.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

-Ai de vós, fariseus hipócritas! -José Salviano

 

25 de Agosto de 2020

 

Evangelho Mt 23,23-26


Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 23,23-26

Naquele tempo, disse Jesus:
Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas!
Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho,
e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei,
como a justiça, a misericórdia e a fidelidade.
Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo.
Guias cegos!
Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo.
Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas!
Vós limpais o copo e o prato por fora,
mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça.
Fariseu cego!
Limpa primeiro o copo por dentro,
para que também por fora fique limpo.
Palavra da Salvação.

 

Jesus deu uma dura nos fariseus e escribas hipócritas, os quais fingiam ser santos, porém, na vida real, eram  bandidos, corruptos, desumanos, e muitas outras coisas ruins.

Eles, diante do povo, se mostravam como perfeitos, como devotos, mais na verdade, não eram nada disso.  Eles usavam  o nome de Deus para ganhar dinheiro, para tirar proveito próprio, em prejuízo dos pobres coitados. Aqueles que não tinham direito a nada, ou a quase nada.

Os doutores da Lei se achavam no direito de decidirem quem deveria ou não entrar no Reino dos Céus. Um verdadeiro absurdo!

A Lei que Deus entregou a Moisés no  Monte Sinai, foi acrescentada  com mais de 600  preceitos, os quais visavam  dar vantagens aos  judeus do topo da Pirâmide, enquanto os do rodapé, viviam  na penúria total.

Desse modo, eles interpretavam  a Lei em proveito próprio. E se apresentavam  a sociedade como os homens mais santos e preparados para  guiar o povo de Deus.

Jesus ficou completamente irritado com tudo isso, e os chamou de GUIAS CEGOS!  Ora, como sabemos, quem não enxerga jamais poderia guiar outras pessoas. Pois na verdade, o cego é quem precisa ser guiado por alguém. 

Quem não conhece  as escrituras e o Evangelho, e principalmente quem não as vive,  não tem condições de orientar e de ensinar a palavra de  Deus a outros irmãos. A elite judaica, além de ter distorcido  a Lei de Moisés,  NÃO VIVIAM O QUE ENSINAVAM! Esta é uma falta gravíssima!

Jesus  disse que primeiro precisamos nos limpar por dentro.  O nosso interior, a nossa alma, a nossa consciência devem estar  em  plena  claridade, sem nenhuma mancha de pecado.

Do mesmo modo, devemos preencher a nossa mente de idéias, informações, conhecimentos sadios e também santos como é o caso da Sagrada Escritura. Precisamos conhecer as ciências físicas, humanas e exatas, assim como também deveremos conhecer  a palavra de Deus, anunciada e comentada.

E deste modo, a  nossa boca irá falar do que  a nossa mente transborda. Estando  ela repleta da palavra de Deus,  o nosso falar  será fruto do nosso pensar.

Irmãs e irmãos. Que isto  esteja acontecendo a nós.  Que estejamos recebendo  diariamente a Luz do Espírito de Deus a todo instante, principalmente quando vamos anunciar a palavra  de Deus.  Seja de forma direta pela catequese, seja de forma indireta pelo nosso viver.

Roguemos ao Pai para Ele nos dê a graça de conseguir viver sempre na sua presença, buscando sempre o conhecimento da sua palavra, ao mesmo tempo em que nos esforcemos para praticá-la. Que a nossa devoção seja plena, sem preguiça de rezar, de ir a missa, de olhar o irmão com os mesmos olhos que Cristo olhava.

 

Tenha um santo dia. José Salviano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário