.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 16 de março de 2016

SEMANA SANTA-Maria de Lourdes

SEMANA SANTA

         Semana Santa marca os últimos dias vividos por Cristo antes da sua Paixão, morte e ressurreição. É a semana do encontro com Cristo Ressuscitado. As celebrações religiosas são a recordação dos últimos acontecimentos da vida terrestre de Jesus de Nazaré. Cada dia é um fato a ser recordado e atualizado.
         A Semana Santa começa no Domingo de Ramos ou Domingo da Paixão e termina no Domingo de Páscoa. Vejamos a seguir o que celebramos a cada dia:

Domingo de Ramos lembra a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém sobre um jumentinho, (Lc 19-29-38) a multidão cobria os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos e mantos proclamando: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor”. (Lc 19,38 – Mt 21,9) (Hosana = louvor, viva, alegria, salva-nos).
Portanto, celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, acompanhado por uma multidão de pessoas que o aclamavam pedindo salvação. Hoje nós cristãos com o gesto de levar ramos durante a procissão manifestamos nossa fé em Jesus como Rei e Senhor

Quinta-feira Santa: Jesus lava os pés dos discípulos em sinal de humildade, purificação e serviço e mostra que maior é aquele que serve. E nos dá um novo mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. É também o dia em que se celebra a Ceia do Senhor com a Instituição da Eucaristia, alimento especial e eterno que Cristo nos deixou. Ao consagrar o Pão e Vinho, Jesus celebrou a Primeira Missa e instituiu o Sacramento da Ordem. (Lc 22,1-23) Somos todos chamados à missão, ao serviço, com o Cristo e por Ele!
Depois da Ceia Jesus foi para o horto das Oliveiras rezar com seus apóstolos. Nessa mesma noite  os soldados  vieram prendê-lo.
* Lavou os pés dos apóstolos (serviço)   
* Instituição da Eucaristia
* Instituição do Sacerdócio
* Deu um novo mandamento
* Oração de Jesus no Horto das Oliveiras
* Prisão de Jesus

Sexta-feira Santa: É o dia da Paixão de Jesus, dia de lembrar a morte de Cristo na cruz. Nós, cristãos, fazemos procissões com Cristo morto, a Via-Sacra (Caminho Sagrado), nos confessamos, fazemos silêncio e jejum. É um dia especial. O sofrimento de Jesus é lembrado pelo povo como sofrimento de todos. São as cruzes que os oprimidos, os pobres, os abandonados e os marginalizados carregam. Neste dia não se celebra nenhuma missa, mas é distribuída a comunhão, que significa a certeza da presença de Cristo vivo e solidário em nosso sofrimento. (Lc 23,33-46)
Às 15 horas, horário que Jesus foi morto a Comunidade se reúne para a Celebração da Paixão do Senhor, isto é, sua MORTE na cruz. Ela tem três partes: Liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. Depois deste momento não há mais comunhão eucarística até que seja realizada a celebração da Páscoa, no Sábado Santo.
A cruz é sinal da vitória de Cristo que nos liberta do pecado e da morte. Não adoramos a madeira da cruz, mas a pessoa de Cristo Crucificado.
* Condenação e morte de Jesus
* Sepultamento de Jesus
* “Com sua morte na cruz, Jesus nos obteve o perdão dos nossos pecados.” (Jo 19, 25-27)

Sábado Santo: Na noite de Sábado celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo. É o fim das trevas, da escuridão e da morte. Acontece a benção do fogo onde o padre acende uma grande vela, o Círio Pascal, que é sinal da luz de Cristo Ressuscitado. Nela estão gravadas uma cruz e as letras alfa e ômega, a primeira e a última letra do alfabeto grego, simbolizando que Cristo é o princípio e o fim de todas as coisas.. O Círio sinal da luz de Cristo Ressuscitado é acesa durante todas as celebrações litúrgicas até a festa de Pentecostes (envio do Espírito Santo), quando se encerra o tempo Pascal. Também no Sábado de Aleluia é abençoada a água que recorda o nosso Batismo. A Igreja toda está alegre: Nosso Senhor está vivo no meio de nós! Aleluia! (Lc 24,1-8)

Domingo da Ressurreição: É o domingo da Páscoa quando a igreja celebra sua maior festa: a Ressurreição de Jesus, que é a passagem da Morte para a Vida. A ressurreição é a maior prova de que Cristo é realmente Deus. Jesus está vivo em nosso meio. (Lc 24,1-10)
A Ressurreição de Jesus se deu  na  Madrugada  do  Domingo. Portanto, A Páscoa é  no Domingo, no  1º Dia da Semana . ( Lc 24, 1-53 )
Como Cristo nós também depois de nossa morte ressuscitaremos para nunca mais morrer. 

Jesus continua vivo entre nós através de:
Y  De sua palavra escrita no Evangelho;
Y  Nos nossos atos fraternos, solidários e justos;
Y  Na sua comunidade de amigos, a Igreja.   Mas Jesus está presente de maneira toda especial na Missa,  através da Eucaristia.

Alegremo-nos! Jesus RESSUSCITOU! A morte não tem mais poder sobre a VIDA! Jesus é VIDA NOVA!
O sepulcro vazio nos afirma que também nós ressuscitaremos.
Nós cremos na RESSURREIÇÃO!
       Com Jesus nós também queremos ser pessoas novas. Cada vez que eu fizer um ato de amor a Páscoa estará acontecendo dentro de mim.

É PÁSCOA sempre que:
PERDOAMOS, AJUDAMOS, ACOLHEMOS, ORIENTAMOS, SOMOS BONS, SOMOS ALEGRES, SOMOS AMIGOS LEAIS DE CRISTO.


Um comentário: