.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

QUEM É JESUS PARA VOCÊ? – Maria de Lourdes Cury Macedo.

 

QUEM É JESUS PARA VOCÊ? – Maria de Lourdes Cury Macedo.

 

Domingo, 23 de agosto de 2020.

Evangelho de Mt 16, 13-20.

 

A liturgia de hoje questiona a cada um de nós: “Quem é Jesus para você”? Jesus espera de nós uma resposta pessoal, resposta de quem já experimentou o seu amor, o seu poder, a sua graça, que já o colocou na sua vida, no seu modo de pensar, de falar, de agir. Que já se comprometeu com o serviço do Reino. Que testemunha a ação de Jesus na própria vida e na dos seus irmãos.

No texto de hoje, Jesus decide retirar-se para Cesareia de Filipe, por algum tempo, com seus apóstolos, para aprimorar a formação deles, pois eles seriam seus continuadores e deles nasceria a Igreja, a semente do Reino.

Jesus já havia feito muitos milagres, sinais, ensinado bastante, multiplicado pães e peixes, doentes foram curados, falado sobre o Reino dos Céus, mas o povo ainda não via claramente quem era Jesus, o Salvador prometido. Jesus, ao perguntar sobre si, queria saber como seus discípulos O entendem, como O veem, o que pensam d’Ele. Deus revelou a Pedro quem é Jesus. Por isso quem responde é Pedro e sua declaração é forte e elogiada por Jesus.

A resposta de Pedro: Jesus é o Filho do Deus vivo, significando que Jesus tem poder, honra e glória. Que Ele vem com o poder de Deus para nos salvar. Que Ele é o Messias, o Ungido; o Emanuel, o Deus conosco e o Salvador Jesus (=Deus salva). Pedro, em nome dos discípulos, está declarando sua fé, a confiança completa em Jesus.

Reconhecer Jesus dessa maneira é ser bem aventurado, porque o cristão participa do projeto de Deus realizado em Jesus. Nós acreditamos, quando dizemos “Jesus Cristo”, que estamos dizendo “Jesus Messias”, o que foi ungido por Deus, escolhido para ser nosso Salvador.

Diante da resposta de Pedro, Jesus lhe confia a sua Igreja que estava sendo gerada: “Tu és Pedro, e sobre está pedra construirei a minha igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus” (vv 18-19)

As pessoas, que confessam como Pedro que Jesus é o Filho amado do Pai, fazem nascer a comunidade que ama, que acolhe, que é misericordiosa. Experimentamos a bondade de Deus sendo bondosos com os outros; experimentamos o amor de Deus amando o irmão; experimentamos a misericórdia de Deus na misericórdia que praticamos. É assim que Deus se revela também em nossas fraquezas, imperfeições, porque tudo é dom de Deus e não só esforço pessoal nosso.

Precisamos ter as mesmas atitudes de Jesus, lutar sempre pela vida, pelo amor, pela paz, pela união. De acordo com nossas atitudes, poderemos responder com segurança quem é Jesus para nós. Precisamos ser o reflexo de Cristo na nossa sociedade cada vez mais marcada pela corrupção, pelos falsos valores. Pelo batismo nos tornamos missionários por isso precisamos seguir e anunciar Jesus a todos, com o coração sincero e cheio de fé. Assim seremos revelador de Jesus para os irmãos. Quando esse testemunho do cristão é pleno, é o próprio Jesus quem age na comunidade.

O que importa para nós é ter uma fé inabalável em Cristo, nosso Senhor, o Senhor das nossas vidas. Entregar nossa vida nas mãos d’Ele e saber que Ele caminha conosco. Fé que nos ajudará construir pontes, edificar cada vez mais o Reino de Deus entre os irmãos na comunidade. A fé é uma rocha, pedra forte, que nos ajudará caminhar firmes e confiantes rumo à casa do Pai.

Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes

5 comentários:

  1. Fabiana Cristina Toni Parra21 de agosto de 2020 às 09:54

    Verdade, nossa fé deve ser inabalável, para assim conseguirmos obter a vida eterna. Linda reflexão!!! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a reflexão, suscinta, direta e verdadeira.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelos carinhosos comentários. Não me envaideço não, sei o meu tamanho, mas os comentários me ajudam a continuar evangelizando pela internet.
    Abraços em Cristo1

    ResponderExcluir
  4. Louvado seja a Deus por essa reflexão!

    ResponderExcluir