.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 22 de março de 2016

O encontro com o Ressuscitado-Helena Serpa


29 de MARÇO -  TERÇA - Evangelho - Jo 20,11-18


Atos 2, 36-41 -   “conversão é vida nova em Cristo”

O saber que, mesmo não estando presente naquele momento da Cruz, fomos nós que crucificamos Jesus Cristo por causa dos   pecados que cometemos hoje, também nos leva a ficar com o coração aflito e desejar assumir alguma postura diante da nossa inconsequência. Assim como socorreu aquele povo arrependido, Pedro hoje, também o faz conosco e nos aconselha: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo!”  O dom do Espírito Santo precisa estar presente na nossa vida, e  mesmo que já tenhamos sido batizados e já o tenhamos recebido, muitos de nós ainda continuamos adormecidos (as) nas nossas convicções humanas e ainda não alcançamos a grande graça que recebemos no Batismo. Nós sabemos que quando fomos batizados nós O fomos, na morte e na ressurreição de Jesus Cristo, portanto, estamos mortos para o pecado e ressuscitados com Ele para uma vida nova.  Aquele que é inserido no mistério de Cristo recebe o Espírito Santo, portanto, o Batismo nos une a Jesus Cristo. No entanto, fomos batizados, mas, ainda não nos convertemos, porque não assumimos que precisamos mudar de vida e de postura diante de muitas situações do nosso dia a dia. Somente com o poder do Espírito Santo nós podemos adotar uma nova atitude de vida nas coisas em que precisamos mudar. Conversão significa mudança de mentalidade, transformação interior e o assumir o outro lado da moeda.

Todavia isto não se dá como varinha de condão, pois a graça de Deus supõe a nossa natureza e se não nos deixarmos livres de nós mesmos, das nossas conjecturas e suposições  nunca iremos apreender o verdadeiro sentido da morte e ressurreição de Jesus para nossa própria libertação. As palavras que Pedro pronunciou para aquele povo no dia de Pentecostes, calaram fundo no coração de muitos judeus e, aqueles mesmos que haviam incitado às autoridades romanas para que Jesus fosse crucificado, agora, reconheciam o engano e  desejavam se redimir  Este é para nós, um tempo propício a que nos apossemos da vida nova que Jesus veio nos oferecer. Somos também convocados a como Pedro, anunciar a conversão e o Batismo àqueles que ainda não conhecem Jesus.  - Qual a mudança que para você é importante neste tempo de Páscoa?    - Qual a obra que o Espírito Santo realiza no seu coração? Ele tem feito você se arrepender de alguma coisa? Você tem mudado? – Você tem consciência de que Deus o (a) chama para si a todo o momento da sua vida? – Você tem dado abertura para que o Espírito Santo aja na sua vida? – Você reconhece o seu pecado? 

Salmo 32 – “Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!”

O amor de Deus se reflete em nós na medida em que s nos voltamos para Ele e esperamos confiantes o Seu auxílio e proteção. Deus nunca nos deixará sem resposta, se estivermos atentos (as) às Suas obras de bondade. É uma via de mão dupla: nós esperamos confiantes e o Senhor nos atende fielmente. A Sua Palavra é reta e através dela a Sua graça transborda em toda a terra.

Evangelho -  João 20, 11-18 – “o encontro com o Ressuscitado”


 Quando se dirigiu ao sepulcro Maria Magdalena buscava o corpo de Jesus e chorou porque não O encontrou.   No entanto, mesmo frustrada e soluçando ela inclinou-se e seguiu mais adiante a fim de “olhar para dentro do túmulo”,encontrando aí o anjo que a consolouJesus, então, se apresentou a ela e grande foi a sua alegria, por isso, ela saiu anunciando. Às vezes nos perguntamos como podemos evangelizar. Neste Evangelho Maria Magdalena nos dá o exemplo de como podemos fazê-lo, quando, obedecendo à ordem de Jesus ela foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”. O encontro com Jesus vivo e ressuscitado é o que nos motiva para sair anunciando a nossa experiência com Ele e, assim, atrair aqueles que estão necessitados e carentes para ter um encontro com a Salvação.  O testemunho da nossa história, de como éramos e como somos servirá de alento para as pessoas que andam à procura de felicidade nos túmulos do mundo. O Evangelho de hoje também nos ensina a encarar o túmulo que existe dentro do nosso coração, com seu aspecto fúnebre, desconsolado, cheio de trevas de acordo com as circunstâncias em que vivemos para encontrar Aquele que vive e está muito perto de nós e nos dá uma vida nova. Precisamos ter coragem de enfrentar e olhar para dentro da nossa área escura e tenebrosa e assumir a realidade que habita dentro de nós cruzando a nossa humanidade para encontrar Jesus, em um lugar ensolarado, cheio de alegria e esperança, dentro de nós mesmos.  Ainda assim, como Maria, nós também algumas vezes não O reconhecemos e O confundimos com as pessoas que encontramos. Sofremos muitas vezes pela nossa incapacidade de “enxergar” as coisas de Deus. O mundo espiritual está tão perto de nós e não somos capazes de percebê-lo, absortos que estamos em prestar atenção às coisas e as pessoas que nos rodeiam. Jesus está muito perto de nós e nos apoiamos nos “jardineiros” do mundo esperando que nos ajudem a encontrá-Lo. Os jardineiros, muitas vezes, são as pessoas em quem nós confiamos excessivamente e achamos que só elas podem nos levar a Jesus. Entretanto, quando acreditamos que Jesus também já saiu do sepulcro e se apresenta a nós nos chamando pelo nome, nós podemos também, como Maria, ter uma experiência concreta de salvação e da vida nova que nos desinstala e nos faz ir adiante para dizer a todos: “Eu encontrei o Senhor! Eu vi o Senhor!”. Ele está aqui! ”  Você já fez a experiência de encarar o túmulo que existe no seu coração- Você já conseguiu sair de lá ou  continua chorando e lamentando as suas perdas?  - Você tem consciência de que Jesus está vivo, muito perto de si?  - Você já pode dizer: eu também vi o Senhor?  - Você contou a sua experiência a alguém? – Jesus diz hoje para você: “não me retenhas”,  não me queira só para si, vai dizer aos meus irmãos que estou vivo e com eles”.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

2 comentários:

  1. jesuz muito obrigado por estar conosco ,obrigado por tua presença entre todos nos ,jesuz que saibamos reconhecer,te,que toda a humanidade deixe de lado as picuinhas e recconheça jesuz

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS IRMÃOS POR ESSE BLOG, QUE NOS AJUDA CRESCER ESPIRITUALMENTE. NOS AJUDA TAMBÉM, A TESTEMUNHAR E ANUNCIAR JESUS AOS IRMÃOS. OBRIGADA POR TUDO ISSO.
    DEUS VOS ABENÇOE SEMPRE!
    UM ABRAÇO EM CRISTO RESSUSCITADO.
    ORALDA FERREIRA GOMES DA GAMA.

    ResponderExcluir