.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 24 de março de 2016

VITÓRIA! CRISTO RESSUSCITOU – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Domingo, 27 de março de 2016.

Evangelho de São João 20, 1-9.

Hoje celebramos o primeiro dia da ressurreição de Jesus, nosso Salvador, servo sofredor, que venceu o pior mal, a morte. Essa celebração nos convida, a exemplo de Maria Madalena, Pedro e João, o discípulo amado, a nos dirigirmos ao túmulo e constatar que Jesus realmente ressuscitou dos mortos, não com o pensamento e sentimento de Maria Madalena e dos apóstolos, que o corpo havia sido roubado, mas com a certeza que Jesus ressuscitou dos mortos. Esse sentimento de que o corpo havia sido roubado é de quem está ligado ainda na sexta-feira da Paixão, que ainda tem o sentimento da morte, da perda, do vazio, do fracasso, enfim, da decepção pelo ocorrido, e que não entendeu ainda a ressurreição, a vida nova, a luz eterna.
O primeiro dia da semana é o nosso domingo. Os judeus numeravam os dias da semana por primeiro, segundo, etc. o  “sábado” significava descanso. Era o dia de descansar. Depois, em homenagem à ressurreição de Jesus, o dia de descanso passou a ser o domingo, que significa “Dia do Senhor”.
Maria Madalena vai com as outras mulheres de madrugada ao sepulcro para ungir melhor o corpo de Jesus, porque no dia da sua morte não foi possível ungir como de costume, por causa do horário, porque logo começaria um novo dia, o sábado. Elas vão de madrugada. Madrugada de uma forma simbólica, significa um tempo ainda escuro, sem muita clareza. É madrugada na vida de Maria Madalena e dos outros discípulos, foi muito trágico tudo o que aconteceu com Jesus, o Mestre amado. Caminham ainda no escurinho pensando quem vai rolar a pedra. Grande espanto, a pedra tinha sido rolada, o túmulo está vazio, o primeiro pensamento foi que roubaram o corpo de Jesus, não pensaram na ressurreição, que Jesus tinha falado várias vezes. Depois da madrugada é a aurora de um novo dia, que logo desponta. Elas não se lembram da profecia da ressurreição. Maria cheia de angústia deixa suas companheiras e corre, apressada, anunciar o acontecimento aos discípulos. É uma mulher que anuncia a ressurreição.
Pedro e João vão ao sepulcro para ver se é verdade a notícia que lhes foi dada por Madalena. Querem verificar o ocorrido. João mais novo corre mais e chega primeiro, fica de fora, olha, mas não entra. Pedro destemido, corajoso chega em seguida, entra no túmulo, os dois observam um dado importante, os ladrões não levaram os panos. Os panos estavam no chão e o sudário, que havia coberto o rosto de Jesus, estava dobrado num lugar à parte, portanto o túmulo não fora violado, não roubaram o corpo de Jesus. Abrir um sepulcro era uma profanação.
Jesus muitas vezes falara que ressuscitaria no terceiro dia, porém, os apóstolos não haviam entendido, como o evangelista São João afirmara.
Jesus ressuscitou. É um dado de fé. É a essência da nossa fé. Nossa fé é divina. A compreensão da Escritura suscita a verdadeira fé no ressuscitado. Suas promessas também são reais, também nós ressuscitaremos e reinaremos com ele eternamente no Céu.
Jesus ressuscitou, venceu a morte e o pecado. Como ele nós também podemos vencer, com sua graça. Jesus ressuscitou. O aparente fracasso da sexta-feira santa se converteu na maior das vitórias. O amor é sempre mais forte que o ódio, a vida é sempre mais forte que a morte, Deus é sempre mais forte que o homem. Jesus ressuscitou, venceu a morte, Jesus é o Senhor!
Devemos seguir Jesus Mestre não só na humilhação, na oração, no trabalho, no sofrimento e na morte, mas também na ressurreição, na ascensão ao Céu e na sua vida gloriosa no Paraíso. Depois da prova o Prêmio e a felicidade nos esperam.
Se quisermos aumentar nossa fé, se quisermos penetrar nos mistérios de Deus, se quisermos que a luz de Deus nos ilumine, procuremos conservar sempre puro o nosso coração. Nossa fé nos levará ao conhecimento das verdades de Deus, de sua grandeza e misericórdia.
A liturgia desse domingo nos exorta a ter fé, a crer. Quem crê não se limita as práticas religiosas vazias, mas anuncia com convicção a ressurreição. Ela é a razão da nossa fé, da nossa esperança e da nossa vida cristã. Deixemos que a aurora de um novo dia desponte em nossa vida, e que a luz de Jesus ressuscitado, seja levada por nós, para todos que ainda vivem na escuridão da dor, da Sexta-feira da Paixão, ou sem entender que o túmulo vazio era a ressurreição do Senhor.
Feliz páscoa, irmãos!
Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes


Nenhum comentário:

Postar um comentário