.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 28 de março de 2016

“FICA CONOSCO, POIS JÁ É TARDE E A NOITE VEM CHEGANDO!" – Olivia Coutinho.

OITAVA DA PÁSCOA.
 
Dia 30 de Março de 2016
 
Evangelho de Lc24,13-35

Quantas vezes, caminhamos  sem destino, fugindo de nós mesmos  e no declinar do dia, sentimos cansados, desanimados, sem nenhuma perspectiva.
Quando a nossa vida começa a perde o sabor, quando os nossos passos já não nos levam a lugar nenhum, é sinal de que não estamos reconhecendo a presença de Jesus em nossa vida, de que está nos faltando algo imprescindível que é a fé.
O evangelho de hoje, narra a tão conhecida história dos discípulos de Emaús!
Não vendo mais razões para permanecerem em Jerusalém, depois de tudo que acontecera com Jesus, a quem eles haviam depositado o destino de suas vidas, dois discípulos,  tomam o caminho de volta para Emaús.
Desiludidos e amedrontados, esses dois discípulos  caminhavam  tristes, sem  perspectivas, sentindo-se derrotados. Por carregarem consigo um Jesus morto, eles não conseguiam enxergar o Jesus vivo que caminhava com eles.
Enfraquecidos na fé, estes dois discípulos, haviam perdido a esperança  muito rápido, dando a entender de que eles não haviam confiado no que Jesus lhes havia dito pouco antes de sua morte: “O filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará.”Mt 17,22-23.
Nós também, muitas vezes somos assim, não confiamos no que Jesus diz.
Os discípulos de Emaús, só reconheceram Jesus, no momento em que Ele partiu o pão, foi a partir daí, que os seus olhos se abriram e eles puderam vivenciar a alegria da ressurreição de Jesus, tornando em seguida, mensageiros desta Boa Notícia: Jesus Cristo ressuscitou! Ele vive entre nós! Cheios de alegria, eles voltam para Jerusalém, contando a todos, a bela experiência que fizeram com o Cristo Ressuscitado!
Estes dois discípulos, que demoraram tanto para reconhecer Jesus caminhando com eles, representam todos os que ainda não tem uma fé consistente. Quem tem uma fé sólida, não se dá como vencido, não perde a esperança, nunca desanima, mesmo diante a um suposto fracasso.
Que a lentidão destes  discípulos, que demoraram  reconhecer Jesus, não se repita conosco, que nós não sejamos cegos, lentos, para perceber a presença de Jesus junto de nós!
Busquemos sempre nos alimentar na fé, pois é pela fé que enxergamos a presença de Jesus  no meio de nós!
O episódio, que nos fora apresentado hoje, nos desperta também, para a importância de buscarmos sempre um jeito novo de viver a fé! 
O texto Chama a nossa atenção, para algo que hoje quase não praticamos nas nossas relações humanas: o ouvir o outro, o caminhar com ele, o conhecer a sua história, os seus sonhos... Foi isto que Jesus fez,  ao caminhar com os discípulos de Emaús, Ele, que à princípio fora visto como um forasteiro, falou, ouviu, inteirou-se das dificuldades daqueles dois homens (discípulos).
Muitas vezes, somos indiferentes ao outro, até mesmos dentro de nossas próprias casas, quantos filhos mal se falam com seus pais, quantos pais não reservam tempo para os filhos...
A nossa missão nasce à partir do nosso encontro pessoal com o Cristo Ressuscitado e cresce à medida do nosso envolvimento com Ele na relação humano com humano!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

3 comentários:

  1. Bela reflexão, Olivia. Todos os dias eu vou para minha Emaús, com os mesmos sentimentos dos dois discípulos e nunca tinha aplicado esse texto à minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Bela reflexão, Olivia. Todos os dias eu vou para minha Emaús, com os mesmos sentimentos dos dois discípulos e nunca tinha aplicado esse texto à minha vida.

    ResponderExcluir
  3. É VERDADE MUITAS VEZES NÃO CONFIAMOS NO QUE JESUS DIZ. E CONFIAMOS EM NÓS MESMOS.
    OBRIGADA POR ME AJUDAR A REFLETIR ESTA MENSAGEM.

    ResponderExcluir