.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

“BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES..." Olivia Coutinho


DOMINGO - ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA – SOLENIDADE

Dia 16 de Agosto de 2020

Evangelho de Lc1,39-56

Neste Domingo, a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora!
“O dogma da Assunção e da Imaculada Conceição de Maria, estão intimamente ligados, ambos proclamam a santidade de Maria.”
É importante não confundirmos Assunção com Ascensão. Assunção e Ascensão são palavras bem parecidas, mas de significados bem diferentes, a ascensão é de Jesus, significa que Ele, por ser o próprio Deus, subiu ao céu pelo o seu próprio poder, não foi levado. Já, a Assunção, é de Nossa Senhora, é um dos dogmas Mariano mais importante, significa que ela foi levada por Deus ao céu, não subindo por si própria.                                                                            A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, apresenta-nos Maria como modelo de vida cristã. Nossa vida, se pautada no seu exemplo, com certeza, será uma vida fecunda!
Maria, assim que ficou sabendo que estava grávida de Jesus, ficou sabendo também, da gravidez de Isabel. A partir de então, ela não pensa em si própria, pensa em Isabel, que por ser uma mulher de idade avançada com certeza, necessitaria de maiores cuidados durante a gravidez. Movida pelo o amor ao próximo, ela, que se fez serva de Deus a partir do anuncio do Anjo,  pôs-se à caminho, indo ao auxílio de Isabel.
Com este gesto abnegado, Maria nos dá um grande exemplo de solidariedade, mostrando-nos que o amor é muito mais do que sentimento, mais do que palavras bonitas, o amor é gesto concreto, é decisão de ir ao encontro do outro, de inteirar-se de suas necessidades para poder ajudá-lo. Foi subindo montanhas, carregando Jesus em seu ventre, que  Maria se fez a primeira  missionária do Pai levando seu Filho ao outro..

A narrativa nos fala ainda, de dois encontros que ficaram marcados em toda história, o encontro de duas mulheres, que pela a graça de Deus se fizeram mãe fora da normalidade: Maria, uma virgem sem ter unido a um homem e Isabel uma anciã.  

No encontro destas duas mulheres, que nos mostram que para Deus nada é impossível, acontece também, o encontro invisível mas sentido, de duas crianças que estavam sendo geradas no ventre destas duas mulheres distintas. No ventre da jovenzinha de Nazaré, estava sendo gerado Jesus, o Filho de Deus que haveria de nos salvar e no ventre antes estéril da anciã Isabel, João Batista, aquele  que seria o maior profeta nascido de mulher, segundo o próprio Jesus veio Afirmar. Lc7,28

"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre. (Lc1, 41." "Bem aventurada àquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor prometeu,”

Ao ouvir estas palavras de Isabel, Maria, disse: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva..." Este, é o canto do MAGNIFICAT, neste canto, Maria expressa de modo transbordante, a sua gratidão pela a imensidão de maravilhas que Deus realizou em sua vida! Realizações, que ela reconhecia não serem somente em seu favor, mas em favor de todos, uma vez que, pelo o Filho que ela carregava no ventre, a salvação chegaria à humanidade!

O canto do MAGNIFICAT é um canto de gratidão e de humildade, neste canto, Maria reconhece o poder e  a majestade do Senhor e se submete humildemente à sua vontade, proclamando-se bem aventurada!

Com Maria, aprendemos que a humildade nos aproxima da perfeição e que ao dizermos "sim" a Deus, Ele nos transforma em “grandes” mesmo dentro da nossa pequenez!

Podemos também, assim como Maria, louvar a Deus dizendo: A minha alma engrandece o Senhor, porque Ele olhou para a humildade de seu servo ( a)

“O Todo Poderoso fez grandes coisas em meu favor...”

Ao se entregar inteiramente a serviço de Deus, Maria teve participação fundamental na história da salvação, enfrentando todos os desafios desde a concepção de Jesus, até a sua morte de cruz. E mesmo com o coração transpassado de dor, ela manteve-se de pé aos pés da cruz.

O papel desempenhado por Maria na encarnação e na morte de Jesus, nos deixa um grande exemplo, exemplo, de mulher forte, de alguém que ama, que não se deixa abater diante o sofrimento, porque confia no poder e na misericórdia de Deus.

Com o testemunho de Maria, aprendemos a sermos inteiros no amor, a dar passos ao encontro de Jesus indo ao encontro do outro...

Que nossos corações, sejam iluminados pela a luz da bondade  que iluminou o coração de Maria, a grande defensora dos pobres e oprimidos.

"Deus cativou Maria e ela se deixou cativar por Ele!" O "sim" de Maria possibilitou a entrada do Filho de Deus, no meu e no seu coração...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olivia Coutinho

https://www.facebook.com/groups/552336931551388

3 comentários:

  1. Cícero de Cássio15 de agosto de 2020 08:44
    Parabéns Olivia Coutinho, suas reflexões me ajudam muito a me preparar para celebrar, pois sou ministro da palavra. Obrigado, Deus te abençoe.

    Responder

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe,ótima reflexão minha irmã.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir