.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de março de 2016

-COMEMORAMOS A RESSURREIÇÃO DE JESUS-José Salviano

DOMINGO DA PÁSCOA

Cor: Branco


27 de Março de 2016
Ano C


1ª Leitura - At 10,34a.37-43

Salmo - Sl 117

2ª Leitura - Cl 3,1-4



Evangelho - Jo 20,1-9



PRIMEIRA LEITURA
         Em seu brilhante discurso, Pedro faz uma retrospectiva da missão de Jesus, afirmando que Jesus fez maravilhas porque o Pai estava com Ele. Com isso ele quer dizer que o Messias não era um homem qualquer, do tipo profeta apenas, ou um iluminado apenas, ou ainda um grande revolucionário do tipo socialista, como alguns metidos a intelectuais têm afirmado.
         Jesus é o próprio Deus encarnado, que quis estar no meio de nós, não só para curar os doentes dos seus males físicos, mas para nos deixar uma mensagem que cura os nossos males da alma. Além disso, Jesus nos deixou a Igreja, presença viva de Deus no mundo, a qual tem tudo o que precisamos para um dia merecermos a vida eterna.
Pedro ressalta que “nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez”. Essa parte do seu discurso é muito importante, para calar a boca de muitos que ainda hoje acham que Jesus foi uma invenção dos judeus. Isso é um verdadeiro absurdo! O que prova a sua estupidez, a sua ignorância do que realmente aconteceu naqueles tempos. Pois os judeus se sentiram incomodados, com a presença do Filho de Deus, o qual eles denominaram de impostor, e acabaram jogando-o contra os romanos, para ser julgado e condenado sob acusações absurdas e injustas.
         Nós fomos testemunhas... disse Pedro. Todos os milagres de Jesus inclusive a sua ressurreição, foram fatos históricos presenciados e testemunhados por tantos quantos estavam com Ele. Se foram ignorados por alguns historiadores, isso foi por causa da sua descrença na divindade de Jesus. 
         As manifestações ou aparições de Jesus ressuscitado, também foram testemunhadas por muitos e não somente pelos seus amigos que comeram e beberam com Ele. Mas infelizmente ainda tem gente que duvida.
Finalizando o texto que se refere ao discurso de Pedro, o mesmo nos lembra que Jesus nos mandou testemunhar ao mundo os seus ensinamentos por palavras e atos. E fazendo isso com muita fé, teremos os nossos pecados perdoados, e seremos candidatos a glória eterna.

SEGUNDA LEITURA
Aspirai as coisas do alto.  Não vos preocupeis com o dia de amanhã, com o que comer, com o que vestir. Mas sim, busque o Reino de Deus em primeiro lugar, e todo o resto te será dado de acréscimo.
Não viva preocupado em demasia com o aluguel, com o emprego, com a sua aparência, com a boa impressão que deve dar aos demais...
Você reparou que o inspirado Paulo nos recomenda a nos ESFORÇAR para alcançar as coisas, os valores do Alto?  Isso porque nem sempre nós estamos prontos, estamos conseguindo, lutar contra as forças que nos arrastam para baixo, para fora do Alto. E assim, podemos estar caídos desanimados e muitas vezes sem esperanças. Mas para Deus o que conta é o nosso ESFORÇO.  Ele sabe que somos feitos de carne, osso, pele, e INSTINTOS, e nem sempre conseguimos andar na linha, andar na sua presença. Mas para Deus o que vale é a nossa luta para vencer as tentações, para vencer a nós mesmo, os nossos defeitos, vícios e para controlar os nossos instintos. Para Deus o mais importante é a nossa boa vontade, a nossa intenção de viver retamente. Hoje não deu? Amanhã é outro dia. Nunca desista! Não desanime. Continue aspirando, desejando, ser fiel, ser puro(a), ser um cristão, uma cristã de verdade.
Sabemos que a perfeição não atingiremos nunca nesta vida. Mas podemos chegar bem perto dela. É por isso que seremos salvos não pelos nossos méritos, mas pela graça e bondade de Deus Pai que nos acolhe e nos perdoa. Mas Ele quer o nosso EMPENHO, A NOSSA LUTA CONTRA O PECADO.  Por falar nisso, você agora está se esforçando para ser melhor?
Porque viver apegado às coisas cá de baixo é uma grande tolice. Isto porque essas mesmas coisas não duram são passageiras. Seu belo carro vai enferrujar, sua possante moto também. Ambos vão se desgastando, como o seu corpo hoje cheio de energia e beleza atraente. Tudo isso com o tempo vai se definhando. Hoje você está cercado de amigos, de amigas e admiradoras. Daqui há uns tempos todos os seus amigos já si foram. Ninguém mais olhará para você com aquele olhar de admiração e desejo de antes.
Por isso é hora de se apegar às forças do Alto por que as forças de cá de baixo se acabaram com o passar do tempo.
Minha irmã meu irmão.  Os valores do Alto são duradouros. Eles são eternos. A sua beleza física, sua inteligência, e tudo o que você conseguiu comprar, e que lhe faz sentir-se forte, independente, se bastando a si mesmo ao ponto de ignorar os poderes do Alto, esses valores têm data de validade, e logo serão coisas do passado.
Já os valores do Alto, esses duram para sempre.
EVANGELHO
Amigos! Hoje é dia de alegria, é dia de comemorar a volta de Jesus à vida, é dia de nos alegrar com a sua ressurreição e a nossa também. E é uma alegria dupla, principalmente se você também está ressuscitado, se apagou os seus pecados pela absolvição, se está em estado de graça, festejando com a sua família num almoço festivo.
Hoje é dia de esquecer e perdoar as ofensas dos parentes, os atritos, as rivalidades, é dia de perdoar a Deus por que a sua irmã é mais bonita do que você!
Pense. Ser tão bonita assim não é somente alegria, não é somente a vaidade de ser desejada pelos homens, de ser assediada... Por que tudo isso vai chegar a hora que já começa a dar problemas: É o ciúmes do marido, são os olhares fulminantes que assustam, pois a mulher linda e saudável acaba a ser mais uma presa diante dos predadores, uma ovelha no meio de lobos vorazes. 
Aquele marido que se sentia feliz por encontrar alguém a sua altura no que se refere à beleza física, pode estar hoje oprimido e mesmo por vezes angustiado quando vê a sua esposa e também a sua bela filha serem devoradas pelos olhares cortantes dos predadores. E quanto à filha, o sofrimento é maior pois ele, o pai, não consegue controlar a sua indumentária, suas vestes sumárias e mesmo provocantes. Diante desses problemas da vida real, temos Deus que nos salva e nos liberta, desde que o procuremos com fé.
Mas... e você? Não conseguiu a sua ressurreição particular? Durante a quaresma ficou impressionado, preocupado com os comentários dos seus amigos e não foi à igreja na noite da confissão geral? Se deixou levar por aquele seu amigo que disse: Qual é? Vai mesmo contar os seus pecados ao padre? Ele é um homem igual a nós, cara!
Só para lembrar. O padre tem o poder de perdoar, sim. E esse poder lhe foi dado por Jesus, quando Ele disse:” Aqueles que vocês perdoarem serão perdoados...”
Ah! Mas e essa história de pedofilia?  Veja. O poder de perdoar do sacerdote é superior ao pecado. Mesmo que ele tenha caído nas armadilhas satânicas, ele continua a ser padre. Mesmo que esteja temporariamente desfigurado pelo pecado, o seu poder de perdoar permanece com ele. Portanto, é uma atitude de FRACA FÉ, alguém fugir da confissão por causas dos boatos de pedofilia do mundo de hoje.
Mas o padre peca? O padre é de carne e osso, o padre é homem igual a você, com uma diferença. Ele está revestido dos poderes do Alto! Porém, o fato de ser humano, o fato de estar cercado de tantas tentações, faz com que ele não seja invulnerável!
Mas não vamos pensar nisso. Vamos confiar, acreditar no Evangelho, e em Jesus.
Você pode se dar ao luxo de cair em tentações, não é mesmo? Você pode dizer: Ah! Ninguém é de ferro!  A carne é fraca, e a culpa foi dela que me atentou...
Porém, se ouvir o menor comentário, a menor fofoca sobre a Igreja, você é o primeiro a cair fora e começar a falar mal de tudo e de todos, como se você fosse perfeito e nunca tivesse vacilado na sua vida...
Meu caro, minha cara. Ainda é tempo. Antes tarde do que nunca.  Você, que por causa de tudo isso ou por outros motivos não buscou a conversão, ignorou os apelos de Deus, e não buscou a sua purificação durante a quaresma, durante a Semana Santa, nem tudo está perdido. Aliás, não é somente na Páscoa que devemos buscar o perdão, a absolvição! Isso pode ou deve ser feito a cada vez que precisarmos. Não tem necessariamente uma data certa. Nós devemos buscar a Deus o tempo todo, principalmente na Páscoa!
Não se deixe levar por esse mundo que tenta se organizar como se Deus nunca existisse. Ignorando sua força, seu poder, suas leis, e suas promessas de vida eterna. Um mundo que tenta viver como se somente existisse essa vida. Um mundo que insiste em ser feliz longe de Deus. Que tolice! Que absurdo!
Por isso o mundo está pagando caro. Corrupção, violência e tudo o mais que estamos presenciando e sofrendo no nosso dia a dia.
Quem está ligado às forças do Alto não precisa se embriagar para se sentir feliz, para não sentir a dor da solidão, não precisa matar para se manter vivo. Pense nisso.
Caríssimas e caríssimos. A festa da Páscoa é o ponto central da nossa fé. Pois se para nós Cristo não ressuscitou dos mortos, a nossa fé é vã.  Se duvidamos da ressurreição de Jesus, todos os seus ensinamentos e milagres os quais provaram a sua divindade, não terão nenhum sentido.  Não podemos crer em um Cristo morto pelos injustos. Mas sim, temos de crer em um Cristo que sofreu, sim. Que foi injustiçado como se não tivesse nenhum poder, mas que no terceiro dia voltou à vida de fora gloriosa.
E a nossa catequese deve seguir os mesmos caminhos, os mesmos pensamentos, ideais, a mesma certeza. A nossa pregação seja onde for, deve ser baseada no Cristo ressuscitado, e não no Cristo flagelado, no Cristo do calvário, no Cristo morto.
A nossa mensagem evangélica deve ser uma mensagem de vida, e não uma mensagem de morte. Precisamos sim, abordar tudo o que está em volta da morte tanto do corpo como da alma, mas logo em seguida devemos injetar a mensagem de esperança, de confiança, baseada nas promessas de Cristo!
Vá e faça o mesmo. E tenha um bom e santo domingo.

José Salviano.

3 comentários:

  1. José Salviano; bela reflexão, gostei tanto como a do dia 20-03-2016 ontem. Um grande abraço e que DEUS continue te dando saúde e sabedoria para continuar este belo trabalho. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. José Salviano; bela reflexão, gostei tanto como a do dia 20-03-2016 ontem. Um grande abraço e que DEUS continue te dando saúde e sabedoria para continuar este belo trabalho. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. José Salviano; bela reflexão, gostei tanto como a do dia 20-03-2016 ontem. Um grande abraço e que DEUS continue te dando saúde e sabedoria para continuar este belo trabalho. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir