.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

-Os últimos foram os primeiros a receber o pagamento-José Salviano

 

19 de Agosto de 2020

 

Evangelho Mt 20,1-16a


 

Este texto do Evangelho de Jesus Cristo no conduz a dois pontos de reflexão.

Primeiro, a reflexão de que os últimos poderão ser os primeiros  a entrar no Reino do Céu. Como assim? 

Façamos uma analogia entre dois homens.  O primeiro, levou toda a sua vida dedicada  ao serviço da Paróquia, porém, ele não era lá muito caridoso.  Certo dia ele até xingou os mendigos  que ficavam  na frente  de Igreja, de maloqueiros  malditos que entravam e sujavam os banheiros da  casa paroquial. 

O segundo homem,  não fazia parte da vida da paróquia,  e somente frequentava   a missa dominical. Porém, era um bom homem, caridoso a medida do possível.  Tinha lá os seus vícios e cometia  alguns pecadinhos só de leve.  Com a ajuda de Deus, este homem simples se converteu,  e não pecou mais.

O primeiro homem,  já se achava  salvo, e só estava esperando a hora  de ir para  o Céu.

  o segundo homem, sempre humilde, rezava pedindo a Deus que tivesse piedade dele pois  ele se considerava um grande pecador!

E foi então que ambos morreram.  O  primeiro homem logo se adiantou para entrar na porta celestial, porém foi barrado pelos  anjos, que lhes disseram.  Ainda não. Você tem umas continhas a pagar lá no purgatório.  Mais como assim, respondeu ele furioso! Eu sou o fulano de tal, da paróquia  x.  Eu cuidava de tudo naquela paróquia! Desde a roupa do padre até o controle das pessoas que deveriam participar das pastorais. E não era qualquer uma ou qualquer um que eu deixava fazer parte da vida daquela  igreja.  Eu era quem  escolhia as pessoas. (Desde que fossem simpáticas a ele).   Por isso eu era respeitado, e temido. Por tanto  eu  mereço entrar imediatamente para a Glória Eterna... enquanto ele  se esbravejava diante dos anjos, olha só quem passou  sua frente, e entrou tranquilamente pela porta do Céu! O  segundo homem.

Injustiça! Isso não vale! Não pode ser... gritava o primeiro homem.

É, meus irmãos. Os primeiros podem ser os últimos. Muitos dos que hoje não estão conosco na linha de frente da paróquia, podem nos ultrapassar no dia do Juízo Final, e entrar no Céu primeiro do que nós!

O segundo ponto de reflexão deste Evangelho, é que nós precisamos dar mais atenção aos últimos da nossa sociedade. Aqueles da periferia, que  muitos deles vêm  para  o grande centro  mendigar um pedaço de pão, ou umas moedinhas. Os  miseráveis  que são os últimos da nossa sociedade. Nem pensar em convidar um deles para a nossa festa! Nem pensar em  parar o carro para conversar com um deles!  E se eles deitarem na nossa calçada, chamamos a polícia para  sumir com eles dali. Afinal, nós pagamos impostos, e exigimos do poder público que cuide  de tirar  esses maltrapilhos  da nossa frente...

Não é assim que pensam muitos  que hoje estão  lá em cima no topo da pirâmide social, muitos que hoje são os primeiros?  O que será que acontecerá no dia do Juízo Final?  Quem serão  de fato os  primeiros?

 

Não se desespere! Pois para Deus nada é impossível!

 

Bom dia. José Salviano

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário