.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Amar vai além do abraço e do beijo-Alexandre Soledade

19-05-2017
Jo 15,12-17




Bom dia!
Amar… “(…) O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês”.
Amar talvez seja às vezes relevar; talvez seja por vezes “deixar prá lá”, passar “uma borracha”; “por uma pedra em cima”, (…); talvez seja por vezes pegar o telefone e ligar; talvez seja mandar um email, uma carta; talvez amar seja lembrar-se do aniversário, da data especial; talvez seja participar mais das alegrias e tristezas; talvez seja levar a boa nova a quem precisa, a quem não a conhece, a quem padece…
“(…) O homem, eternamente idealizado por Deus e eleito em Jesus Cristo, só se realiza plenamente como imagem de Deus, e com imagem de Jesus Cristo se conviver com seus irmãos em verdadeira comunhão fraterna para juntos desenvolver uma atuação que chegue a transformar o mundo.” (Cf. PUEBLA §184)
Amar talvez seja também exortar, chamar a atenção, corrigir, restringir, retirar, dizer não, (…). Amar não é só dizer SIM; amar não é dar tudo que se pede; é ensinar o valor que tem as coisas e também o valor que tem as pessoas. Amar é buscar conhecimento, novas alternativas e soluções, é ser criativo, é chegar cedo no compromisso, é devolver o troco que foi dado errado, é cumprir as leis, inclusive do semáforo…
Amar é dar carona; é se compadecer daquele que precisa; é olhar com bons olhos a força da juventude; é ainda dar chances ao velho que ainda quer trabalhar. Amar é ser justo e também lutar pela justiça. Amar é impregnar o ar ao seu redor e daqueles que nos rodeiam do que Jesus deixou, como aquele perfume forte que usamos quando nos arrumamos para sair, ir a festa, passear…
Amar é romper os muros que nos afastam daqueles que mais precisam; é ir atrás, não esperar, é buscar; é emprestar o talento, o dom, o carisma para a comunidade; é levar a palavra a todos os cantos e a todas as pessoas; é não “eleger” os salvos, é preocupar-se com as ovelhas…
(…) Deus “quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (I Timóteo 2, 4), isto é, de Jesus Cristo. É preciso, pois, que Cristo seja anunciado a todos os povos e a todos os homens, e que desta forma a Revelação chegue até as extremidades do mundo: Deus dispôs com suma benignidade que aquelas coisas que revelara para a salvação de todos os povos permanecessem sempre íntegras e fossem transmitidas a todas as gerações. (§ 74 Catecismo da Igreja Católica)
Entender o amor é acreditar que não foi em vão que Ele se entregou na cruz; que nenhum dos seus apóstolos deu sua vida por nada; é entender que cada um tem um chamado, uma missão, um projeto… “(…) O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês”.
Entender o amor é respeitar a sua própria dor, mas mesmo assim ter forças para ajudar aquele que sofre, mas que não consegue se reerguer; é parar de comparar e graduar seus sofrimentos com os dos outros; é aceitar a filiação com o Pai e parar de se comportar como escravo…
Amar é de certa forma transcende apenas o sentimento; amar é um gesto concreto.
“(…) Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens”. (Mateus 24, 45-47)
Amar vai além do abraço e do beijo. Amar é viver! Portanto viva, se importe, promova a vida!
Bom fim de semana!
Um imenso abraço fraterno

 

Um comentário:

MANOEL FEITOSA disse...

Obrigado meu irmão por essas belas mensagens, que nos fortalece e nos dar coragem.Dejus lhe abençoe1.

Postar um comentário