOSTOU, É PORQUE VESTIU A CARAPUÇA. JOSÉ SALVIANO
ResponderExcluirBELA, PROFUNDA, E INSPIRADA REFLEXÃO. DEMONSTRA O QUANDO ESSA MARAVILHOSA OLÍVIA COUTINHO TEM ESTUDADO A PALAVRA E SUA INTERPRETAÇÃO. QUEM NÃO GOSTOU, É PORQUE VESTIU A CARAPUÇA. JOSÉ SALVIANO
ResponderExcluir