.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 24 de março de 2016

-UMA LUTA DE CLASSES

UMA LUTA DE CLASSES

O que estamos presenciando no nosso país, é uma verdadeira luta de classes.  São duas classes sociais em confronto, numa briga pelo poder.
De um lado, temos a burguesia do Centro-Sul, que perdeu a credibilidade do povo humilde, e não consegue mais chegar ao poder pelo poder do voto, e que não suporta mais ver o outro lado no poder.
         Do outro lado, temos os representantes do povo, principalmente os nordestinos, que há algum tempo estão no poder, pelo poder do voto, e porque aqueles que votam neles, os pobres, são maioria. Se a maioria da sociedade é formada de pobres, quem os agrada de verdade, e não apenas com palavras bonitas, terá o seu apoio, terá o seu voto. É assim que funciona.
         Infelizmente a crise mundial afetou a nossa economia, e a isso se juntou a incompetência administrativa, a falta de apoio parlamentar e a corrupção, e tudo isso junto gerou um agravamento maior da crise interna.
         Essa luta parece não ter um fim esperado, pelo contrário, parece cada vez mais acirrada. Pois a aversão ou mesmo o ódio de uns pelos outros parece estar aumentando.
         Não podemos afirmar que este ou aquele é estritamente mal, ou que ambos os lados estão certos.  A bem da verdade, cada lado tem suas qualidades e seus defeitos. Ninguém pode dizer que é santo, ou completamente justo. Se um lado tem o poder econômico, o outro lado tem o poder da maioria do voto. 
         Jesus que vê tudo, está nos dizendo: “Amem uns aos outros... trate o outro como você gostaria de ser tratado por ele”.
Que Deus nos livre de consequências sociais mais graves do que as que estamos presenciando.  Que realmente a justiça seja justa, que todos voltem suas mentes para o bem do nosso País, do nosso povo e não apenas pelos seus interesses pessoais. Amém.
José Salviano.




9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. De fato, penso que o senhor está correto. Tudo o que está acontecendo não tem ajudado o nosso país sair da crise que se encontra. Não me parece razoável este dito "impedimento" da presidente. Afinal, desde o início do segundo mandato ela não conseguiu governar porque a oposição sistematicamente tranca a pauta do Congresso. O tema da corrupção é um fato consumado, provavelmente, salvar-se-ão muito poucos políticos do país. Penso que o sistema está errado. Quando em nossas cidades uma pessoa deseja sair candidato a ele ou ela não é perguntado: "qual é o projeto de seu trabalho?" - mas, sim: "quanto você tem para gastar em sua eleição?" - o sistema eleitoral está necrosado, falido e corrompido. Não se trata de tirar ou colocar alguém ou algum político, mas, sim refazer todo o quadro. Sou favorável que os cristãos candidatem-se, mas, que defendam a bandeira do "bem comum". Há princípios claros religiosos. O papa Francisco à pouco afirmou: "Temos de nos meter na política, porque a política é uma das formas mais altas de caridade, por que busca o bem comum". Se assim fosse, certamente que os resultados seriam mais satisfatórios. Esta é uma discussão necessária a ser feita, porém, os argumentos se dissipam e as pessoas destilam um verdadeiro ódio nas palavras, sobretudo, nas redes sociais. As próximas eleições logo se darão, e as pessoas poderão depositar os seus votos de apoio ou repúdio. Precisamos amadurecer no ambiente democrático. Não é possível que ao mesmo tempo que estejamos em uma fila da comunhão, estejamos de frente ao computador desejando a morte aos pertencentes do partido A ou B. Somos filhos do mesmo Pai, irmãos e irmãs em Jesus Cristo e necessitamos conviver com as diferenças. Quem mais sofre são as pessoas menos favorecidas, que necessitam dos programas sociais, mesmo que às vezes, apresentem-se paternalistas. Precisa se cobrar um avanço sistemático nos mesmos e não eliminá-los como alguns defendem. Deus queira que encontremos um caminho, um caminho da Paz, capaz de abrigar a todos os cidadãs e cidadãs de nosso país. Precisamos orar por eles(as), além de cobrar de nossos governantes. A Paz é uma escolha. "A verdade é filha do tempo e não da autoridade"(Galileu Galilei). E a "Verdade vos libertará" (Jesus Cristo). Fiquemos na paz do Senhor!
    Atenciosamente,
    Valdeci Morotti - Alto Piquiri-PR

    ResponderExcluir
  3. Prezado irmão em Cristo,Valdeci. Gostei muito dessa análise escrita por você.Um dia desse fiz um pequeno comentário expondo um pensamento semelhante a esse que vc. fez, porém vejo no seu um conteúdo mais rico em esclarecimentos. A nossa Justiça está um tanto quanto caótica, fazendo julgamentos seletivos e isso pode nos levar a uma situação desagradável nos próximos dias.A mídia e em especial a rede Globo está provocando um verdadeiro caos no País com suas preferências partidárias e por aí vai ....Parabéns pelo belo texto !

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você! Olivia Coutinho

    ResponderExcluir
  5. Ai de nós brasileiros se não existisse a mídia par denunciar a corrupção. Vejam como está o Brasil, falta remédio, hospital, as pessoas doentes estão nas macas nos corredores de hospitais esperando sabe Deus quando serem atendidas, porque o dinheiro não chega, morrem antes de serem atendidas. Porque os governantes chegam no poder e se corrompem. se fazem de vítimas, mas roubam. Colocam o fruto de seus roubos em nome de outros, por isso fica difícil provar. Todos clamam por justiça e quando surge alguém correto, competente que ama o Brasil e a justiça, querem denegrir sua imagem e acabar com ele. Quanta hipocrisia. Será que não estão vendo o que virou o Brasil, desemprego, roubos, fome,sem educação digna para nossas crianças e jovens. nunca o Brasil esteve tão mal assim e ainda defendem esse governo corrupto, que só pensa em si, mentiroso, desonesto. O Brasil está desacreditado, o brasileiro está sofrendo. Tem muito mesmo que rezar para que a justiça continue agindo, só assim veremos muitos na cadeia e a vida do pobre melhorada.

    ResponderExcluir
  6. Ai de nós brasileiros se não existisse a mídia par denunciar a corrupção. Vejam como está o Brasil, falta remédio, hospital, as pessoas doentes estão nas macas nos corredores de hospitais esperando sabe Deus quando serem atendidas, porque o dinheiro não chega, morrem antes de serem atendidas. Porque os governantes chegam no poder e se corrompem. se fazem de vítimas, mas roubam. Colocam o fruto de seus roubos em nome de outros, por isso fica difícil provar. Todos clamam por justiça e quando surge alguém correto, competente que ama o Brasil e a justiça, querem denegrir sua imagem e acabar com ele. Quanta hipocrisia. Será que não estão vendo o que virou o Brasil, desemprego, roubos, fome,sem educação digna para nossas crianças e jovens. nunca o Brasil esteve tão mal assim e ainda defendem esse governo corrupto, que só pensa em si, mentiroso, desonesto. O Brasil está desacreditado, o brasileiro está sofrendo. Tem muito mesmo que rezar para que a justiça continue agindo, só assim veremos muitos na cadeia e a vida do pobre melhorada.

    ResponderExcluir
  7. Sr.José Salviano,acho que o senhor é padre.Se for,preocupe-se em abordar temas religiosos. Não faça como fazem outros padres que,envolvendo-se com política, acabam afastando da igreja católica fiéis que buscam conforto para o espírito.
    A política não se coaduna com o cristianismo. Não se esqueça que Cristo foi condenado por políticos.

    ResponderExcluir
  8. Sr.José Salviano,acho que o senhor é padre.Se for,preocupe-se em abordar temas religiosos. Não faça como fazem outros padres que,envolvendo-se com política, acabam afastando da igreja católica fiéis que buscam conforto para o espírito.
    A política não se coaduna com o cristianismo. Não se esqueça que Cristo foi condenado por políticos.

    ResponderExcluir