.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 15 de março de 2016

-ACENARAM COM RAMOS-José Salviano

DOMINGO DE RAMOS

20 DE MARÇO DE 2016
Ano C

1ª Leitura - Is 50,4-7

Salmo -  21

2ª Leitura - Fl 2,6-11

Evangelho da Procissão - Lc 19,28-40

Evangelho - Lc 22,14-23,56

 

Evangelho - Lc 23,1-49- ( Forma breve)


Este domingo a liturgia nos apresenta duas partes:
A primeira, mostra Jesus em sua glória, em um dos seus melhores momentos, entrando na cidade montando um jumento, e sendo aclamado pelo povo que reconhecendo seu poder e a sua misericórdia na cura de muitos males, forraram o chão e balançando folhas de palmeiras gritavam: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
A segunda parte nos mostra a paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

PRIIMEIRA LEITURA
Não nos deixemos abater diante da indiferença, do descaso e da ironia dos descrentes, os quais procuram reduzir a nossa pessoa a um vulto insignificante diante dos demais. Sejamos fortes, pois a força de Deus está conosco. E não nos intimidemos diante dos obstáculos, e continuemos firmes anunciando a palavra de vida eterna.

SALMO – “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?”
Há momentos em nossa vida na qual, pela força do desespero, pensamos que Deus nos abandonou. Mas não é verdade. Ele nunca nos abandona. Deus permite o sofrimento, pois ele além de fazer parte da vida, nos fortalece para enfrentar a caminhada rumo à casa do Pai.  

SEGUNDA LEITURA

Jesus não se aproveitou do seu lado divino para se vangloriar, para se exibir, transformando as suas manifestações de poder em um show diante de todos, mas pelo contrário, sempre ordenava que não se anunciassem os seus prodígios a ninguém, ou seja, os milagres que ele fazia.  Mesmo sendo Deus o rei do Universo, Jesus era humilde com os humildes, compassível e compreensível, e tinha compaixão dos que sofriam. “Não chore!”. Disse aquela viúva que depois de perder o marido estava ali em prantos diante do filho morto!
Jesus, mesmo sendo portador de todo poder de Deus, se portou como o mais humilde dos homens, preferindo estar com os pobres, com os trabalhadores, com os fracos e oprimidos. E foi essa também uma das causas da sua condenação. O fato de ter defendido os direitos dos pequenos, e botando o dedo na cara dos arrogantes, dos que se faziam passar o por santos, dos que ignoravam e desprezavam os pobres, não obstantes se aproveitar da sua fraqueza, ingenuidade e de sua fé para ganhar dinheiro, como o fazem hoje alguns falsos profetas.
Jesus é o caminho para que cheguemos ao Pai, por meio da Igreja. Ela é completa, tem tudo o que precisamos para nos preparar para que possamos alcançar um dia a vida eterna.

  
EVANGELHOS


O povo acenou com ramos. Aquele foi um momento de glória, um momento de reconhecimento do povo pelo seu poder divino, pela sua compaixão para com os pobres, principalmente pelas muitas curas que Ele fez aos sem terras, sem tetos, sem saúdes, e quase sem nada.

A HUMILDADE DE JESUS – O dono do mundo poderia entrar na cidade do modo mais sofisticado daquela época. Poderia vir: em cima de um grande pedestal semelhante a um caro alegórico carregado por muito homens fortes, montando um cavalo puro sangue, ou coisa parecida.
Porém, Ele fez questão de vir montado no animal mais simples e humilde daqueles tempos. Um jumentinho dócil, que ao que parece era mesmo uma jumenta.

Porém, a missão de Jesus não foi preenchida somente de glórias e sucessos.  A traição de Judas, e negação de Pedro foram exemplos de que nem sempre somos recebidos de braços abertos por onde vamos para anunciar o Evangelho.  Podemos ser bem recebidos, assim como podemos ser repudiados, escarnecidos, ignorados ou até mesmo torturados, como o foram muitos santos da Igreja.
Muitos poderiam estar perguntando hoje: Mas Jesus não foi bom e justo? O homem mais perfeito que pisou os pés na Terra? Não foi Ele o homem mais poderoso? Ele mesmo o disse: “Todo o poder me foi dado no Céu e na Terra”.
Então? Como pode O Filho de Deus sofrer tanto até a morte? A pior morte daqueles tempos, a mais humilhante, morte de cruz entre dois bandidos?
Minhas irmãs, meus irmãos. Jesus sofreu muito!  O escárnio, colocaram uma placa acima de sua cabeça, zombando dele! Uma placa na qual estava escrito em letras maiúsculas: I.N.R.I. que significava na língua deles: Iesus Nazareno, Rei dos Iudeus, (Jesus Nazareno Rei dos Judeus!). A coroa de espinhos para um rei que salvou os outros e não salvou a si mesmo. Foi chicoteado numa tortura sem piedade, negaram-lhe a água para matar a sede, foi pregado na cruz com enormes pregos nos punhos, e os dois pés. Perfuraram o seu lado com uma lança...  Jesus teve uma morte lenta. Ele foi morrendo aos poucos... Uma morte causada pela perda de sangue nos ferimentos, e por asfixia, pois o peso do seu corpo arreado em cima dos pregos, que lhe causava uma dor horrível, fazia com que os músculos da garganta pressionassem a passagem do ar para os pulmões, e aí a causa da asfixia, e morte.
O sofrimento foi tão grande que o Jesus-homem, naquele momento de desespero, chegou a se sentir abandonado pelo Pai, e gritou: “Paai, por que me abandonaste”.   
Então vamos entender isso, mostrando que a Paixão de Cristo teve três significados.
PRIMEIRO - Jesus é Deus e Homem. Enquanto Deus sabia de tudo. Até os pensamentos dos seus inimigos. Assim, Jesus no cumprimento da sua missão. Denunciou os abusos, crimes injustiças dos líderes judaicos. Esses, por sua vez, prepararam tudo para que o impostor, como disseram, fosse de uma vez por todas eliminado, jogando-O contra o poder romano presente no local. Essa foi a causa humana da condenação de Jesus Cristo.
SEGUNDO – Vamos entender a causa divina da morte de Jesus. A causa inclusa no Plano de Deus, através da qual, JESUS MORREU PELOS NOSSOS PECADOS. Esta frase que ouvimos sempre nos sermões, é que às vezes nos é de difícil compreensão.
Como Ele morreu pelos meus pecados?
Lembra dos holocaustos?  Dos animais que eram queimados e oferecidos a Deus pelo perdão dos pecados? O próprio Deus para testar a fé de Abraão, pediu em sacrifício que ele matasse e queimasse seu filho amado em oferta ao Pai...  Lembremos ainda que o animal preferido, era o cordeiro, pelo fato desse animal morrer em silêncio, sem reclamar.
         Conhecemos a frase: Jesus, o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo... O que isso significa?
Significa que Jesus foi o último dos cordeiros oferecido ao Pai pelo perdão dos nossos pecados. Ele sofreu, e morreu em oferta a Deus pela expiação dos nossos pecados. Só que depois ressuscitou glorioso.  Mas não vai pensar que ao relembrar sua morte hoje, todos os seus pecados estarão zerados. Não. Você, assim como eu, temos de correr atrás. Temos de recorrer aos sacramentos deixados por Jesus a nossa disposição na Igreja, para o perdão dos nossos constantes pecados.

TERCEIRO - Jesus permitiu o flagelo, todo aquele sofrimento e a própria morte, para nos mostrar que a vida não é somente festas, prazeres e alegrias, mas também de tristezas e de sofrimentos. Somente na vida eterna teremos a paz e a alegria verdadeira!
         A nossa vida é marcada por sofrimentos e momentos passageiros de paz e de alegrias. E na maioria dessas alegrias, nós nos afastamos muito de Deus. Veja como exemplo disso, a festa popular chamada de CARNAVAL.  Nesta folia em que o povo carente de diversão, necessitado de fugir da luta pela vida, de fugir das frustrações, dos desamores, das traições, da falta de dinheiro, se entrega de corpo e alma aquela folia eufórica, QUE LHE TRAZ TANTOS EFEITOS COLATERAIS.  Na quarta-feira, o seu corpo e sua alma estão em frangalhos, despedaçados, cansados pelo esforço acima do seu limite, pela fraca alimentação, pela bebida e pelo peso de tantos pecados, enquanto o diabo se deita e rola dando risadas, por ter conseguido o que mais queria. Destruir a sua espiritualidade, sua esperança de vida eterna!
Meus irmãos. Vivemos num mundo em que o crime avança de forma acelerada, a polícia está toda sucateada, os juízes sendo ameaçados pelo poder do mal o que transforma a justiça em um faz de conta, prevalecendo a lei do mais forte, na qual os poderosos roubam, cometem crimes e não são punidos.
Diante de tudo isso só temos Deus para nos amparar, para nos livrar, para nos salvar. Recorrer a Deus Pai amoroso e todo poderoso, é a melhor opção que temos diante de tanta injustiça, diante de tanta violência.
E você agora que está refletindo sobre sua vida, vai entender isso. Recorrer ao CARNAVAL para se alegrar e fugir da sua triste rotina, não foi a melhor opção da sua vida. Foi?
Então. Agora é tempo de conversão, é tempo de cair na realidade e de se voltar para O Pai que nunca nos abandona.
A Semana Santa que começa hoje, é o tempo de refletir, de pensar em como está a sua vida, e no que você pode fazer para se salvar enquanto é tempo! Procure um sacerdote, e conte tudo a ele. Confia. Ele é o representante de Deus na Terra! E você verá que a sua vida será outra depois disso!
Vá a luta enquanto é tempo!  A Semana Santa e sua salvação chegou!

José Salviano.

Um comentário:

  1. José Salviano; Deus estará sempre com você, principalmente te acompanhando nesta sabedoria que ele te proporcionou. Um grande abraço.

    ResponderExcluir