.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 22 de março de 2016

Mestre, serei eu?-Helena Serpa

23/03/2016 – 4ª. Feira – Semana Santa - Isaías 50, 4-9 -  “O Senhor Deus é o nosso Auxiliador”
Esta também deve ser a nossa certeza nos momentos em que formos provados e testados na nossa missão de servos do Senhor! O servo fiel é provado na medida em que atende ao chamado do seu Senhor e se põe à Sua disposição com o fim de exercer a missão que lhe é confiada. Assim, ele está exposto à humilhação, dificuldades, tentações, intrigas. No entanto, não se acovarda não se omite nem recua diante dos desafios, porque tem consciência e confia em que o Senhor Deus é o seu auxiliador. Esta profecia de Isaías concretizou-se plenamente em Jesus Cristo o qual cumpriu integramente tudo quanto fora predito a seu respeito. Jesus tinha plena consciência de que seria provado até a Morte, mas não se deixou abater o ânimo, pois reconhecia a ação do Pai na sua vida. Embora tenha chegado ao limite das suas forças Ele sabia que nunca seria abandonado por Deus. Dessa forma, todos nós que nos colocamos à disposição de Deus e passamos pelas dificuldades próprias da nossa missão devemos ter em Jesus o modelo do servo obediente e confiante.    Assim como a Jesus, o Pai concede também a nós, Seus servos, língua adestrada para confortar as pessoas enfraquecidas e abre-nos os ouvidos para que O escutemos como um discípulo. Deus nos dá também uma língua capacitada a fim de consolar as pessoas abatidas, dá-nos ouvidos atentos para prestar atenção e aprender a ter confiança absoluta nos seus planos e nos dá competência para também sermos fiéis a Ele no serviço, na Igreja, na Comunidade, na família e no mundo. Nada precisamos temer porque o Senhor também é o nosso auxiliador! A vitória do servo fiel é certa e foi garantida pelo sangue de Jesus. Que sejamos servos fiéis, mesmo diante das dificuldades, das tentações e provações! - Quem poderá estar contra você? – Quem poderá fazê-lo ter medo? – Qual a dificuldade que você não poderá superar, se  confiar no Senhor? Faça também a sua oração hoje, oferecendo-se a Deus para que seja realizado em você, como foi em Jesus a vontade do Pai.

Salmo 68 – “Respondei-me, pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus.!”
O salmo retrata a situação de Jesus quando da Sua entrega por amor ao Pai e a humanidade. “Por vossa causa é que sofri tantos insultos e o meu rosto se cobriu de confusão”, diz o salmista preanunciando ao mundo o sofrimento de Jesus. Abandonado pelos homens, Seus seguidores, Ele mesmo assim, louvou o Nome do Pai e exultou de alegria no Espírito. E aconselha aos humildes: “o vosso coração reviverá se procurardes o Senhor continuamente!”

Evangelho – Mateus 26, 14-25 – “Mestre, serei eu?”
Esta foi a pergunta que Judas fez a Jesus quando Este admitiu que as Escrituras seriam confirmadas e o Filho do homem iria morrer por causa da traição de um dos Seus discípulos. Apesar de ter conhecimento do que se passava no interior do coração de Judas, Jesus não negou nem o acusou, mas apenas respondeu:
“Tu o dizes! ”. Muito significativo para nós! O nosso coração é um livro aberto diante de Deus e somente Ele conhece profundamente as nossas reais intenções. Mesmo que queiramos camuflar a verdade nunca o conseguiremos, porque Aquele que tem conhecimento das nossas profundezas nos questiona sobre a “verdade verdadeira” que está debaixo da nossa aparência e devolve para nós a capacidade de mudar de decisão. Não podemos afirmar que Judas seguiu adiante no Seu plano por ter intuído na afirmação de Jesus que a ele caberia o papel de traidor. No entanto, percebemos que a insinuação de Jesus fez com que Judas entrasse em ação e não voltasse atrás nos seus propósitos.  E a história continuou! Judas seguiu o seu destino obstinadamente e não recuou nem um milímetro. Se, precisava ter um traidor, ele mesmo se fez traidor. Por apenas trinta moedas de prata ele traiu Jesus e se tornou cúmplice dos sumos sacerdotes que, em Nome de Deus, queriam prende-Lo. Com certeza, não foi somente pelo dinheiro que Judas aceitou entregar Jesus, mas sim, porque dentro do seu coração o inimigo já havia plantado a semente da traição e da infidelidade e ele se deixou contaminar, passando do pensamento à ação.  
Hoje também a história continua quando, mesmo que a nossa consciência nos alerte de que estamos sendo coniventes com a condenação de Jesus, nós, muitas vezes, continuamos passando por cima de tudo para que os nossos planos interesseiros se concretizem.   Mas continuando a história, no começo da narrativa de Mateus nós vemos que enquanto Judas combinava com os sumos sacerdotes o preço da traição, (30 moedas), os outros discípulos combinavam com Jesus o lugar onde iriam comer a Páscoa! Cada um com o seu objetivo e interesse! Jesus, porém, não discriminou ninguém e desejou comer a ceia com todos.  Ele não dispensou a presença de nenhum discípulo e, na última Ceia ofereceu Seu Corpo e Seu Sangue na presença de todos eles.  Hoje, somos nós os discípulos a quem Jesus oferece um lugar para celebrar com Ele a Páscoa da Ressurreição e mesmo que conheça as nossas incoerências Jesus também não nos discrimina e continua nos convocando: “Vou celebrar a Páscoa na tua casa, junto com meus discípulos”. 
Resta saber se estamos realmente querendo que Jesus venha cear conosco ou se temos outros “banquetes” mais interessantes para participar. Precisamos repensar as nossas ações e ver como estamos fazendo diante da proposta de Jesus. Ele quer cear conosco, quer fazer refeição na nossa casa, no nosso coração e fazer parte da nossa vida.  Mas precisamos ter cuidado, pois temos as nossas preferências, as nossas escolhas e queremos primeiro que se realizem os nossos projetos materiais, depois é que pensamos no que é espiritual, com a desculpa de que temos coisas mais importantes para fazer.   Sem perceber nós podemos também estar agindo como Judas colocando a mão no mesmo prato que Jesus, convivendo com Ele – apenas de aparência.  Jesus quer participar da nossa vida integralmente, sem meios termos. Sem a nossa total entrega, também  seremos como Judas, por apenas “trinta moedas”   nós O abandonaremos e O esqueceremos, deixando-O a “ver navios”!  – Você já ofereceu a sua casa para que Jesus celebre a Páscoa com Seus discípulos?  Você é capaz de deixar de lado os seus interesses para cear com Jesus?  – Você também se reconhece traidor e traidora de Jesus?   -  A quem você poderá estar traindo a confiança?- Procure, hoje,  descobrir em que você não está sendo fiel a Deus e peça perdão pelas suas traições.


3 comentários:

  1. SENHOR PERDAO POIS TEMOS TODOS ,AGIDO COMO JUDAS PERDAO SENHOR TENDE MIZERICORDIA DE NOS

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento23 de março de 2016 às 04:03

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  3. É impressionante como a mente e o coração do ser humano se deixa contaminar, facilmente, pelos desejos fantasiosos e egoísticos fazendo muitas das vezes o jogo do maligno querendo destruir a qualquer custo os projetos de esperança dos outros.É isso que estamos presenciando em nossa sociedade hoje ! Peçamos ao Espírito Santo que toque os corações de nossas autoridades para sejam respeitados os direitos fundamentais de todos os cidadãos e cidadãs brasileiros e possamos viver em Paz...

    ResponderExcluir