.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

-Amar a Deus e amar o irmão-José Salviano

 

21 de Agosto de 2020

 

Evangelho Mt 22,34-40

 

Jesus resumiu toda  a Lei dos profetas, e todos os preceitos inventados pelos doutores da Lei,  em apenas dois mandamentos: O amor a Deus e o amor ao irmão.

Repare que são dois mandamentos, sendo que o primeiro é mais importante.  Repare também que nós  reconhecemos três mandamentos:  O amor a Deus, o amor a nós, e depois o amor ao irmão.

Porém, infelizmente, uma grande parcela da humanidade, só pratica o amor a si próprio. Tudo  ou quase tudo o que fazemos é  pelo nosso bem próprio, pelo  nosso amor próprio.  Se damos presentes, se agradamos, estamos visando sempre  que nos presenteiem  também. Se a ajudamos, estamos pensando em sermos ajudados. Nota que nós estamos visando sempre algo em troca em tudo o que fazemos pelos outros.  Este é o terceiro mandamento, que muitos os transformou em  o primeiro mandamento. O amor a si mesmo.

Em tudo o que fazemos, estamos   enfocando a nossa pessoa. Até  nas nossas orações. Pedimos, pedimos e pedimos  muitas coisas, muitas graças, só para a nossa pessoa.  E nos esquecemos de pedir pelos nossos irmãos, e até pelos nossos inimigos, como nos recomendou o próprio Jesus.

Nós somos grandes investidores. Investimos na nossa pessoa.  Ligamos para o amigo, para  uma amiga, agradamos o filho, a filha, o pai, a mão, porém, fazemos tudo isso visando sempre um bom retorno. Semeamos  a paz,  a alegria, a cortesia,  para colhermos em dobro tudo isso.  Isso é viver por interesse, isso é pensar só em si, isso é EGOÍSMO!

Este é o primeiro e o grande mandamento de quase todos nós.  Dizemos “quase”,  por que felizmente, existem muitos santos neste mundo, que vivem  para amar a Deus e ao irmão.

O vendedor  pratica esta regra porém, é somente  no uso da psicologia prática.  Ele sorri para o seu cliente, ele se apresenta muito agradável a aos outros,  nada de contrariar os pensamentos e valores do seu cliente, e assim por diante. Porém, ele faz isso com um único objetivo: Ganhar o cliente, ganhar dinheiro!

Já o cristão autêntico, ajuda de fato ao seu irmão.  Ajuda não só  fornecendo-lhe o que ele mais necessita, mais também, dizendo-lhe o que ele precisa ouvir. E é exatamente aí que o cristão autêntico se torna  por vezes,  uma pessoa  um tanto quanto indesejável, aos olhos dos que não acredita,  pois vive apontando os pontos que nos prejudicam, que nos pode levar a condenação eterna.

Porém, de uma coisa tenham  a absoluta certeza. Se por um lado podemos nos tornar  desagradáveis principalmente diante da família, por mostrar sempre a verdade dos Evangelhos,  por mostrar a vontade do Pai, por outro lado, somos  altamente recompensados por ajudar de verdade, por amar os nosso irmãos. Seja matando a sua fome, seja  ouvindo os seus  muitos clamores, e histórias, pois muitos deles não têm para quem contar  as suas aventuras passadas.  E lembre-se: Quem dá um na Terra, receberá cem no Céu!

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário