.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 9 de maio de 2017

-Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida-José Salviano

12 de Maio de 2017
Cor: Branco
Evangelho - Jo 14,1-6
- Tendes fé em Deus-José Salviano


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
1'Não se perturbe o vosso coração.
Tendes fé em Deus,
tende fé em mim também.
2Na casa de meu Pai há muitas moradas.
Se assim não fosse, eu vos teria dito.
Vou preparar um lugar para vós,
3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar,
voltarei e vos levarei comigo,
a fim de que onde eu estiver
estejais também vós.
4E para onde eu vou,
vós conheceis o caminho.'
5Tomé disse a Jesus:
'Senhor, nós não sabemos para onde vais.
Como podemos conhecer o caminho?'
6Jesus respondeu:
'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ninguém vai ao Pai senão por mim.
Palavra da Salvação.(CNBB).
Jesus neste Evangelho nos tranquiliza. Ele nos diz para que não fiquemos preocupados, mas sim, tenhamos fé.  Não nos desesperemos com os dissabores desta vida passageira, e concentremos os nossos pensamentos na vida eterna. Façamos de tudo por merecê-la, façamos de tudo o que Jesus nos recomendou, e assim, um dia estaremos junto do Pai. Pois como disse Jesus, na casa do Pai existem muitas moradas, esperando por nós. Neste Evangelho Jesus também explica que é a vontade do Pai que nos salvemos. Jesus está falando do Céu. Não é possível para nós entender essa realidade. Mas temos a graça de saber da sua existência pois foi o próprio Jesus que nos disse.
O Céu pode ser comparado com o nosso período intrauterino. Quando lá estávamos, não tínhamos idéia de como era a vida aqui fora. Do mesmo modo, não nos lembremos de nada que se passou conosco enquanto estávamos no útero da nossa mãe.  Porém, sabemos muito bém que lá estivemos por nove meses.
Assim, meus irmãos e minhas irmãs, não podemos saber como é a nosso vida futura, mais sabemos que ela existe, e é para lá que devemos ir. Não devemos e não queremos ir para o inferno! Que Deus nos livre!
Jesus foi o único que uma vez pertencendo ao mundo, celestial, esteve aqui no mundo matéria, e depois voltou para o Céu. Portanto, só através dele, podemos encaminhados para lá.  Foi por isso que Ele disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
É através de Jesus e por meio dele, que chegaremos um dia a casa do Pai. Porque Jesus nos deixou tudo o que necessitamos para conseguirmos estar puros na hora da nossa morte, para então merecermos se salvos. E esse ”tudo” está na Igreja, é a Igreja, com seus sacramentos, com o sacerdote, com a palavra e a Eucaristia.
Busquemos, pois tudo isso, busquemos a graça santificante, para que naquele da nossa partida, estejamos preparados para sermos encaminhado para Deus.
Caríssimos. Não nos esqueçamos de que não basta conhecer Jesus, não basta crer nele. O diabo também o conhece e também acredita nele. Sendo assim, o que precisamos, ou o que pode estar nos faltando neste momento da nossa caminhada, É SEGUIR OS ENSINAMENTOS DE JESUS!
Você está fazendo isso? Tem certeza? Nós que conhecemos e cremos em Jesus estamos de fato seguindo Ele? Eu estou mesmo fazendo isso, você também?
Só Jesus é o nosso caminho para chegarmos ao Pai.
Pois Jesus é o Filho de Deus feito homem. Acredita-se que o título Filho do Homem foi atribuído a Jesus pelas comunidades cristãs que estavam em desenvolvimento.  É interessante que a expressão Filho do Homem aparece muitas vezes no Antigo Testamento, porém com outro sentido. Como sinônimo de homem. Exemplo: O profeta Ezequiel foi chamado por Deus, de filho do homem. Os primeiros cristãos viram nessa imagem de filho do homem que desce glorioso dos céus, se referindo ao próprio Cristo Ressuscitado.

CRISTO REI - Embora Jesus tenha dito que o seu reino não era desse mundo, Ele mesmo afirmou que era Rei quando lhe perguntaram: Tu és rei? Jesus respondeu: Tu o dizes. Ou, Tu o dissestes.
Cristo vem do Grego, Messias vem do Hebraico.  Os dois títulos têm o mesmo sentido: O UNGIDO.
           
Os romanos escolheram para o letreiro do tablete a ser colocado na cruz como forma de chacota, o título de "rei" dos judeus.  I.N.R.I.    (Iesus Nazareno, Rei dos Iudeus. Porque em hebraico o "I" tem som se "J").

O MESSIAS - Israel aguardava por muito tempo a vinda do Messias. Porém, as representações que o povo fazia da figura ou pessoa do Messias não eram uniformes. Mas esperavam ver o Messias, principalmente aquele que deveria trazer no nome e na autoridade de Jesus, a solução prometida nas Escrituras, que Deus haveria de cumprir as suas promessas de libertação do seu povo sofrido. Portanto, o povo esperava um Salvador.
Messias porque traz o Espírito de Deus, que convocou os homens para uma relação de Justiça e amor fraterno. Lc2, 8-20 .

FILHO DE DAVI - Jesus é designado como Filho de Davi, como podemos conferir em Rom. 1,3 e em 2 Sam  7,12 - 14.   Porém, na prática ou na realidade, Jesus é o Filho de Deus encarnado no corpo da Virgem Maria pelo poder do Espírito Santo.   José, embora seja descendente de Davi, não teve nenhuma participação biológica na geração de Jesus.   Então, por que o título de Filho de Davi?   Foi apenas um hábito cultural, baseado na suposta descendência a partir de José, a idéia de Filho de Davi correu de boca em boca, mais pelo fato da grande importância religiosa, política e administrativa do rei Davi.  
O SALVADOR - O povo sofrido esperava pelo Salvador que o libertasse de suas opressões e seus sofrimentos, principalmente aqueles derivados da dominação romana. Esperava-se que Jesus trouxesse a libertação divina porisso designa-o como o Salvador.  Lc2,11 ,  Fl3,20  ,  Jo 4,42
           
Talvez muitos contemporâneos de Jesus tenham se decepcionado quando Ele respondeu àquela pergunta capciosa dos fariseus, sobre o pagamente do imposto a César. A resposta de Jesus foi: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.  E também quando Jesus disse: O meu reino não é desse mundo...A maioria entendeu o significado das respostas de Jesus. Porém, é bem provável que alguns não aceitaram nenhuma outra interpretação e tivessem ficado mesmo decepcionados.  Pois esperavam em Jesus, um salvador, um libertador à moda daqueles tempos, que pegasse na espada e montado em um possante cavalo matasse todos os opressores do povo oprimido. Para esses, Jesus teria "sartado de banda", ou tirado o corpo fora, mediante as respostas acima citadas.

O MEDIADOR - Embora Jesus tenha dito que "Eu e o Pai somos um" , Jesus veio para ser o Mediador entre o nós e o Pai. O Mediador de Nova Aliança, um novo acordo entre Deus e o seu povo. O Mediador entre os nossos clamores e a misericórdia infinita do Pai. Por Isso Jesus disse: "Tudo o que pedires ao Pai em meu nome Ele vos concederá" .  É por isso que todas as orações da Santa Missa terminam: Em nome de Jesus que convosco vive e reina na unidade do Espírito santo, como deveriam ser também todas as nossas orações. 

O SANTO DE DEUS - O santificado pelo Pai, Isto é, O enviado, O eleito de Deus, O consagrado e unido a Ele de modoeminente.
Nós cremos e reconhecemos que tu és o Santo de Deus (Jo 6,69)
O próprio demônio reconhece Jesus como o Santo de Deus:Que queres de nós, Jesus nazareno? Viestes para arruinar-nos?  Sabemos quem tu és: O Santo de Deus. (Mc 1,24)

EMANUEL - Que significa Deus conosco.

O PROFETA - Os Evangelhos sinóticos afirmam de diversas formas que os contemporâneos de Jesus viam n'Ele a figura de um profeta. Para João, a designação "o profeta" é característica. Ela alude ao fato de que Deus prometeu suscitar um profeta semelhante a Moisés.

O SUMO SACERDOTE -A carta aos hebreus vê em Cristo o eterno Sumo Sacerdote, que ofereceu uma vez por todas o verdadeiro sacrifício de expiação. Um holocausto pela remissão dos nossos pecados. E esse sacrifício é oferecido todos os dias (menos na sexta-feira santa) nas missas do mundo inteiro.           
Meus irmãos, minhas irmãs. Cristo existindo com natureza de Deus, não reteve para si a vanglória de ser igual a Deus, porém, pelo contrário, esvaziou-se a si mesmo, tomando a natureza de escravo, (lavando os pés dos apóstolos), e fazendo-se semelhante aos homens. (que tendes aí para comer?) .
           
E tendo sido em conta de homem, humilhou-se ainda mais, feito obediente até a sua morte, e morte de cruz. (Morte para criminosos).
            
Foi por isso que Deus Pai o exaltou através da ressurreição e deu-lhe um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todos os joelhos no Céu e na Terra... E toda íngua confesse " Jesus é o Senhor"... Lembrando que por ser o Filho de Deus, Jesus passou em nós e para nós o sentimento da fraternidade e igualdade. Lembrando ainda que Jesus garantiu: ”Vou preparar um lugar para vós" . Este é o desejo de Jesus. Porém, nem todos nós vamos merecer esta sua promessa pelo uso errado da nossa liberdade enquanto vivemos neste mundo de ilusões...
Tomemos, pois muito cuidado com isso!

Tenha um bom dia. José Salviano.




Um comentário:

Anônimo disse...

Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

Postar um comentário