.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de maio de 2017

-Pai, glorifica o teu Filho-José Salviano.

30 de Maio de 2017
Cor: Branco
Evangelho - Jo 17,1-11a

Naquele tempo:
1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse:
'Pai, chegou a hora.
Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te
glorifique a ti,
2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê
a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
3Ora, a vida eterna é esta:
que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro,
e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.
4Eu te glorifiquei na terra
e levei a termo a obra que me deste para fazer.
5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti,
com a glória que eu tinha junto de ti
antes que o mundo existisse.
6Manifestei o teu nome aos homens
que tu me deste do meio do mundo.
Eram teus, e tu os confiaste a mim,
e eles guardaram a tua palavra.
7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti,
8pois dei-lhes as palavras que tu me deste,
e eles as acolheram,
e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti
e acreditaram que tu me enviaste.
9Eu te rogo por eles.
Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste,
porque são teus.
10Tudo o que é meu é teu
e tudo o que é teu é meu.
E eu sou glorificado neles.
11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo,
enquanto eu vou para junto de ti'.
Palavra da Salvação. (CNBB).

Jesus fez muitas orações. E esta é uma das últimas. Jesus mais um a vez conversa com o Pai. Ele está sentido que é chegada a hora da sua entrega por nós.
Jesus não veio ao mundo para receber glórias e honrarias. Mais nesta hora, Ele pede ao Pai que o glorifique. O objetivo é outro bem diferente de honrarias humanas. O objetivo da glória que Jesus pede, é para que o Pai seja glorificado na glória do Filho e com isso, todos recebam a glória eterna.
E explica que só se consegue a glória eterna aqueles e aquelas que reconhecem, que acreditarem no único Deus verdadeiro e naquele que foi enviado pelo Pai. Aqui, mais uma vez, Jesus repete com outras palavras, que acreditar é indispensável para se salvar. 
Jesus fala em sua oração, que Ele glorificou a Deus na Terra, e que levou muito a sério a obra que lhe foi confiada pelo Pai. E pede a Deus que o glorifique junto dele.
Jesus reconhece que aos homens e as mulheres aceitaram a sua mensagem, e acreditaram no mistério da encarnação, que confiaram nele, e guardaram a sua palavra. E ainda, que muitos acreditaram que o Filho veio do Pai, para cumprir uma missão.
Em seguida, Jesus roga ao Pai por nós. Porque Ele sabe de todas as barreiras que temos de enfrentar para nos manter firmes na fé. Nós estamos neste mundo e temos de enfrentar de tudo. Descrença, violência, e acima de tudo, muitas tentações, as quais nos dificultam muito de permanecer de pé diante de Deus.
Também, nós, irmãs e irmãos, roguemos hoje e sempre a Deus por intermédio de Jesus, para que Ele não nos deixeis cair em tentações.
Façamos isso diariamente! Também nós, rezemos ao Pai todos os dias, do mesmo modo que nos alimentamos diariamente, do mesmo modo que necessitamos de fazer exercícios diários, necessitamos e muito de falar com Deus por Jesus, não só uma vez por dia, mas quantas pudermos.
Nunca descuidemos da oração. Se Jesus rezava, se Ele considerava que era necessário falar com o Pai constantemente, quanto mais a nós, seres limitados, incompletos, imperfeitos e pecadores. Muito pecadores! 
Em sua oração, Jesus se mostra muito preocupado com o nosso futuro, com o destino futuro da nossa alma.  Mas você reparou num detalhe desta oração? Jesus está pedindo ao Pai por aqueles os escolhidos, aqueles que acreditaram  n’Ele, aqueles que guardaram a palavra.
Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 
E repara a preocupação de Jesus, pelo fato de estarmos neste mundo, neste vale de lágrimas, nesta realidade repleta de armadilhas para o pecado: “Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.
Nessa oração forte de Jesus ao Pai, Ele está intercedendo por nós, os escolhidos do Pai, aqueles que ouviram o chamado de Deus, os que acreditaram e seguiram Jesus. Será que eu sou um desses? Será que você é uma ou um desses escolhidos? Será que sou um desses que foram atraídos pelo Pai?
“Ninguém vem a mim sem que tenha sido atraído pelo Pai”.  “Não foram vós que vos escolhestes, mas sim, eu os escolhi”.  Palavras ditas por Jesus aos discípulos. Portanto, é uma honra muito grande saber que fomos escolhidos por Deus, para colaborar com a divulgação do seu Reino ao mundo.
Mas como podemos saber se estamos incluídos nessa oração de Jesus ao Pai? É fácil. É só me perguntar: Eu sigo os mandamentos? Eu procuro amar a Deus com todas as minhas forças, eu procuro a todo custo amar o próximo como a mim mesmo? Eu rezo sempre? Eu vou constantemente à missa? Estas são algumas das perguntas que posso fazer a mim mesmo, para saber se estou na lista daqueles a quem Jesus se importa, dos que Ele pede ao Pai que sejam salvos.
Minhas irmãs, meus irmãos. O egoísmo toma conta de todo o nosso ser de forma tal que até nas nossas práticas religiosas, ele está presente. Assim: Temos uma forte tendência a cuidar da nossa salvação, sem nos importar muito com os demais. Vamos à missa, rezamos bastante, eu e o Pai, você e Deus, mas, e os nossos irmãos? Aqueles que como ovelhas desgarradas se desviaram do rebanho de Cristo e hoje participam de outros rebanhos bem organizados e estão aterrorizando o mundo, os indefesos, e aqueles mal pagos para defender a segurança do povo? Será que não temos nada a ver com a salvação deles? Será que não devemos e podemos fazer nada?
Na nossa caminhada egoísta pela prática da fé, precisamos fazer uma revisão para verificar se realmente podemos estar entre aqueles que Jesus sempre intercede ao Pai. Porque não basta cuidar ardentemente da nossa salvação, se não nos importamos com a salvação dos nossos irmãos.
O que podemos faze por eles? É bem verdade que existem casos em que se chamarmos a sua atenção para que eles deixem o caminho do crime e voltem para Deus, podemos receber uma reação desastrosa da parte deles. É o caso de mães que nada tem mais o que fazer pelos filhos que seguiram o caminho do mal, além de rezar a Deus por Ele!
Assim também, por uma questão de prudência, não podemos ter uma ação direta para com aqueles que estão cegos e não enxergam os perigos dos caminhos que escolheram!
Mas de modo geral, nós podemos: aconselhar com o devido cuidado, advertir, denunciar, anunciar o Evangelho, e acima de tudo rezar muito pelos nossos irmãos desgarrados.

Tenha um bom dia. José Salviano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário