.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 28 de março de 2016

A CONFIANÇA EM DEUS GARANTE O RESULTADO – Maria de Lourdes Cury Macedo.


Sexta-feira, 1 de abril de 2016.
Evangelho de São Jo 21, 1-14.  

Este trecho do Evangelho narra a 3ª vez que Jesus apareceu aos seus discípulos depois da sua ressurreição. Um aspecto importante a ser destacado nesta narrativa, é o retorno dos discípulos às suas atividades profissionais de pescadores, na Galiléia, após a ressurreição de Jesus, onde eles devem ter dado continuidade à ação missionária do Mestre.
Vimos que Pedro e mais seis discípulos de Jesus foram pescar. Passaram a noite trabalhando, jogando suas redes no mar, mas tudo em vão, não pegaram nenhum peixinho. A noite tinha sido um fracasso.
Quando amanheceu o dia Jesus estava lá na praia. Mas os discípulos não o reconheceram. Jesus conversa com eles perguntando se eles tinham alguma coisa para comer. Eles dizem que não. Jesus manda que joguem as redes para o lado direito.
Aqueles pescadores conheciam bem o lago e as condições para uma boa pesca. Mesmo assim, depois de uma noite cansativa de trabalho sem resultado, escutaram a Jesus e lançaram suas redes onde Ele ordenara. Eles não sabiam que era o Senhor e poderiam ter considerado absurda a sugestão, mas obedeceram e colheram o fruto de sua obediência, isto é, tiveram sucesso, pois, fizeram uma pesca abundante, apanharam muitos peixes grandes.
Poderíamos pensar um pouquinho no significado de: ao amanhecer ou chegada da manhã. A noite é escura, mas o dia é claro, é cheio de luz. Jesus é esse amanhecer e essa luz que clareia o caminho daqueles que estão com ele. Para quem está com Cristo não existem trevas, não existe noite. Com Cristo, tudo é dia. Sempre há luz. Portanto a expressão “ao amanhecer” ou “pela manhã” quer dizer, ao surgir a luz, que significa estar com Cristo que é a luz.
Isto nos faz entender que quando vamos para uma missão, para um trabalho, mas nos falta a força de Cristo, o nosso esforço será inútil, como os discípulos que jogaram a rede a noite toda e nada pegaram. Mas, bastou Jesus ordenar e as redes se encheram de peixes. Também nós quando nos empenhamos em alguma obra de evangelização é preciso estar repleto do Espírito Santo, ter confiança em Jesus para que Ele agindo em nós, possamos ter resultados positivos naquilo que vamos fazer. Quando colocamos confiança em nós mesmos, podemos nos esforçar ao máximo que será inútil, não haverá resultado algum.
Lemos no v.7 que o discípulo que Jesus amava, falou para Pedro “é o Senhor”. O discípulo que Jesus amava é são João, o autor deste evangelho. O discípulo amado reconhece o Senhor, diante do milagre. Ele foi o primeiro  a reconhecer  o Senhor, quer seja pela pesca milagrosa, ou pelo som da voz tão conhecida, ou pela recordação da primeira pesca milagrosa. Mas, o importante é que o apóstolo João tinha um coração cheio de amor. E o amor é fonte de luz. Ele tinha um coração puro, e aqueles que possuem corações puros reconhecem logo o Senhor.
         Depois Jesus faz outro milagre, faz aparecer ali na praia as brasas, o peixe e o pão. Dando-lhes de comer Cristo mostra aos discípulos sua caridade, seu amor por eles. Também Cristo quer demonstrar que realmente ele ressuscitou. Essa comida dada por suas próprias mãos, lhes faz ver a realidade do corpo que havia multiplicado, em outras ocasiões, os pães e os peixes.
         Com a expressão de Jesus “Venham comer”, significa que Jesus convida todos os povos a participar da Eucaristia. Eucaristia é Jesus presente no pão, parece pão, tem gosto de pão, mas é o alimento do corpo, Eucaristia é alimento da alma que fortalece o corpo, a mente, a vontade, enfim, fortalece o homem totalmente.
         A partir deste gesto de dar pão a todos, nenhum discípulo mais perguntou a Jesus “Quem és tu” , porque sabiam agora que ele era o Senhor.
         Essa pesca milagrosa simboliza o trabalho apostólico dos discípulos, pois Jesus já os havia chamado para serem pescadores de homens.
         Os peixes apanhados simbolizam as almas convertidas. O peixe e o pão que Jesus lhes dá indicam que eles precisam do auxílio de Deus. Precisam da graça de Deus, para obterem fruto na pesca. Pesca que simboliza a pesca de almas para o Senhor.
         A rede com 153 peixes indica a plenitude e a variedade da pesca evangélica, como antecipação do resultado final da missão da Igreja. A rede, repleta de peixes, é o símbolo da igreja missionária, fruto da obra de Jesus ressuscitado. Significa a reunião ecumênica dos homens dentro da Igreja. A humanidade inteira é destinatária da mensagem da Salvação.
         Irmãos e irmãs, vamos confiar plenamente em Deus, só assim o nosso trabalho missionário, poderá produzir frutos de qualidade, que Deus espera.
         Abraços em Cristo!
         Maria de Lourdes


Nenhum comentário:

Postar um comentário