.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

-Jejum é disciplina-José Salviano

 

04 de Setembro de 2020

 

Evangelho Lc 5,33-39

 

Jejuar não é somente nos privar do alimento, da comida propriamente dita. Jejuar é se  abster, se privar de certos prazeres desta vida, para podermos conseguir os nossos objetivos.

Para vencermos nesta vida nós precisamos de esforço, coragem, dedicação e muita disciplina.  Os professores sabem muito bem dos problemas de uma classe indisciplinada.  Os alunos  desajustados, irrequietos,  não só prejudicam a sua  própria aprendizagem, como também prejudica o bom desempenho do professor,  e a boa aprendizagem dos demais alunos.

No exército, a disciplina é fundamental para  se conseguir  todos os objetivos.   Podemos observar que  a disciplina é a marca registrada  na vida dos soldados,   dos batalhões e de toda a tropa.

Na nossa vida pessoal,  não podemos  desleixar da disciplina.  Precisamos ter hora para tudo. Para deitar, para levantar para fazer nossas orações, exercícios,  hora para estudar, e hora para o lazer  e exercícios físicos, tão necessários quanto a alimentação.

A disciplina  é a chave para o sucesso.  E na disciplina está contido de forma  muitas vezes  oculta, o JEJUM. Isso mesmo.  O disciplinado tem de jejuar. Tem de se abster de muitas coisas para conseguir o seu objetivo na vida.  O bom estudante sabe disso.  Naquele  domingo lindo de sol brilhante, ele tem de se privar  de ir à praia, ou de jogar bola com seus amigos, pois tem de estudar para  as provas da próxima semana. Ou tem de desse preparar par o exame vestibular que se aproxima.

Do mesmo modo, o homem casado tem de se privar  de  muitas coisas para  poder manter o seu casamento de pé, para  garantir o sustento  da família, para  se manter no emprego, para  a boa educação dos seus filhos.

A nossa vida toda está impregnada de  jejuns.  A todo momento temos de nos privar  de alguma coisa que nos dá prazer,  porém poderá com certeza prejudicar  a nossa saúde,  o nosso bom desempenho no trabalho, nos estudos,  enfim, em toda a  nossa performance.

Sem disciplina, não alcançaremos o sucesso.  Sem jejuar  não conseguiremos  um bom desempenho  em tudo  o que somos e fazemos.  Poderemos afirmar que  a disciplina é o meio caminho andado para se conseguir vencer  todos os obstáculos  da vida.

O jejum propriamente dito,  ou seja, se primar  da alimentação,  é bom para  o organismo, e para a nossa espiritualidade. Pois, jejuando, nós  fortalecemos a nossa vontade.  Assim, venceremos  aquelas vontades que nos afastam de Deus. Aquelas vontades  nada favoráveis a nossa espiritualidade. 

Não há santidade  sem disciplina.   Não haverá santidade sem jejuns, seja  da própria comida, seja  da  educação da nossa vontade.

O jejum, por tanto,  é indispensável  ao nosso sucesso pessoal e espiritual.

 

Tenha um santo dia. José Salviano  

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário