.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 30 de maio de 2017

--Mataram o filho querido-José Salviano.

5 de Junho de 2017

Cor: Vermelho
Evangelho - Mc 12,1-12


Naquele tempo:
1Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes,
mestres da Lei e anciãos, usando parábolas:
'Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um lagar
e construiu uma torre de guarda.
Depois arrendou a vinha a alguns agricultores,
e viajou para longe.
2Na época da colheita,
ele mandou um empregado aos agricultores
para receber a sua parte dos frutos da vinha.
3Mas os agricultores pegaram no empregado, bateram nele,
e o mandaram de volta sem nada.
4Então o dono da vinha mandou de novo mais um empregado.
Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram.
5Então o dono mandou ainda mais outro, e eles o mataram.
Trataram da mesma maneira muitos outros,
batendo em uns e matando outros.
6Restava-lhe ainda alguém: seu filho querido.
Por último, ele mandou o filho até aos agricultores,
pensando: 'Eles respeitaróo meu filho'.
7Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros:
'Esse é o herdeiro.
Vamos matá-lo, e a herança será nossa'.
8Então agarraram o filho, o mataram,
e o jogaram fora da vinha.
9Que fará o dono da vinha?
Ele virá, destruirá os agricultores,
e entregará a vinha a outros.
10Por acaso, não lestes na Escritura:
'A pedra que os construtores deixaram de lado,
tornou-se a pedra mais importante;
11isso foi feito pelo Senhor
e é admirável aos nossos olhos'?'
12Então os chefes dos judeus procuraram prender Jesus,
pois compreenderam que havia contado a parábola para eles.
Porém, ficaram com medo da multidão
e, por isso, deixaram Jesus e foram-se embora.
Palavra da Salvação.(CNBB).

Jesus fala em parábola. E por meio desta técnica de ensino, Ele hoje se refere a sua própria história. Veja:
O proprietário da vinha é Deus. A vinha é o povo de Israel e o judaísmo, é o povo de Deus que foi libertado do Egito. Os empregados são os profetas. Os vinhateiros são os saduceus, ou a elite dos judeus. O filho do proprietário é Jesus Cristo.

Os judeus rejeitaram Jesus, considerando-o um impostor. Então Jesus dirigiu o seu plano de salvação para os gentios, os humildes que o acolheram e acreditaram em suas palavras. Foi o que fez o dono da vinha. "Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo."
         
Caríssimos. Digamos que a vinha é a nossa vida. Deus nos presenteou com ela, nos fez nascer no seio da Igreja, estudamos o catecismo e fizemos a primeira comunhão. Aí nossos filhos chegaram na adolescência e conheceram amigos outros que os desviaram de tudo aquilo que aprenderam de Deus e de nós os seus pais.  Hoje eles se julgam espertos, atualizados, e vivem todo o prazer que julgam ter direito. Está faltando dinheiro? Dá-se um jeito. Ou  vende-se droga ou rouba-se.
         
Por que coisas tão tristes e ameaçadoras como essas aconteceram aos nossos jovens?  Desde que nascemos, Deus nos preparou uma vida equilibrada sob a sua proteção. Aí, depois crescemos e percebemos que estamos em um mundo onde quem pode mais chora menos. Um mundo onde os espertos que enganam e roubam o povo na cara dura, estão se dando bem, não são presos, e se o são, logo têm a sua liberdade de volta,  ou apenas dormem da cadeia e durante o dia vivem suas vidas esbanjando do dinheiro que roubou...  Esse é o exemplo que recebem os jovens daqueles que deveriam dar-lhes bons exemplos.
         
A vinha também é a Igreja, que foi entregue nas mãos dos escolhidos de Deus. Portanto, Deus confiou nas mãos de pessoas de sua confiança, a vinha mais importante da Terra, para ser cultivada com muita dedicação e negação de si mesmo, irrigada com a palavra, adubada com a oração e fortalecida com a Eucaristia, e defendida da infiltração de plantas daninhas, como aquele joio que foi lançado no meio do trigo, e que são os falsos cristãos que se aproveitam da Igreja para se promoverem, como vemos na primeira leitura. Tais cristãos em vez de produzir uvas boas, produzem uvas selvagens ou ruins, em vez de produzir frutos de justiça, produzem a injustiça, em vez de produzir frutos de castidade e bondade, produzem a pedofilia e a iniqüidade.
         
O texto do Evangelho nos relata que quando o proprietário da vinha mandou seu próprio filho, o herdeiro, os malvados vinhateiros quiseram assegurar para si a herança da vinha, matando o herdeiro. Caríssimos. Jesus, que foi enviado ao mundo, ao povo de Israel para reclamar frutos de justiça, foi jogado fora da vinha, foi jogado no calvário, o qual ficava fora dos muros de Jerusalém, portanto fora da cidade fora da vinha, para ser morto como um bandido, como um salteador de estrada.
         
Infelizmente, essa realidade criticada pelo evangelho esteve presente na Igreja em todos os tempos, porque o ser humano é sempre tentado a usurpar o lugar de Deus, para receber prestígio e ser elogiado. MAS SOMENTE A DEUS DEVEMOS LOUVORES.
         
Porém não desanimemos, não percamos a nossa fé, pois a força do Espírito Santo que assiste essa mesma Igreja é muito maior do que as mazelas dos humanos que a integram. Tenhamos coragem, e não nos abalamos com notícias de pedofilia. Pois o número delas é insignificante, porém acontece que os inimigos da Igreja alardeiam de tal forma essas notícias que elas nos parecem de grande proporções.
Irmãos. Tenhamos confiança em Deus. Ele nunca vai tirar a sua mão protetora de cima da Igreja.  Ele não vai abandonar esta sua vinha que foi criada com muito empenho, com a entrega total do seu Filho. Deus não é como nós. Ele prometeu, Ele cumpre. "Eis que estarei com vocês até o fim dos tempos...  ... e as portas dos infernos não se prevalecerão contra ela..."
     
Finalizando esta homilia, vamos entender porque Jesus disse que Ele é a PEDRA ANGULAR  .  Para entendersignificado de pedra angular ,  Imagine dois bêbados que para conseguirem ficar de pé, um apóia no outro encostando-se  ombro a ombro. As construções daquele tempo eram feitas com o uso do  ARCO . E a pedra que ficava no vértice do arco servia de equilíbrio entre as partes opostas, era a sustentação da construção. Janelas, pontes, túneis, etc, tudo era construído com a aplicação da tecnologia do arco de sustentação.
         
Por que Jesus é a pedra angular? Porque a Ele foi dado todo o poder  no Céu e na terra  na construção do Reino de Deus.  Se tirarmos esta PEDRA da nossa vida, tudo se desmoronará. Se fizermos como os líderes judaicos que rejeitaram Jesus, se ignorarmos O Filho de Deus, se o impedimos de entrar na nossa vida, a nossa vida se transformará em um inferno, sob o controle de satanás. Quando rejeitamos Jesus, e tentamos viver com os nossos próprios recursos, ( armas, falsificações, enganações, roubos, esperteza, força física, abuso do poder, corrupção, crime organizado) acabamos morrendo por nossas próprias armas. Pois quem ama o perigo nele perecerá.  Muitos hoje usam e abusam dos recursos dados por Deus ( inteligência, vigor físico da juventude, beleza, riquezas naturais, poder político e mesmo o dinheiro que Deus lhes permitiram ganhar) , para oprimir os humildes, aterrorizar os fracos, e sugar as últimas gotas de recursos dos indefesos como é o caso dos idosos!
         
Caríssimos. Deixemos Cristo Jesus ser a pedra angular da nossa existência, para que um dia sejamos dignos das suas promessas. Amém.

Tenha um bom dia.   José Salviano.



2 comentários:

Anônimo disse...

Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

RAIMUNDO C MARQUES disse...

Irmão possamos sempre contribuir de coração com a força do Espírito Santo, abrindo a mente do irmãos aos conhecimentos da luz da verdade, em Cristo Jesus. Paz de Cristo. R. Marques - Ministro da Eucaristia e da Palavra.

Postar um comentário