.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 22 de março de 2016

“DEI-VOS O EXEMPLO” (Pe. Jaldemir Vitório)




(Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta)



DIA 24 DE MARÇO - QUINTA-FEIRA - EVANGELHO (JOÃO 13,1-15)
CEIA DO SENHOR
(BRANCO, GLÓRIA, PREFÁCIO DA EUCARISTIA – OFÍCIO PRÓPRIO)


O ensinamento de Jesus não consistia em belas teorias, racionalmente formuladas, mas sem enraizamento na realidade. O caminho da teorização é, de certo modo, fácil. Basta alguém saber servir-se das palavras, com inteligência e habilidade, para arrastar multidões atrás de si. A sabedoria popular denuncia esta postura, com um dito lapidar: "Falar é fácil.

O difícil é fazer". Fazer-se mestre dos outros, sem a disposição de pôr em prática o que se ensina, não tem valor algum. Só o exemplo instrui e convence.

Jesus estava longe de ser um teórico. Ele ensinava o que praticava. Suas palavras encontravam respaldo no seu testemunho de vida. Donde a veracidade de seus ensinamentos.

O ensinamento veiculado mediante o gesto de lavar os pés dos discípulos não seria convenientemente verbalizável. Na cultura da época, era impossível imaginar um rabino ajoelhado diante de seus discípulos, para lavar-lhes os pés! O Mestre Jesus, entretanto, fez isto: ajoelhou-se diante de cada um dos discípulos, e não titubeou em lavar-lhes os pés poeirentos. Sem perder a dignidade, soube mostrar-lhes até onde o amor pode chegar.

A morte de cruz, que se consumaria em breve, foi o exemplo dos exemplos de Jesus. Do alto do madeiro, bem que poderia ter-nos repetido: "Eu lhes dei o exemplo. Façam como eu!

 

Oração

Espírito de coerência, que eu jamais desvincule palavra e vida, e sim, dê testemunho do Reino de Jesus pondo em prática o que proclamo.







Santo do Dia / Comemoração (Santa Catarina da Suécia):

Era filha de Santa Brígida e tinha parentesco com a família real sueca. Catarina foi uma grande mística sueca e nasceu em 1331. 

Casou com Edgar, um nobre de grande virtude e, de comum acordo com ele, ambos conservaram castidade perfeita. Ficou viúva ainda jovem. Recebeu a notícia da morte do marido quando estava em Roma com sua mãe.

Sendo de excepcional beleza, teve muita dificuldade para livrar-se dos numerosos pretendentes à sua mão. 

Desde então, com sua mãe santa Brígida, procurou percorrer a missão que a levaria à santidade. Sua mãe havia criado um sistema de clausura para mulheres e outro para homens cujas regras eram inspiradas por são Bernardo de Claraval. Catarina conseguiu afinal recolher-se ao mosteiro de Vadstena, fundado por Santa Brígida, chegando a ser superiora dele. Morreu no convento no ano de 1381. 

Nas imagens, Santa Catarina vem acompanhada de um cervo, que segundo a história, a acompanhava durante suas meditações no bosque do convento. Também diz-se que, durante uma peregrinação a Roma, Catarina, em profunda oração, salvou a cidade de uma inundação. 

Mesmo antes de ter sido declarada oficialmente santa pela Igreja, o povo já proclamava sua santidade. 

                                            Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


 REFLEXÃO

A santidade é um dom de Deus. Nossos lares são os lugares privilegiados onde a graça de Deus atua. A vida de Santa Catarina e de sua mãe Santa Brígida testemunham que a santidade nasce nas famílias.

Ambas as santas souberam dedicar seu tempo para propagar o amor a Deus e o serviço aos mais necessitados. Você já pediu a Deus que santifique sua família? Tudo o que pedirmos com fé ele nos vai conceder.

ORAÇÃO (hoje especial para os casados)

Gloriosa Santa Catarina de Sena, concedei-nos de Deus viver em santidade o nosso casamento para que possamos ser testemunhas vivas de tão nobre sacramento. Que vejam o amor de Deus em nós, em nosso companheirismo, em nossa atenção um para com o outro, em nosso amor para com Deus. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.



Santa Catarina da Suécia, rogai por nós.


Enviado por: Ademilson Moura – Paróquia Santo Antônio – Pirassununga-SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário