.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

“CORAGEM! SOU EU. NÃO TENHAIS MEDO!”-Olívia Coutinho


 

19º Domingo do tempo Comum

 

Dia 09 de Agosto de 2020

 

Evangelho de Mt14,22-33

 

A palavra de Deus, que chega até a nós, neste 19º Domingo do tempo comum, nos coloca na barca de Jesus, enfrentando os desafios que os primeiros discípulos enfrentaram, quando tiveram, a mando de Jesus, que atravessar para a outra margem, isto é: quando eles tiveram que sair da comodidade que viviam junto de Jesus, para irem ao encontro de outros povos...

O texto é a continuação do evangelho que refletimos no último Domingo.

Depois da multiplicação dos pães, Jesus mandou que os discípulos entrassem na sua barca e atravessassem para a outra margem. Podemos dizer, que Jesus, já estava preparando-os para caminharem sem a sua presença física.  Até então, eles eram totalmente dependentes de Jesus, não sabiam dar passos sem Ele, o que certamente, não poderia continuar, já que, depois da volta de Jesus para o Pai, seriam eles, os responsáveis em conduzir a sua barca. (sua Igreja)

Em obediência a Jesus, os discípulos, mesmo que inseguros, entraram na barca e avançaram mar adentro em direção à outra margem...

Atravessar para a outra margem, foi o primeiro desafio que os discípulos enfrentaram e foi nesta travessia, que eles tiveram uma queda na fé, o que pode ser visto com naturalidade dentro da fragilidade humana. 

Mesmo não estando presente fisicamente junto dos discípulos, Jesus, assim como os pais observam seus filhos quando eles ensaiam seus primeiros passos, não os perde de vista, Ele os observa de longe. À distância, Jesus  percebe  a dificuldade dos discípulos, em concluir aquela travessia e vai ao encontro deles...

“A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas as ondas, pois o vento era contrário." E Jesus, vai até eles, andando sobre as águas. “Coragem!” “Sou eu.”  Os discípulos demoraram para reconhecer Jesus, chegaram a pensar que fosse um fantasma, o que às vezes acontece conosco, não perceber a presença de Jesus, naqueles que Ele envia para nos socorrer! 

Quando Pedro recorre a Jesus: “Senhor Salva-me.” Jesus entra em sena e afasta o que para eles, era um grande perigo! Voltada a calmaria, os discípulos nem se derem conta de que o maior perigo que eles correram, não fora de um naufrágio nas águas e sim, de um naufrágio na fé... “Homem fraco na fé porque duvidaste?”

 Podemos observar vários significados nesta narrativa que é  cheia  de simbolismo: os ventos contrários, o mar revolto, significam as dificuldades que a Igreja, que somos nós, enfrentamos quando abraçamos a nossa missão. Jesus andando sobre as águas, vem nos dizer, que Ele está acima do mal, já, que o mar, para os judeus, tinha um significado negativo. O medo e o quase afundamento de Pedro, significa a falta de fé, o que pode acontecer conosco também, quando não alimentamos a nossa fé no dia a dia, corremos o risco de afundar. 

Assim como Pedro vacilou várias vezes na fé, nós também, estamos sujeitos a estes vacilos, mas o importante, é fazermos como Pedro: pedir socorro a Jesus: "Senhor, salva-me!"

Este episódio chama a nossa atenção, para a essencialidade da fé, sem uma fé firme com raízes profundas, qualquer “vendaval” nos derruba.

Os discípulos, tiveram muitas dificuldades em atravessar para a outra margem, nós também, assim como eles, temos muitas dificuldades em atravessar os mares impetuosos do “nosso eu” de sairmos de nós mesmos  para irmos ao encontro do outro. (outra margem)

Se em algum momento da nossa vida, formos surpreendidos pelas ondas dos mares revoltos, não tenhamos medo, confiemos em Jesus, Ele virá em nosso socorro, como foi ao socorro dos primeiros discípulos, uma diferença: agora, Jesus não virá andando sobre as aguas, Ele virá nos socorrer, escondido no coração de alguém, no coração de seus enviados!

Lembremo-nos: ora, somos socorridos por alguém, ora, somos socorro para alguém, enviados pelo o Senhor Jesus...

 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olivia Coutinho

https://www.facebook.com/groups/552336931551388

3 comentários:

  1. OLivia... então Jesus está no seu coração, a nos socorrer, elevando nossa mente ao entendimento de Sua Palavra. Como me faz Bem ler suas reflexões. Obrigada!!! Chuva de Bençãos a você!

    ResponderExcluir
  2. Que Deus te abençoe! Suas palavras me tocaram profundamente. Olivia Coutinho

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir