.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de maio de 2017

-CAMINHO, VERDADE E VIDA-José Salviano.

5º DOMINGO DA PÁSCOA
14 de Maio de 2017
Cor: Branco
Evangelho - Jo 14,1-12


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
1'Não se perturbe o vosso coração.
Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.
2Na casa de meu Pai há muitas moradas.
Se assim não fosse, eu vos teria dito.
Vou preparar um lugar para vós,
3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar,
voltarei e vos levarei comigo,
a fim de que onde eu estiver estejais também vós.
4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.'
5Tomé disse a Jesus:
'Senhor, nós não sabemos para onde vais.
Como podemos conhecer o caminho?'
6Jesus respondeu:
'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ninguém vai ao Pai senão por mim.
7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.
E desde agora o conheceis e o vistes.'
8Disse Felipe:
'Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!'
9Jesus respondeu:
'Ha tanto tempo estou convosco,
e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai.
Como é que tu dizes: `Mostra-nos o Pai'?
10Não acreditas que eu estou no Pai
e o Pai está em mim?
As palavras que eu vos digo,
não as digo por mim mesmo,
mas é o Pai, que, permanecendo em mim,
realiza as suas obras.
11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim.
Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras.
12Em verdade, em verdade vos digo,
quem acredita em mim fará as obras que eu faço,
e fará ainda maiores do que estas.
Pois eu vou para o Pai.
Palavra da Salvação.(CNBB).

Irmãs e irmãos. Acreditemos em Jesus Cristo o Filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar! Jesus provou sua divindade por meio de muitos milagres.
Jesus é Deus. E foi Ele mesmo quem o diz por várias vezes, neste Evangelho.

1- Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Somente através d'Ele e por Ele chegaremos a casa do Pai.  E Jesus disse que "Na casa de meu Pai há muitas moradas. "Isso que dizer que o número daqueles que podem e devem ser salvos é ilimitado. Dessa forma, todos os seres humanos são chamados a conversão e à salvação. Pois tem lugar para todos no Céu.
           
Mas onde é o Céu? Os astronautas já varreram o espaço sideral e ninguém trouxe notícias de um lugar parecido com o céu. Alguém já disse que o Céu é um estado de espírito. Essa afirmação não parece muito convincente. Ora. Partindo do princípio que Maria foi elevada ao Céu de corpo e alma, ela deve estar em um lugar sólido, visível, físico, que só a Santíssima Trindade sabe. Quanto a nós, resta-nos esperar para ver. De uma coisa temos certeza. O Céu existe porque foi o próprio Jesus quem o disse, e para Deus nada é impossível!

2- Quem me viu, viu o Pai. Jesus afirma categoricamente que Ele é o próprio Deus vivo no meio de nós. No meio dos discípulos que o viam e o ouviam naquele momento histórico. Ele é a mesma coisa que o Pai. Ele é o próprio Deus.

3- ...eu estou no Pai e o Pai está em mim.  Portanto, Jesus é pleno da mesma substância do Pai. Ele e o Pai formam uma mesma pessoa, Ele é um prolongamento da pessoa de Deus Pai.

4- ...o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.  Jesus diz que sus palavras e ações são palavras e ações do Pai que o enviou. Ele é, por assim dizer, um pedaço do Pai entre os homens e as mulheres da Terra. Por que Deus permanece com Ele...

5-... eu estou no Pai e o Pai está em mim.  Mais uma vez, neste trecho do Evangelho, Jesus repete para confirmar, que Ele e o Pai são uma única, uma mesma pessoa. Portanto, Jesus é Deus.  Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Jesus está falando dos seus milagres. Suas obras foram os sinais, ou os milagres que ultrapassaram os 51 que foram escritos nos Evangelhos de Lucas, Marcos, Mateus e João. Eles, os evangelistas, escreveram apenas os milagres mais espetaculares. Não anotaram com detalhes, as inúmeras curas realizadas por Jesus até tarde da noite de quase todos os dias. Na realidade, o número dos milagres realizados por Jesus, ultrapassou mais de mil.

6- Em outra passagem do Evangelho, Jesus afirma que: "A mim foi dado todo o poder no Céu e na Terra". Esse poder ilimitado lhe foi dado pelo Pai, pois Ele, Jesus, é um prolongamento da pessoa do mesmo Pai.
...quem acredita em mim fará as obras que eu faço.  Isso aconteceu com os apóstolos depois da ressurreição de Jesus, quando eles saíram em campo para anunciar a palavra de Deus que lhes fora ensinada pelo próprio Jesus. Eles realizaram muitos milagres, por terem uma fé incondicional e irrestrita no Filho de Deus.

7-Eu e o Pai somos um. Jesus é consubstancial ao Pai. Isto é, Jesus é constituído da mesma natureza, da mesma substância que o Pai, com os mesmos poderes.
8-Aquele que me enviou está em mim. Isto quer dizer que Jesus e o Pai são a mesma pessoa.
Caríssimos. Sabemos que Jesus é o próprio Deus feito homem, que veio até nós para nos trazer o seu Plano de Salvação para todos indistintamente de raça, cor, e posição econômica.
           
Jesus Cristo é eterno assim como o Pai. Ele sempre existiu, e sempre habitou com Deus Pai.  Jesus tornou-se homem-Deus em concepção e surgimento entre nós pelo poder do alto, morreu mais foi resgatado da morte e exaltado por Deus, e realizará o juízo final.
           
Jesus, não obstante ter sido conhecido por vários títulos,sobrepõe a toda e qualquer linha de pensamento humano. Marxismo, esoterismo, islamismo, espiritismo, etc...

TÍTULOS CRISTOLÓGICOS
           
Analisando o significado dos títulos cristológicos, podemos concluir que sem sombra de dúvida, o título mais significativo de Jesus, foi:

O FILHO DE DEUS - Este título é considerado o mais sublime e mais característico de Jesus, pois ele vem abranger todos os modos de ser de Jesus Cristo. Aquele que foi pré-existente,o exaltado, o salvador, o enviado para a obra de reconciliação do humano com o divino.

O SENHOR - KYRIOS - Este título é frequentemente usado para designar Cristo no Novo Testamento. Foi desenvolvido e aprofundado pela experiência da fé da Igreja primitiva. O título de "Senhor"     é na realidade da era medieval, e portando advém da figura do senhor feudal, isto tendo em vista que ele aparece nos escritos pós pascal.

O FILHO DO HOMEM - É difícil explicar com clareza o significado do título: O FILHO DO HOMEM. E ao que parece, nem as comunidades cristãs primitivas o haviam compreendido. Porque se Jesus se encarnou no corpo da virgem Maria pelo poder do Espírito Santo, e José foi apenas um pai adotivo, e ainda se Jesus era Deus feito homem, então por que a EXPRESSÃO FILHO DO HOMEM, às vezes usada pelo próprio Cristo?  Veja. Jesus fala do Filho do homem como se este fosse distinto da sua pessoa. Então, fica claro que POR FILHO DO HOMEM, JESUS ESTÁ SE REFERINDO AO SEU LADO HUMANO.
            
Acredita-se que o título Filho do Homem foi atribuído a Jesus pelas comunidades cristãs que estavam em desenvolvimento.  É interessante que a expressão Filho do Homem aparece muitas vezes no Antigo Testamento, porém com outro sentido. Como sinônimo de homem. Exemplo: O profeta Ezequiel foi chamado por Deus, de filho do homem. Os primeiros cristãos viram nessa imagem de filho do homem que desce glorioso dos céus, se referindo ao próprio Cristo Ressuscitado.

CRISTO REI - Embora Jesus tenha dito que o seu reino não era desse mundo, Ele mesmo afirmou que era Rei quando lhe perguntaram: Tu és rei? Jesus respondeu: Tu o dizes. Ou, Tu o dissestes.
Cristo vem do Grego, Messias vem do Hebraico.  Os dois títulos têm o mesmo sentido: O UNGIDO.
           
Os romanos escolheram para o letreiro do tablete a ser colocado na cruz como forma de chacota, o título de "rei" dos judeus.             I.N.R.I.    (Iesus Nazareno, Rei dos Iudeus. Porque em hebraico o "I" tem som se "J").

O MESSIAS - Israel aguardava por muito tempo a vinda do Messias. Porém, as representações que o povo fazia da figura ou pessoa do Messias não eram uniformes. Mas esperavam ver o Messias, principalmente aquele que deveria trazer no nome e na autoridade de Jesus, a solução prometida nas Escrituras, que Deus haveria de cumprir as suas promessas de libertação do seu povo sofrido. Portanto, o povo esperava um Salvador.
Messias porque traz o Espírito de Deus, que convocou os homens para uma relação de Justiça e amor fraterno. Lc2, 8-20 .

FILHO DE DAVI - Jesus é designado como Filho de Davi, como podemos conferir em Rom. 1,3 e em 2 Sam  7,12 - 14.   Porém, na prática ou na realidade, Jesus é o Filho de Deus encarnado no corpo da Virgem Maria pelo poder do Espírito Santo.   José, embora seja descendente de Davi, não teve nenhuma participação biológica na geração de Jesus.   Então, por que o título de Filho de Davi?   Foi apenas um hábito cultural, baseado na suposta descendência a partir de José, a idéia de Filho de Davi correu de boca em boca, mais pelo fato da grande importância religiosa, política e administrativa do rei Davi.  

O SALVADOR - O povo sofrido esperava pelo Salvador que o libertasse de suas opressões e seus sofrimentos, principalmente aqueles derivados da dominação romana. Esperava-se que Jesus trouxesse a libertação divina porisso designa-o como o Salvador.  Lc2,11 ,  Fl3,20  ,  Jo 4,42
           
Talvez muitos contemporâneos de Jesus tenham se decepcionado quando Ele respondeu àquela pergunta capciosa dos fariseus, sobre o pagamente do imposto a César. A resposta de Jesus foi: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.  E também quando Jesus disse: O meu reino não é desse mundo...A maioria entendeu o significado das respostas de Jesus. Porém, é bem provável que alguns não aceitaram nenhuma outra interpretação e tivessem ficado mesmo decepcionados.  Pois esperavam em Jesus, um salvador, um libertador à moda daqueles tempos, que pegasse na espada e montado em um possante cavalo matasse todos os opressores do povo oprimido. Para esses, Jesus teria "sartado de banda", ou tirado o corpo fora, mediante as respostas acima citadas.

O MEDIADOR - Embora Jesus tenha dito que "Eu e o Pai somos um" , Jesus veio para ser o Mediador entre o nós e o Pai. O Mediador de Nova Aliança, um novo acordo entre Deus e o seu povo. O Mediador entre os nossos clamores e a misericórdia infinita do Pai. Por Isso Jesus disse: "Tudo o que pedires ao Pai em meu nome Ele vos concederá" .  É por isso que todas as orações da Santa Missa terminam: Em nome de Jesus que convosco vive e reina na unidade do Espírito santo, como deveriam ser também todas as nossas orações. 

O SANTO DE DEUS - O santificado pelo Pai, Isto é, O enviado, O eleito de Deus, O consagrado e unido a Ele de modoeminente.
Nós cremos e reconhecemos que tu és o Santo de Deus (Jo 6,69)
O próprio demônio reconhece Jesus como o Santo de Deus:Que queres de nós, Jesus nazareno? Viestes para arruinar-nos?  Sabemos quem tu és: O Santo de Deus. (Mc 1,24)

EMANUEL - Que significa Deus conosco.

O PROFETA - Os Evangelhos sinóticos afirmam de diversas formas que os contemporâneos de Jesus viam n'Ele a figura de um profeta. Para João, a designação "o profeta" é característica. Ela alude ao fato de que Deus prometeu suscitar um profeta semelhante a Moisés.

O SUMO SACERDOTE -A carta aos hebreus vê em Cristo o eterno Sumo Sacerdote, que ofereceu uma vez por todas o verdadeiro sacrifício de expiação. Um holocausto pela remissão dos nossos pecados. E esse sacrifício é oferecido todos os dias (menos na sexta-feira santa) nas missas do mundo inteiro.           
Meus irmãos, minhas irmãs. Cristo existindo com natureza de Deus, não reteve para si a vanglória de ser igual a Deus, porém, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, tomando a natureza de escravo, (lavando os pés dos apóstolos), e fazendo-se semelhante aos homens. (que tendes aí para comer?) .
           
E tendo sido em conta de homem, humilhou-se ainda mais, feito obediente até a sua morte, e morte de cruz. (Morte para criminosos).
            
Foi por isso que Deus Pai o exaltou através da ressurreição e deu-lhe um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todos os joelhos no Céu e na Terra... E toda íngua confesse " Jesus é o Senhor"... Lembrando que por ser o Filho de Deus, Jesus passou em nós e para nós o sentimento da fraternidade e igualdade. Lembrando ainda que Jesus garantiu: ”Vou preparar um lugar para vós" . Este é o desejo de Jesus. Porém, nem todos nós vamos merecer esta sua promessa pelo uso errado da nossa liberdade enquanto vivemos neste mundo de ilusões...
Cuidado com isso!


Desejo-lhe um bom e santo Domingo. José Salviano.




3 comentários:

  1. Alguns questionamentos:
    Partindo do princípio que Maria foi elevada ao Céu de corpo e alma, ela deve estar em um lugar sólido, visível, físico, que só a Santíssima Trindade sabe...
    Ele (Jesus) é a mesma coisa que o Pai...
    Ele e o Pai formam uma mesma pessoa, Ele é um prolongamento da pessoa de Deus Pai...
    Ele é, por assim dizer, um pedaço do Pai entre os homens e as mulheres da Terra.

    SÃO AFIRMAÇÕES CORRETAS???

    ResponderExcluir
  2. IBS. VC MESMO DISSE: EM UM LUGAR ... QUE SÓ A SANTÍSSIMA TRINDADE SABE.
    SE SÃO AFIRMAÇÕES CORRETAS? JESUS TERIA LHE DITO: NINGUÉM IMAGINOU, O QUÃO MARAVILHOSO É A GLÓRIA ETERNA.
    AMIGO, NÃO TEMOS CONDIÇÕES DE SABER COMO É OU COMO SERÁ. SÓ SABEMOS POR JESUS, QUE É MARAVILHOSO A VIDA ETERNA.
    NÃO PODEMOS CONJECTURAR, OU FAZER AFIRMAÇÕES CORRETAS A RESPEITO DO QUE OCORRE NOS CÉUS! INFELIZMENTE!
    DESCULPE SE O DECEPCIONEI. GRANDE ABRAÇO, E VOLTE SEMPRE.

    ResponderExcluir