.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Deus é maior que todos os nossos problemas-Helena Serpa

 

30 DE AGOSTO DE 2020

 

DOMINGO DA XXII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – Jr 20, 7-9

 

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 20,7-9

7Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder. Tornei-me alvo de irrisão o dia inteiro, todos zombam de mim. 8Todas as vezes que falo, levanto a voz,
clamando contra a maldade e invocando calamidades; a palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro. 9Disse comigo: 'Não quero mais lembrar-me disso nem falar mais em nome dele.' Senti, então, dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo: desfaleci, sem forças para suportar. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “o fogo ardente do Espírito”

Mesmo passando por experiências negativas que lhe são impostas pela missão de denunciar, o homem que é chamado por Deus para anunciar a Sua Palavra e profetizar recebe o poder de perseverar.  É uma luta desigual, porque quem fala em nome de Deus tem o dever de levantar a voz clamando contra a maldade e, no entanto, muitas vezes não é compreendido e sofre as consequências. Assim, a Palavra de Deus se torna para ele, em algumas ocasiões, “fonte de vergonha e de chacota”. No entanto, mesmo que não queira mais falar e pretenda desistir da sua missão o profeta que é chamado pelo Senhor sente dentro de si o fogo ardente do Espírito que não o deixa voltar atrás. O Espírito é o amor de Deus entranhado dentro de nós. Somos seduzidos (as) por esse fogo abrasador e mesmo passando por dificuldades, lutas e tribulações nós sabemos que vale a pena entregar-se a esse amor que nos dá o poder para abrir os lábios e anunciar a justiça de Deus denunciando o pecado dos homens. - Você já se sentiu alguma vez como Jeremias, lutando com Deus para não fazer a Sua vontade?  Quem foi o vencedor? – Você também tem a tentação de desistir da missão de denunciar o pecado e anunciar a justiça? – Você tem calado diante das situações de pecado com medo de represália? – O que será que Deus acha disso?

 

Salmo  62,2.3-4.5-6.8-9 (R. 2b)

 

R. A minh'alma tem sede de vós, como a terra sedenta, ó meu Deus!

2Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!*
Desde a aurora ansioso vos busco!
A minh'alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja,*
como terra sedenta e sem água!R.

 

3Venho, assim, contemplar-vos no templo,* para ver vossa glória e poder. 4Vosso amor vale mais do que a vida:* e por isso meus lábios vos louvam.R.

 

5Quero, pois vos louvar pela vida,* e elevar para vós minhas mãos! 6A minh'alma será saciada,* como em grande banquete de festa;
cantará a alegria em meus lábios,* ao cantar para vós meu louvor!R.

 

 8Para mim fostes sempre um socorro;* de vossas asas à sombra eu exulto! 9Minha alma se agarra em vós;* com poder vossa mão me sustenta.R.

 

Reflexão - Somos corpo, alma e espírito em busca de refúgio e proteção. Quando temos harmonia interior, todo o nosso ser anseia pela presença de Deus. Somos felizes quando desde a aurora da nossa vida nós compreendemos esta nossa carência. O templo do Senhor está edificado no nosso coração e é lá que Ele deseja nos encontrar nos abastecer com a água e o alimento de que nós precisamos.

 

 

 

2ª. Leitura – Rm 12, 1-2

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 12, 1-2

1Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: Este é o vosso culto espiritual. 2Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos,  renovando vossa maneira de pensar e de julgar,
para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “o segredo para distinguir a vontade de Deus”.

Para que tenhamos uma vida em conformidade com a vontade de Deus precisamos saber distinguir o que é ou não Lhe é agradável. Este é grande segredo! Os mandamentos do Senhor, em princípio já nos conscientizam do que agrada a Deus. Outra dica é perceber que o que agrada a Deus não agrada ao mundo. Portanto, agradamos a Deus quando entregamos a nossa vida em suas mãos, confiamos nos seus planos e vivenciamos a Sua Palavra. Conformar-se com o mundo é adaptar-se às regras que pregam as pessoas que têm uma mentalidade oposta à Lei de Deus e aos Seus ensinamentos. Por essa razão precisamos estar abertos (as) para mudanças na nossa maneira de pensar e de julgar, a fim de que possamos abalizar o que é bom e agradável ao Senhor. O nosso culto espiritual será assim, a nossa oferta sincera dos nossos desejos, dos nossos planos e ainda mais, da nossa vontade e do nosso querer ao Senhor, que tudo sabe e tem poder de nos tornar pessoas renovadas. - Como você tem optado para viver: de acordo com o pensamento de Deus ou do mundo? - O mundo prega: eu em primeiro lugar. Deus ensina: “suportai-vos uns aos outros”. E você, o que acha?

 

Evangelho – Mt 16, 21-27

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,21-27

Naquele tempo: 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos
que devia ir à Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos,
dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22Então Pedro tomou Jesus à parte
e começou a repreendê-lo, dizendo: 'Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!' 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse: 'Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus mas sim as coisas dos homens!' 24Então Jesus disse aos discípulos: 'Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.
25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida?
O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “Deus é maior que todos os nossos problemas”

Como que para lhes abrir os olhos, Jesus conscientiza os Seus discípulos antecipando os fatos que lhe estavam destinados em vista do cumprimento da Sua missão. Diante da reação de Pedro, porém, Jesus refuta as suas palavras e o acusa de ser pedra de tropeço, por causa dos seus pensamentos em relação ao sofrimento que teriam de passar, no Seu seguimento. Fazendo uma comparação com as nossas reações, percebemos que também somos pedra de tropeço quando não admitimos abraçar o que faz parte da nossa própria existência e missão. Dessa maneira o Senhor também nos dá instrução para que possamos ser seus seguidores: renunciar a nós mesmos e tomar a nossa cruz. Isto significa, abdicar dos nossos planos humanos, assumir os encargos de nossa responsabilidade e não tentar escapar das dificuldades para facilitar a experiência em uma “boa vida”. Em nenhum momento na Sua Palavra, Jesus nos promete uma existência sem aflições nem dores.  Pelo contrário, apesar da nossa natureza humana recusar o sofrimento e a dificuldade como foi o caso de São Pedro, Jesus nos adverte de que qualquer pensamento contrário vem do maligno, somente com o intuito, de nos enganar e iludir. Deus é maior que todos os nossos problemas. Quem pretende à força, pela sua própria capacidade, salvar a sua vida fugindo das ocasiões de aprendizado, terá uma existência apagada e medíocre e nunca provará do sabor de uma vitória. Quando perdemos a nossa “vida cômoda”, para seguir a Jesus e ao Seu Evangelho, aí sim, é que a encontraremos e veremos realizados todos os nossos anseios interiores.   - Reflita sobre isso hoje para quando chegar a dificuldade você esteja mais confiante e submisso (a) à vontade de Deus. - Diante do que Jesus fala, quem poderá se dizer cristão, hoje? Você pode? - Como os homens estão vivendo hoje na sua maioria? - O que significa “ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida?” Você já pensou nisso?

 

2 comentários:

  1. Deus abençoe vcs ! com essas reflexão eu estou crescendo em sabedoria

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!Suas reflexões tem me ajudado muito em minhas celebrações.

    ResponderExcluir