.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

-A QUEM IREMOS?-José Salviano

21º DOMINGO TEMPO COMUM


Evangelho - Jo 6,60-69

ESTA PALAVRA É DURA


23 de Agosto de 2015
Ano   B

PRIMEIRA LEITURA
'Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos. Precisamos decidir de uma vez por todas se seguimos os nossos falsos deuses, nossos ídolos ou se seguimos ao Deus verdadeiro, Criador do Céu e da Terra, e que nos conduz as águas calmas e sombras refrescantes.

SALMO
O Senhor pousa seus olhos sobre os justos,e seu ouvido está atento ao seu chamado...
Então, meus irmãos, o que estamos esperando? Vamos optar, vamos escolher, vamos preferir seguir ao Deus Uno e Trino, que é a nossa esperança futura, na glória eterna. Amém.

SEGUNDA LEITURA
         A liturgia deste domingo nos coloca diante de duas opções de escolha: Deus ou outra saída, outro caminho. Deus ou os ídolos. Deus ou uma vida desregrada, sem freios, sem limites, sem graça, sem vida, sem esperança de uma vida eterna.
         O casal cristão tem um duplo motivo para estar unido. Rezamos na missa: O amor de Cristo nos uniu. O casal pode rezar: O amor de Cristo e o nosso amor foi o que nos uniu! Aquele amor do primeiro encontro se for preservado com cuidado, com carinho, com fraternidade, preservado no amor de Cristo, esse amor inicial vai durar por muito tempo, até que a morte os separe.  Porque o casal cristão sabe que todos nós temos defeitos, e portanto devemos combater o egoísmo de eliminar o outra, ou a outra, por causa dos seus defeitos. O casal cristão sabe que não vai encontrar outra pessoa no mundo que não tenha nenhum defeito. O casal cristão sabe que quando acaba a atração física, resta o amor de Cristo que os uniu até que a morte os separe. É por isso que vemos lindos casais de velhinhos felizes uns com os outros, em idade bem adiantada. Isso ainda existe! 
         Muitos seguem o seu egoísmo, e deixam a esposa e filhos, sem se importar no mal que estão causando para a salvação e para o futuro dos seus filhos. Os quais passarão a ser revoltados, a desaprovar o casamento, a não rezar,
         O problema maior da separação está nas consequências causadas aos filhos. Pobres órfãos de pai e também de mãe, pois ela geralmente vai procurar outro, e os filhos?
         É um baque , um golpe muito duro na mente dos jovens e crianças, quando de repente percebem que seus pais já não se amam mais, brigam demais, e finalmente se separaram. É uma tristeza muito cruel, para quem está vivendo a melhor idade, a idade da fantasia, da alegria, porém, desde que seus pais estejam, em harmonia.
         Paulo compara o amor do esposo a sua esposa, com o amor de Cristo para com a sua Igreja.  É mais um motivo para crermos que o amor a dois quando é abençoado pela Igreja, é uma coisa divina, uma preciosidade que deve ser preservada até o fim.

EVANGELHO

         Além dos 12 discípulos, outros admiradores dos poderes de Jesus, o seguiam. Entusiasmados pelos milagres, pelo pão que os alimentou na multiplicação, e enquanto Jesus dizia palavras bonitas,estavam eles ali junto com os doze. Porém, à medida que Jesus começou a dizer palavras de verdade, palavras duras de seguir, aqueles seguidores de pouca fé deram um passo atrás e reclamaram dizendo que aquelas palavras eram duras demais, e que eram muito difíceis de se seguir.
"Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?"
         É, assim somos nós. Seguimos e buscamos Jesus para a solução dos nossos problemas, gostamos de ouvir suas palavras de conforto, de amor e bondade infinita. Porém, quando Jesus nos fala de forma mais dura, mais exigente, dizendo por exemplo que devemos amar e rezar pelos  nossos inimigos, nós paramos e questionamos, e voltamos atrás, por serem palavras duras demais para serem seguidas. Isto por que queremos um Deus que satisfaça os nossos desejos, nossos interesses, nossos objetivos, nosso egoísmo, etc. Queremos um Deus que nos permita ter esposa e amante, um Deus que nos deixa perseguir a quem não simpatizamos, um Deus que nos apoia na hora de eliminar os nossos concorrentes, que nos justifica quando nos defendemos de forma brutal contra os nossos agressores, oponentes e adversários, um Deus bonzinho para conosco, que sempre nos dê razão, que nos permite até fazer alguns pecadinhos só de leve...
Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?  Realmente, meus irmãos, não é fácil seguir Jesus, não é fácil ser perfeito como o Pai É PERFEITO, não é fácil viver na presença de Deus. Porém não desanimemos, não nos sentimos derrotados ao ponto de nos entregamos de vez ao pecado só por causa disso. Por que Deus sabe o quanto é difícil para nós, fazer o bem e evitar o mal. Ele conhece melhor do que cada um de nós, a nossa natureza, as nossas fraquezas. Portanto, o que Deus leva mais em conta, o que Deus observa mais na nossa conduta, é o nosso esforço de sermos corretos e justos. A nossa luta contra o nosso egoísmo, contra a nossa tendência para o mal, contra as forças adversas do mundo exterior, e a nossa busca diária para nos aproximar cada dia mais da perfeição.
Jesus se voltou aos doze e perguntou: "Vós também vos quereis ir embora?"
Simão Pedro respondeu: "A quem iremos, Senhor?
Tu tens palavras de vida eterna.
         A quem iremos? Se os próprios governantes não agem com a devida justiça, se aqueles a quem esperamos toda retidão moral estão nos decepcionando, se as maravilhas dessa vida não passam de ilusão, se aproveitar a vida acaba por nos conduzir à morte do corpo e da alma, a QUEM IREMOS?
         Devemos ir, devemos recorrer, à única fonte de água viva, de água pura, a única fonte de palavra de vida eterna!...
         Amigos leitores. Na verdade, quase não vemos pessoas criticarem Jesus por suas palavras duras. Mas isso não significam que essas pessoas estão do lado de Jesus, estão seguindo as suas palavras.  Infelizmente, muitas pessoas se afastam de Jesus por causa da dureza de suas palavras. Porque nós queremos mesmo é levar uma vida light, sem muitos deveres, sem rigores nos preconceitos, sem fanatismos. E por isso nós construímos um deus suave, um deus de amor que nos permite tocar a vida como se fosse uma festa.
         Caríssimos. Mas acontece que Deus fala firme, seu seguimento nos impõe exigências rigorosas, Ele nos ordena a fazer coisas que nos parecem impossíveis: "Não pecar contra a castidade". " Não desejar a mulher do próximo". "Convida os pobres para a tua festa." "Ame seus inimigos"... São palavras duras demais para quem tem uma fé morna e quer ser um cristão "meia boca" ou um cristão apenas social.  Desta forma, podemos ver que ou somos com Ele ou somos contra Ele. Pois não existe um modo de seguir Jesus sem colocar em prática os seus ensinamentos. E por isso, muitos fazem como aqueles seguidores de fraca fé. Retrocedem, desistem, pegam outro caminho...
Minhas irmãs, meus irmãos. Hoje Jesus está nos perguntando: Vocês também querem ir embora?  Ou vocês querem me seguir?
Qual é a sua resposta?
Bom domingo, José Salviano.

3 comentários:

  1. O deus verdadeiro poucos
    tem no coração, a maioria tem um deus criado por eles, uma fantasia.

    ResponderExcluir
  2. O deus verdadeiro poucos
    tem no coração, a maioria tem um deus criado por eles, uma fantasia.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas procuram hoje um Deus de coveniência, que se encaixe no seu modo de vida e não procuram por seguir os ensinamentos de Jesus porque é muito mais exigente da nossa parte ,então optam pelo mais fácil e não pelo certo. Bela reflexão Padre JOSÈ SALVIANO.

    ResponderExcluir