.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

“NÃO É O QUE ENTRA PELA BOCA QUE TORNA O HOMEM IMPURO...” Olivia Coutinho

“NÃO É O QUE ENTRA PELA BOCA QUE TORNA O HOMEM IMPURO...” Olivia Coutinho

 Dia 04 de Agosto de 2020

 Evangelho de Mt 15,1-2.10-14

Caros irmãos e irmãs em Cristo!

Estamos no mês vocacional, sendo chamados a vivermos bem a nossa vocação, estando no lugar onde Deus nos plantou para produzir frutos! 
Deixamos de viver bem a nossa vocação, quando nos ocupamos com os pormenores coisas insignificantes que não acrescentam nada em nossa vida.
Temos a tendência de observar o outro e esta observância, quase sempre, é no sentido depreciativo, em busca de alguma “falha” nele. Enquanto nos ocupamos nesta observância tão mesquinha, deixamos de cuidar do nosso próprio interior. E assim, vamos perdendo a capacidade de ver além das aparências, de enxergas as pessoas na sua essência, de conhecer o que há de bom, nelas.

A palavra de Deus, que chega até a nós no evangelho de hoje, vem  nos alertar sobre o perigo que corremos, de desprezarmos o principal, os  verdadeiros valores, por  estarmos submetidos às normas, rituais, pormenores  que não nos levam à Deus.
O texto  nos fala de mais um confronto dos fariseus e alguns mestres da lei, com Jesus. Fariseus e doutores da lei, haviam vindo de Jerusalém com um único objetivo: investigar Jesus, descobrir que tipo de ensinamento Ele estava  passando para os seus discípulos, se Ele estava incitando o povo à não-observância das Leis. Para essas “autoridades” os ensinamentos de Jesus, não enquadravam com os padrões religiosos já estabelecidos por eles.

Criticar os discípulos por eles  não lavarem as mãos antes das refeições, era apenas um pretexto para incriminar Jesus, alegando que Ele estava infringindo as leis. 
Para os fariseus e mestres da lei, religião era cumprir preceitos, normas, rituais, que aos olhos de Deus não acrescentam nada. Eles colocavam pesados fardos nos ombros das pessoas, mas eles mesmos, não cumpriam a lei principal, que é a lei do amor, eles não agiam com misericórdia. Atrás de uma falsa pureza exterior, fariseus e mestres da lei, escondiam a dureza dos seus corações. Fechados numa mentalidade egoística, eles eram incapazes de cultivar o amor, a misericórdia em seus corações.
Podemos perceber, que todo aquele que aproximava de Jesus, com o intuito de desmascará-lo, acabava sendo desmascarado por Ele: “Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro”. É o mal que sai do coração, que provoca desordem que prejudica a vida do homem.
Ao meditar este texto, nos vem um questionamento a respeito da nossa fé e da nossa vivencia religiosa: existe coerência entre o que falamos e o que vivemos?
Muitas vezes, condenamos as atitudes dos fariseus e mestres da lei que tanto perseguiam Jesus, mas será que não estamos tendo atitudes semelhantes as deles? Será que ao invés de estarmos nos ocupando em cumprir preceitos, rituais, em observar outro, se ele está cumprindo tudo certinho, não deveríamos estar nos ocupando no cuidado com a vida?

É importante termos em mente: Deus não nos olha externamente, para Ele, não importa a nossa cor, a nossa posição social e nem mesmo a nossa religião, para Deus, o que importa é o que somos interiormente, o que cultivamos de bom no nosso coração!
De nada adianta nossos atos externos, se eles não retratam o que na verdade somos interiormente. Aos olhos de Deus, a prática exterior só tem sentido, se ela for uma expressão do que realmente cremos e vivemos, do contrário, elas não passam de práticas vazias que nada significam, pois mostram o que não somos e o que não vivemos.
A lei maior que deve nos reger, é a lei do amor...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olivia Coutinho

https://www.facebook.com/groups/552336931551388


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir