.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Franqueza e transparência ou hipocrisia e injustiça?-Helena Serpa

 

26 DE AGOSTO DE 2020

 

QUARTA-FEIRA DA XXI SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – II Tes 3, 6-10.16-18

 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 3,6-10.16-18

6Nós vos ordenamos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos afasteis de todo irmão que se comporta de maneira desordenada e contrária à tradição que de nós receberam. 7Bem sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vós na ociosidade. 8De ninguém recebemos de graça o pão que comemos. Pelo contrário, trabalhamos com esforço e cansaço,
de dia e de noite, para não sermos pesados a ninguém. 9Não que não tivéssemos o direito de fazê-lo, mas queríamos apresentar-nos como exemplo a ser imitado. 10Com efeito, quando estávamos entre vós, demos esta regra: 'Quem não quer trabalhar, também não deve comer'. 16Que o Senhor da paz, ele próprio, vos dê a paz, sempre e em toda a parte. O Senhor esteja com todos vós.
17Esta saudação é de meu próprio punho, de Paulo. Assim é que assino todas as minhas cartas; é a minha letra. 18A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vós. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “discernir as nossas ações de caridade

Zeloso pelas comunidades onde pregava a Palavra de Jesus São Paulo as instruía para a vida e lhes abria os olhos para tudo o que pudesse afastá-los de uma existência humana digna. Assim, ele  pregava que Jesus viera ao mundo para nos ensinar a amar os irmãos e compreendê-los, no entanto, também nos instruiu que amar o irmão não significa imitá-lo nos erros. Sabemos que um bom ou mau exemplo arrasta multidões e na medida em que nos envolvemos com as pessoas, elas podem ter influência boa ou má na nossa vida. Por outro lado S. Paulo deixa bem claro que se não fizermos o esforço não iremos receber nada caído do céu, pois a ociosidade se constitui um pecado grave e também um contra testemunho para quem se diz seguidor de Jesus Cristo. Assim, então ele afirmava: “Quem não quer trabalhar também não deve comer”.  Que isto nos sirva de critério também para que possamos discernir as nossas ações de caridade para com as pessoas que em muitas ocasiões nos tentam explorar.  Às vezes, nós terminamos até por acostumá-las mal, quando sem nenhum discernimento damos o peixe ao invés de ensiná-las a pescar. O que precisamos dar sempre é a paz que provém do nosso coração apascentado com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo.  - Será que nós estamos promovendo o bem ou estamos contribuindo para o mal? – Qual é a diferença entre fazer caridade e alimentar ociosidade? – Você luta pelas coisas que você deseja possuir? – Você acha que para seguir a Jesus Cristo nós precisamos trabalhar?

 

Salmo  127,1-2. 4-5 (R. 1)

 

R. Felizes todos que respeitam o Senhor!

1Feliz és tu se temes o Senhor*
e trilhas seus caminhos!
2Do trabalho de tuas mãos hás de viver,*
serás feliz, tudo irá bem!R.

4Será assim abençoado todo homem*
que teme o Senhor.
5O Senhor te abençoe de Sião,*
cada dia de tua vida.R.

 

Reflexão - O homem que teme o Senhor e trilha os seus caminhos terá fartura em abundância porque terá oportunidade de trabalhar, por isso será feliz e tudo irá bem. A bênção do Senhor se derrama sobre todos aqueles que vivem uma vida fecunda produzindo frutos espirituais e também materiais. Viver do trabalho das nossas mãos é uma grande bênção de Deus, por isso, devemos ter um coração agradecido e sereno.

 

Evangelho – Mt 23, 27-32

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 23,27-32

Naquele tempo, disse Jesus: 27Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça.
29Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos,
30e dizeis: 'Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas'. 31Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas.
32Completai, pois, a medida de vossos pais!'
Palavra da Salvação.

 

Reflexão - franqueza e  transparência ou hipocrisia e injustiça?”

Ai de vós, hipócritas!” Ao chamar os mestres da lei e fariseus de hipócritas, Jesus foi transparente e sincero. Hoje também Ele também se volta para nós e nos interpela assim como fez com os eles, a respeito da sinceridade nas nossas “boas ações”. A franqueza e a transparência devem ser um princípio básico nas nossas atitudes. O nosso coração deve dar o compasso para as nossas realizações, do contrário, por mais esforço exterior que façamos as nossas obras serão um sinal de morte e não de vida. Seremos também como sepulcros caiados, por fora, impecáveis, por dentro cheios de imundície. Na mesma intensidade precisamos refletir em relação às palavras que pronunciamos, aos elogios fáceis e cheios de hipocrisia que emitimos com o intuito de agradar a alguém, enquanto o nosso coração, muitas vezes, até critica e reprova. A verdade e a justiça devem permear as nossas atitudes, nem que doa. Será que somos nós, hoje, os mestres da lei e os fariseus, falsos e cínicos? Muitas vezes, criticamos o nosso próximo quando ele erra, entendendo que não seríamos capazes de cometer o mesmo deslize, no entanto, somos feitos do mesmo material e temos as mesmas tendências que ele. Peçamos ao Senhor a graça de permanecer perseverantes na oração para que as nossas ações sejam guiadas pelo Espírito Santo de Deus e não caiamos na tentação. - Como está a sua justiça? – Ela é verdadeira? – O que será que você poderá estar vivendo, só de fachada? -  Você gosta de criticar as falhas dos outros achando que não cairia no mesmo erro?  - Você costuma fazer alguma coisa somente para parecer “bonzinho ou boazinha”? – Você costuma refletir sobre as consequências das suas ações?  - Você tem costume de elogiar as pessoas somente para agradá-las?

5 comentários:

  1. Senhor, derrame sobre nós a graça de perseverar na oração em meio às nossas atividades diárias. Perdoa Senhor as nossas fraquezas e nos conceda a Sua paz, para que possamos produzir frutos espirituais de justiça e verdade. Amém 🙏🙌

    ResponderExcluir
  2. Misericórdia Senhor! Misericórdia.

    ResponderExcluir
  3. Senhor, que dia a dia tomemos consciência dos nossos erros para irmos nos purificando.
    Amém

    ResponderExcluir
  4. José Maria Nascimento26 de agosto de 2020 às 05:38

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  5. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir