27/08/2015
Tempo Comum -
Anos Ímpares - XXI Semana - Quinta-feira
Lectio
Primeira leitura: 1 Tessalonicenses 3, 7-13
Irmãos: 7encontrámos reconforto em vós, graças
à vossa fé, no meio de todas as nossas angústias e tribulações. 8Agora
sentimo-nos com mais vida, porque estais firmes no Senhor. 9Que acção de graças
poderemos nós dar a Deus por toda a alegria que gozamos, devido a vós, diante
do nosso Deus? 10Nós que, noite e dia, insistentemente, pedimos para rever o
vosso rosto e completar o que falta à vossa fé? 11Que o próprio Deus, nosso
Pai, e Nosso Senhor Jesus nos encaminhem até vós. 12O Senhor vos faça crescer e
superabundar de caridade uns para com os outros e para com todos, tal como nós
para convosco; 13que Ele confirme os vossos corações irrepreensíveis na
santidade diante de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de Nosso Senhor Jesus
com todos os seus santos.
Timóteo, regressado de Tessalónica, traz a
Paulo notícias sobre os progressos dessa comunidade na fé. O Apóstolo, que
andava angustiado, recupera a alegria, tal como acontece com um pai, que
temendo o pior para os filhos, vem a saber que estão bem. Mas nem por isso
desiste do desejo de visitar pessoalmente a comunidade, com quem interrompera o
diálogo, quando teve de abandonar precipitadamente a cidade, por causa da
hostilidade dos judeus. O amor que o anúncio do Evangelho suscitou no coração
do Apóstolo é como que uma espada que o atravessa. Anda inquieto, noite e dia,
por causa do bem que quer àqueles que a Palavra tinha regenerado para a vida da
graça. Mas, agora, põe tudo nas mãos de Deus, dando graças e intercedendo pelos
seus amados Tessalonicenses.
Evangelho: Mateus 24, 42-51
Naquele tempo, disse Jesus aos seus
discípulos: 42Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.
43Ficai sabendo isto: Se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o
ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a casa. 44Por isso, estai
também preparados, porque o Filho do Homem virá na hora em que não pensais.»
45«Quem julgais que é o servo fiel e prudente, que o senhor pôs à frente da sua
família para os alimentar a seu tempo? 46Feliz esse servo a quem o senhor, ao
voltar, encontrar assim ocupado. 47Em verdade vos digo: Há-de confiar-lhe todos
os seus bens. 48Mas, se um mau servo disser consigo mesmo: ‘O meu senhor está a
demorar’, 49e começar a bater nos seus companheiros, a comer e a beber com os
ébrios, 50o senhor desse servo virá no dia em que ele não o espera e à hora que
ele desconhece; 51vai afastá-lo e dar-lhe um lugar com os hipócritas. Ali
haverá choro e ranger de dentes.»
Em Mateus, a parábola do servo, ou
administrador (cf. Lc 12, 41ss.) responsável encontra-se no último grande
discurso de Jesus, o “Discurso escatológico” (cc. 24 e25), dominado pelas
tribulações de Jerusalém e pelas perseguições à Igreja nascente, pelo anúncio
da crise cósmica que precederá o fim e pela consequente necessidade de
vigilância. Este discurso não visa assustar, mas encorajar. O mundo e a
história caminham, não para o fim, mas para a plena realização. Haverá
catástrofes. Mas abrir-se-á uma nova beleza. É neste contexto que Jesus exorta
à vigilância, com quatro belas parábolas. Hoje, escutamos a primeira, cujas
palavras-chave são: «Vigiai!», «Estai preparados!» A vinda do Senhor é certa.
Mas a hora é incerta. A imagem do «ladrão» (v. 43) é muito expressiva e bem
conhecida na igreja primitiva. Deve vigiar a casa o dono, mas também os servos,
que são seus amigos e estimam a casa. O «servo fiel e prudente» (v. 45) faz as
vezes de dono da casa e trata bem os seus companheiros. O «mau servo» (v. 48)
aproveita da ausência do dono para desperdiçar os bens e maltratar os
companheiros. Naturalmente terão fins diferentes, quando regressar o dono. Os
dirigentes da Igreja hão-de ser servos fiéis e prudentes, e não maus servos,
como eram os chefes de Israel, no tempo de Jesus.
Meditatio
Paulo exulta com as boas notícias que Timóteo
lhe traz de Tessalónica. A pequena comunidade, que evangelizara durante poucas
semanas, e tivera de abandonar, por causa do motim levantado contra ele pelos
judeus, resistia às oposições: «Agora que Timóteo voltou daí e nos trouxe boas
notícias sobre a vossa fé e a vossa caridade, e porque conservais de nós uma
grata recordação, desejando-nos ver tal como nós a vós, encontrámos reconforto
em vós, irmãos, graças à vossa fé, no meio de todas as nossas angústias e
tribulações. Agora sentimo-nos com mais vida, porque estais firmes no Senhor»
(v. 6-8). Paulo revela o seu coração paternal, revela todo o seu amor por
aqueles a quem tinha transmitido a nova vida pela pregação do Evangelho. A sua
ligação aos Tessalonicenses baseava-se, não só na fé, mas também na relação
humana de grande simpatia que estabelecera com essa comunidade. Por isso, não
se contenta com as boas notícias, mas, por duas vezes, afirma querer revê-los.
Agradece a Deus as boas notícias, mas reza para que o desejado reencontro
aconteça o mais breve possível: «Noite e dia, insistentemente, pedimos para
rever o vosso rosto» (v. 10). O Apóstolo deseja vivamente o contacto humano. A
sua fé, e a sua vida espiritual, não lhe diminuíram a afectividade, mas aumentaram-na.
Por outro lado, deseja completar o que iniciou e teve de interromper
abruptamente. É maravilhoso observar esta ligação entre a afectividade humana e
o zelo apostólico.
O nosso texto termina com a oração de Paulo, que pede a Deus que faça os Tessalonicenses «crescer e superabundar de caridade» (v. 12). O Apóstolo explicita: caridade «uns para com os outros e para com todos», isto é, caridade fraterna no interior da comunidade e caridade universal aberta a todos. É na caridade e na santidade que os Tessalonicenses se hão-de preparar para a vinda do Senhor: «Que o Senhor confirme os vossos corações irrepreensíveis na santidade diante de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de Nosso Senhor Jesus com todos os seus santos» (v. 12).
As nossas relações com os outros hão caracterizar-se pelo progresso na fé e no amor, na espiritualidade e na humanidade. As relações de fé exigem uma grande dose de cordialidade humana, crescer e abundar no amor recíproco e no amor universal.
Que belo programa para todos nós, cristãos, particularmente os consagrados, os sacerdotes. É um ideal a alcançar com a graça de Deus, mas também com os nossos esforços de cada dia, a nossa perseverança, o nosso entusiasmo.
O nosso texto termina com a oração de Paulo, que pede a Deus que faça os Tessalonicenses «crescer e superabundar de caridade» (v. 12). O Apóstolo explicita: caridade «uns para com os outros e para com todos», isto é, caridade fraterna no interior da comunidade e caridade universal aberta a todos. É na caridade e na santidade que os Tessalonicenses se hão-de preparar para a vinda do Senhor: «Que o Senhor confirme os vossos corações irrepreensíveis na santidade diante de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de Nosso Senhor Jesus com todos os seus santos» (v. 12).
As nossas relações com os outros hão caracterizar-se pelo progresso na fé e no amor, na espiritualidade e na humanidade. As relações de fé exigem uma grande dose de cordialidade humana, crescer e abundar no amor recíproco e no amor universal.
Que belo programa para todos nós, cristãos, particularmente os consagrados, os sacerdotes. É um ideal a alcançar com a graça de Deus, mas também com os nossos esforços de cada dia, a nossa perseverança, o nosso entusiasmo.
Oratio
Senhor, hoje quero agradecer-te porque me
cumulaste de bens e confiaste aos meus cuidados tantos irmãos pequenos e
fracos. Obrigado, Senhor, por teres confiado em mim. Administrar em teu lugar
não é tarefa fácil. Que queres de mim, Senhor? Queres certamente que ponha os
olhos no teu Filho Jesus, na sua misericórdia e no seu sacrifício. Queres que
recorde as tuas palavras: «Um servo não é maior do que o seu senhor… Dei-vos o
exemplo para que, como eu fiz, façais vós também». Queres que, nesta solicitude
fraterna, viva o tempo presente como coisa que não é nossa, até ao teu
regresso. Ajuda-me, Senhor, a cumprir fielmente a minha missão. Amen.
Contemplatio
Quando Nosso Senhor enche um coração dedicado
ao seu amor, brilha através deste coração e derrama à sua volta graças
abundantes. Apraz-se em abençoar o ministério daqueles que ama. Sigamos,
portanto, o conselho divino, subamos para o oceano das graças e nele havemos de
encontrar todas as bênçãos. Mas antes de falar aos outros do Sagrado Coração, é
preciso aproveitar para si mesmo os tesouros deste Coração divino. Quem quer
estender o reino do Sagrado Coração deve primeiro dedicar-lhe toda a sua vida.
É preciso que ele se torne o objecto único dos afectos, das preocupações
daqueles que dedicam as suas vidas a dá-lo a conhecer, a fazê-lo amar. Há uma
primeira vitória a alcançar sobre todos os nossos defeitos, antes de irmos
combater contra os defeitos dos outros. A virtude do apóstolo produz mais
frutos de graça do que o seu talento. Compreende-se que uma influência
sobrenatural é facilmente exercida por aquele no qual habitam Nosso Senhor com
o Espírito Santo. (Leão Dehon, OSP 4, p. 202)
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a Palavra:
«Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão com seu Filho» (1 Cor 1, 9).
«Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão com seu Filho» (1 Cor 1, 9).
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